Mercado > Cenário futuro da Previdência piora com envelhecimento da população e valorização do salário mínimo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
A campanha contra os aposentados continua... Enquanto o Estado Brasileiro for instrumento das elites econômicas e corrupto, até a alma, as contas do INSS jamais irão fechar.
Antes de atacar a polÃtica do SM, a Folha deveria ter seriedade maior e colocar dois problemas muito mais urgentes sobre a questão: a atuação deletéria, absurda e irresponsável do Congresso Nacional sobre a questão e o sistema de "aposentadoria" dos militares.
Se entendi, em 2060 o ponto de equilÃbrio receita / gastos estará rompido. Então o governo terá 37 anos para se planejar. Sim ples assim.
A previdência é fundamental para a segurança futura da própria sociedade. O governo precisa combater fraudes, que se se viu serem muitas, além de ajustar as contribuições. É evidente que os beneficiários tem que poupar mais. É para o bem de todos.
Sob um verniz técnico, o artigo dá a sua contribuição maliciosa a um sistema bem ordenado que serve apenas ao egoÃsmo privado e que não tem qualquer compromisso com a justiça social e, portanto, com a democracia. Lamentável.
Me engana que eu gosto
A saÃda é acabar com os pobres? Não façam isso.
Que os polÃticos e economistas sejam criativos e encontrem saÃdas que não pesem ainda mais sobre os trabalhadores, principalmente os pobres. Do contrário quem sabe seja melhor aceitar a "Modesta Proposta" do irlandês Swift que, no século XVIII, sugeriu que, para acabar com a pobreza e a fome em seu paÃs, o caminho era acabar com os famintos. A começar pelos bebês, que poderiam ser bom repasto para famÃlias ricas dispensando, com isso, seus pobres pais de alimentá-las. O que acham?
É uma pena que seja visto como despesa. Assim se tem a impressão que o ganho de expectativa de vida é ruim. Como a gente conseguiu chegar numa percepção dessas?
O Congresso desonera a folha de pagamento de um monte de atividades e no fim de tudo o aposentado que sempre contribuiu paga a conta. Gente que nunca contribuiu acaba se beneficiando da Previdência.
Faltou citar a comemoração da assessora d Paulo Guedes, economista cÃnica, q comemorou a chegada d Covid-19, previsto para diminuir o número d velhos Vivos, e assim resultara na saúde d Previdência Social. Se duvida, busque aqui na Folha, maio d 2020, q vai encontrar a Solução Final d tal assessora.
A única fórmula que que não foi analisada é a seguinte: Crescimento econômico x aumento no mercado formal de trabalho com mais trabalhadores contribuindo. Mas isso não interessa porque o foco mesmo são as crÃticas ao aumento do salário mÃnimo, e das novas aposentadorias. O Brasil dependendo da classe polÃtica e do grande empresariado será sempre uma republiqueta das bananas.
O Sr. Michel Temer juntamente com o Senhor Rodrigo Maia, com o apoio e até com a pressão do setor capitalista, mudaram as regras previdenciárias e trabalhistas, cortando por exemplo, a pensão por morte, atingindo apenas as viúvas pobres, pois viúva de rico não necessita de previdência. Raridade hoje é contratar alguém com carteira assinada. Diarista recolhe para a previdência?
Jornalistas que escrevem sobre previdência, são ingênuos, de má fé ou mal informados. A previdência em si não é tão deficitária assim. O problema é que o que pagamos é utilizado em gastos que não seriam nossos e que nos são prejudiciais. Se querem credibilidade, pesquisem e escrevam da maneira correta.
Eu estaria mais preocupada com os aumentos abusivos de salários do alto funcionalismo público, com a desinformação, com os baixos salários da maioria da população e que são pagos como autônomos, as antigas retiradas de valores do FGTS para pagamento de arrombos fiscais e afins. O capitalismo faz isso com a população, mata. Só se safam dessa os estatutários.
Desonera. AÃ melhora.
Quando se fala Previdência em estado futuro de piora, no ano de 2019, vi na TV fechada e aberta os jornalistas comentarista dizer que com a aprovação da reforma em 2019, o Brasil atrairia investimentos do mundo e a economia iria crescer. Agora é preciso outra reforma da previdência. Pra mim o que amarra o paÃs é o dinheiro que é destinado pra pagar juros e amortização da dÃvida.Só em 2023, foram 5,2 bilhões reais por dia pra dÃvida Achei essa informação no site.
Tive uma ideia: Vamos mandar todas as pessoas com mais de 55 anos para outros paÃses. A começar pelos jornalistas deste jornal e da globonews. Vamos reduzir o salário mÃnimo para o mÃnimo possÃvel, tipo 500 conto. Vamos criar a PEC da Eutanásia. Vamos diminuir o tempo para os juÃzes se aposentarem, tipo uns 40 anos... de idade. Para eles poderem curtir né. Vamos aumentar as pensões vitalÃcias das filhas e viúvas de militares para... uns R$40 mil reais, claro, acrescidas do Quinquênio do Pacheco.
Vamos dar + verbas de gabinete e de emendas para deputados e senadores, dobrar o salário de todo o funcionalismo. Vamos isentar todas as empresas, igrejas evangélicas e prefeituras de pagarem impostos com desoneração. Vamos dar muita verba de publicidade para este jornal aqui, o Centrão das MÃdias (globos) e a TV do Pastor. Vamos multiplicar o preço dos remédios 10x. Pronto está equacionado o problema da Previdência, logo vai ser tanta pobreza e doente sem remédio q aposentado querer Eutanásia.
Trabalho diariamente atendendo e fazendo planejamento previdenciário, pessoas que antes da reforma que entrou em vigor 13/11/19, que aposentavam em média aos 55 anos, agora a grande maioria vão aposentar aos 65 anos, e para completar com valor bem menor, e a falha em campanha para nova reforma, claro com único objetivo de manter a desoneração da folha de pagamento. Os Militares continuam aposentando aos 50 anos e levando o valor do último conta cheque.
Pior é que muita gente que se ferrou com esta reforma, ainda não entendeu que quem a aprovou, o Frankenstein das motociatas que desgovernou o paÃs por 4 anos, é o mesmo q entupiu o governo de mais militares com salários exorbitantes e deu mais direitos para eles. Realmente a conta não fecha mesmo, e a aposentadoria é que se tornou um "mito" para muitos destes que ainda acreditam nele. Vai Boi!!!
Vai piorar. Basta olhar a demografia e entender que um mundo de gente que recebe é receberá, por exemplo o BCP, nunca contribuÃram.
Desonestidade estampar q a situação da Previdência piora c/ a elevação do SM. O aumento é uma merreca de % acima da inflação. O q piora são as desonerações dos 17 setores defendidas pela grande mÃdia e empresários, a sonegação q diminui o repasse p/ a prev. São as aposentadorias integrais de privilegiados. O pouco dinheiro nas mãos dos pobres circula todo na economia. O muito dinheiro nas mãos de poucos, a maior parte vai p/ a especulação financeira.
O futuro da Previdência piorou muito com a desoneração para 20 grupelhos.
A folha ja deu, né?
A Folha não leva em conta que, após a "reforma" de 2019 , pessoas hoje na casa dos 30/40 anos não conseguirão se aposentar. Haja malabarismo para dizer, em outras palavras, que os pobres não têm a menor importância. Afinal de contas, pobres não são anunciantes.
Quando se vê polÃticos do Congresso tirando renda do INSS, dando benesses a Nata do serviço público, prefeituras descontando 14% de seus aposentados, se vê que polÃticos pouco se preocupam com eleitores.
Enquanto o congresso e governo não criarem condições para colocar todo sistema de previdência sob o mesmo teto, publico e privado, limitando aposentadorias a um teto limitado, ex.: 10 salários mÃnimos, e direcionando o valor de quem recebe mais para previdência privada, jamais será possÃvel equalizar as receitas e despesas.Falta articulação
Em reportagem sobre um filme agora mesmo na folha, lê-se: distopia que mata idosos. Filme “Plano 75” questiona nosso futuro. Alguém pode desejar a morte de idosos para melhorar as contas da previdência? Enquanto isso, empresas de comunicação são beneficiadas com a desoneração das folhas de pagamento. A Folha nos desumaniza.
Politicos em nosso Congresso se preocupam com quem os patrocina e dão uma banana aos que os elegem.
Qual é o impacto dos vencimentos dos membros da magistratura, do ministério público e dos militares na previdência? Coitado dos pobres aposentados da iniciativa privada.
Em que Frias jornalistas se meteram!
De fato a questão previdenciária merece atenção e cuidado. A equação é sempre negativa sobretudo porque elegemos uns incompetentes sem-noção de nada. Aà gastam dinheiro e atenção em bobagens, e cuidar dos interesses do cidadão, que é bom. Nada!
Perdeu. Para de escrever besteira bolsominion
Eu vejo a imprensa defender a desoneração dos "17 setores que mais empregam". Pode isso Arnaldo?
Com um congresso irresponsável,que só tem um objetivo: emparedar o executivo, fica difÃcil equilibrar as contas. Dando desoneração a tantas atividades, como será possÃvel no futuro pagar aposentadoria a quem não contribuiu? Vai sobrar para aqueles que cumpriram com suas obrigações. Espero que não saia do meu bolso.
Do meu bolso esta saindo. Contribui 34 anos. E hj vejo que logo estarei recebendo o valor de quem nunca contribuiu. Desanimador.
parece coluna do he l io s: pet dos Â… fr
Servidores públicos nao tem reajuste pelo INPC, ate o judiciario federa pro qual passei nao consegue acompanhar a inflação. Quem se aposentava por invalidez passava logo a ativa e ainda hoje dependendo de ter desconto no Irpf mesmo com 60% mais tambem passa.
Ta dando Inpc vs recomposição 100% pra 53% e aà entra td mundo j federal, analistas e tec.
fsp: pure reaça
and the quality of life? f r i. a. sss facis mm
Só tenho vontade de chorar.
Idiana Tomazelli Escreve sobre economia. Na Folha desde 2021, já trabalhou na cobertura econômica da AE. ***** Didi, tenho observações: Você não tem culpa de assumir a defesa do chefe deliberadamente. Questão de sobrevivência. Mas enfatizar a opinião de hipercapitalistas é triste. Espero que sua consciência desperte. Usar verbo ao final declaração não é interessante.
Ironias à parte, tenho sugestões melhores: eutanásia (ao invés de aposentadoria) e/ou pandemia (à Bolsonaro).
Num dá ideia!
Esse MEI é o fim da picada! Cria um grupo de privilegiados que paga quase nada de imposto em comparação ao restante da sociedade!
Podes me dizer qual é a graça? Ou spray de pimenta nos olhos dos outros não arde?
Kkkkk
O jornalismo está numa sinuca de bico. Ou atende as demandas do chefe de redação ou fica marginalizado. Não dá para culpar repórter. Se defender o povo - o INSS é uma instituição para garantir um pouco de justiça social - , o colaborador do jornal passa a equilibrar-se num mercado de monstros. Se fazer o que o patrão manda, a consciência grita. Haja terapia. Pior para os pobres, aposentados e pensionistas: o conformismo se afigura como único alÃvio desta jornada ingrata.
Tá todo mundo ficando novo ao meu redor.
INSS não é privado. È pra assistir a população na velhice ou na doença. Não tem que ter lucro. Os déficits tem que ser pagos pelo governo. Até porque a imprensa é mentirosa ao dizer que no serviço público por exemplo, o governo recollhe a parte como empregador. Isso só no funpresp.
Oras, o governo passou 60 anos pegando o recolhimento do setor privado e "investindo" em salários e aposentadorias melhores do setores públicos, obras superfaturadas, estatais falidas e por aà vai. Não pagar o "patronal", não é quase nada, pq o que foi pago pelo setor produtivo, virou pó.
Exatamente. E a Folha chama o valor que deveria compor a contribuição patronal do Estado de “rombo nas contas publicas”. Mente para o leitor.
Os governos dos três entes federativos sonegam a parte patronal da contribuição previdenciária na maior cara dura! Uma vergonha!
Imagina aÃ, o auxÃlio alimentação dos servidores federais passará pra mil reais, não incide inss, pra não ampliar o salário, o governo recorreu a essa jabuticaba. Do outro lado o congresso diminuiu a contribuição do inss de vinte por cento pra onze das prefeituras, bom pra aumentar o empreguismo, o stf aceitou as cooperativas terceirizarem servidores públicos, coisa nascida na fábrica de coisas erradas do brasil, o rio de janeiro, resultado, todos o tres itens ampliam o deficit da previdencia.
O servidor ativo terá seu vale. O aposentado estatutario esta com 42% de perdas desde governo Temer. E pagou tudo certinho. Desanimador.
E ainda querem aprovar Pec para incrementar com quinquênios os salários dos juÃzes que já ganham uma fortuna. Não é o valor da aposentadoria do trabalhador comum que compromete as contas públicas e sim os altos salários pagos aos membros do judiciário e legislativo.
Mortes começando a superar nascimentos. População ativa reduzindo. População envelhecendo. Faça uma poupança e prepare-se. A Previdencia vai falir!!
Mesma palhaçada de sempre: a Folha empurrando para os mais pobres. Onde está a reforma dos militares? Ficou no esquema " na volta a gente compra".
Militares e judiciário são uma casta de privilegiados descarados nesse Brasil!
É uma covardia a opinião desses economistas. Culpar o salario mÃnio e o envelhecimento é um disparate. Eles precisam criar coragem e dizer ao povo onde está o bueiro que jorra dinheiro grosso ao bolso dos poderosos sem contar o que desviam por fora. Os idosos pagaram para se aposentar, e o salario mÃnimo está muito abaixo do valor legal. Anão ser aqueles que eles se aposentaram sem nunca ter contribuÃdo, e são muitos. Hoje os trabalhadores pagam caro pelas ideias da esquerda comunista.
Na minha infância se dizia que o Brasil era o PaÃs do Futuro: graças aos Oportunistas,o futuro virou presente que virou passado e o Brasil continua na mesma pobreza do inÃcio dos anos1960. Sem:saneamento e Educação.E com o princÃpio constitucional implÃcito: o Brasil existe apenas para Sustentar PolÃticos, apaniguados e poderosos.ResquÃcio do século dezenove! Não é uma Nação.Jogam nas costas dos Idosos,e pobres,os problemas do Brasil. Que os PolÃticos gastem menos com Eles e construam uma Nação.
O senhor acha normal o lula ter feito copa do mundo, olimpÃadas, tropas no Haiti e o Haiti sempre foi e, pelo lula, será aqui. Elite? Ele sempre foi! Quem sabe o gosto da pobreza, não iria fazer o que ele faz: torrar dinheiro público nos eventos apontados, c propagandas autopromocional para iludir o bovino vermelho . Votei, em vinte e dois, para lula, mas, não deletei meu senso crÃtico e memória.
Senhor Paulo! Eleito pelo povo? Com certeza, mas, esqueceu que o Povo não é Educado? Tanto que existem bovinos,amarelos ou vermelhos, por polÃtico. Ou o senhor acha normal gente que tem tÃtulo de doutor não saber que polÃtico é para ser cobrado e não idolatrado? Isso o que é? Falta de pensar, não saber pensar . Fácil jogar nas costas alheias, ricos, quando os polÃticos nada fazem. O lula está no poder há quase dezessete anos: e o Brasil continua o mesmo. AutocrÃtica para o bovino vermelho.
Nadica de nada sobre a concentração de renda, sonegação, as castas, a sangria de dinheiro público que são as forças armadas e o judiciário...? Péssima mania de jogar nas costas apenas dos polÃticos as mazelas. Sei, assim é mais fácil de se eximir das responsabilidades. A maioria dos polÃticos brasileiros ascendem com votos do povo. Não conheço representantes polÃticos perfeitos de sociedades cheia de imperfeições. "Autocritica e caldo de galinha não faz mal ninguém"
O cidadão trabalha 50 anos, contribuindo e vem a FSP dizer que essa poupança de meio século não existe e o idoso é "culpado" pelos rombos previdenciários!
Claro que as aposentadorias de militares e funcionários de alto escalão são um escândalo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Cenário futuro da Previdência piora com envelhecimento da população e valorização do salário mínimo Voltar
Comente este texto