Thomas L. Friedman > Israel precisa repensar, cessar fogo em Gaza e deixar conta para o Hamas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sempre respeitei o Friedman, mas agora discordo. Ele quer uma solução boa para Bibi e Israel. Eu não. Quero que a palestina seja dia após dia um problema maior e maior e maior. Um dia Israel desiste.
Qual o principio da existência do Ha mas ?É a existência do estado de Isrel de forma unilateral ,desprivilegiando existência de um outro estado( palestina)A luta do Ha mas pode ter saÃdo do controle, mais culpado sempre será Isrel ,que deve pagar essa conta !
Não haverá day-after, Hamas e Netanhyahu contrataram um conflito eterno. Gaza está destruÃda, e com ou sem paz, a Cisjordânia está a caminho de outra catástrofe. Israel vai se encaminhar para fraturas internas mortais. Os assentamentos da Cisjordânia totalmente armados jamais se submeterão a qualquer acordo e nem a qualquer mudança de governo. A memória da morte de Rabin é como um fantasma. A economia de Israel já está em frangalhos uma nova diáspora se avizinha já que a nakba já se repete.
Discordo, Não foi o Hammas que destruiu a faixa de gaza e os prédios dos pobres civis de lá. Quem destruiu foi o exército de Israel sob o comando de Netanyahu(que a humanidade não vai esquecer). Israel pode cobrar do Hammas a destruição em Israel e nos acampamentos. Vamos parar com desculpas esfarrapadas. Quando Israel comete atrocidades e vergonhosos crimes de guerra, eles falam no Holocausto, como se fosse salvo conduto. Quem tem de reconstruir Gaza é Israel. E aprovar o Estado Palestino.
Nos anos 60 chamarÃamos essas ideias de utópicas!
Durante décadas a Folha foi elevada a um patamar de leitura obrigatória por fazer um jornal dinâmico e plural. No embate entre Hamas e Israel temos lido quase que somente os boletins do gabinete do primeiro ministro Netaniahu. Sugiro à Folha que mostre um pouco de Israel que não seja o Bibi e informe ao leitor de onde vem o dinheiro para tão pequeno paÃs ter uma das Forças Armadas mais fortes do planeta e qual é seu arsenal nuclear; Como é a economia de Israel? Como é seu mundo polÃtico?
Sr Murilo , o dinheiro vêm dos contribuintes americanos, os mais de trezentos milhões de escravos pagam uma pequena contribuição para os interesses $ , e enchem os bolsos dos fabricantes da indústria bélica .
Jesus disse,daà a cesar o que é de cesar e a Deus,o que é de Deus.
Nos EUA crescem a cada dia os protestos contra o genocÃdio em Gaza e segundo jornalistas já é tema das futuras eleições. Aqui na FSP nem uma linha sobre isso, faz sim o tempo todo uma linha claramente sionista protegendo e defendendo um governo de extrema direita. Isso não é jornalismo, tem um viés ideológico descarado.
Concordo com Ricardo e Marina.
Marina o contador da foia e judgeu o.
Mais um comentário meu foi enviado com "sucesso"" Comentário enviado com sucesso. Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado."
Ricardo, passei minutos em uma resposta ao seu comentário, cliquei enviar e recebi a mensagem," Comentário enviado com sucesso....passará por moderação" ! Sucesso seria se tivesse sido publicado imediatamente.
Ricardo Lobo, concordo plenamente, milhões de pessoas em todo o mundo estao nas ruas de grandes cidades em protesto contra a fome e a destruição de Gaza, e aqui segue a narrativa, ex. " Ilha da Tartaruga, Ocupada", " Sou Professor de Columbia, protestos pro-Palestina...,", Casa Branca condena antissemitismo em atos pró-Palestina..., "Parte do que se passa por movimento pró-Palestina e, na verdade, pró-Hamas,", Como Esquera radical incorporou antissemitismo..." só para citar alguns.
Serão precisos 14 anos para remover os escombros desses bombardeios bárbaros, covardes , desumanos , inaceitáveis, criminosos , cruéis , selvagens , monstruosos , sujos , maldosos , terrÃveis e insanos .
Muito centrado o comentário em pauta.. Valeu
É semelhante ao que aconteceu nas torres gêmeas em NY. Do ponto de vista puramente racional, os EUA deveriam chorar seus mortos, reforçar a segurança nos voos (como foi feito), e tentar caçar os cabeças da operação apenas por operação de comandos (foi o que matou Bin Laden no fim das contas) Mas é politicamente impossÃvel manter a racionalidade quando se sabe ter a força para retaliar. No caso atual, o governo cairia sem uma resposta militar maciça.
PrincÃpios? Assasinar mais de 34000 a maioria crianças e mulheres é questão de princÃpios,destruir hospitais,escolas,infraestrutura e uma questão de princÃpios,manter uma população de mais de 2 milhões numa prisão a céu aberto é uma questão de princÃpios, negar e ignorar o direito do povo palestino a terra a pátria é uma questão de princÃpios, estes são os princÃpios do estado colonial sionista de Israel ,pra este governo os refens não importam ,a paz não é de seus princÃpios
Hafah tem um milhão de palestinos em tendas e acampamentos na cidade de gaza. O hamas está encurralado e tem os mais de cem reféns vivos. Se o exército atacar a cidade vão morrer palestinos e reféns . Igual no holocausto.
É uma decisão difÃcil para Is rael fazer um cessar-fogo e abandonar os reféns nas mãos do Ha mas, é uma questão de princÃpios
Exato, I não está nem aà pros refens.
PrincÃpios? Os "princÃpios "do governo de Israel sao e sempre foram: a Palestina sem nenhum palstino. Se Israel se importasse com os reféns, esses estariam há meses no conforto de suas casas.
Vc. sabe que o objetivo é eliminar palestinos. O ódio, a raiva cega domina o governo fascista. Não estão nem aà pros reféns.
Os mesmos princÃpios que massacram os palestinos há décadas e roubam as suas terras .
Guerra? Não é possÃvel classificar como guerra uma invasão com as máquinas de matar e destruir mais modernas do mundo contra um povo desarmado e sem preparo para lutar. É um massacre intencional e covarde sem precedente.
Vale a pena tanta barbarie por um pedaço de terra, meu Deus , parem com essa Guerra, não sou a favor de ninguém, só pela paz !
Cara Andiara , Acompanhe o Thiago Ãvila e conheça o brilhante trabalho dele sobre esse conflito, vc vai gostar e tirar as suas próprias conclusões.
Is rael se defende para sobreviver
As forças militares de Israel não estão matando palestinos? Ah, entendi, trata-se de um filme de ficção, as mortes são de brincadeirinha, né?
Esse massacre teve inÃcio há décadas , mas têm gente que prefere omitir esse pequeno detalhe, são os escolhidos que se acham superiores.
As mortes são consequências trágicas da guerra que o Ha mas iniciou
Objetivo de Bibi é claro. Se reeleger e construir kibutz na faixa. E os palestinos? Que se danem.
É muito latim para pouco a argumento. Não sei se o sujeito da frase deve ser isra (autocensura) ou o governo Netanyahu, mas está é uma guerra de ocupação. Como o latim não consegue esconder.
Toron , pelo visto vc é desinformado mesmo , sugiro que vc faça uma aulinha sobre o assunto antes de fazer comentários confusos , uma grande parte de gaza já foi anexada há muito tempo . vc não sabia !
Is rael não tem o mÃnimo interesse em ocupar Ga za, ele quer neutralizar o Ha mas e libertar os refens
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thomas L. Friedman > Israel precisa repensar, cessar fogo em Gaza e deixar conta para o Hamas Voltar
Comente este texto