Dora Kramer > A direita se move Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Francamente não sou tão ruim de matemática, mas a soma das percentagens não betem! Lembrei da Dilma falando ao vivo e sobre porcentagens! OrasilSertão!
A fonte é do IPEC. Não saiu da cabeça dela.
Só especulação. Somos meio parecidos com o México, e o dedazo do Lula valerá muito. Seja para concorrer, seja para indicar um sucessor. Claro que na hipótese de não haver uma deterioração econômica visÃvel. Aà muda tudo.
TÃpica coluna 'psssapano'. Governador que se jacta do número de mortos (pretos e pobres, claro!) produzido por sua polÃcia é, segundo a colunista, um cândido polÃtico centrista. Que falta nos faz um Jânio de Freitas!
(cont.) Levi Straus tinha uma linha de raciocÃnio muito comum à antropologia tradicional de que regulamentação das relações de parentesco é que propiciou o surgimento da civilização. A regulamentação das relações de parenteco evoca o conservadorismo nos costumes.
Obg. Não quero publicar. Sou mais Xandão
Tchau, querido!
(cont.). Eu tenho uma teoria, baseada e Jung e Levi Straus, sobre a questão do arquétipo conservador. Num fundo existe no inconsciente coletivo uma visão de que a mudança nos costumes faz vir à tona a visão da idade antiga da humanidade, suas guerras intestinas e pestes sem tratamento, pois a única visão de progresso tecnológico é o das guerras. O cristianismo foi um movimento que pôs fim a idade antiga, mas a desolação das invasões de povos sobre os outros,os despojos das, está no inconsciente.
A direita cresce por dois motivos. Um é o etário, a população mundial está envelhecendo, tanto no Brasil quanto na China. A tendência de uma pessoa de idade é se tornar mais conservadora, isso não é um dado cientÃfico ainda analisado, mas algo que na prática se mostra, inclusive e principalmente nos costumes. Outra é a questão religiosa, isso está mais especÃfico em dois epicentros dos fenômenos, EUA e Brasil. São paÃses de maioria cristã e, por conta do etarismo, do seu lado mais conservador.
A direita bolsonarista se move. A extrema direita se move. A extrema direita engoliu a direita.
O problema da esquerda é não saber usar as mÃdias sociais a seu favor e ainda se ocupar das pautas identitárias, o que deixou a direita se apropriar da pauta de liberdade.
A única coisa boa, nesses 4 anos da Extrema Direita no poder, é fazer a Esquerda moderar o discurso e profissionalizar a gestão. Falta aprender a utilizar bem as redes sociais, (uma aula com a Equipe de Alckmin cairia bem). Bolsonaro? Esse sempre será honesto, melhor que qualquer outro, e perseguido. Mesmo com excesso de provas do contrário. Lula? Sempre será comunista, ladrão (pra que provas?) e governa mal. Ah, falta combinar com Empresários e o Agro Negócio, comparar fato e notÃcia.
Não há esquerda no Brasil, há um mais-do-mesmo de bandeira vermelha. É por isso que a (extrema) direita cresce: as pessoas estão cansadas, muito Candás, e não querem mais do mesmo. Querem arrebentar tudo e, mesmo que seja mentira, só o estrumismo de direita propõe isso.
Direita não dona Dora, Conservadores, não há como ser uma Nação se não se conservar os Costumes enrraizados de origem, Carnaval são só quatro dias por ano não a vida toda como pretendem a esquerda e a centro esquerda.
Essa pesquisa IPEC, pelo que vi na GloboNews, foi esquisita, fazendo as posições de direita tender para 10 e as de esquerda para zero?
Para rogozijo de camisa-amarela, esquerda e centro perdem terreno eleitoral para a(o)s Somos todos Cunha.
Abaixo a(o)s camisas amarelas!
A esquerda ganhará a eleição 2026. A majoritária ninguém tem mais voto que o PT. No NE lulismo tem 75 por cento, suficientes pra ter a maioria nacional.
A educação garante.
Dora sendo Dora, procurando fazer uma análise claramente contra a "esquerda", como se Lula fosse efetivamente de esquerda. Para quem apoiou Aécio, o impecheament da Dilma e torce para que o Governo do Lula fracasse não poderÃamos esperar outra coisa. Se tiver saúde,Lula será reeleito em 2026 e a mÃdia que sempre flertou com o bolsonarismo perderá mais uma vez. Para quem já teve um Reinaldo Azevedo, agora ter Dora...
Sim, já houve um Reinaldo Azevedo, aquele dos livros que escreveu, lembra? o paÃs dos petralhas I e II, quando ele escrevia cobras e lagartos contra o PR, o Amorim e o ministro Hadad, pena que ele foi abduzido e colocaram outro no lugar, ou teve um transplante de cérebro.
Toda sexta temos Dorinha e Demétrio...com D de direita.
Grande parte da mÃdia brasileira está tendendo mais para extrema direita do bozonazismo e junto nessa direção reforça o eleitorado dos patriOtários, mesmo com o pÃfio do baixo clero INELEGÃVEL e DISTANTE DA PRISÃO, porque o paÃs quer saber qdo a POLÃCIA FEDERAL irá prender o polÃtico mais criminalmente acusado da história do Brasil! ESTÃO COM MEDO DE QUEM?
??? Lampião voltou?
Os extremistas vão descendo a ladeira. Bolsonaro e meia duzia de radicais que lhe sobrou não ganham mais eleição.Esquerdas que apoiam Hamas e Maduro,Putin et caterva também não. Haverá a sempre certa centro-direita e a centro-esquerda disputando o poder, como deve ser.A civilização precisa disso.
Ninguém apoia o Ha mas, apoiamos o povo palestino. Is ra el comete atrocidades e você defende.
Isso tá bem mais pra uma torcida do que pra uma análise, certo?
Que Deus te ouça!
A esquerda com seus ideais de roubar até não dar mais , tem q ser proscrita pelo voto popular
Os gaiatos bolsonarista perderam! Conformem-se! Perderam deu para entender?
Tá falando de teu mito ladrão de joias, comprador de imóveis com dinheiro vivo? O povo sabe que é na direita que estão os ladrões.
Infelizmente o seu Bozo perdeu.
A direita está sempre confabulando pra ver se emplaca. A população, que é quem decide, está bem incomodada com essas ideias de gpt dando aula e prefeito sócio de empreiteira.
Sra Dora, não tem outra chance a não ser Lula pela 4a vez. Em sua ausência será Haddad. A Direita e Extrema podem dar cambalhotas que nada mudará esse prognóstico.
Adalberto, você diz a "segunda" via, certo? Isso pois o Jair e coisa que o valha são hoje a última via. TarcÃsio só se diz simpático por conveniência. Caiado não conta. É velho conhecido.
Marcelo, o horror está inelegÃvel.
A terceira via virá!
O PTista diz isso. Pobre paÃs que não tem coisa melhor que esses dois horro e es
Só observando o choro esquerda desnorteada. Boa tarde.
Nem esquerda, direita, centro ou extrema direita que a analista esqueceu de mencionar, ou seja; mencionar ex-presidente Bolsonaro mas não citou que é um extremista, engraçado né!
O "tô nem aÃ" de São Paulo não me parece moderado. Nem na segurança, nem na educação (material próprio e uso de IA). Acho que em nenhum. Mas talvez eu esteja em outro lugar e não habito o mesmo mundo que a ilustre colunista.
TarcÃsio GDF é extrema-direita mais inteligente que o capitão brucutu e sociopata. Se faz de iluminado, de capacitado, o CDF da turma e maior nota da história do IME ( relevância pratica: zero), mas é um fascista enrustido do tipo Geórgia Meloni, agravado por ser militar (mentalidade bitolada anos 1950). Pessoa muito perigosa politicamente.
Washington, o Tarcisio teve uma educação melhor: engenheiro formado por instituição pública e tem capacidade técnica em relação a Bolsonaro - ou seja, ele sabe se expressar e come com talheres - mas não muda o fato de que ele tem sido terrÃvel: privatizador sem pensar na viabilidade econômica, apenas por motivos ideológicos; promover massacres em zonas precárias afetadas pelo crime, precarizar a educação. Muda a forma, não o conteúdo!
Os comentários da articulista estão de acordo com observações de outros analistas polÃticos . O PT que representaria a esquerda perde espaço para a direita pois o P T não é esquerda e se amalgamou com o centrão
Touché!
O PSDB raiz era, no começo, uma esperança. Morreu e não há substituto.
Francisco. Eu estava apenas constatando que a primeira ação "ética" no governo, no Inicio do Inicio, foi o mensalão., apesar de toda propaganda. Os outros partidos não são melhores. Sobre Lula não vou me manifestar.
P. Da ética deve ser o pt, né? Não sou inscrito no pt, sempre votei e voto nele. Sou pragmático. O tempo de revoluções em armas já passou. Veja a luta e as pressões que lula está sofrendo. Eh bater de frente e será depósito. Ele sabe disso. A linha e tênue. Mas ninguém , absolutamente ninguém sabe caminhar nesse cipoal, como ele.
Sim, Francisco. Infelizmente. Como quando hoje PL e PT se juntam. O começo foi muito promissor tendo como exemplo o estado de bem-estar social da UE. Depois se corrompeu. O partido da ética na polÃtica se corrompeu desde o inÃcio.
Nossa! Bem na raiz , né?! Assim que virou plantinha começou a se deformar. E terminou numa galhada seca e retorcida, em que frutificavam coisas estranhÃssima. E antes de morrer ainda recebeu enxerto facista, e murchou . Puf
De onde essa mulher tirou essa pérola? Tá ficando gaga...
Mas, Bobo...
Esquerda vive pra defender os privilégios de funcionários públicos e de estatais. O povo percebeu isso. Não está nem aà para os informais e trabalhadores da iniciativa privada.
... e para defender a Democracia.
Deixo bem claro aqui: não gosto da Dora. Principalmente por ela justificar todos os horrores que Is ra el comete em Ga za. Sou bem moderado e bastante ao centro, mas me pergunto: quarenta e um por cento dos eleitores são de direita, quem são esses eleitores? Por que são de direita? A maioria da população concordaria comigo que precisamos de uma economia pujante de mercado e que trabalho duro deve ser recompensado com ganho financeiro e sucesso […]
Esse eh o problema , estamos falando desse monstro social que eh o Br , talvez o maior e mais deformado do planeta, e cabeças classe media aqui pensam em Escandinávia. Fica por aqui, onde nosso pseudo liberalismo , encabeçado por figuras que nasceram privilegiadas , armadas de máquina de propaganda como folha e estadão, sugam o sangue, destroem nossa terra, enriquecem , e deixam terra arrasada. Esquece essa história de meritocracia.
Nossa Francisco, que comentário deplorável: se você ver meu comentário posterior verá onde eu disse sobre a questão da exploração econômica dos trabalhadores. Eu acredito sim em melhora da produtividade e qualificação para o progresso econômico, mas sempre defendi aqui a questão das pessoas mais pobres receberem salários muito baixos e condições de trabalho muito ruins. Tanto que nos paÃses escandinavos faxineiras e lixeiros são extremamente valorizados. Triste sua birra comigo!
Trabalho duro tem que ser recompensado?! Que lindo isso!!! Vou por num quadrinho e pendurar na parede. Vou explicar isso pra minha faxineira que mora longe , pega dois busões , cria um filho doente, sozinha , atende três casas diferentes, e nem reclama.
E tem a questão da pauta de costumes. Não se esqueça.
[Â…] mas também queremos combate à desigualdade social, emprego qualificado, serviços públicos de qualidade em todos os nÃveis e preservação ambiental. O que a direita, capturada pelo Bolsonarismo propõe? Não tomar vacina, fazer arminha e misturar polÃtica com religião?
Deixe-me contar uma ou duas maravilhas deste tempo, Madame Súcubo: perder o emprego e não mais conseguir viver decentemente por conta de coronéis do Interior de São Paulo. Máfias de concursos públicos em prefeituras bolsonaristas. Vetusta jornalista, ser repórter de verdade é viver com a cabeça na guilhotina. Kramer, a senhora perdeu o bonde da realidade.
Cabral, obviamente, a coluna é de opinião, como a maioria delas. Quando digo "formação", não me refiro a diploma. Possivelmente, uma questão de foro Ãntimo, para usar de alguma subjetividade. Não se desculpe, Cabral. Você só exerceu sua liberdade de expressão.
Pra que tanta in to lê ran Cia, rapazÂ… desculpe se ofendi seu vasto saber eclético e sistêmico de mundoÂ… No Brasil nem precisa ter diploma de jornalista para exercer a função, claro que sabe disso. Se for jornalista deve estar careca de saberÂ… E a coluna da Dora está como opinativa, sim. A Folha tem essa caracterÃstica da diversidade, amigo. Apesar dos que só gostam das próprias opiniões. E agridem gratuitamente.
Lamento sua limitação intelectual. Kramer é jornalista. Nem vou me dar o trabalho de lhe explicar o que significa formação profissional e ética. Já manjei qualé a sua, integralista.
E espaço dela aqui na Folha é de comentarista/opinião. Não é de jornalista.
É fato que a arrogância petista, já causou enormes prejuÃzos. Foi isso que entregou o governo de bandeja ao bolso nazismo em 2018. Essa espera (do quê, não se sabe) pode levar ao nada, de novo. Vale destacar que Lula não é unimiddade e nem é eterno. O resultado de 2022 não é um fim em si mesmo e pode não se repetir, se não houver entendimento e pragmatismo entre as forças progressistas. A experiência mostra.
A arrogancia do PT elegeu o Jair ou foi a falta de leitura da população.
de novo a desculpinha de que foi o Lula que nos deu o rebento do emonio, foi a direita e a imprensa do ódio, ele não é unanimidade até pq seria burra mas é a maioria, chora golpista
Dona Dora , tá mais pra torcida organizada e conselheira do tipo , ninguem pediu, mas vou dar conselho assim mesmo. a folha apoia correndinho. Mas trinta ainda tá longe demais, até pra -se mover para não ser surpreendida. tudo pode acontecer.
Otima leitura, Dora. Calcada com dados, corretamente identifica que a maioria da população se alinha as politicas de direita e sua entrega de resultados. Os expoentes Tarcizio, Zema, Ratinho e Caiado espertamente capitalizam os votos dos bozonaristas sem se deixar seduzir pelo discurso extremista. As eleições deste ano vão comprovar o derretimento geral da esquerda e seu populismo ultrapassado. A pipoca já está estourando.
Derretimento total? Nossa! Cada pérola.
Boa, Daniel. Extremamente ponderada sua análise. Detratores abaixo atacam seus argumentos apenas com falácias e jargões de fascismo, Olavo de Carvalho… exemplos claros da falácia descrita por Schopenhauer.
Daniel, vou deixar bem claro aqui: eu estou mais para um liberal moderado do que para um esquerdista. Porém, o que a direita, que segundo você a maior parte do povo se identifica, propõe? Fundamentalismo religioso, fazer arminha, desacreditar a ciência e não tomar vacina é um discurso econômico ultrapassado (você não defende o liberalismo econômico, defende a exploração econômica).
Quem te iluminou? A vidente madame Sumara e sua bola de cristal? Seus expoentes facistas nasceram para brilhar, mas na década de trinta do século 20. Chegaram cem anos atrasados. Tá certo que o Br tem um _re tardo fabuloso , vcs conseguiram eleger o estrupicio facista uma vez. Mas veremos a reprise, como será(?) De QQ forma , na hora de dormir, eh bom olhar em baixo da cama. Sabe como eh comunista, né?
Foi apenas uma pergunta Daniel. Você está agressivo. Conheço apenas a estética e percebi similaridades comportamentais; não ia perder meu tempo lendo nada dele.
Caro Eduardo, que morte da esquerda? Sempre existirá, como existem até hoje regimes comunistas totalitários. O que apregôo é o derretimento, ou seja, a sua saÃda progressiva do protagonismo, pois a mesma é Lulo-dependente e cujo ensejo só foi postergado porque o bocó do Bozo perdeu pra ele mesmo e suas bravatas. Já o caro inquisidor, erudito e acadêmico André, voce deve conhecer mais do Olavo do que eu, já que o estudou por 20 anos.
Recomendo comer logo a pipoca. Já anunciaram a morte da esquerda tantas vezes que perdi a conta. A ditadura militar tentou com o pau de arara e cadeira do dragão e não conseguiu. Taà o Lula eleito, para contrariar essas previsões delirantes. Infelizmente o mesmo pode ser dito da extrema-direita, que quando o esgota transborda, invadem a superfÃcie. Estou aguardando o momento que tarcisios, zemas e damares , 0x e demais bichos eskrotos voltarão para o esgoto.
Você e suas teorias tiradas sei lá onde. As eleições municipais tem uma dinâmica completamente diferente da do nÃvel federal. As zonas de influência raramente mudam; então suas previsões não passam de engenharia de obra pronta. Uma dúvida. Você foi aluno do Olavo de Carvalho?
Todos estão nós estamos ficando decepcionados com o Luiz e sua turma. Dando cabeçada e fazendo trapalhadas.
Emilio, escreve UMA trapalhada.
fale por vc não pelos outros pq vc não tem idéia
Tentou disfarçar a panfletagem mas não deu Dora; embora concorde que a direita está se movimentando mais do que a esquerda. A esquerda ainda está muito dependente de Lula, e as lideranças tÃmidas. A ida de Flavio Dino para o STF foi muito ruim para o espectro.
Túlio. O Dino não foi tirado da polÃtica. Não há dúvidas de que foi uma opção pessoal dêle. Ter um cargo vitalÃcio no STF é um privilégio raro para um jurista.
concordo que a direita está se movimentando mais do que esquerda, mas estão sempre dando tiro no Pé colocando malafaia para discursar não adianta, vai cair
O senador Flávio Dino foi retirado dos holofotes, na primeira oportunidade, pois representava uma sombria perspectiva de aflorar grandiosidade suficiente para torná-lo candidato presidencial imbatÃvel em 2026, por todas as competências que demonstrara em sua passagem pelo Ministério da Justiça.
Só pra lembrar o pessoal direita e aquele tem como lema deus pátria e familia sabe quem usava esse leva Salazar ditador de Portugal e deixou uma semente de partido chamado chega ESsa direita que defende torturador
O único partido de esquerda no Brasil é o PSTU, a mÃdia nunca foi a personalização da honestidade intelectual.
Nem Dario nem Daniel. PT e Psol são de esquerda. Pstu é um grupelho de extrema-esquerda, tão doidinhos quanto os patriotas na frente dos quartéis, mas insignificantes. Entretanto é verdade que eventualmente o governo do PT parace centro-direita.
Verdade, assim como o unico partido de direita do Brasil é o PDC do Eymael. Vocês vermelhinhos são hilários e a culpa sempre é da FSP.
Dna Dora meus respeitos, mas não concordo que a direita cresceu aà a sra pergunta, mas pq se foi parelha a eleição de Presidente?, foi mesmo mas temos de lembrar que os votos da direita foram comprados pelos auxÃlios bolsa famÃlia, taxi e caminhoneiro, combustÃveis e outros. Também temos de considerar os acontecimentos dos últimos quatro anos de desgoverno como pandemia etc..., e mais a melhora da economia do atual.
Natan o que quis dizer foi que parece que a direita cresce mas não é isso
A vitória de Lula na presidência não representa o espectro polÃtico dominante no paÃs! Mostrou como o Bolsonaro foi incapaz de fazer um bom governo e agradar a maioria do eleitorado! Tanto que a maioria dos eleitos nas últimas eleições foram de direita: governadores, deputados federais e deputados estaduais.
Desonestidade intelectual, o que existe e é forte no Brasil é o antipetismo, PT é centro direita, e o bolsonarismo, todo ele principalmente os governadores citados são extrema direita, matar o inimigo é o objetivo, armas e Deus são os meios.
PT é centro direita, meu Deus, a falta da prensada ta fazendo mal pra voces.
Concordo, e isso começou pela imprensa toda qdo viram que o Lula ganhou a eleição em dois mil e dois, viram que ele iria ficar no governo e ficou e que seria difÃcil vence-lo, daà esse ódio mas pq?, ele governa para os pobres para as pessoas que não tem o que comer e vestir.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > A direita se move Voltar
Comente este texto