Ross Douthat > Esquerda, sem consolo em Deus ou na história, está cada vez mais infeliz Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Puxa vida. Eu pensava que era uma pessoa feliz, apesar de navegar mais pela esquerda. Estou demolido . Como farei para voltar a ser feliz ? No Brasil, se tiver que ser bolsonarista para recuperar a felicidade, estou fora. Prefiro me manter triste ...
Calma Darci, vc não precisa ser Bolsonarista pra ser de Direita, da mesma forma que não precisa ser Petista pra ser de esquerda.
Cada besteira que é publicada. Realmente vivemos pleno momento de esgotamento estético.
Pessoas bem informadas, em qualquer lugar do espectro polÃtico onde estejam, não se permitem mais consolos como o da existência de Deus ou de um destino pré-traçado (e positivo) para a História. Se isso as deixa menos ou mais felizes, é algo a discutir - as supostas evidências trazidas pelo articulista são frágeis. Aliás, os colunistas americanos, aqui e no concorrente, parecem estar escrevendo para crianças. Ou pensam que somos pueris ou os pueris são eles.
Há uma frase se não me engano de Sartre: 'só Deus poderia dar sentido às coisas. Como ele não existe, o mundo é absurdo'. Hoje as esquerdas podem dizer: 'Só a revolução comunista poderia dar sentido às coisas. Como ela se revelou uma fantasia, o mundo é absurdo.'
A direita, mais pragmática e indiferente à sorte do próximo, disse: "O mundo é absurdo e o que nos importa é ganhar dinheiro".
Uai. A esquerda tem que estar infeliz mesmo. Com uma tabela gigante de oprimidos onde se encaixar como esperar felicidade nisso.
Caro articulista . A polÃtica radical hoje em todo o mundo é feita pela extrema direita. Não sei de onde foi tirado esse infeliz conceito subjetivo da felicidade como parâmetro polÃtico da esquerda.
O estilo de vida pós moderno é reflexo das mudanças tecnológicas e de um espaço público cada vez mais inseguro. Os jovens estão mais infelizes, pois não brincam como décadas passadas. As mudanças no mundo do trabalho retiram suas expectativas quanto ao sucesso profissional num mundo cada vez mais automatizado. Enclausurados em seus quartos, sujeitos a todo tipo de influência tóxica na internet. Não encontramos o equilÃbrio. Lucro para poucos e infelicidade para muitos.
Esse colunista cita essencialmente a esquerda americana, e todo mundo sabe que o entendimento de esquerda nos EUA é o mesmo entendimento que eles têm sobre o futebol; na opinião deles, futebol de verdade é aquele que só é jogado no paÃs deles, e o que o resto do mundo considera futebol eles chamam de soccer. Pois é, e no quesito de "esquerda" eles também têm entendimento que nada tem a ver com o que se pratica no resto do mundo.
O colunista não conhece o grau de infelicidade das pessoas de extrema direita. Tem muitos inclusive com problemas mentais após a derrota eleitoral em 2022. E falo sério, conheço e sei de vários a situação.
Pois é Hercilio, mas nem sempre esses extremistas da ultradireita estão infelizes. Basta olhar a alegria estampadas em seus rostos quando estão se dirigindo para um monte de alfafa ..
Tem razão. O grau de desconexão com a realidade para alguns é grande. Com tudo o que ocorreu no 8 de janeiro e depois, ainda há quem ache que o governo atual vai cair e que o "nosso querido" vai assumir... Se essa gente é feliz, corre sérios riscos de esbarrar com a infelicidade na primeira esquina. Aà terá de tomar novas e maiores doses de ilusão para manter o estado de pseudofelicidade sem o qual não sabe mais viver. Pena imensa.
Eu prefiro encarar o caos, a descrença e um vazio existencial a canalizar uma fé no indivÃduo separado da comunidade e da natureza, buscando salvação para viver eternamente, acreditando que tem um ser supremo e todo-poderoso o livrando do mal, enquanto acredita em armas, pátria, famÃlia e outras formas de exclusão do outro, e, por fim, negando evidências cientÃficas como se faz numa seita
Esse homem se diverte atirando tomates em múmias e espantalhos. O espetáculo da moda é a guerra tribal entre identitários e fascistas.
Extrema direita está cada vez mais crente num deus fake e enganando o povo, ou melhor, enganado gado.
PT deixou de ser partido de esquerda após 2003. PT é um partido progressista, centro-direita e enfim reconhecido por suas lideranças, como José Dirceu.
O problema das generalizações. De qual esquerda ele fala? A identitária à americana? Não me recordo de, entre os autores que li sobre direita-esquerda, capitalismo-socialismo, fé-secularismo etc, se preocuparem com a felicidade. Preocupava-se com criar condições para um vida boa (diferente de uma vida feliz). Mas faz sentido ele bater nas "terapêuticas": pelo menos a psicanálise nos indica que a "busca pela felicidade" é um imperativo infantil. Douthat é um bêbe em busca da happiness!
Sempre haverá esquerda e direita (trabalho e capital), o dia que entendermos que precisamos conviver em harmonia, porque um precisa do outro, remunerando o trabalho dignamente e reconhecendo que o capital é necessário para manter o progresso, acho que teremos uma evolução, principalmente na tão necessária distribuição de renda justa.
O cinismo é um imperativo desse tipo de análise. A questão deixa de ser social e sim individual. Por trás desse discurso está o f@ para as misérias desse mundo. Vamos viver minha gente, a vida é curta, aproveita, não fica pensando não. Morreu mais um negro asfixiado com o joelho no pescoço? e da� Vida que segue...
É o tal do relaxa e goza!
Que esquerda e direita se coloquem nos devidos lugares, que são meramente topográficos. Luis XVI foi-se com a França da Revolução de 1789, mas a herança ficou mal administrada para o mundo de direitistas e esquerdistas de hoje, principalmente nos Estados Unidos da América e no Brasil. Fundem-se religião com polÃtica e politicalha, buscam o Fascismo e outras desgraças do passado e alguns trazem para o Estado a sexualidade, tirando-lhe o individualismo e os segredos. Estamos involuindo!
O capitalismo parece ter convencido os jovens, e também a maior parte dos que um dia já se engajaram, de que sua única perspectiva é almejar o sonho de se tornar um capitalista. Daà a constatação de que a luta da esquerda hoje se resume a uma redução de danos! Contudo mesmo esta não está em desacordo com o valor mais básico da esquerda que é a luta para que todos tenham acesso à riqueza produzida pela humanidade e a uma vida digna e livre.
Aliás, é o "remédio" implÃcito na ideia reformista que funda a social-democracia alemã defendida pelo próprio Marx.
A esquerda no Brasil teve um perÃodo de breve lampejo com a ressuscitação do Lula pelo STF e a Globo. Mas, como estamos percebendo, está destinada a acabar. Suas pautas clássicas ( defesa de drogas, defesa de criminosos, aborto e etc...) não ganharam corpo e não estão seguindo conforme o " plano".
Nossa! Tá falando sério? rsrs...
Esquerda está vinculado ao desejo, e à luta, de que todos tenham acesso à riqueza produzida pela humanidade. A direita prefere que cada um se vire como pode e os que não puderem que se lasquem.
Fé nos terapeutas! kkk
Bem-aventurados mesmo são os eleitores de Trump nos EUA, never mind as quantidades industriais de álcool, violência doméstica, precarização, ódio a negros, hispânicos e imigrantes. Bem-aventurados os seguidores de Malafaia, Feliciano e Edir Macedo, que acreditam na salvação por encher os bolsos do bispo. Bem-aventurados os adoradores de Musk, o portador bilionário da luz da salvação. Bem aventurados os eleitores de Bolsonaro, cheios de amor pelo próximo enquanto o Messias faz arminha com a mão.
Felicidade, Deus e esquerda?! Entendo, é um americano escrevendo. Ow Ghezuiz!
Fora de Deus ou da história, também há consolo na beleza, na arte, nos afetos, na paz e até na luta.
Esquerda americana? Ela não existe. Aqui também a muito ela sucumbiu. Restou nos a centro-direita populista como definiu generosamente José Dirceu, ela a muito nada mais é que uma direita sem escrúpulos cujos meios justificam os fins, ou seja, o poder a qualquer preço. O mundo será sempre um campo de batalha , o capitalismo exacerbado e o fundamentalismo religioso são excludentes e destrutivos. Cristianismo, marxismo são utopias para uma ,humanidade que se perdeu.
Para além da cretina afirmação direita/rica, esquerda/pobre há que se buscar filosofar melhor sobre felicidades. Vontade e preguiça parecem antagonismos mais reais: ao sair da cama pode-se iniciar uma revolução ou pegar o smartphone para ver Instagram.
Esse artigo é irrelevante para nós, brasileiros.
Muito interessante o texto, mas não entendo por que consideram os democratas americanos , pertencentes à esquerda. Após a queda do muro de Berlim os ideias da esquerda também caÃram. Parece que a disputa polÃtica é entre uma direita mais civilizada e uma extrema direita que surgiu da idade Média. Não que eu considere os democratas americanos civilizados, longe disso, basta acompanhar as guerras que eles provocam e financiam, mas defendem boas bandeiras como do movimento das chamadas minori
Sigo os que discordam que a queda do muro tenha levado junto as pautas progressistas defendidas pela esquerda. Lembrando de passagem que o PT não pode ser confundido com A esquerda...Domingo, dia de sol, o barquinho a deslizar no macio azul do mar...
O partido democrata abriga uma ala minoritária mais à esquerda. Bernie Sanders é o lÃder dessa ala.
A direita sempre será mais feliz porque é formada por gente com privilégios e dinheiro, e que por conta da sua polÃtica deseja manter o status quo a qualquer preço. Ou seja, endinheirados se mantendo endinheirados.
Só a existência do trumpismo e seu possovel retorno já colocam por terra os argumentos do autor. A extrema revolta daqueles que se baseiam em narrativas religiosas para aderir ao programa xenófobo, racista, excludente e violento de trump certamente nao estão felizes. O autor atribui "felicidade" a esperança e nao tem ninguem esperançoso no capitalismo tardio. Apenas anestesiado.
A mensagem cristã aqui e nos EUA tem conquistado mais pessoas jovens e adolecentes. Quem acompanha os cultos e encontros religiosos vê isso e ela tem um diferencial importante no tratamento psÃco e psicológico, a história da morte e ressurreição de Cristo produz o que se denomina "catarse" nessa área, minorando vários transtornos de ansiedade e depressão, verdadeiras e literais curas. Mas o noticiário gosta de coisas "negativas", quando envolve um religioso ganha maior destaque.
Tá falando daqueles que querem que todos vivam submetidos às suas crenças e valores? Evangélicos e cristãos podem estar mais consolados mas isso significa que sejam mais felizes? A juventude engajada em Deus? O que vemos mais é o seu engajamento, como sempre foi, na tentativa de se divertirem num mundo hostil e de poucas perspectivas para a maioria.
É que a soma de indivÃduos mais consolados e menos ansiosos pela fé não resulta em um bem para a coletividade toda. Ao contrário, o q vemos é a maior parte desses crentes radicalizando, acharem-se donos da verdade, pregando preconceitos e fanáticos por um lÃder miliciano, autoritário e obscurantista.
O diagnóstico para a emergência de mazelas mentais de Candice Odgers me parece mais plausÃvel do que a de Haidt. E de fato, as terapias do divã viraram os substitutos, hoje em dia, das "grandes narrativas", sejam as bÃblicas ou as da história: o gênero, a raça, a mudança climática viraram as grandes frentes de batalha da esquerda no divã.
Muito bom texto para se refletir.
Que texto ridÃculo. A Folha cada vez menor dando espaço a essa qualidade de "comentaristas".
Só taxar de ridÃculo, sem dizer porquê, parece indicar que não entendeu nada do texto.
A impressão é que o tamanho do estrago feito pelo pragmatismo (só é bom o que é útil pra mim), pelo consumismo, pela degradação ambiental, pela intolerância, pelo empreendedorismo (cada um empresário de si), pela concentração da riqueza em alguns bilionários, está nos levando a um mundo sem esperança de que podemos ser melhores. Isso é terreno fértil para o fundamentalismo religioso justificar tudo. EstarÃamos entrando em uma nova Idade Média?
O capitalismo parece ter convencido os jovens de que sua única perspectiva é almejar o sonho de se tornar um capitalista. Daà a constatação de que a luta da esquerda hoje se resume a uma redução de danos!
Desculpa Derlan, fui postar o comentário abaixo, e entrou como resposta ao seu ótimo comentário. Mas, talvez se complementem.
Foi Engels quem matou a Charada. Com a desmedida expropriação da mais valia, matando a renda do trabalhador consumidor, o Capitalismo morre. Ouvindo Engels, o Capitalismo caminha no arame. Nem mata o trabalhador, nem o deixa viver sem suas manufaturas. Precária análise de Ross
Marx, há muito digo, errou duas vezes. A primeira ao declarar a Dialética Materialista como fio condutor da trajetória humana, se rebelando contra Hegel. Hegel estás certo. Basta ver o impacto das invenções, do fogo e da roda, ao smartphone. A segunda, por motivo tolo, ao atacar e romper com Proudhon, que lutava por uma sociedade cooperativa. Em resposta aos ataques, Proudhon escreveu A Filosofia da Miséria, a que Marx, de notável formação shakespeariano, replicou com A Miséria da Filosofia.
Nem você citou, prezado Ferrante. Quem são eles?
Existem marxistas um pouco mais atuais, que falam ao século XX e XXI. Por que não cita esses? Não se amoldam aas suas premissas, né?
Eu acredito em Deus. Sou relativamente religioso. Mas, os paÃses mais felizes do mundo - os nórdicos - são irreligiosos (mesmo que o Butão seja religioso e muito feliz, mas é uma religiosidade não-dogmática). E os paÃses mais religiosos são muitas vezes mais pobres e infelizes. No Brasil também, as classes mais ricas são menos religiosas, sobrando a religiosidade pentecostal mais fervorosa ao povo mais pobre. Desculpa, mas não cola!
Nem tanto Dagmar. Outro dia Silas Malafaia ficou indignado quando uma jornalista da Globo disse que os evangélicos são a parte mais pobre e desinstruÃda da população e mencionou os EUA, dizendo ser o paÃs mais rico do mundo e protestante. As elites nos EUA são conservadoras, mas não muito religiosas, e sim, a população das cidades pequenas é mais. O protestantismo tradicional dos EUA é branco e privilegiado, ao contrário do pentecostalismo brasileiro.
A maioria dos americanos é religiosa. PaÃs rico e tremendamente desigual.
Por que a FSP dá espaço pra esse tipo de li. xo. religioso e conservador? Foge ao meu entendimento.
Não é religioso nem conservador. Leia outra vez.
Ridiculous
Finalmente descobri o porque da minha tristeza.
Rificulo
Sem explicar pq acha ridÃculo, deixa dúvida. Será q entendeu alguma coisa do texto?
O Povo de Deus que segue Malafaia é feliz. Ross registra essa. Os caipiras do Sul e do Meio Oeste que cultivam um tal Donald também. A Esquerda é infeliz.A direita, há muito já resolveu isso. Em lugar de infelicidade, Rancor e Odio. Como dizia Suassuna, o senhor já foi a Disney?
Perfeito, Adonay!
Tá sem assunto? Estude.
O mundo feliz que essa direita populista prega , contra o mundo moderno de ciência e justiça social terminou mal na metade do século passado.
Bom mesmo é acreditar no tal deus cristão, uma fantasia igual a quaisquer outras criadas pela religião. Bom mesmo é achar que um moleque como Bolsonaro foi um bom PR.
A solução marxista é nefasta. As contradições do capitalismo empurariam a luta de classe, que conduziria necessariamente a Revolução e a ditadura do proletariado. No meio do caminho, milhões de mortos; ter esperança nisso é vergonhoso.
Sem falar que comunista come criancinha
Concordo com aqueles que acreditam que a exposição a tiroteios em escolas e a agitação social relacionada à discriminação e violência racial e sexual afetam a saúde mental das crianças. Essas experiências podem levar a sentimentos de medo, ansiedade e insegurança, e, em alguns casos, podem contribuir para o desenvolvimento de depressão. A exposição repetida a esses tipos de traumas, especialmente sem apoio adequado para processar os eventos, pode ter um impacto negativo significativo na infância
Mas essa é uma realidade exclusivamente estado-unidense! No máximo, explica uma parte do problema por lá. Mas e no restante do planeta? Aliás, esse diagnóstico sobre o estado emocional das crianças e jovens vale para todo o mundo?
Realmente quem faz uma opção pela Esquerda tem de ser mais infeliz, afinal temos consciência do quanto estamos mal como humanidade, temos consciência o quanto o racismo, a xenofobia, a homofobia, a desigualdade social e econômica, a fome - pobreza, a destruição do meio-ambiente e outros males continuam e crescem em pleno 3° Milênio! Não ser alienado têm seu preço!
Francisco por isso a Esquerda sempre foi contra o Nazismo e seu mal! Queremos um mundo mais justo e igual!
Os alemães também achavam que tinham descoberto a felicidade nos anos trinta, e para se proteger queimavam livros e opositores.
Um domingo de folha amassada.
Fonte: vozes da minha cabeça fa**ista
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ross Douthat > Esquerda, sem consolo em Deus ou na história, está cada vez mais infeliz Voltar
Comente este texto