Muniz Sodre > Brasil! Selva! Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Orasil coelho pina

    Parabéns! Estimado Professor, os dois lados extremistas são iguais, querem o poder, eu mando e vocês ( o populacho ) obedece! O golpe militar brasileiro é tudo o que o Sr. disse mas e o aceite da esquerda aos regimes venezuelanos, cubano, nicaraguense e até ao presidente perpétuo Putin? OrasilMatuto!

    Responda
  2. José Cardoso

    A paixão política tem muitas semelhanças com o das torcidas de futebol. Quando a mulher diz Brasil, selva, isso tem o efeito de Fogo! Ou Mengo! O que importa é lembrar e reforçar a identidade de grupo. E isso também vale para a esquerda em manifestações de rua.

    Responda
  3. Paulo Silva Barbosa

    Comentam após o bilionário tomou ciência que uma montadora chinesa concorrente de sua empresa iria montar uma fábrica na Bahia, no local que foi usado por uma montadora norte americana, ele ficou furioso . A montadora chinesa é uma verdadeira pedra no seu sapato e só cresce, enquanto a sua vem diminuindo a produção e perdendo mercado.

    Responda
  4. José Eduardo de Oliveira

    eu mesmo deixei de pensar quando conheci algumas "véias" bolsonaristas, a algumas eu perguntei porque elas eram aquilo. Não responderam e eu fiquei igual ao Juca Mulato: perdi a noção das coisas. Aliás, em minha triste e desolada aldeia, onde mais de setenta por cento votaram naquilo, tinha muitos negros e negras e lgbts, na porta do tiro de guerra pedindo intervenção militar, voto de papel e liberdade. Liberdade, bom pelo menos, eles e elas tinham isso para fazer o que não sabiam...

    Responda
    1. Helio Cardoso

      O objetivo era um só, retornar ao poder no bico da carabina, já que na eleição, perdeu-mané!

  5. Raymundo de Lima Lima

    Sua crônica nos ajuda pensar. Mas a extrema-direita bolsofrênica tinha Olavo d Carvalho como maior pensador d todos os tempos da Terra? Igual fenômeno tem Putin e russos, pró invadores bélicos e pró-igreja ortodoxa, q a extrema-esquerda brasileira, anacrônica, tem o um tal A.Duguin. É o olavodeles.

    Responda
  6. Anete Araujo Guedes

    No discurso restrito da extrema direita não existe um deslizamento possível que permita o debate, a dúvida, o questionamento. São palavras de ordem, sem conteúdo, vazias, baseadas na crença de um mundo confortável, sem controvérsias, onde não é permitido inovações e reflexões. Petrificado, sem portas de entrada, sem janelas onde se possa olhar o horizonte. As palavras se repetem, na idealização de um tempo onde os preceitos evangélicos reinavam absolutos, os costumes rígidos e intransigentes.

    Responda
  7. jose marcatto

    Pensar esclarece.

    Responda
  8. Helio Cardoso

    Tudo começou com o negacionismo, não o da vacina, mas o da pandemia. O cara não a queria, tinha acabado de ser eleito e agora vinha uma peste a paralisar o país? Quis enxota-la como se toca uma vaca da horta, negou-a (era só uma gripezinha) e ninguém precisava se isolar nem usar máscara, sabotou os dados à imprensa e botou o gabinete das 'fake news' à todo vapor. Depois de esquivar-se das vacinas, a cereja do bolo foi dar a saúde nas mãos do Pazuello. Setecentas mil vidas!

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. As mais de setecentas mil vidas eliminadas pela Covdi-19, dizem q faz o Brasil o segundo país do mundo em mortes na pandemia.

  9. antonio brito

    Só erudição, sem semântica e sentido. As ferramentas dos intelectuais de esquerda enferrujaram. Não consegue explicar a dinâmica das ideias através da mídia social. Não enfrenta uma autocrítica da esquerda, que está albergada nos favores da crosta do poder com seus mecanismos de corrupção livres. Confunde a baderna de o8 de janeiro, devido à omissão e inoperância do governo recém empossado, com a verdadeira tentativa de golpe de novembro de o2022.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Atribuir o oito de janeiro ao governo recém-empossado é a mesma coisa que dizer que uma mulher estuprada é a culpada de seu estupro, pois afinal "olha a roupa que está usando".

  10. José Antônio

    Valeu, Muniz!

    Responda
  11. Fabrício Schweitzer

    "Marxismo e a filosofia da linguagem", de Bakhtin. A disputa pela semântica é a mesma da luta de classes, e a palavra passa a ser essa arena.

    Responda
  12. Frederico de Souza Cruz

    Existe sim, um discurso que perdura, desde sempre da direita à extrema direita. O discurso da globo da folha etc...É o discurso do terraplanismo econômico. Sempre brandindo os humores do mercado, ajuste fiscal, superavit primário, contenção dos gastos públicos, privatização e, mesmo diante de tantos fracassos defende a maior eficiência da administração privada. Apostam no discurso ideológico de Milei, que segundo eles é politica econômica que até gerou superavit fiscal, mas mata o país .

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Tanto é que a rede Globo tão demonizada sempre tratou o mito Paulo Guedes como ícone da redensão econômica. Seguem o "grande" Goebbels: "Uma mentira dita muitas vezes vira verdade."

  13. Enir Antonio Carradore

    A Esquerda atua como um remédio guardado: quando os sintomas se manifestam, age. Durante o período de incubação e gestação da atual extrema direita, a Esquerda parecia ter perdido o norte. Mas eis que os sintomas surgiram em forma de fake news e pós-verdade, e a Esquerda, o remédio civilizador, passou a enfrentar a virulência das redes sociais. A mutação genética tornou alguns sintomas resistentes demais, descobriu-se a causa: a extrema direita é proprietária, está na origem, é o vírus.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.