Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Petrônio Alves Corrêa Filho

    A mídia ataca constantemente os serviços públicos, defendendo as privatizações, mesmo sabendo que a maioria da população não tem condições de pagar o que necessita. Apoiou o governo Temer. Agora vem criticar a falta verbas para as Universidades. Estranho...

    Responda
  2. José Cardoso

    O que ocorre nas universidades estatais é semelhante às rodovias. Em teoria poderiam ser mantidas em boas condições com o dinheiro dos impostos. Mas como o caixa é um só, e as demandas são muitas, o cobertor fica curto, e quem tem menos poder acaba preterido. Enquanto os recursos para elas diminuíram em termos reais, aumentou e muito a fatia do orçamento destinada às emendas parlamentares. A solução é semelhante: devem ser pedagiadas, com mensalidades dos alunos.

    Responda
  3. Edivaldo Vieira

    A primeira mudança que precisa acontecer em relação às universidades, mais também a educação como todo, é que cada recurso colocado ali não é gasto, mas investimentos, sem essa conscientização fica complicado trazer à mesa qualquer tipo de argumento que convença governo e parte da sociedade que investir em pesquisa científica é criar os meios necessários para o crescimento sustentável do país.

    Responda
  4. Zelis Pereira Furlan

    Nunca houve em nossas universidades situação tão grave. Estamos sem o básico. Lamentável.

    Responda
  5. Vicente Valcarcel

    Tem q privatizar, fazer que nem Canadá e EUA.

    Responda
  6. marcos fernando dauner

    para para financiar apartamentos em Bal. Camboriu para os agroboys não falta grana .

    Responda
  7. PAULA FARIA

    O descalabro nas universidades públicas durante o governo bozo foi tão grave que é de se perguntar por que não houve greve. A verdade é clara: os sindicatos não quiseram fazer greve contra o bozo por temerem que ele cedesse em algum ponto, e então, ganhasse votos da categoria. É o peleguismo de sinal trocado, uma aberração típica do Brasil, em que o poste urina no cachorro.

    Responda
  8. Marcelo Galvao de Oliveira

    O amor venceu. FAZUÉLI. Ou talvez seja melhor gastar em viagens . Sei lá.

    Responda
  9. Geovany Torres

    Um ponto crucial nessa questão das instituições federais de ensino é o abismo cada vez maior entre o discurso inicial do atual governo, que considerava a educação como prioritária para essa gestão, e o que de fato observamos atualmente. Além de um orçamento reduzido nas verbas para manutenção e expansão, as universidades e institutos federais amargam com os piores salários de todo o funcionalismo público federal para seus técnicos administrativos de ensino.

    Responda
  10. emerson mercer

    Queria ver o Brasil investir a melhor fatia do seu pib em educação, para que futuras gerações levassem o Brasil às alturas. Basta ver falta de visão lá no passado, que ao destruir as estradas de ferro, estrangularam as estradas Brasil a fora, estradas precárias, escoamento de safra precário. Se nao fosse os "inteligentes" do passado nosso Brasil poderia ter todas as capitais ligadas por estrada de ferro, como acontece com muitos países, aqui é um atraso por causa de politica.

    Responda
  11. Matheus Teodoro Silva Filho

    Num país que tem um dos piores ensinos do mundo, não era para ser diferente.

    Responda
    1. emerson mercer

      Inclusive com má formação de professores...Pais que investe sem economia na educação se destaca, mas governo nenhum tem interesse nisso, nunca tiveram.. entra governo sai governo é só corte na educação mas salario dos bacana palavra de ordem é ajustar em reunião de emergência com aprovação imediata. Voces acham que eles irão se espelhar no governo sueco por exemplo, onde politico é um funcionário comum e nao tem mordomia . Lá sim,! Sabe quando vou chamar politico de excelência? Nunca!

  12. emerson mercer

    Ate hoje nao vi um governo se quer , seja de direita ou esquerda, investir pra valer na educação. Oferecer um aumento de 9% aos professores e 9,5 aos servidores parece piada! Parlamentares e políticos, deputados , senadores , vereadores quando ajustam seus salários da impressão de estarem dando um tapa na cara do povo, eles reajustam tudo que dá, como se já ganhassem pouco. .. coisas assim que dá nojo ser brasileiro, étrabalhar tanto para sustentar mordomia de governantes...

    Responda