Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luis Nunez

    Falou, falou e não disse nada! Perda de tempo.

    Responda
  2. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Na Ilíada há esse personagem eloquente que os heróis aqueus mandam calar a boca mal ele principia suas valentes exortações. Ele é duramente repreendido por usar da palavra sendo um plebeu. Por essas e por outras, o desfecho da epopeia não é exatamente um triunfo.

    Responda
  3. Clemens A F Schrage

    Esconder a diversidade é um exercício obrigatório para quem deseja sobreviver socialmente. Aprendemos a disfarçar e mentir já na primeira infância. Dizer na escola primária que a professora é feia, terá um preço muito alto e nenhuma recompensa. Discordar do grupo social no qual estou inserido, me levará ao isolamento. Acho que uma das matérias que falta nas escolas é aprender a mentir bem. Mau exemplo é o Bolsonaro que passa 2 noites numa embaixada dizendo que foi trocar ideias como embaixador.

    Responda
  4. Marina Gutierrez

    O artigo veio a calhar, muitas pessoas têm medo de expressar sua opinião, temem ser expostas e temem ainda mais a reação de quem discorda da opinião e "fala mais alto". Aqui nesse fórum fui destratada inúmeras vezes por apresentar um ponto de vista diferente, mas não desisto, acredito na diversidade em tudo, na natureza, no trabalho,no ponto de vista, etc.

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Continue,vc faz parte de um universo ínfimo neste país.

  5. Dalmo de Souza Amorim Junior

    O politicamente correto nos torna todos pessoas sem expressão, sem brilho.

    Responda
  6. Marina Gutierrez

    Excelente artigo, parabéns ao autor Nicolás José Isola. A diversidade é um estado natural de ser da raça humana e dela depende a nossa própria sobrevivência.

    Responda
  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O medo de ganhar, tira a vontade de vencer. . pra cima deles !

    Responda
  8. Clovis Castello Miguel

    Parabéns : o molde é opressivo , obedece leis rígidas do mercado e do comportamento humano . Somos basicamente massa de consumo e seguimos padrões de que seguem o políticamente correto , que tolhe a livre expressão do genuíno eu ( true self) . Não por acaso o Brasil lidera um dos maiores índices de ansiedade da população mundial

    Responda
  9. José Cardoso

    Há uma pressão pela uniformidade, e ela tem razões de ser. O desafio é ser diverso sem ser simplesmente disfuncional. Exemplo: aquele condômino que usa vários minutos da reunião para reclamar de pontos que o afetam particularmente.

    Responda
  10. Fabrício Schweitzer

    A falência da linguagem, talvez por medos e tabus, empobrece a experiência humana. A diversidade traz à tona a singularidade de cada um de nós, bem como aquilo que mais nos aproxima e nos torna humanamente iguais.

    Responda
  11. sergio marcone da silva santos

    Cara, que bom ler seu texto, embora ache que ele mesmo padeça do que critica (mas, tudo bem). Sim, discursos amedrontados. Imagine que existe um país que pune jornais e revistas pelo que o entrevistado fala! Um absurdo, não?

    Responda
  12. VAGNER Fernandes

    Somos muitos em um só e, é esta soma que nos torna únicos.

    Responda
  13. Alexandre Marcos Pereira

    A diversidade é amplamente considerada um valor importante em muitos contextos, como na sociedade, nas empresas e nas instituições educacionais. Ela promove a inclusão e o respeito pelas diferenças, seja de cultura, gênero, etnia, orientação sexual, idade, entre outros aspectos. A valorização da diversidade ajuda a fomentar um ambiente mais criativo, inovador e justo, permitindo que diferentes perspectivas e experiências contribuam para o desenvolvimento e o aprendizado coletivos.

    Responda
  14. Carlos Lopes dos Santos

    Que beleza de artigo. Isso é exatamente o que eu penso. Parabéns ao autor. Finalmente, um artigo escrito na FSP com maestria. Valeu.

    Responda
  15. José Felipe Ledur

    Parabéns! É preciso superar o medo de mostrar a multiplicidade que nos habita.

    Responda
  16. KARLA S

    Excelente artigo. E original !

    Responda
  17. LUIZ ALBERTO LEAL

    Eu precisava ouvir isso hoje. Muito obrigado, Professor Nicolás José.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Eu também.