Opinião > Veto dos EUA ao TikTok afronta livre expressão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O editor vai escapar pela tangente sobre a briga do congresso com lula pela grana da desoneração?!
Editorial ridÃculo. Meio de propagação não tem a ver com liberdade se expressão. Que, em tempo, tem que ter limites.
Certa vez um ex-presidente norte americano discursando em uma famosa e poderosa entidade de classe em S.Paulo, disse e alto e bom tom : "PaÃses não tem amigos , mas interesses ."
Pode chamar-se censura metaforicamente. No entanto, tanto a ação indiana como a norte-americana não foi motivada por ânsia de censor. Ambos os paÃses não desautorizam centenas de outros meios de intercâmbios que seriam uma ameaça para qualquer Estado cerceador contumaz de espaços digitais. Também não foi visando ao controle do conteúdo, já que o do TIK Tok não difere muito dos de outros meios digitais. O motivo real foi a segurança e o combate ao hard e soft empoderamente de um rival.
A Folha de São Paulo não tem moral para falar de liberdade de expressão, já censurou vários comentários meus, muitos outros comentadores têm a mesma reclamação, vide abaixo.
Só lembrando que a Starlink, empresa de Elon Musk, é monopolista para os serviços de internet para a Amazônia, controla 90% do mercado, detém muito mais informações da Amazônia que todos os governos locais, muito mais danosa que é o Tik Tok para os americanos.
Falha, definitivamente vcs, viraram uns palhaços. Quando o STF agride a democracia aqui levam anos a se manifesta e o fazem com medinho do homi.
A falha é sua, dona Marisa, ao apontar uma instituição que nos últimos 4/5 anos nada mais tem feito a não ser salvar a sua a minha e a pele dos brasileiros das ambições malévolas, abjetas, carregadas de ignorância, insanidade e de inaceitável ânsia de poder desse grupo, a quem a senhora, certamente, e ingenuamente, se subjuga. Abra a mente e, se preciso for, lance mão de um potente foco para ilumina-la e, quem sabe, aprender a enxergar!
Pimentinha nos olhos dos outros eh refresco neh? Espertinha.
Marisa, agressão ao regime democrático quem praticava era o gado da extrema direita que ficava em frente aos quartéis pedindo a volta da ditadura. O homi salvou o paÃs de uma laia de fanáticos que não aceitaram o resultado da eleição, queriam manter o golpista corrupto no poder.
Narciso acha feio o que não é espelho. Microsoft pode. Google pode. Não querem concorrencia.
Acho uma incoerência um paÃs onde não há liberdade de expressão questionar a falta dela em algum lugar , sou contra o relacionamento de democracias com qualquer ditadura , de esquerda ou direita . Eles aproveitam as brechas que não existem em seus paÃses para se fortalecerem , o mundo democrarico tem que diminuir a importância de ditaduras em seus relacionamentos , inclusive negado acesso a estudantes destes paÃses a seus conhecimentos.
Já pensou o Brasil deixar de exportar pra China...kkkkkkk...piada, cada paÃs tem o regime que lhe convém, por pouco, aqui deixou de ser uma democracia.
Alguém que posta algo no TikTok pode postar a mesma coisa no youTube. Pode haver paranoia de segurança nacional, mas não tem nada a ver com censura.
Já dizia um polÃtico americano , no passado distante - ele eh um _ca na _lha , mas eh nosso- . O problema aqui no Br eh que macaqueamos até os _ca na _lhas como musk
A liberdade de expressão na Folha de São Paulo não existe para seus leitores, que são frequentemente censurados. Escreve um editorial sobre isso aà Editorial há há há
Definitivamente Discurso de Ódio não é Liberdade de Expressão, e Liberdade de Expressão não é Absoluta.
Mas quem detém poder , frequentemente tende ao absolutismo, seja vermelho ou azul, e vai tender acusar a liberdade de expressão do jeito que bem entender.
O povo americano está doente, sem empregos, endividado e ainda tem que sustentar uma força armada gigantesca e completamente ineficiente para resolver problemas internos. Que quebra, ainda tem que competir com a poderosa China que paradoxalmente é declarada pais perigoso para algumas coisas, mas para outras não, inclusive para dever dinheiro, muito dinheiro aos chineses. O ataque ao 5G e ao TikTok é um ato desesperado de um paÃs em plena e franca fragmentação.
O povo americano está doente, sem empregos, endividado e ainda tem que sustentar uma força armada gigantesca e completamente ineficiente para resolver problemas internos. Que quebra, ainda tem que competir com a poderosa China que paradoxalmente é declarada pais perigoso para algumas coisas, mas para outras não, inclusive para dever dinheiro, muito dinheiro aos chineses. O ataque ao 5G e ao TikTok é um ato desesperado de um paÃs em plena e franca desfragmentação.
O mundo está numa guerra para salvar a democracia do ataque dos oligarcas. Não há espaço para defender ideias que faziam sentido na Revolução Francesa. Estamos em 2024 e não em 1789. A informação não circula em jornais impressos e panfletos clandestinos, distribuÃdos de mão em mão. Estamos num admirável mundo novo, onde a realidade é lÃquida e o falso pode ser indistinguÃvel do verdadeiro. É preciso acordar para o século XXI e usar a Lei para regular esse fluxo de informações.
A ideia do Goebbels de manipulação das massas usada na depressão de 29 pelos Estados Unidos está incrustada em todos governantes e tentam aplicar a mesma coisa até hoje, a falência dessa ideia é a Internet, o mundo já é outro e não vai sobrar pedra sobre pedra.
Ih! Agora ele virou Nostradamus.
Banir o TikTok é algo positivo seja qual for o argumento. Nada justifica uma plataforma tão decadente que está tornando essa geração de jovens a mais imbecilizada da história da humanidade.
O Whatsapp, Facebook e outras plataformas não?? O gado só enxerga censura quando é conveniente ao seu lado. Que ridÃculo.
É claro que Twitter, facebook, WhatsApp, instagran, Google, YouTube, Microsoft e Amazon são ferramentas de manipulação, por esta razão o império das guerras e golpes não quer permitir o tik tok, perdem o controle.
A qualidade dos editoriais da FSP nos últimos anos caiu consideravelmente. Ou eu não aguento mais lenga-lenga ou houve alteração visÃvel do público alvo. Fato é: desse jeito fica difÃcil.
Há cláusulas pétreas construÃdas por anos de civilização . Contra elas não pode haver “liberdade de expressão “. Tráfegos nas redes que facilitem a divulgação de ideias fascistas , nazistas etc precisam ser combatidos .
Engraçado, apenas dois partidos se revezam nas eleições americanas: republicanos e democratas (do mandatário) num modelo de sufrágio longe de ser democrático, um paÃs intervencionista em sua polÃtica externa e q vem jocando dos direitos civis (liberdade de expressão e racismo), cada vez mais empobrecido por falta de polÃticas públicas q atendam sua população e a China é a ditadura...
Um paÃs pode perfeitamente a partir do seu legislativo optar por polÃticas que filtrem quais atividades podem ser exercidas em seu território. Isso não tem nada a ver com a liberdade de expressão, cuja essência está em proteger o teor das declarações e não os meios de propagação.
Liberdade de expressão condicionada à questão de segurança é falácia e risÃvel. Tudo se resume a grana e poder, o resto fica para a plebe fazer digressões estéreis
Lá a coisa é diferente. Esse editorial não resolve nada.
Enfim, a Folha sensata. Agora, publiquem o que os estudantes universitários estadunidenses estão sofrendo com a ditadura do capital nos EUA.
Para o gado da extrema direita um editorial desse porte não fará cócega alguma.
No editorial só re Liberdade de Expressão, somente com palavras lÃcitas, o jornal censurou meu comentário. Belo exemplo fornece ao texto da matéria
Quem pariu Mateus, que o embale. Todos os meus comentários, sempre bem educadinhos, vão para a censura prévia da Falha de SP, desde já há uns bons meses. Se não percebeu, (ainda), estamos numa ditadura.
O editor cada vez mais se confunde com o gado. Entrou em sinuca de bico. No mesmo artigo chama a china de ditadura e diz que os EUA não são democratas. Quem não eh democrata eh o que? Nessa toada ele vai acabar chamando os EUA de comunistas. O problema eh que o editor também eh ditatorial , não concebe conviver com progressistas. Eh capaz de apoiar facista desde que isso ajude a repor o golpe liberal de volta em sua trilha.
American Petezada em pé de igualdade com as demais... Agressão ao bom senso.
Olha o naipe desse pobre coitado. Ainda possuÃdo pelo bozó! Que vida miserável a sua.
Quem rezava para São Pneu e entrava em êxtase, comemorando uma imaginária prisão do ministro AM não está condições de sequer expressar uma opinião digna de ser considerada. Melhor tratar-se antes.
Quem batia continência para a bandeira americana era o seu Ãdolo golpista corrupto.
Por essa métrica, nós podemos banir face, insta, YouTube, x, tic toc. Pois quem acredita em Zuckerberg, Musk, etc?
Sim , poderiam entrar na fila .
Eu "acredito". Os americanos são todos "honestos", "justos" e só querem o "bem" da humanidade....
A noção ampla e robusta do princÃpio de liberdade de expressão dos EUA. Os EUA sempre foram pautados pelos seus princÃpios econômicos e de proteção aos seus interesses. Assim agem as grandes potências. Os paÃses que não pertencem a esse grupo, sujeitam-se a intervenções, derrubadas de governos, invasões e guerras planejadas. Aqui no Brasil, os ditos patriotas, querem que essas intervenções sejam mais eficazes, que atinjam STF e outras instituições, sem reconhecerem a soberania do próprio paÃs.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Veto dos EUA ao TikTok afronta livre expressão Voltar
Comente este texto