Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paolo Valerio Caporuscio

    Nem sabem e se interessam em como reparar os danos da escravidão nas colônias e a Inglaterra também sem moral deveria indenizar.

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    conversa para bois dormir. se conseguissem eliminar o racismo, não só das ex-metrópoles, mas das ex-colônias também, nem que fosse na marra, já seria uma reparação e tanto. E a Grécia, Roma, Ásia em geral e a própria África quais reparações farão?

    Responda
  3. Alexandre Pereira

    Tem sempre um boa vida que não se importa com quem pagou e ainda paga a conta.

    Responda
  4. Matheus Teodoro Silva Filho

    Irá reparar com o que? Já pensou que a conta é imensa e que irá comprometer as pessoas que, seguramente, não cometeram esses crimes?

    Responda
  5. Luis Nunez

    Não conseguem nem pagar suas próprias contas!

    Responda
  6. Luis Nunez

    Papinho furado, pra boi dormir. O pobre falando mal do endividado.

    Responda
  7. Antonio Melo

    O reconhecimento do presidente português é um grande avanço moral. Mas não nos esqueçamos de q as elites escravocratas brasileiras tb, igualmente, são responsáveis e se logupletaram, até porque, a escravatura tb fez parte do Brasil independente e gerou parte da nossa acumulação primitiva do capital q, por sua vez, impulsionou parte dos ciclos econômicos seguintes. Ao Estado brasileiro cabe a reparação com políticas públicas, assim amenizaremos os erros e constriremos uma nação próspera e justa.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      O estado, camarada? Adivinhe quem vai pagar?

    2. Luis Nunez

      Não nos esqueçamos que as "elites" Africanas foram as que venderam os escravos aos Portugueses.

  8. mizael dias

    O que é portugal ? É um tipo de azeite ??

    Responda
  9. Gustavo da Silva Sabino

    Gostaria de saber como o ratinho pobre da Europa poderia fazer alguma reparação.

    Responda
  10. Benedito Claudio Pacifico

    Estas pautas não merecem serem levada a sério , só acrescenta algo ao discurso vitimização de povos , ao longo da história foram escravizados ; brancos , negros , mulheres, crianças, etc . Não acho que estes fatos foram menos abomináveis por isto mas tem que demonstrado a cumplicidade de todos perante estes fatos ; negros escravizavam negros na África , brancos escravizaram brancos na Europa.

    Responda
  11. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Facistas querem escravidão .

    Responda
  12. Antonio Pinto

    Colonização portuguesa foi e é um desastre na África. Os países africanos q tiveram Colonização portuguesa ocupam os últimos lugares em termos d democracia e desenvolvimento. Nem Angola com suas riquezas escapa.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Addler, veja o caso do Haiti, que não foi colonizado por ninguém após a revolta contra os franceses. Está um caos. A Índia, o Kênia e a África do Sul não são perfeitos mas, quando os britânicos se retiraram deixaram para trás um estado organizado, com judiciário, polícia, escolas, hospitais, correios, transportes, energia e tudo mais que um estado precisa para funcionar. O Haiti não recebeu nada disso.

    2. Paulo César de Oliveira

      Addler, veja o caso do Haiti, que não goi

    3. Luis Nunez

      A África, em termos de desenvolvimento humano, continua no século XV. Avançados, né?

    4. Adller Sady Rijo Farias Costa

      O colonialismo é um fato histórico e, segundo nossos critérios, meu critério, um crime. Sou alguém de meu tempo e concordo com espíritos precursores africanos, árabes, europeus, asiáticos, que afirmavam, já na época, que era um crime. Isso dito, não entendi sua afirmação. A colonização inglesa, francesa ou belga teria sido melhor? O colonialismo é um crime, pouco importa se, sem ele, o países colonizados se tivessem transformado em tigres de prosperidade e poder ou tivessem os mesmos problemas.