Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Flávio Taylor

    Gente, só alguém muito vil pode dizer que o bloqueio Americano é a causa dos males de Cuba. Castro fez a revolução em 1959. Ele livrou o país das mãos de um tirano vendido aos EUA, e se tornou um tirano pior ao longo dos anos. Cuba é uma tragédia, indigna de seus habitantes, pessoas lutadoras e que o estado trata como animais. Indigna essa conversa de "medicina avançada". Fui lá tres vezes, aquilo é um campo de concentração para os Cubanos.

    Responda
  2. Ernesto Pichler

    (cont.) Os eleitos elegem, entre os eleitos, os níveis superiores da administração, até os dirigentes máximos. Todo cidadão pode se manifestar nas Assembleias do Poder Popular. A saída de Cuba é livre, desde que possa pagar a passagem e tenha visto do país de destino. É um país muito pobre devido ao bloqueio cri mi noso imposto pelos EUA, mas mesmo assim desenvolveram sua vacina contra a COVID. Tem excelente educação e serviços de saúde, de graça. Esportes e Cultura são apoiados.

    Responda
  3. Ernesto Pichler

    Cuba é mais democrática que os EUA (uma plutocracia, segundo Chomsky). E tem um IDH maior que o do Brasil. Morei em Cuba como funcionário da ONU e posso afirmar com conhecimento. As eleições em Cuba são mais democráticas: o eleitor vota em pessoas conhecidas do local de trabalho ou moradia, sem campanha, sem influência de poder econômico ou de qualquer partido. O PC cubano não apresenta candidatos. Os eleitos elegem, entre os eleitos, os níveis superiores da administração, até os dirigentes m

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Cuba é nais democrática que os EUA? Meu Deus, a ideologia destrói a mente de um ser humano. Bizarro ler isso. Cuba é uma desxxgraxxça

  4. Ernesto Pichler

    Qualquer um que fale nas dificuldades econômicas de Cuba sem mostra sua causa, o bloqueio criminoso que sofre dos EUA, estará mentindo. Os religiosos estão acostumados a mentir, pois não conseguem provar coisa alguma.

    Responda
  5. LUIS CESAR DOS SANTOS CASTRO

    É verdade que Cuba passa por um momento crítico e nao é de hoje, mas em nenhum momento o padre salienta as causas dessa crise...curioso tb é ver uma postagem dizendo que foi a Cuba em janeiro e afirmando que o país tem assalto a todo o momento...essa nao foi a Cuba que minha amiga viu em fevereiro. Enfim, com todas as dificuldades Cuba ainda tem o IDH melhor que o nosso

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Estive lá tres vezes em 2 anos. A crueldade sofrida pelos habitantes é aviltante. Tente viver la, comer ração, morar numa casa de 1959 caindo aos pedaços, e ganhar centavos por mês. Chocante

  6. Arno Costa

    Estive na ilha em janeiro do ano passado. Um horror! Falta tudo! Roubos a turistas acontecem à luz do dia

    Responda
  7. Tarcisio Gomes

    O Governo está reprimido a população, e usa a desculpa do embargo econômico, em Cuba não se pode ir contra o Governo, a pena é alta. Tenho um casal de amigos que são Cubanos e estão doidos para fugirem de lá.

    Responda
  8. Tarcisio Gomes

    Estive em Havana Cuba 2x, hoje não dá para ir lá, pretendia ir a 3 x .

    Responda
  9. Joel Domingos

    A alegação de que a miséria cubana se deve ao embargo dos Estados Unidos, país símbolo do capitalismo, à ilha de Fidel é uma demonstração clara do fracasso comunista e do sucesso do capitalismo. Um único país no mundo embargar exportações e livre comércio a Cuba e ela sobreviver miseravelmente como o faz agora é uma prova inconteste de sua dependência do capitalismo e da inviabilidade política, social e econômica dos "comunas".

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Os EUA bloqueiam exportações e importações cubanas a todo mundo. Navio que aportou em Cuba não pode aportar nos EUA.

  10. Ricardo Lobo

    A etérea promessa do céu e da vida eterna é muito débil perante ao que o governo cubano garante à população, educação do nascimento a faculdade e saúde pública de excelência a todos. Tirem o embargo econômico, vamos ver o que acontece.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Aconteceria ineficiência e fome, mais do que já está. É o grande medo do Regime. Com a falência da União Soviética, a economia regida únicamente pelo Estado mostra a que veio. O embargo americano torna as coisas mais difíceis, mas não explica tudo. O Regime tem medo do povo nas ruas.

  11. Adriana Ramalho Flores

    Tem muitos cubanos vivendo no Brasil e muitos denunciam, através das redes sociais, as barbaridades do regime ditatorial. São unânimes em dizer que não tem nada a ver com os embargos. Mas a esquerda daqui quer saber mais que os próprios cubanos. O que contam realmente é muito triste.

    Responda
  12. RENATO Dias

    Os artistas, universitários e o pessoal do PT ama Cuba...que ilusão tola. Tanto que ninguém vai ou quer morar lá. Não vi um só professor de medicina ou pedagogia fazer seu doutorado lá..mas enchem a boca para falar da saúde e educação de Cuba. Educação emancipa o indivíduo, lhe faz ser crítico e vetor de mudança da sua realidade...mas em Cuba, não! E os militares bonzinhos que só existem lá, pois os daqui não prestam. Democracia onde?...com artistas e intelectuais perseguidos.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Isso é falso.

  13. RENATO Dias

    Os artistas, universitários e o pessoal do PT ama Cuba...que ilusão tola. Tanto que ninguém vai ou quer morar lá. Não vi um só professor de medicina ou pedagogia fazer seu doutorado lá..mas enchem a boca para falar da saúde e educação de Cuba. Educação emancipa o indivíduo, lhe faz ser crítico e vetor de mudança da sua realidade...mas em Cuba, não! E os militares bonzinhos que só existem lá, pois os daqui não prestam. Democracia onde?...com artistas e intelectuais perseguidos.

    Responda
  14. josé cláudio do nascimento

    O embargo americano é o responsável pela perpetuação do partido comunista no poder. Embargo criminoso!

    Responda
  15. Alípio Dias dos Santos Correia

    Ei, onde foi parar meu comentário sobre a participação do cristianismo na idade média e na escravização dos africanos? Aproveito para perguntar, sobre o papel da igreja católica na ditadura de Fulgêncio Batista? Também pergunto sobre o papel dos padres quando havia escravidão em Cuba? Inda que passe por "moderação", por favor, publique meus comentários...

    Responda
  16. Alípio Dias dos Santos Correia

    O cristianismo é extremamente perigoso. Quem tem alguma dúvida, estude um pouco sobre a Idade Média e a Escravidão do povo africano. Estude também o Apartheid. O cristianismo não só foi instrumento, foi também agente nesses momentos da história. Cuba faz bem em manter vigilância sobre as igrejas. Elas cobram muito caro pelo céu e pela vida eterna que pregam.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Marco, Cuba é mais democrática que os EUA (uma plutocracia).

    2. Marcelo Brum

      A ditadura morre de medo do povo nas ruas.

    3. Marco A Moreira

      Cuba faz bem em prender opositores? Em censurar a imprensa? Em não adotar a democracia? Em fechar praias para o turismo internacional? Em manter uma elite pública que aproveita todos os bebesses do capitalismo enquanto a população passa fome? Ou o senhor acha que Fidel e os revolucionários racionavam alimentos?

  17. Florentino Fernandes Junior

    Ouvi relatos de um amigo q viajou pra lá q a situaçao estavterrivel, fome, pessoas perdendo a dignidade

    Responda
  18. Carlos Antonio Masson

    É aquela tal democracia vigiada onde só é democracia qdo fala o que o governo deseja. Fome, medo de falar, medo de investir e fuga de sua pátria são resultados do fracassado regime socialista que finge ser democrático e que bate as portas do comunismo stalinista.

    Responda