Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Roberto Banhara

    Todo capital que Israel tinha até agora, decorrente principalmente do ocorrido na 2a Guerra (holocausto, que inclusive foi um dos motivos da sua refundação), diluiu em meses, por causa da tática de seu Primeiro Ministro!

    Responda
  2. Fernando Alves

    O problema dessa questão é que o primeiro ministro e seu gabinete de extrema direita não quer conversar, pois depende disso para sobreviver. Já o outro lado sequer tem alguém pra conversar. Alguém precisa tomar a iniciativa de formar uma liderança "conversável" ou restaurar a que havia antes.

    Responda
  3. Helio Cardoso

    Netanyahu jogou na descarga todo o apoio e o respeito mundial desde a criação do Estado Israel!

    Responda
  4. José Cardoso

    Acho que outro primeiro ministro faria o mesmo nas circunstâncias. Não que seja o certo, mas é o que o povo exige. O mesmo aconteceu na reação do Bush ao atentado às torres. Passou o rodo no Afeganistão e Iraque, com aprovação interna maciça.

    Responda
  5. OLAVO ANTONIO

    Infelizmente está demorando para todos repudiarem a política de guerra e o genocídio de Israel. Os inocentes continuam morrendo.

    Responda
  6. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Um cidadão mata outro e corre para casa. Ele tem mais dez irmãos.: moral da história: matar-se-ão todos os onze para punir o assassino?

    Responda
  7. yussef mahmud m mustafa

    A questão é não fazer comparações de quantos morreram lá ou aqui ou em qualquer lugar . Gaza e um caso aparte 34000 palestinos a maioria crianças e mulheres assasinadas em 200 dias por uma máquina de guerra patrocionada pelas democracias ocidentais não tem paralelo, hospitais , escolas e prédios arrasados toda infraestrutura.e quem faz tudo isto é a dita única democracia do Oriente feita por um povo ou parcela dele que um dia sofreu um genocidio que diga de passagem pela civilização ocidental

    Responda
  8. Clovis Castello Miguel

    Elio fez exame oftalmológico e corrigiu as lentes de refração : : reconfigurou BIbi e o reposicionou no lugar donde nunca saiu : na galeria histórica dos títeres . Palavras podem custar vidas

    Responda
  9. CARLOS MELLO

    Gaspari, o Netanyahu vive e sobrevive politicamente graças a esse conflito. Sonha e torce por uma bomba terrorista enviada pelo HAMAS ou pelo Hezbollah! A incompetência do governo em não prever esses ataques o desmoralizaram tanto que a solução foi buscar o extermínio na Faixa de Gaza. Mas…a opinião pública (judia) internacional foi lhe abandonando, depois que um presidente sul-americano colocou o adjetivo correto nas ações! Lá como cá, resta a extrema-direita plantar fakenews e alimentar o gado

    Responda
  10. Edgar Candido Ferreira Candido

    Elio Gaspari é um craque no que escreve, claro e objetivo, sem delongas, dá o recado em poucas linhas.

    Responda
  11. Alexandre Oliveira

    Seu Hélio anda tão fofinho né...

    Responda
  12. Paulo Augusto

    Não é que Lula tinha razão Elio ??

    Responda
  13. neli faria

    Perfeita coluna. Só que:quantos brasileiros morreram no ano passado pela insegurança pública?Pelos dados oficiais quase quarenta mil. Lá foi muito menos. E mulheres mortas por feminicídio aqui? Quase mil e quinhentas. Sabia que a cada oito minutos uma mulher é es tu prada no Brasil? E os oportunistas políticos preocupados com o Oriente. O lula, hoje, está no Poder há quase dezessete anos e quantos brasileiros morreram em seus governos e quantos lá , na Ásia Média, ou melhor, em toda Ásia?

    Responda
    1. neli faria

      O bovino vermelho, à míngua de saber fundamentar objetivamente, apela para o subjetivo. A insegurança pública no Brasil atinge a todos.

    2. Gilberto Rosa

      Até parece que a Neli está preocupada com a miséria brasileira, a preocupação dela é desculpar o desumano genocídio.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O fascismo é isso: demonizar os políticos. Não a toa votou no Collor e fez como o avestruz na eleição do MitoJoia: escondeu a cabeça.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Já que está comparando alhos com bugalhos por que não experimenta usar a proporção? O genocidio perpetrado pelo estado judheu em Gaza equivaleria a 3,5 milhões de mortos no Brasil. Ainda acha que devemos nos omitir?

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Gosta de números, Neli? Pois saiba que 4O mil no Brasil é menos de 0,O2% da população enquanto que 35 mil em Gaza é cerca de 1,75%, o que equivaleria aqui a cerca de 3,5 milhões de mortos!

    6. Enrica Souza

      A questão de mortes no Brasil é realmente um caso grave mas muito menos do que na Faixa de Gaza. A grosso modo, morrem assassinadas 40.000 pessoas no Brasil em 1 ano de um total de 200 milhões. Em Gaza, morreram 30.000 em 6 meses de um total de 2 milhões. Assim, no Brasil, a taxa semestral (em meio ano) é de 100 mortes por milhão de habitantes e, em Gaza, são 15.000 por milhão. Ou seja, a taxa em Gaza é 150 vezes a do Brasil.

    7. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Fala em números absolutos. Esqueceu que aqui somos mais de duzentos milhões e em Gaza cerca de dois? Mistura coisas completamente distintas para condenar os que condenam o genocidio e de quebra criticar o governo sabe se lá exatamente porquê. Será o Lula responsável por todas as mortes no Brasil?

  14. Tadêu Santos

    Me perdoem os Judeus, mas este cara que está exterminando com os Palestinos em Gaza parece ser mais um "cachorro louco"!!! ((Comentário desviado para moderação por conter palavras impróprias...))

    Responda
  15. Anete Araujo Guedes

    Cada país tem seu cachorro doido. Eles mantem uma convivência com seus pares, possuem o mesmo autoritarismo, prezam as armas, a violência, a truculência, o ódio, os torturadores, as mentiras, os golpes.

    Responda
    1. CARLOS MELLO

      Sim, nos livramos do nosso! A extrema-direita sempre se comportou assim, basta reler os livros do Gaspari sobre a ditadura militar de 1964

    2. Tadêu Santos

      Me perdoem os Judeus, mas este cara que está exterminando com os Palestinos em Gaza, parece ser realmente mais um "cachorro doido"!!! ((Comentário desviado para moderação por conter palavras impróprias contidas no texto do autor Gaspari, em razão desta censura recorro...))

  16. Jorge Oliveira

    Desde outubro, quando os terroristas do Hamas atacaram e mataram mais 1000 mil pessoas e centenas de feridos há maiorias de inocentes o estado terrorista sionista de Israel e este mataram mais de 35000 mil pessoas e dezenas de milhares de feridos há maiorias de inocentes? Assim é a correta informação minha querida FSP!?

    Responda
    1. Enrica Souza

      Não dá para comparar números absolutos entre populações tão diferentes, mais de 200 milhões no Brasil e 2,4 milhões em Gaza. Se o Brasil fosse igual a Gaza, deveria se esperar termos 100 vezes mais mortes aqui do que lá.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Alguém explica para a Neli que o Brasil tem mais de duzentos milhões de habitantes enquanto em Gaza há cerca de dois milhões. Portanto, tudo aqui sempre será muito maior em valores absolutos. Parece até que ela está relativizando o genocidio.

    3. neli faria

      Gostei dos dados. No Brasil morreram mais pela insegurança pública do que lá.

  17. Antonio Carlos Mazzeo

    No geral, o artigo é bom e, em meu modo de ver, centra corretamente a questão. Mas o que me constrange é achar que os estadunidenses sejam "os americanos"! Quando o autor se refere a "estudantes americanos", deveria dizer qual o país, dos 36 americanos existentes que ele se refere. Do mesmo modo os presidentes dos EUA! Tirando esse cacoete subalterno, está tudo bem, até porque estamos plenos de "cachorros doidos" pelo mundo e no Brasil também!

    Responda
    1. Joel Domingos

      O que eu quis dizer é que o uso do termo "americano" pelo articulista está correto. Preciosismo e/ou hipercorreção, ou ainda a febre de correção que assola o país, é achar impróprio designar os estadunidenses como americanos.

    2. Joel Domingos

      No que concerne ao uso, pelo articulista, do termo "americano" para se referir aos cidadãos dos Estados Unidos, entendo isso como preciosismo, ou até mesmo hipercorreção. Os dicionários Houaiss, Aurélio, Michaelis e Caldas Aulete, no verbete "americano", registram essa palavra, além de natural dos Estados Unidos, como sinônimo de estadunidense. O dicionário da Academia Brasileira de Letras, idem.

  18. Gilberto Rosa

    E eu que achei que o Gaspari teria a hombridade de no fim do artigo dizer que Lula tinha razão e pedir desculpas.

    Responda
  19. Gilberto Rosa

    Só isso sobre os estudantes americanos protestando contra o apoio americano ao genocídio, como ocorreu com a escandalosa guerra do Vietnã? Netanuahu não é um louco isolado, tem uma gigantesca e bilionária máfia sionizista por trás dele. Todos bilionários donos das mídias sociais americanas apoiam o genocídio e por isto derrubaram o tik tok.

    Responda
  20. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Outros c. Doidos : Collor e Bozo. E tem tbem Nati mortos : moro, Ciro e etc

    Responda
  21. José Bernardo

    "Condenam o tipo de guerra que Netanyahu faz em Gaza". Quase um alento ler isso na FSP: pelo menos não estão sendo acusados de antisse mitismo. Só que não. Tanto quanto o articulista, os estudantes sabem que o que acontece em Gaza não é guerra, mas massacre, com a matança e mutilação de milhares de crianças; limpeza étnica, com a destruição sistemática de hospitais, universidades e escolas. Por isto protestam.

    Responda
  22. Alexandre Marcos Pereira

    Em relação à consulta de Jânio Quadros aos ministros militares sobre as Guianas, observo que a preocupação com a influência de correntes de esquerda nesses países era compreensível, especialmente considerando o contexto geopolítico da época marcado pela Guerra Fria. No entanto, intervenção direta ou tentativa de integração desses territórios ao Brasil violaria princípios internacionais de soberania e autodeterminação dos povos e desencadearia sérias repercussões diplomáticas com outras nações.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      O problema aí não é a Lei Internacional, o que os demais países diriam ou se no contexto tinha perigo ou não, e sim a tentativa de se auto promover, de se firmar, empoderar, mesmo que para isso pratique uma "doideira"

  23. Dario Lima

    A extrema direita e senhores da guerra, Bibi, o extremista mais sanguinário, o ex palhaço e ultra direitista e primeiro ministro da Ucrânia, que se tornou o novo vampiro, por vocação, e o assassino Putinn, um milico como tantos outros, sedento por sangue e o cachorro doido golpista brasileiro. Sou ateu graças a Deus, sou capitalista pois sou um grande beneficiado pelo sistema, porém não sou da extrema direita.

    Responda
  24. paulo werner

    E não é q alguém estava certo ao condenar Bibi? Ou foi sorte ?

    Responda
    1. Carlos Celestino

      O maior sortudo da história deste país. É só ver inflação e outros indicativos

  25. JO ALMEIDA

    Prezado Gaspari escreva uma carta psicografada do Bebiano sobre os dados do seu celular, e também sobre o que ele diz da tal fake ada, quem inventou, quem deu cobertura para o minto ter feito essa fake News , talvez Bebiano diz que quem deu a ideia da tal fake ada, tenha sido o tal guru que vivia na Virginia, também talvez o Bebiano saiba qual é a ligação de um tal pastor com os milicianos e sua igreja, pastor que vive aos berros contra o supremo e dizendo que apoia o ex pr varrido e abjeto .

    Responda
    1. adenor Dias

      Eu gostei desta sugestão, Porém duvido que um sujeito experiente como o Hélio Gaspari venha mexer neste vespeiro, agora. Eu acredito que o jornalismo sabe a verdade da FAKE ada, mas se for desvendada agora acaba a festa, abrindo espaço para outras duvidas no mundo político brasileiro. Temos a morte de Eduardo Campos, pouco falada e a morte de Teori Zavascki como exemplo de gato na tuba.

    2. Cleomar Ribeiro

      ... o Sr. J. Almeida está falando do puppeteer de Bozo, pessoal???... O presidente, De Facto, do país no pleito 2019-2022!...

  26. Humberto Isidoro

    Lembrando que o colunista que ora escreve que Bibi sofre isolamento inédito no mundo, deitou falação quando Lula acertadamente condenava o destrambelho do Netanyahu. Queria até que Lula se desculpasse. Agora estamos vendo que o Lula tinha razão, que tal pedir desculpas?

    Responda
    1. wilson mazza junior

      Capacho vira de lado e volta a ser " limpinho"