Mônica Bergamo > Governo tem que aprender a lidar com a extrema direita, pois será um longo inverno, diz Haddad em autocrítica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Parabéns ministro Haddad por tanta clareza e lucidez. Precisamos de muitos da sua estirpe para manter nossa democracia.
O governo anterior foi um sebastianismo digital. O inominável foi uma espécie de Antônio Conselheiro que convenceu o povo a morrer de covid pra pagar os pecados e alcançar o céu. A história se repete, ainda que como farsa. É mais fácil mentir do que tentar convencer o povo a evoluir.
Precisamos urgentemente de um projeto de conciliação. Haddad traz esperança.
PT tem que aproveitar os integrantes que estão bombando para formar sucessores sequenciais. Tem que ser ensinar à população humilde que ela, maioria, ganha a eleição; e que só a esquerda a representa. Direita é empresarial. Católico é elite e evangélico a maiora do voto disputado. Não priorizar a China que o norte-ocidental deixa de investir aqui.
Boa a entrevista, muito boa.
A extrema-direita não existe por si só, ela representa os sentimentos de grande parte das populações no mundo todo. Enganam-se aqueles que acham que Hilter hipnotizou o grandioso povo alemão no século passado para lançar o paÃs na segunda guerra. Atualmente, os lÃderes da extrema-direita, entre eles Bolsonaro, usufruem do que de pior existe no gênero humano para difundir suas ideologias. Resumindo, pode-se combater Bolsonaro, mas não tem como mudar o ponto de vista do vizinho racista.
É preciso muita atenção ao que Haddad lembrou: A EXTREMA DIREITA PROVOCOU A 2a GUERRA MUNDIAL. Está, de novo, avançando no mundo (e pode causar a destruição do planeta, desta vez). Não é exagero: os democratas têm de alertar suas respectivas nações para esse perigo, antes que seja tarde. Brasil resiste, desesperadamente. Até quando?
Haddad está certo. Se o governo não melhorar a comunicação o prejuÃzo,o será grande. A extrema direita é tão organizada, digital e desonesta que até as coisas boas do governo eles transformam em falha do próprio governo ou até mesmo benefÃcios para eles próprios. E o que vemos na rua é a crença em tudo isso por parte do povo. Tenho ouvido muitas crÃticas de coisas boas do governo por parte de quem votou em Lula, orientado pelas fake news bolsonaristas
Só há um jeito de se lidar com a extrema-direita: arrasar suas ideias, investigar seus lÃderes sem acordos, vigiar cada fiel dessa criação nefasta, arruinar suas aglomerações violentas. Ou alguém ainda acredita em paz e amor com essa ideologia depois de Mussolini, Hitler, Franco, Salazar, Bolsonaro, Orbán??
Caro Alex, não é tão fácil assim combater a extrema-direita, pois o problema central dessa ideologia não se concentra em seus lÃderes, sejam eles do passado ou do presente, uma vez que é justamente grande parte das populações no mundo todo que alimentam as convicções extremistas da direita. Resumindo, você pode combater Orbán e Bolsonaro, mas não pode mudar o ponto de vista do seu vizinho bolsonarista que é racista e homofóbico.
Haddad... competência técnica e humana.
Excelente entrevista! Muito bem, Haddad! Concordo!
O PT e o governo Lula precisam saber dar respostas adequadas ao antipetismo.
Fala muito equilibrada do Haddad: realista e transparente, mas, ponderada.
Falar a verdade e compartilhar responsabilidades como o Haddad fez na entrevista à Folha ontem é o melhor caminho. O governo Federal se comunica muito mal, tirem esse Paulo Pimenta da comunicação ele usa as táticas do Carlos Bolsonaro piorado, o gado acredita em qualquer coisa, mas os brasileiros não engolem conversa fiada.
Combater a extrema direita é obrigação de qq pessoa decente de qualquer orientação liberal, mesmo de centro e conservador, não só da esquerda. Questão moral, basta ser capaz de olhar um pouco para trás e ver a tragédia do século XX . O fato de tantas pessoas aderirem a esta absurda ideologia mostra o fracasso civilizatório do capitalismo liberal e a profunda distopia que continua a alimentar.
O Sid, que não é nada santo, é um repetidor de mantras da extrema direita e acha que nos engana. Taxar Lula e PT como extremistas desmascara qualquer bozoloide.
O idhiota do Sid é um repetidor de mantras da extrema direita e acha que nos engana. Taxar Lula e PT como extremistas desmascara qualquer bozoloide.
Faz o L. Temos que combater as duas extremidades, tanto direita quanto esquerda. Não esqueça disso.
O bolsonarismo representa o que existe de pior na humanidade. É a verdadeira decadência ética e moral. A obra "Psicologia das massas no fascismo" de 1933 é um verdadeiro manual para entendermos esse momento.
Paulo augusto, pirlin e demais quejandos, ele nao fala de seg pq nao é sua area e tb nao fala de economia ?
A matéria não foi sobre economia, não deu para perceber ?
Perfeito, resume bem a situação de dificuldade e resume com palavras até leves o que foi o governo Bolsonaro e o que é o bolsonarismo, a extrema direita, medieval.
O Brasil deve ser único paÃs q não tem extrema esquerda, só extrema direita! Extrema esquerda não governa nenhum paÃs, só extrema direita!
Que nada. Longo inverno não. Só até 26!
Haddad acerta quando destaca a centralidade da reconstrução de um Estado destruÃdo insanamente pela extrema direita. É preciso reconhecer o valor de cada um empenhado nesse esforço. É uma luta árdua e ainda sim a governança não está imune a contradições considerando seu pacto de coalizão sustentado pelo conceito abstrato de pragmatismo. Lula precisa falar mais sobre o assunto Reconstrução e puxar menos saco de milico golpista que apostou no atraso e quer passar pano pra si mesmo.
É evidente que a direita fascista se baseia em mentiras: veja-se esse zuppo.
Zuppo: Bacharel em Direito, mestre em Economia e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).
Haddad nunca acerta!
Fiquem tranquilos, pois o Haddad declarou que estudou 2 meses de ecomonia e ainda colou na prova. Então, a economia do paÃs está em boas mãos. Coitado do povo brasileiro!
Interessante a retórica que, qualquer um que discorde do Governo atual, seja considerado de "extrema" direita. Esse bando, travestido de partido polÃtico de esquerda, solta esses superlativos e parte do iludido povo cai nesse blá blá blá. Coitado do povo brasileiro!
Meu pergunto qual sua noção de democracia. Democracia sob Bolsonaro?!
Cara, esse seu discurso é do que então? Bozoloide não consegue disfarçar, abre a boca e já se entrega.
É absolutamente ridÃculo dizer que o PT é de extrema esquerda, marco.
Só cego não vê.
Pt é de extrema corrupção!
Estudando a História e analisando grandes obras como Star Wars, Game of Thrones, Duna, etc. vemos que a democracia não é fato dado. Acho sim, possÃvel, que o. Brasil e o mundo voltem ao autoritarismo. Trump pode voltar e Bolsonaro reeleito teria sido o fim da democracia. Se não lutarmos, viveremos numa ditadura, sob Bolsonaro e os seus.
Zuppo, quem foi preso por crime de opinião? Calúnia, fascismo, golpismo, não são opiniões, são crimes.
Agora é que estamos vivendo uma ditadura, com pessoas sendo censuradas ou até mesmo presa por crime de opinião, o STF mandando no Brasil e neutralizando o Congresso, o presidiário sendo solto sob um argumento nada razoável para ser colocado como fantoche dos ditadores, possivelmente muitos mortadelas contratados para passar o dia rebatendo qualquer crÃtica ao atual (des)governo, dentre muitos outros fatos que caracterizam uma ditadura. Coitado do povo brasileiro!
Temos que nos livrar tanto da extema-direita quanto da esquerda populista-autoritária. O Brasil só cumprirá seu destino de gigante, de potência quando sair desse corredor estreito que nos aprisiona entre dois movimentos populistas-autoritários. Outro caminho é possÃvel.
A direita dá golpes o tempo todo e a esquerda é que é autoritária. Só quem é da extrema direita repete sempre esse tipo de mentira.
Cumprir destino de potência? Sair de corredor? Esquerda autoritária? Fazem quinhentos anos que prometemos potência, e só piora. E autoritarismo por aqui, até hoje só a direita aportou.
Todos que não concordam com eles são de extrema direita. Como se fossem os santos puros os mais honestos do universo. A Hadad, vai trabalhar .
Rafael Lopes , sem argumento ou ideias para um debate . Só sabe repetir . Tú és o famoso papagaio do lula
Verdade MaurÃcio. Lembra do fora F H C? ; plano real? Eleitoreiro; e por aà vai...
Ahhhh o gado nelore pira
MaurÃcio, não é bem por aÃ. Desde a redemocratização tivemos embates entre a esquerda e a direita. Agora, surgiu um discurso sim de extrema direita que assumiu a presidência da república: pessoas que planejam golpes, pedem a volta da ditadura militar, negam pandemias e são contra a pesquisa cientÃfica e vacinas, a favor do desmatamento em nome do agronegócio e do fim dos direitos sociais e civis e ainda por cima querem impor regras religiosas ao resto da sociedade são o quê?
Extrema direita é fascismo. Portanto é crime: cadeia.
O discurso do Marcos entrega o que ele é, bozoloide abre a boca e já se entrega, não tem jeito!
Acho curioso que basta não ser canhote pra ser considerado extrema direita por eles. Não sou canhote e também não sou extrema direita. Não voto na alma mais honesta do mundo e também não voto no Bozo e nem por isso sou extrema direita....
Ernesto, Quem adora prender o que é? Discordou dos mantras do L, vira extrema alguma coisa. Quem adora o Ma duro é outros é extremo men te capto?
Próxima eleição diga não a Extrema Direita, diga não aos polÃticos de todo os partidos que estão alinhados com a extrema direita. Única forma de exterminá-los do mapa polÃtico do Brasil.
Gostaria muito de acreditar nisso (varer a extrema direita do mapa) mas nao vai rolar no Brasil. O Brasil e' conservador e a populacao nao se alinha com a esquerda. Estranhamente sou capaz de apoiar a extrema esquerda (aquela que confisca terra e propriedades) embora nao acredite que seja a solucao para o Brasil, extremismo sempre leva a supressao do outro lado.
O governo venceu a eleição com pequena diferença muito pequena, e preciso ter abilidade e trabalhar no sentido de aumentar está diferença, ou seja trazer mais pessoas para o lado da racionalidade, diminuir o risco das correntes conservadoras retornarem ao poder, e voltamos a viver o inferno que vivemos nos últimos anos com o governo anterior
Falar é sempre muito mais fácil. O Congresso não é dominado só pela extrema direita, o Centrão é um problema, vive tentando dinamitar as medidas de ajuste fiscal. O Pacheco e o Lira não são propriamente de extrema direita mas vejam o estrago que causam o tempo todo e o Haddad é que tem que administrar esse ambiente que ainda conta com o tal do mercado jogando contra e culpando exclusivamente o governo mesmo quando. O Congresso faz de tudo para dinamitar os esforços do governo. Não é fácil não!
A imprensa se acostumou a chamar a esquerda de moderada, mas a direita é chamada de “ultradireita” , direita radical , etc . Ou seja, no Brasil de hoje, segundo grande parte da imprensa, temos a “esquerda moderada” e “ultradireita radical” . Fala sério, não brinquem com a inteligência do público da Folha. Aqui não tem “bobinho” não, fica muito clara a “lavagem cerebral” que tentam fazer. Mas, aqui não cola, talvez cole em outro público alvo .
A direita moderada é PSDB e semelhantes. A extrema direita é todos os apoiadores do fascismo, ou bozofascismo. Isso está muito claro, até para a Folha, e só é negado pelos bozofachos.
Os extremos já falam por si só. Tanto direita como esquerda têm como premissa o NÃO a qualquer tipo de diálogo ou apaziguamento. E quando um deles chega ao poder, o resultado é a autocracia, a ditadura. O Brasil de Bolsonaro que graças a Deus era incompetente até para isso, e a Venezuela de Maduro. O caminho do meio, quando existe, é sempre a melhor solução.
Excelente!! Haddad, nosso futuro presidente!!
Só se for seu.....
A Estrema direita é estúpida. A Extrema direita é inimiga da democracia. A Ditadura foi corrupta, jogou o Brasil na mão do FMI, o qual cobrando juros abusivos e sugando o PIB por várias décadas. Foi o Lula que tirou o Brasil da mão do FMI. A ditadura torturou, matou e sumiu com mais de 400 corpos, os quais nunca foram encontrados. Rubens Paiva nunca teve os seu corpo encontrado, só depois de 25 amos a famÃlia recebeu um atestado de óbito. Fora extrema direita. Fora ditadura.
Caro Sanchez, excelente argumentação!
O problema refletido na situação atual e que a nova geração não viveu a epoca da ditadura e da extrema direita no poder, assim como na europa a geração que viveua guerra e o pos guerra se esvanece na memoria e msmo nos EUA poucos lembram realmente da epoca do Macartismo. O refluxo da direita, este "inverno" citado por Haddad era inevitável e ja foi tentado antes com Collor mas naquela epoca ainda estava muito fresca na memoria o fiasco da ditadura militar, o Malufismo.
Apoiamos o Lula para tirar os golpistas bolsonazistas do governo, demos mais um voto de confiança de 15 meses e a equipe do PT e partidos coligados não foram suficientemente sábios e espertos para lidar com a oposição, agora formada por inimigos milicianos e evangé/costais. O apoio que o Lula 3 precisava, perdeu com a conduta de esquerda (SIC) fazendo declarações de improviso elogiando ditadores reacionários como o Maduro, Ortega e o Putin!!! ((DESVIADO P MODERAÇÃO))
Manter as relações diplomáticas (apesar de tudo...) foi o tratamento com a Argentina do reaça Milei. Com o Maduro, Ortega e Putin, foi uma farsa tentativa de esconder os crimes praticados pelos citados ditad ores, em nome de uma ideologia 'dita de esquerda' (SIC). Esta neura de defender colegas das "antiga" é uma atitude "pura teimosia burra", não apenas do Lula, mas também do Amorim. Viva a esquerda revolu cionária do Pepe Mujica, inspirada nas anotações do Che Guevara!!!
Lula não apoia Maduro, Ortega e Putin. Apenas mantém as relações diplomáticas, corretamente, o que, para a direita é anátema.
O paradoxo da liberdade religiosa, garantida na constituição, é que as religiões são por natureza uma coleção de fake news. Assim, tentar combatê-las sem promover o ateÃsmo e restringir a propaganda religiosa é obviamente inconstitucional. Por outro lado, combater fakenews mantendo a liberdade de culto é enxugar gelo. Não é a toa que o Malafaia tem assumido o protagonismo atual. Ele tem o escudo constitucional de ser um lÃder religioso.
O filho do tinhoso,chamado de Bolsonaro faz o que sempre fez na vida: destruição. Agora ele conduz os evangélicos , o Congresso e os com pouca ou nenhuma educação. O paÃs sofrerá muito ainda com este ser das profundas.
ImpossÃvel que o Haddad acredite mesmo nisso que ele fala. É completamente inverossÃmil, inclusive pelos próprios fatos. Se tudo isso que o ministro diz fosse verdade, não estarÃamos nessa crise institucional, polÃtica e financeira do Estado, cujo maior responsável é o próprio governo. E o futuro próximo irá demonstrar que Luiz Inácio e seu grupo polÃtico não têm a mÃnima condição de administrar o paÃs, pois não evoluiu de ideias arcaicas e ultrapassadas de administração pública.
Olá terra plana, você reza pra pneu e pede golpe e ditadura com o Bozo no poder, é ??KK A Estrema direita é estúpida. A Extrema direita é inimiga da democracia. A Ditadura foi corrupta, jogou o Brasil na mão do FMI, o qual cobrando juros abusivos e sugando o PIB por várias décadas. Foi o Lula que tirou o Brasil da mão do FMI. A ditadura torturou, matou e sumiu com mais de 400 corpos, os quais nunca foram encontrados. Rubens Paiva nunca teve os seu corpo encontrado.
É a direita que tem que lidar com esse desgoverno de extremÃssima esquerda, amigos dos ditadores, elogiado pelo ha mas, populista e que agora quer governar com o ésseteéfe, desprezando o parlamento.
Sr. antonia, o PT não é de esquerda, mas de centro-esquerda. Esquerda são os que lutam contra o capitalismo por reconhecer que este é incompatÃvel com a democracia. O PT é um partido de conciliação de classes.
Bateu forte na turma do palhaço macabro a entrevista do Fernando. Reagiram em peso abaixo porque o temem. A mim causa admiração a preocupação em responder essa turma. Admiro aqueles que ainda se dão ao trabalho de responder comentário como esse acima. Como bem disse o Marcos Nogueira na coluna de ontem, o ofÃcio do Bolsonarismo é disseminar ódio, confusão e pânico. Bom inverno a todos, não será fácil.
E preferiram Dória. E preferiram Bolsonaro. E preferiram TarcÃsio "Bibi" de Freitas. Assim não dá (FHC).
A extrema-direita no mundo inteiro usa as mÃdias para disseminar o ódio contra o outro lado, usando informações falsas que provocam medo à s pessoas. E pessoas com medo abraçam qualquer tentativa de socorro, mesmo que seja algo insensato como amarrar uma âncora no pescoço na hora de pular na água.
1. Problema grande de Lula é também a extrema esquerda, categoria que os jornalistas brasileiros desconhecem. 2. Estão ensinando errado ao presidente sobre engajamento, que só funciona se for orgânico, não só pago. Lula não olha nos olhos do eleitor de rede, como fazia Bolsonaro nas lives. 3. Lula e o PT também espalham fake news. 4. O totalitarismo de esquerda matou mais do que a da direita no mundo, 100 milhões estimados. 5. Lula já tentou usar usar Deus em palanque e vem tentando.
Ninguém assassinou mais que o capitalismo, que vem desde o escravismo.
O Haddad tem que discursar mais...tomar a frente. Lula não está sabendo lidar com as alianças feitas está sendo dominado....nem conseguindo combater essa nova versao evangélica importada dos USA. E agora???? Como mudar um discurso de palanque .....antigo construtivo .....para o discurso de porta de buteco, de churrasco de fim de semana com teor de torcida de time de futebol.
Grande Haddad. Espero que herde capital polÃtico do Lula e seja o o cara a enfrentar os horrores polÃticos que aguardam na esquina. Cara sério, sensato e trabalhador.
Foi a melhor do que a do português! Parabéns!
O grande problema atual do Brasil é o Lula não querer, e até trabalhar contra, a mobilização popular nas ruas. Assim crescem as fakes, cresce o Lira, cresce o Pacheco e decresce a democracia. Este povo todo, da extrema à centro-direita só temem uma coisa: mobilização popular. Pena que o Lula também teme.
Não só os polÃticos. As forças armadas e os que têm o poder econômico também têm medo. Daà veio 64. O povo que eles aceitam na rua são os cordeiros de Mala Falha.
PolÃtico só tem medo de uma coisa, povo nas ruas.
A extrema direita não dialogo. É uma falácia acreditar em pacificação com que sobrevive pelo confronto.
Ao contrário
Está pleno de razão. E digo mais, Lula pouco tem contribuÃdo com o combate à s fakenews e a prepotência dos presidentes da câmara e do senado, pois não mobiliza e até pede a desmobilização dos apoiadores, como ocorreu no dia recentemente. Se o governo pretende combater eficazmente as fakenews, tem que mobilizar a sua base.
Minha mãe do céu. Tive que alterar o texto porque havia uma palavra nele que sofreu censura. Tive que trocar a data do aniversário do golpe por “recentemente” e o texto passou na censura. Isto diz muito sofre a censura da Folha.
O único jeito de lidar com a extrema direita é alugar uma mansão chique e convidá-los pra uma festinha regada de sexo, drogas e músicas de louvor, trancar todo mundo e tacar fogo no imóvel..
Certissimo. não ha chance de dialogo com quer apenas destruir
Seu ódio pela vida é tanto assim, música de louvor com drogas? Escreva coisas sérias, ideias, se tiver que escrever bobagens, é melhor ficar quieto.
O único jeito de lidar com a extrema direita é alugar uma mansão chique e convidá-los pra uma festinha regada de sexo, drogas e músicas de louvor, trancar todo mundo e tacar fogo no imóvel, queima eles jesus!!!!! Kkkkkk
Mas o q mais grita na entrevista é o tema economia. Silencio total. Sera porque?
Você não conseguiu perceber que o tema da matéria não era economia ?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Governo tem que aprender a lidar com a extrema direita, pois será um longo inverno, diz Haddad em autocrítica Voltar
Comente este texto