Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joel Domingos

    Afora os casos permitidos por lei, por tudo o que demonstrei nos comentários, nada justifica o abortamento. Por último, se a mulher não quer mesmo engravidar, quer viver a vida de flozô, deveria fazer laqueadura: a popular ligação de trompas. Pronto: 'cabou. Não haveria mais feticídio. Por tudo o que vejo, me leva a crer que a defesa a ferro e fogo dessa prática tem como verdadeiro alvo o sacrifício a Moloque.

    Responda
    1. Maria Lourenço

      Para o senhor as crianças e as mulheres podem fechar as pernas ou ligar as trompas para evitar gravidezes em estupros sofridos, não é? O senhor nunca se refere ao homem que também é responsável pelas gravidezes, não é? Então, para o senhor só as mulheres têm que ser punidas, pois os homens podem abortar à vontade, como costumam fazer.

  2. Joel Domingos

    Aos aventureiros e aventureiras do sexo casual, o risco é inerente à aventura. Nada no mundo é cem por cento seguro. A função precípua da relação é gerar filhos. O prazer é mero acessório. Na verdade, o prazer é um "bait" (isca). Doutra sorte, ninguém o faria. A natureza é sábia. Não contar com isso é, no mínimo, ter uma visão estreita e imediatista das coisas e da vida. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

    Responda
  3. Paulo Augusto

    E esses antiaborto que se dizem pró-vida são enfáticos na hora de mugir o "bandido bom é bandido morto !".

    Responda
  4. Paulo Augusto

    Os que são contra o aborto só se importam com o feto enquanto este está na barriga da mãe porque depois que este nasce, viram as costas e deixam-o à própria sorte. Bando de hipócritas...

    Responda
    1. ROBERTO DE FREITAS

      De onde sua mente tirou isso?

    2. Joel Domingos

      Qual é a fonte dessa pesquisa?

  5. Joel Domingos

    A alegação de que a descriminalização do aborto vai acabar com os abortos clandestinos é uma falácia. Já é legal o abortamento em casos de estupro, risco de vida e anencefalia (art. 128, incisos I e II do Código Penal). Isso só vai fomentar uma indústria de clínicas abortistas, às quais só terão acesso as patricinhas, as intelectuais progressistas e todas as bacanas com muita grana. Todas as pobres continuarão à mercê do SUS. Já vaticinara o sábio Salomão: "Nada de novo debaixo do Sol."

    Responda
    1. Joel Domingos

      Haverá, por óbvio, os "açougueiros" cobrando preços módicos.

  6. Joel Domingos

    Se não houvesse como evitar uma gestação indesejada, aí se poderia discutir a validade do aborto. Mas hoje, com os incontáveis e variados métodos de prevenção, desde preservativos até os implantes de pele, passando por injeções trimestrais e DIUs, todos de distribuição gratuita pelo SUS, até pílulas do dia seguinte, é desarrazoado querer aprovar um método tão invasivo, caro, antiquado e cheio de riscos para solucionar um problema que ocorre por mero descuido. Sem falar na doação da criança.

    Responda
    1. Maria Lourenço

      Doação da criança, com se fosse objeto? E o homem, ele faz alguma coisa para evitar filhos? Estuprado usa preservativo ou se assegura que a estuprada usa anticoncepcional e outros métodos contraceptivos?

    2. Joel Domingos

      Paulo, você não lê meus apartes por completo. Sua dissonância cognitiva filtra o que você quer e não consegue ler o que lhe desagrada. Em um comentário de ontem às 17h40 tratei exatamente deste assunto. Todos os meus comentários fecham a questão. Leia-os e faça uma análise sistêmica. Tenha honestidade intelectual.

    3. Paulo Augusto

      Joel, sai da escuridão e aprenda que não existe método contraceptivo 100% eficaz. Mesmo usando estas técncias, ainda assim gravidez acontece.

  7. Joel Domingos

    A cafajestice dos homens, supondo-se que todos os homens o fossem, não autoriza as mulheres a serem irresponsáveis quando engravidarem. Incidem no mesmo erro deles: transam com um cafajeste que não assume a paternidade e, elas mesmas, querem tão somente o sexo casual, tal qual os cafajestes, para descartarem uma vida logo ali na esquina, como uma coisa sem valor. E continuam suas vidinhas. Chamá-los de personalidades narcísicas, ambos os partícipes desse conluio ignóbil, é elogio.

    Responda
  8. Joel Domingos

    Desde 2020 o SUS oferece bons serviços de prevenção de gravidez indesejada. Como não é permitido fornecer links, basta pesquisar em um motor de busca com as palavras-chave "Principais ações em saúde para prevenção da gravidez na adolescência". O que elas querem mesmo é ter encontros amorosos fugazes e irresponsáveis, eufemisticamente chamados de sexo casual, para descartarem uma vida logo ali na esquina, como uma coisa sem valor. E continuam suas vidinhas.

    Responda
  9. Paulo Sales

    Aborto é sempre uma tragédia. Sou contra,mas entendo que o Estado não pode proibir. Se com 5 meses, vinte semanas, um vítima de violência, não consegui resolver sua situação, é sinal que o Brasil é país omisso.

    Responda
  10. Joel Domingos

    Cada célula do nosso corpo reproduz todo o material genético do zigoto. São 46 cromossomos, onde cada um dos parceiros fornece, equitativamente, 23 cromossomos. O que a mulher abriga no seu útero não pertence exclusivamente a ela: é meio a meio. O simples fato de existirem cafajestes não retira o direito de homens de bem de opinar, mesmo porque, legalmente , o casamento garante responsabilidade mútua sobre a prole.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Paulo, você não leu meus comentários por completo. Vou repetir: "Aos aventureiros e aventureiras do sexo casual, o risco é inerente à aventura." Nada no mundo é cem por cento seguro. A função precípua da relação é gerar filhos. O prazer é mero acessório. Não contar com isso é, no mínimo, ter uma visão estreita e imediatista das coisas e da vida.

    2. Joel Domingos

      Caro Paulo, quem quer sexo casual, sem compromisso, sem mesmo conhecer o parceiro, deve assumir o risco. Não existe almoço grátis. Em tudo no mundo há ônus e bônus. O contrário, é querer o melhor dos dois mundos. A vida na Terra não é um parque de diversões: o paraíso é em outro lugar.

    3. Paulo Augusto

      Joel e seu delírio: desde quando gravidez só ocorre entre pessoas casadas ?

    4. Joel Domingos

      É verdade que homens não têm útero. Também não é menos verdadeiro que mulheres tenham espermatozoides. Nenhum ser humano é gerado sem a participação de um homem. Mulheres não concebem por partenogênese. Logo, não obstante o homem não ter útero, tem todo o direito de opinar. Se é lícito até mesmo a barriga solidária (não de aluguel), porque, então, em uma gravidez planejada de um casal a responsabilidade só é da mãe por o filho estar no seu corpo?

    5. Joel Domingos

      Daniel , se o cara é um pilantra e for casado com a mãe, tem mais um ingrediente aí. Problemas na escolha do parceiro. Sem contar que ela pode acionar a justiça com ação de alimentos. Esse é o caminho correto. Aos aventureiros e aventureiras do sexo casual, o risco é inerente à aventura.

    6. Daniel Gomes Pereira

      O Joel se o cara é um pilantra, você vai tirar di seu dinheiro e do seu tempo para criar o futuro, falar nisso é no seu corpo que ele cresce e se desenvolve ? Ou você vai usar a IA com código fonte ?

  11. Joel Domingos

    Na segunda gravidez de minha esposa, de gêmeas, a ginecologista recomendou o aborto, pois minha esposa estava com rubéola, o que causaria óbito dos fetos ainda no útero. Não seguimos seu conselho e temos agora duas lindas médicas anestesistas. Cada um só vê fora o reflexo da sua felicidade ou infelicidade interior. É como o copo meio cheio e meio vazio. Se eu fosse pelo conselho dos espíritos de porco de plantão... Sempre os há, em todas as épocas.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Paulo, a dissonância cognitiva leva a isso: negar o que detona suas convicções. Técnica da avestruz.

    2. Paulo Augusto

      E tu acha quem alguém aqui vai acreditar na sua estorinha ?

  12. Dimas Oliveira Silva

    Mensagem para alguém que leia este comentário e pensa que é cristão: Jeremias 1:5 "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta." Jesus não obriga ninguém a nada, apenas recomenda e avisa as consequências.

    Responda
  13. neli faria

    Onde estava o Conselho:um Leigo instigou o povo, como se médico fosse, a usar cloroquina?O Conselho estava num silêncio obsequioso!Onde estava o Conselho quando as mortes, pelo covid, ocorriam porque um velhote adolescente presidente instigava o povo a fazer aglomeração e andar sem máscara?O Conselho estava num silêncio subalterno!Fácil apontar o autor pelas mortes de milhares de brasileiros e esquecer as Autoridades coniventes. Saudades da minha irmã Clemeci:o covid com ajuda de vocês levou.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Bah... Acertaste em tudo, Neli!

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Neli Faria voce foi tão brilhante no seu comentário, que nada tenho a acrescentar!! Parabéns!!

    3. neli faria

      Aborto?Se homem parisse seria permitido a Termo!Por que essa gente que é contra não cuida das crianças abandonadas? Bedelhar no corpo da mulher, todos os homens querem. Sou contra o aborto, mas, como não sou eu quem vai criar financeiramente o indesejado,que faça. E mais de seiscentas mil vidas brasileiras foram ceifadas na pandemia, por omissão das Autoridades .

  14. José Afonso Mota Mota

    Penso que esse é direito da mulher, ela que vive a circunstâncias, cada uma tem suas peculiaridades e a decisão deve ser dela.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Eu também me pergunto, porque as pessoas se acham no direito de se meter na vida alheia!! A questão do aborto é única e exclusiva da mulher e ponto final!! Governo, igreja, enfim, ninguém tem nada com isso!!

  15. Ruy Pistelli

    A norma do CFM impede que se use droga para matar o feto intra útero , não impede que se faça o aborto, mas é ridículo considerar o feto um aborto em situações de gestação acima de 22 semanas.

    Responda
  16. Fatima Marinho

    Mais um ataque por parte de um homem juíz aos direitos das mulheres. Quando vamos nos libertar desse patriarcalismo? O que entende de esse juíz sobre o sofrimento de uma mulher vítima de estupro? O que sabe sobre carregar um feto com grave malformação congênita ou ter sua vida em risco? Não sabe nada, ataca às mulheres e fica feliz por mais uma maldade contra pessoas indefesas, que necessitam dos serviço público. Sabemos que quem tem dinheiro faz um aborto tranquilamente. Juíz M.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Dimas, vc confirma o que eu disse. Somente um homem patriarcal medieval pode ser tão cruel com mulheres pobres e indefesas, a maioria muito nova. Vc defende a tortura de seres inocentes. Como nunca foi estuprado e engravidou jamais saberás o que é passar por isso, nove meses pode ser toda uma vida, tortura lenta. Crueldade infinita.

    2. Dimas Oliveira Silva

      Pessoa indefesa é o feto. Melhor "sofrer" por 9 meses percebendo o desenvolvimento de um inocente bebê e depois encaminhá-lo para adoção e que ambos sigam suas vidas, do que sofrer a vida inteira o abalo emocional da culpa de saber que tirou a vida de uma pessoa indefesa. Mas, as "aborteiras" não sabem o que é amor nem sentimento.

    3. Fatima Marinho

      Nader, somente um homem patriarcal medieval poderia ser tão cruel com mulheres pobres. Encarnou o espírito do Torquemada.

    4. Nader Savoia

      O texto não diz se a liminar (que foi derrubada) foi dada por um homem. Diz que um homem derrubou a liminar.

  17. Max Morel

    A colunista lulista não tem nada a dizer? ela que foi quem postou várias notícias sobre o assunto?

    Responda
  18. Max Morel

    O problema é não ter uma lei limitando o tempo de gestação para um aborto legal. Pela situação atual um feto prestes a nascer poderia ser abortado e usando o método do assassinato ainda no útero da mulher. Dá para imaginar coisa mais horrorosa e absurda?

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Max, até parece que uma mulher grávida de 8 meses vai fazer aborto apenas porque está cansada de ter dores nas costas por causa da gravidez. Sai do fantástico mundo de Bobo..

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Ah, sim! Que tal crianças nascidas vivas e abandonadas pelo progenitor masculino? Isso não te horroriza, Morel? E é tão comum...

    3. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Sim, dá pra imaginar coisa pior, Morel. Crianças nascidas, mas em situações de fome e abandono, famintas, sem apoio. Bem pior. Nascidas vivas...

    4. Joel Domingos

      Corrigenda: leia-se Sr. Morel. Esse corretor ortográfico é uma graça.

    5. Joel Domingos

      Caro Enzo, apenas argumentos "ad hominem", pois não? É tão fácil e cômodo... Basta xingar o interlocutor, Sr. Motel, pondo-o em descrédito por meio de adjetivos pejorativos e/ou ataques à sua pessoa, como você o faz. (Onde faltam argumentos sobram adjetivos. Vamos aos fatos.) Qualificativos depreciativos existem à saciedade. É mais fácil do que ter conhecimentos e argumentos para atacar o cerne da questão. Veio com toda fúria. Inteligência emocional também é requisito para um debate saudável.

    6. Eder Marchi

      Claro que dá: religioso fanático, mequetrefe e dissimulado é muito pior, horroroso e absurdo que isso. Deus nos livre dessa gente

  19. Bob Pereira

    Sociedade hipócrita e irresponsável. Falsos moralistas querem impor regras e controlar a vida alheia. Não basta acorrentar suas esposas e filhas fisicamente e mentalmente, querem tutelar a vida de todos.

    Responda
  20. valdir de macedo

    A lei penal q regula a matéria não é normal penal em branco, ou seja, não depende de complementação de outra lei ou ato normativo pra ter eficácia. Portanto, em qualquer idade gestacional caberia a interrupção da gravidez resultante de crime de estupro.

    Responda