Mercado > Cenário futuro da Previdência piora com envelhecimento da população e valorização do salário mínimo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Alípio Dias dos Santos Correia

    A campanha contra os aposentados continua... Enquanto o Estado Brasileiro for instrumento das elites econômicas e corrupto, até a alma, as contas do INSS jamais irão fechar.

    Responda
  2. Matheus Lourenço

    Antes de atacar a política do SM, a Folha deveria ter seriedade maior e colocar dois problemas muito mais urgentes sobre a questão: a atuação deletéria, absurda e irresponsável do Congresso Nacional sobre a questão e o sistema de "aposentadoria" dos militares.

    Responda
  3. Antônio Augusto Soares

    Se entendi, em 2060 o ponto de equilíbrio receita / gastos estará rompido. Então o governo terá 37 anos para se planejar. Sim ples assim.

    Responda
  4. Evandro Loes

    A previdência é fundamental para a segurança futura da própria sociedade. O governo precisa combater fraudes, que se se viu serem muitas, além de ajustar as contribuições. É evidente que os beneficiários tem que poupar mais. É para o bem de todos.

    Responda
  5. Jairo Marçal

    Sob um verniz técnico, o artigo dá a sua contribuição maliciosa a um sistema bem ordenado que serve apenas ao egoísmo privado e que não tem qualquer compromisso com a justiça social e, portanto, com a democracia. Lamentável.

    Responda
  6. adailza araujo guedes

    Me engana que eu gosto

    Responda
  7. José Fernando Marques

    A saída é acabar com os pobres? Não façam isso.

    Responda
  8. José Fernando Marques

    Que os políticos e economistas sejam criativos e encontrem saídas que não pesem ainda mais sobre os trabalhadores, principalmente os pobres. Do contrário quem sabe seja melhor aceitar a "Modesta Proposta" do irlandês Swift que, no século XVIII, sugeriu que, para acabar com a pobreza e a fome em seu país, o caminho era acabar com os famintos. A começar pelos bebês, que poderiam ser bom repasto para famílias ricas dispensando, com isso, seus pobres pais de alimentá-las. O que acham?

    Responda
  9. Washington Santos

    É uma pena que seja visto como despesa. Assim se tem a impressão que o ganho de expectativa de vida é ruim. Como a gente conseguiu chegar numa percepção dessas?

    Responda
  10. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    O Congresso desonera a folha de pagamento de um monte de atividades e no fim de tudo o aposentado que sempre contribuiu paga a conta. Gente que nunca contribuiu acaba se beneficiando da Previdência.

    Responda
  11. Raymundo de Lima Lima

    Faltou citar a comemoração da assessora d Paulo Guedes, economista cínica, q comemorou a chegada d Covid-19, previsto para diminuir o número d velhos Vivos, e assim resultara na saúde d Previdência Social. Se duvida, busque aqui na Folha, maio d 2020, q vai encontrar a Solução Final d tal assessora.

    Responda
  12. ADILSON RIBEIRO

    A única fórmula que que não foi analisada é a seguinte: Crescimento econômico x aumento no mercado formal de trabalho com mais trabalhadores contribuindo. Mas isso não interessa porque o foco mesmo são as críticas ao aumento do salário mínimo, e das novas aposentadorias. O Brasil dependendo da classe política e do grande empresariado será sempre uma republiqueta das bananas.

    Responda
  13. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    O Sr. Michel Temer juntamente com o Senhor Rodrigo Maia, com o apoio e até com a pressão do setor capitalista, mudaram as regras previdenciárias e trabalhistas, cortando por exemplo, a pensão por morte, atingindo apenas as viúvas pobres, pois viúva de rico não necessita de previdência. Raridade hoje é contratar alguém com carteira assinada. Diarista recolhe para a previdência?

    Responda
  14. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Jornalistas que escrevem sobre previdência, são ingênuos, de má fé ou mal informados. A previdência em si não é tão deficitária assim. O problema é que o que pagamos é utilizado em gastos que não seriam nossos e que nos são prejudiciais. Se querem credibilidade, pesquisem e escrevam da maneira correta.

    Responda
  15. Eliane Ferreira da Silva

    Eu estaria mais preocupada com os aumentos abusivos de salários do alto funcionalismo público, com a desinformação, com os baixos salários da maioria da população e que são pagos como autônomos, as antigas retiradas de valores do FGTS para pagamento de arrombos fiscais e afins. O capitalismo faz isso com a população, mata. Só se safam dessa os estatutários.

    Responda
  16. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Desonera. Aí melhora.

    Responda
  17. fabio santos

    Quando se fala Previdência em estado futuro de piora, no ano de 2019, vi na TV fechada e aberta os jornalistas comentarista dizer que com a aprovação da reforma em 2019, o Brasil atrairia investimentos do mundo e a economia iria crescer. Agora é preciso outra reforma da previdência. Pra mim o que amarra o país é o dinheiro que é destinado pra pagar juros e amortização da dívida.Só em 2023, foram 5,2 bilhões reais por dia pra dívida Achei essa informação no site.

    Responda
  18. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Tive uma ideia: Vamos mandar todas as pessoas com mais de 55 anos para outros países. A começar pelos jornalistas deste jornal e da globonews. Vamos reduzir o salário mínimo para o mínimo possível, tipo 500 conto. Vamos criar a PEC da Eutanásia. Vamos diminuir o tempo para os juízes se aposentarem, tipo uns 40 anos... de idade. Para eles poderem curtir né. Vamos aumentar as pensões vitalícias das filhas e viúvas de militares para... uns R$40 mil reais, claro, acrescidas do Quinquênio do Pacheco.

    Responda
  19. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Vamos dar + verbas de gabinete e de emendas para deputados e senadores, dobrar o salário de todo o funcionalismo. Vamos isentar todas as empresas, igrejas evangélicas e prefeituras de pagarem impostos com desoneração. Vamos dar muita verba de publicidade para este jornal aqui, o Centrão das Mídias (globos) e a TV do Pastor. Vamos multiplicar o preço dos remédios 10x. Pronto está equacionado o problema da Previdência, logo vai ser tanta pobreza e doente sem remédio q aposentado querer Eutanásia.

    Responda
  20. Gerson Maia de Carvalho

    Trabalho diariamente atendendo e fazendo planejamento previdenciário, pessoas que antes da reforma que entrou em vigor 13/11/19, que aposentavam em média aos 55 anos, agora a grande maioria vão aposentar aos 65 anos, e para completar com valor bem menor, e a falha em campanha para nova reforma, claro com único objetivo de manter a desoneração da folha de pagamento. Os Militares continuam aposentando aos 50 anos e levando o valor do último conta cheque.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Pior é que muita gente que se ferrou com esta reforma, ainda não entendeu que quem a aprovou, o Frankenstein das motociatas que desgovernou o país por 4 anos, é o mesmo q entupiu o governo de mais militares com salários exorbitantes e deu mais direitos para eles. Realmente a conta não fecha mesmo, e a aposentadoria é que se tornou um "mito" para muitos destes que ainda acreditam nele. Vai Boi!!!

    2. Carlos Amorim

      Vai piorar. Basta olhar a demografia e entender que um mundo de gente que recebe é receberá, por exemplo o BCP, nunca contribuíram.

  21. Pedro Albuquerque Neto

    Desonestidade estampar q a situação da Previdência piora c/ a elevação do SM. O aumento é uma merreca de % acima da inflação. O q piora são as desonerações dos 17 setores defendidas pela grande mídia e empresários, a sonegação q diminui o repasse p/ a prev. São as aposentadorias integrais de privilegiados. O pouco dinheiro nas mãos dos pobres circula todo na economia. O muito dinheiro nas mãos de poucos, a maior parte vai p/ a especulação financeira.

    Responda
  22. Antonio Calmon

    O futuro da Previdência piorou muito com a desoneração para 20 grupelhos.

    Responda
  23. Landson Abercrombie

    A folha ja deu, né?

    Responda
  24. Daniel Paulo Rizzo de Souza

    A Folha não leva em conta que, após a "reforma" de 2019 , pessoas hoje na casa dos 30/40 anos não conseguirão se aposentar. Haja malabarismo para dizer, em outras palavras, que os pobres não têm a menor importância. Afinal de contas, pobres não são anunciantes.

    Responda
  25. Rubens Ventura

    Quando se vê políticos do Congresso tirando renda do INSS, dando benesses a Nata do serviço público, prefeituras descontando 14% de seus aposentados, se vê que políticos pouco se preocupam com eleitores.

    Responda
  26. Dercio Behm

    Enquanto o congresso e governo não criarem condições para colocar todo sistema de previdência sob o mesmo teto, publico e privado, limitando aposentadorias a um teto limitado, ex.: 10 salários mínimos, e direcionando o valor de quem recebe mais para previdência privada, jamais será possível equalizar as receitas e despesas.Falta articulação

    Responda
  27. Ricardo Andrade

    Em reportagem sobre um filme agora mesmo na folha, lê-se: distopia que mata idosos. Filme “Plano 75” questiona nosso futuro. Alguém pode desejar a morte de idosos para melhorar as contas da previdência? Enquanto isso, empresas de comunicação são beneficiadas com a desoneração das folhas de pagamento. A Folha nos desumaniza.

    Responda
    1. Rubens Ventura

      Politicos em nosso Congresso se preocupam com quem os patrocina e dão uma banana aos que os elegem.

  28. José Augusto Seixas Júnior

    Qual é o impacto dos vencimentos dos membros da magistratura, do ministério público e dos militares na previdência? Coitado dos pobres aposentados da iniciativa privada.

    Responda
  29. Cristiano Kock Vitta

    Em que Frias jornalistas se meteram!

    Responda
  30. David José Ferreira Júnior

    De fato a questão previdenciária merece atenção e cuidado. A equação é sempre negativa sobretudo porque elegemos uns incompetentes sem-noção de nada. Aí gastam dinheiro e atenção em bobagens, e cuidar dos interesses do cidadão, que é bom. Nada!

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Perdeu. Para de escrever besteira bolsominion

  31. Ricardo Achilles

    Eu vejo a imprensa defender a desoneração dos "17 setores que mais empregam". Pode isso Arnaldo?

    Responda
  32. Elias Estevam da Ribeiro

    Com um congresso irresponsável,que só tem um objetivo: emparedar o executivo, fica difícil equilibrar as contas. Dando desoneração a tantas atividades, como será possível no futuro pagar aposentadoria a quem não contribuiu? Vai sobrar para aqueles que cumpriram com suas obrigações. Espero que não saia do meu bolso.

    Responda
    1. rosana gaio

      Do meu bolso esta saindo. Contribui 34 anos. E hj vejo que logo estarei recebendo o valor de quem nunca contribuiu. Desanimador.

  33. Roger Hoefel

    parece coluna do he l io s: pet dos Â… fr

    Responda
  34. Breno Heleno

    Servidores públicos nao tem reajuste pelo INPC, ate o judiciario federa pro qual passei nao consegue acompanhar a inflação. Quem se aposentava por invalidez passava logo a ativa e ainda hoje dependendo de ter desconto no Irpf mesmo com 60% mais tambem passa.

    Responda
    1. Breno Heleno

      Ta dando Inpc vs recomposição 100% pra 53% e aí entra td mundo j federal, analistas e tec.

  35. Roger Hoefel

    fsp: pure reaça

    Responda
  36. Roger Hoefel

    and the quality of life? f r i. a. sss facis mm

    Responda
  37. Cristiano Kock Vitta

    Só tenho vontade de chorar.

    Responda
    1. Cristiano Kock Vitta

      Idiana Tomazelli Escreve sobre economia. Na Folha desde 2021, já trabalhou na cobertura econômica da AE. ***** Didi, tenho observações: Você não tem culpa de assumir a defesa do chefe deliberadamente. Questão de sobrevivência. Mas enfatizar a opinião de hipercapitalistas é triste. Espero que sua consciência desperte. Usar verbo ao final declaração não é interessante.

  38. Humberto Santos

    Ironias à parte, tenho sugestões melhores: eutanásia (ao invés de aposentadoria) e/ou pandemia (à Bolsonaro).

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Num dá ideia!

  39. Marcelo Silva

    Esse MEI é o fim da picada! Cria um grupo de privilegiados que paga quase nada de imposto em comparação ao restante da sociedade!

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Podes me dizer qual é a graça? Ou spray de pimenta nos olhos dos outros não arde?

    2. Humberto Santos

      Kkkkk

  40. Cristiano Kock Vitta

    O jornalismo está numa sinuca de bico. Ou atende as demandas do chefe de redação ou fica marginalizado. Não dá para culpar repórter. Se defender o povo - o INSS é uma instituição para garantir um pouco de justiça social - , o colaborador do jornal passa a equilibrar-se num mercado de monstros. Se fazer o que o patrão manda, a consciência grita. Haja terapia. Pior para os pobres, aposentados e pensionistas: o conformismo se afigura como único alívio desta jornada ingrata.

    Responda
  41. Enir Antonio Carradore

    Tá todo mundo ficando novo ao meu redor.

    Responda
  42. Alexandre da Rosa Pellizzon

    INSS não é privado. È pra assistir a população na velhice ou na doença. Não tem que ter lucro. Os déficits tem que ser pagos pelo governo. Até porque a imprensa é mentirosa ao dizer que no serviço público por exemplo, o governo recollhe a parte como empregador. Isso só no funpresp.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Oras, o governo passou 60 anos pegando o recolhimento do setor privado e "investindo" em salários e aposentadorias melhores do setores públicos, obras superfaturadas, estatais falidas e por aí vai. Não pagar o "patronal", não é quase nada, pq o que foi pago pelo setor produtivo, virou pó.

    2. MARCELO DAWALIBI

      Exatamente. E a Folha chama o valor que deveria compor a contribuição patronal do Estado de “rombo nas contas publicas”. Mente para o leitor.

    3. Marcelo Silva

      Os governos dos três entes federativos sonegam a parte patronal da contribuição previdenciária na maior cara dura! Uma vergonha!

  43. Antonio Pimentel Pereira

    Imagina aí, o auxílio alimentação dos servidores federais passará pra mil reais, não incide inss, pra não ampliar o salário, o governo recorreu a essa jabuticaba. Do outro lado o congresso diminuiu a contribuição do inss de vinte por cento pra onze das prefeituras, bom pra aumentar o empreguismo, o stf aceitou as cooperativas terceirizarem servidores públicos, coisa nascida na fábrica de coisas erradas do brasil, o rio de janeiro, resultado, todos o tres itens ampliam o deficit da previdencia.

    Responda
    1. rosana gaio

      O servidor ativo terá seu vale. O aposentado estatutario esta com 42% de perdas desde governo Temer. E pagou tudo certinho. Desanimador.

  44. José Augusto Seixas Júnior

    E ainda querem aprovar Pec para incrementar com quinquênios os salários dos juízes que já ganham uma fortuna. Não é o valor da aposentadoria do trabalhador comum que compromete as contas públicas e sim os altos salários pagos aos membros do judiciário e legislativo.

    Responda
  45. Emilio Bazzani

    Mortes começando a superar nascimentos. População ativa reduzindo. População envelhecendo. Faça uma poupança e prepare-se. A Previdencia vai falir!!

    Responda
  46. MARIA CLAUDIA CAMPOY

    Mesma palhaçada de sempre: a Folha empurrando para os mais pobres. Onde está a reforma dos militares? Ficou no esquema " na volta a gente compra".

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Militares e judiciário são uma casta de privilegiados descarados nesse Brasil!

  47. João Leite Leite

    É uma covardia a opinião desses economistas. Culpar o salario mínio e o envelhecimento é um disparate. Eles precisam criar coragem e dizer ao povo onde está o bueiro que jorra dinheiro grosso ao bolso dos poderosos sem contar o que desviam por fora. Os idosos pagaram para se aposentar, e o salario mínimo está muito abaixo do valor legal. Anão ser aqueles que eles se aposentaram sem nunca ter contribuído, e são muitos. Hoje os trabalhadores pagam caro pelas ideias da esquerda comunista.

    Responda
  48. neli faria

    Na minha infância se dizia que o Brasil era o País do Futuro: graças aos Oportunistas,o futuro virou presente que virou passado e o Brasil continua na mesma pobreza do início dos anos1960. Sem:saneamento e Educação.E com o princípio constitucional implícito: o Brasil existe apenas para Sustentar Políticos, apaniguados e poderosos.Resquício do século dezenove! Não é uma Nação.Jogam nas costas dos Idosos,e pobres,os problemas do Brasil. Que os Políticos gastem menos com Eles e construam uma Nação.

    Responda
    1. neli faria

      O senhor acha normal o lula ter feito copa do mundo, olimpíadas, tropas no Haiti e o Haiti sempre foi e, pelo lula, será aqui. Elite? Ele sempre foi! Quem sabe o gosto da pobreza, não iria fazer o que ele faz: torrar dinheiro público nos eventos apontados, c propagandas autopromocional para iludir o bovino vermelho . Votei, em vinte e dois, para lula, mas, não deletei meu senso crítico e memória.

    2. neli faria

      Senhor Paulo! Eleito pelo povo? Com certeza, mas, esqueceu que o Povo não é Educado? Tanto que existem bovinos,amarelos ou vermelhos, por político. Ou o senhor acha normal gente que tem título de doutor não saber que político é para ser cobrado e não idolatrado? Isso o que é? Falta de pensar, não saber pensar . Fácil jogar nas costas alheias, ricos, quando os políticos nada fazem. O lula está no poder há quase dezessete anos: e o Brasil continua o mesmo. Autocrítica para o bovino vermelho.

    3. Paulo Sarmanho

      Nadica de nada sobre a concentração de renda, sonegação, as castas, a sangria de dinheiro público que são as forças armadas e o judiciário...? Péssima mania de jogar nas costas apenas dos políticos as mazelas. Sei, assim é mais fácil de se eximir das responsabilidades. A maioria dos políticos brasileiros ascendem com votos do povo. Não conheço representantes políticos perfeitos de sociedades cheia de imperfeições. "Autocritica e caldo de galinha não faz mal ninguém"

  49. Valderi Silveira Pinto Júnior

    O cidadão trabalha 50 anos, contribuindo e vem a FSP dizer que essa poupança de meio século não existe e o idoso é "culpado" pelos rombos previdenciários!

    Responda
  50. Marcelo Giacomini

    Claro que as aposentadorias de militares e funcionários de alto escalão são um escândalo.

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.