Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adalto Fonseca Júnior

    É preciso que o Brasil se posicione no debate e Silvio Almeida tem a oportunidade de tornar o debate amplamente público na sociedade brasileira considerando nossa história real de país que foi colônia de Portugal. Vamos buscar visibilidade em assuntos reevantes como estes já que os direitos humanos e sua ancestralidade clamam por esta visibilidade.

    Responda
  2. Alexandre Pereira

    Os países africanos exportadores de escravos também não podem entrar somente como vítimas nessa discussão. Estado é conversa para boi dormir, quem vai bancar os arroubos morais tardios da elite econômico-intelectual (e dos gatos gordos) será o povo de carga.

    Responda
  3. Felipe Araújo Braga

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. juan molina

    O Brasil ganhou a guerra do Paraguai graças à escravidão, o exército brasileiro estava formado por escravos.

    Responda
  5. Cleomar Ribeiro

    ... se houver indenização, o ouro escorregará para Anhangueras diversos, sob a curatela de anhangueras-fgv e Anhangueras-broadcasting a passar pano!... O morro da Providência estável ou pior, a Rocinha, igual!... Na Bahia? Igual!... Em SP??? Mesma coisa!...como se optimista?tem como não!...auto denominado maior pesquisador do assunto, um puppet de anhanguera-fgv lista pontos autorizados pelos seus puppeteers que operam sistemas de escravidão por default! FGV é homenagem ao dictador G. Vargas.

    Responda
  6. José Carlos Soares Costa

    Imaginem se os Indios resolvessem cobrar a conta...

    Responda
  7. Genésio Marcelino

    Se realmente tornar realidade, muitos ricos irão a falência. Grande parte da riqueza de muitas famílias brasileira e portuguesa se deve ao trabalho estonteante dos negros. Infelizmente, isso é uma utopia.

    Responda
  8. Galdino Formiga

    Excelente e correto.

    Responda
  9. Rocia Oliveira

    Excelente artigo!

    Responda
  10. Petrônio Alves Corrêa Filho

    A nossa elite econômica continua a pensar como nos tempos coloniais. Lula tem razão quando diz que ela não aceita que pobres possam melhorar de vida e ir para a Europa passear ou entrar em shoppings.

    Responda