Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Anete Araujo Guedes

    Não só os homens maduros, truculentos e sem neurônios participam dessas manifestações da extrema-direita fantasiados de verde-amarelo, as mulheres também. Elas escancaram que o machismo se encontra presente e atuante no mundo feminino, que não é uma questão de gênero, se encontra corporificado em ambos os sexos.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      *, não é uma questão de gênero, encontra-se …

  2. Kiko Mazziotti

    Cara Mariliz, deve ser dura a vida de quem tem que preencher um espaço toda semana no canhão de mídia que (ainda) é a Folha de São Paulo. Sinceramente, o Brasil virou um enorme lupanar onde só 3 poderes se divertem; os caras fazem o que querem e não há mais como detê-los. Espaireça vendo a série espanhola “Machos Alfa”, na Netflix. Bem engraçada! Lembra muito o bom cinema (crítico de costumes) argentino.

    Responda
  3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Querida paranaense: acordar com a sensação de que Nícolas Ferreira está na sua sala é digno de uma denúncia à anistia internacional, na sede em Londres. É tortura prá mais de metro.

    Responda
  4. José Cardoso

    As dificuldades surgem quando há interação de direitos de minorias. Um antigo porteiro de prédio está com medo de ser demitido, e tenta angariar apoio dos moradores. Por outro lado, a síndica é muitas vezes tratada por ele com certa condescendência, e se ressente disso. Afirmação feminista x afirmação trabalhista.

    Responda
  5. Fernando Reis

    Típica série que só meninas gostam, aliás relacionar o que há de pior no Brasil, com essa série, é uma forma de promovê-la.

    Responda
  6. José Marcos Alves

    Maravilhosa análise ... ! O bolsonarismo é uma doença destruidora e é assustador a proporção da população que está contaminada. Ser machista revela falta de neurônio, uma absurda insensibilidade ... A Mulher é a sublime beleza do Universo !

    Responda
  7. Joabe Souza

    "Machos Alfa" é só uma série ruim mesmo. Texto, atuações, desenvolvimento piores que os de "Malhação". Um desperdício de um bom argumento.

    Responda
  8. Luis Nunez

    Homem é homem e mulher é mulher!

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Nossa, jura? Eu não sabia...

  9. Anete Araujo Guedes

    O movimento feminino não é contra os homens, mas pela igualdade de direitos. Essa transformação acontecerá no dia a dia. Trata-se de um trabalho singular, através de atos e falas. O machismo não é uma questão restrita ao sexo masculino, muitas mulheres adotaram discursos e atitudes machistas, haja vista a presença delas nessas manifestações bolsonaristas. Estão conectadas com os machos reacionários, toscos, vazios, sem projetos, sem propostas, agarrados às pautas comportamentais.

    Responda
    1. Luis Nunez

      Os deveres tb deveriam ser iguais.

  10. Galdino Formiga

    Assunto repetitivo e cansativo.

    Responda
  11. Lucas Henrique Pereira

    Uma pequena correção: o personagem mencionado pela Mariliz chama-se Raul e não Luis. Luis é o personagem da série que é traído pela esposa com o professor da academia (sem mais spoilers). Machos Alfa, assim como os textos da Mariliz, vale muito a pena!!!

    Responda
  12. Lucas Henrique Pereira

    Olá, Mariliz! Vi essa série também e me identifiquei muito com as situações vividas por alguns dos protagonistas. Nós, homens, precisamos entender o nosso papel na construção de um modo mais empático de nos relacionarmos com as mulheres, através da noção de que somos parceiros e não competidores. Adoro o seu trabalho aqui e no canal Meio. Grande abraço!!!

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não é a visão da colunista. Sempre competidores e perdedores.

  13. João Vergílio

    Só vão homens a essas manifestações? Só homens aplaudem essas idiotices? Não haverá um componente decisivo aí no próprio desejo feminino? Não será necessário, de algum modo, reeducar esse desejo? Será que falta empatia a esses homens? Empatia com quem? Com que tipo de mulher? Um adolescente que mora na favela e aparece de repente com arma na cintura, tênis de marca, falando alto, terá muitas mulheres a seu dispor? Falta-lhe empatia? Com quem? [Perguntas submetidas ao comitê de censura da FSP]

    Responda