Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    Pode, de acordo com a matéria, a GESTÃO ESTADUAL DO GOVERNO DO PARÁ SER A PIOR DO BRASIL! Cheia de maquiações à espera da COP30 da ONU. Cadê o Ministério Público? OBS. Parabéns aos registros fotográficos dos ribeirinhos!!! ((A moderação desvio o comentário para avaliação de palavras impróprias contidas no pequeno texto))

    Responda
  2. DEISE MACIEL

    Se fizer um pente fino nas contas desta prefeitura com certeza vão achar coisas interessantes.

    Responda
  3. SONIA LUCIA LUCENA SOUSA DE ANDRADE

    Onde estão os deputados, senadores do Pará? e o prefeito que está sempre com uma resposta pronta para se livrar da responsabilidade que assumiu ao ser eleito. Para aumentar a filiação e fazer campanha antecipada ela é eficiente. Na verdade, a fome foi banalizada no Brasil desde o período colonial e Fome dá voto mais barato. Resumindo é um descaso completo das autoridades locais nessa região.

    Responda
  4. MATILVANI MOREIRA

    A FoLLLLha não toma jeito. Pega fotos antigas e publica com atuais! No atual desgoverno do Lulad jamais isso acontece. Sob Lulad não há insegurança alimentar. Picahna já!

    Responda
  5. roberta melissa oliveira sales

    A reportagem mostra o que todos já sabem: o Bolsa Família não está mais conseguindo resolver nem o problema da fome. O máximo que ele faz é que essas pessoas tenham essa sub vida. Pra mim, essas regiões não poderiam ser habitadas. Essas pessoas deveriam ser retiradas desses locais, serem levadas para cidades com mais estrutura, emprego e casas garantidas, além da comida.

    Responda
  6. daniel duarte

    TInha que ser união Brasil partido fisiólogico

    Responda
  7. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Pobre Marajó na mão do Imperador Barbalho.

    Responda
  8. Jair R Maria Maria

    Somente uma revolução popular arrebentando com todas as estruturas que sustentam esse modelo patriarcal, arcaico. Mas cadê as esquerdas...

    Responda
    1. Helio Sisco

      Não se trata de esquerdas ou direitas. Trata-se de políticos e eleitores. Nós contra eles quando necessário. E quase sempre é. Uma vergonha brasileiros passando fome num país celeiro do mundo. Hoje a matéria é sobre o Pará. Amanhã será em outros Estados. Em quem votam os ribeirinhos da Marajó? Não importa. Direita ou esquerda comerão nas mãos do Centrão, enquanto o povo não come. Em tempo: nas duas famílias citadas na matéria, 8 filhos em cada uma delas. Algo precisa ser feito. Já!

    2. marcos machado

      ....e voce batendo palmas para o Lule....o pai dos pobres que anda com um relógio Rolex de 85 mil doado pelo governo Françês.....

    3. Hernandez Piras

      Só a direita tem armas neste país. O que você deseja é somente oferecer o pretexto para uma nova ditadura. Já não bastaram os vinte anos de obscurantismo que vivemos a partir de 1964? Felizmente, a maior parte da esquerda não acredita mais nessas fantasias.

  9. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    É uma situação estarrecedora que infelizmente não está restrita a Marajó, mas uma coisa me intriga, e não quero com isso minimizar as dificuldades que as pessoas enfrentam nesse local e muito menos a omissão dos governantes e deputados que não tem emendas para remediar essa população, como se pode passar fome cercado por tanta água? Não tem peixes no local? Caberia à reportagem esclarecer ou questionar.

    Responda
  10. Mayke Rocha

    Só o que a Vale e outras mineradoras deixam de royalties ao estado do Pará a cada ano seria suficiente para acabar com essa vergonha. Eu nunca vou entender como "governantes" tão ruins assim são eleitos e reeleitos. O cidadão comum é assaltado todo dia com os impostos mais absurdos possíveis e não se vê retorno de nada.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      “Não vê retorno de nada”? De onde você acha que vem o dinheiro para erguer toda a infraestrutura que existe ao seu redor e inclusive o bolsa família, sem o qual essa miséria seria ainda mais inimaginável? Sem exageros, né? E os parlamentares que não direcionam para lá uma única das suas emendas bilionárias?

  11. José Fernando Marques

    Precioso trabalho de reportagem, de Vinicius Sassine e Lalo de Almeida. Parabéns.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Só faltou explicar por que a pesca não supre boa parte das necessidades alimentares de quem vive cercado de tanta água.

  12. Márcia Meireles

    Um país que produz tanto alimento é uma vergonha para todos nós brasileiros que elegemos esses incompetentes.

    Responda
  13. Geraldo Couto

    Governo genocida. Gente passando fome e o presidente gastando milhões em viagens inúteis. Cadê a vacina contra a dengue?

    Responda
    1. Geraldo Couto

      Fake news kkkkkk. Muito boa. Dolar a 5.16, a dívida pública incrementada em 1 trilhão de reais em menos de 1,5 anos de governo, os preços no mercado lá em cima e o cara acredita em números da TV e fala em fake news. Meu amigo, a realidade é maior que o conceito frouxo de fake news, que nem é uma palavra da nossa língua. Fake news am português é notícia falsa, então se o preço no mercado está lá em cima e a inflação da notícia está em baixo, quem é falso não é o preço do mercado, mas notícia daTV

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      É patriota o governo do Pará

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Negscionista não tem jeito! Inflação em 0,16% em março, a menor desde 2020, e de menos de 4% nos últimos 12 meses, contra mais de 10% no desgoverno do seu Bozo, e o cara ainda vem com a fake News de preços explodindo!

    4. Geraldo Couto

      Ah trouxeram sim bilhões em dívidas e acordos com países que não interessam. Os Yanomami morrendo muito mais que no governo do outro genocida. Apesar dos números escancarados no supermercado a inflação é camuflada, mas todos já sentem no bolso. Vacina nem se fala mais. Só tem genocida neste país. Não tem comida para os pobres de Marajó, mas tem milhões de renúncia na Lei Rouanet e diárias em hotéis fabulosos

    5. Alexandre Sartori Barbosa

      As viagens de Lula trouxeram 113 bilhões em investimentos estrangeiros no Brasil. Significa geração de empregos e aumento da segurança alimentar. A vacina da dengue é nova está vindo, mas vai demorar alguns anos para ser produzida em quantidade suficiente. A mortalidade da Dengue é de 3 por dia enquanto a da COVID chegou a 5000 por dia, enquanto o desgoverno passado esperava a imunidade de rebanho.

    6. José Fernando Marques

      Seria pior sem o Bolsa Família. Reparou que é praticamente a única renda de algumas famílias?

  14. Djalma de Almeida

    Governador incompetente!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E os deputados que não destinam uma única de suas emendas bilionárias para lá? A reportagem não lembra de aspectos como esses.

    2. Geraldo Couto

      E presidente incompetentemente tambem. Promete picanha e não entrega nem vacina contra a dengue. Aliás, nem toca no assunto

  15. Graça Almeida

    É isso. Ações esmolas. Nada de inteligência gestora. Planejamento familiar com a devida assistência, educação ambiental com técnicas de manejo que incremente a renda com a exploração sustentavel recursos naturais. Há tanto por fazer e nada acontece. Exaltemos o neoliberalismo de Lula e a sua causa sem eira nem beira. Que falta nos faz um projeto de país.

    Responda
    1. Graça Almeida

      José Padilha Siqueira Lula está em seu terceiro mandato e o PT em seu quinto governo, sendo que desses cinco governos do partido votei em três.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tá certo! Como o Lula em 14 meses de governo ainda não resolveu todos os problema do Brasil? E os parlamentares que não destinam uma única emenda bilionária para o local, por que não se lembrou deles? E o governador também não tem que fazer nada? E como uma gente que vive cercada de água pode passar fome? Não tem peixes?

    3. Alberto Henrique

      Sim,mas,foi graças ao Lula que conseguimos nos livrar daquele gavabundo.

    4. Graça Almeida

      José Fernando a bolsa família deve sim existir onde for necessária não se pedendo a perspectiva das reformas necessárias.

    5. José Fernando Marques

      Concordo quanto à falta de inteligência gestora, planejamento familiar e educação ambiental. Mas sem o Bolsa Família tudo ali seria ainda pior.

  16. Marcelo Galvao de Oliveira

    Ainda dá para culpar o Bolsonaro ?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E o governador do estado, não dá? E o prefeito da cidade, não dá? E os parlamentares que não destinam uma única de suas emendas bilionárias para lá, não dá? Graças ao governo federal que a situação não é ainda pior pois imagina como seria sem o bolsa família?

    2. Alberto Henrique

      Sim dá, foram 4 anos de gavabundagem.

  17. PAULO CURY

    Sem um programa de planejamento familiar vai ser este enxuga gelo eterno um lugar onde as pessoas não tem como se sustentar ou se diminui a quantidade de gente para que o estado possa minimamente apoia lós ou remove eles de lá e leva para alguma lugar onde possam sobreviver Como está nem Jesus na causa resolve

    Responda
    1. Breno Heleno

      Ribeirinho tem de ter um ou dois filhos.

  18. jairo de luca

    "Entidades divulgam nota e abaixo-assinado contra PEC do Quinquênio" Painel, Folha, 27/04/24.

    Responda
  19. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Prefeito : união Brasil, governador : MDB. Ambos atravancam lula no congresso. Lula , na própria reportagem eh o único presente lá com ajuda pra alimentação. Mas a folha faz o título pra gado mugir.

    Responda
  20. Tadêu Santos

    A COP 30 da ONU em 2026, no Pará, servirá para desmascarar o governo do Barbalho, que manipula dados e informações sobre o real estado do Pará. Na verdade não é apenas no Pará que são cometidos atos e ações antidemocráticos neste país. A democracia brasileira passa por uma situação delicada, seja política seja econômica e ou ambiental. Os brasileiros continuam agindo para tirar vantagem em tudo e a classe política é pior ainda na concepção ideológica do sistema, com a "democracia liberal"...CONT

    Responda
  21. EDUARDO DE ALENCAR

    E o presidengue viajando e a esbanja gastando.... Faz o L!

    Responda
    1. Alexandre Sartori Barbosa

      As viagens trouxeram 113 bilhões em investimentos estrangeiros no Brasil. Significa geração empregos, aumento da segurança alimentar e crescimento da nossa economia.

    2. MARIA ALVES GARCIA

      Marajó é questão do governo do estado, não da presidência.

  22. nelson marques

    Todos os governos municipais, estaduais e federal até agora jamais encorajaram um programa de horta escolar, onde os alunos aprenderiam a plantar uma horta , teriam alimentos para a merenda escolar, e seriam encorajadas a plantar uma hortinha em suas casas também. UM ABSURDO !!!

    Responda
  23. lenise de souza ferreira

    Fazueli

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Já fizemos, o seu mito dançou. Hahahahaha

    2. José Fernando Marques

      O prefeito é da União Brasil.

  24. José Augusto Bernabé

    Essa é a Marca patente do PT, começou com a fome dos Yanomamis e agora se estende para o resto do Brasil, eles venderam picanha e não conseguem dar nem sopa de calango. Impeachment já!

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Devemos agradecer ao Lula por ter nos livrado daquele gavabundo .

    2. José Fernando Marques

      Barnabé, volte para a creche.

    3. José Fernando Marques

      Impedimento do prefeito que é da União Brasil?

    4. Wlander Kwasniewski

      O IDH é de 2010. Estava ruim e o PT era governo. Mas o governo estadual não foi e não é PT. E o prefeito da cidade em questão é do União Brasil. A única renda de grande parte é a bolsa governamental, que é um programa da esquerda. O goverrno do partido PL ( Partido Liberal) e outros liberais também não mudou o quadro. São brasileiros esquecidos e que a FSP tem o mérito de nos mostrar ( aos da parte rica) . Será que alguma empresa da Faria Lima quer investir lá?

    5. Regina Tavares

      Ah, Bernané, sempre você com suas falácias. Você acompanha os noticiários?

  25. Paolo Valerio Caporuscio

    Faz um L agora.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      O L já foi feito em 30 de outubro de 2022, demos um pé no traseiro daquele gavabundo.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Governo PL, prefeitura União Brasil. Mas o leitor: E o petê? E o petê? Ô povo cego e/ou mal intencionado...

  26. Alexandre Sartori Barbosa

    A Folha fala em fome mas ilustra a reportagem com crianças bem nutridas e algumas até acima do peso. Se for gravar na favela em Florianópolis ou em Curitiba encontrará pessoas em piores estados nutricionais. O problema da pobreza ainda existe, mas diminuiu consideravelmente nos dois últimos anos. É só observar na sua cidade o que se via nos sinais e o que se vê atualmente. Em dados oficiais 13 milhões saíram da miséria. A Folha Pam se esforça em sua desonestidade intelectual.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      realmente, a favela na Avenidas das Torres, na entrada sul de Curitiba, é espantosa !

    2. marcos fernando dauner

      favelas em Curitiba e Floripa ! Ok, Lá também são triste realidade ; mas pela sugestão do leitor - por terem sido citadas - devem ser as duas únicas capitais do Brasil onde há favelas . Não deve haver favelas nas demais vinte e cinco capitais .

  27. marcos fernando dauner

    Três comentários isolados para falar dessa pouca vergonha ; mas para ofender SC, o estado menos ruim do Brasil no quesito insegurança alimentar, chovem comentários

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Não seja bairrista. Não se trata de ofender ninguém.

  28. Valdemar Basso

    Essas localidades tem Prefeito, vereadores, promotores?

    Responda
  29. Marisa Oliveira

    Primeiramente, um sistema de controle de natalidade é importante. A falta de atendimento à saúde e apoio para formação de pequenas cooperativas, já que empresa nenhuma se instalará numa região problemática é função de prefeituras e governo estadual. Não conheço a região, mas acredito que é possível estas famílias terem renda se houver investimento e capacitação e ESCOLAS.

    Responda
  30. Valderi Silveira Pinto Júnior

    O LOA aprovado para esse exercício é de duzentos milhões de reais, para Melgaço.

    Responda
  31. Valderi Silveira Pinto Júnior

    O LDO aprovado para esse exercício (2024) é de duzentos milhões de reais, para Melgaço.

    Responda
  32. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Pará e Maranhão, terra dos coroné!

    Responda
    1. GELCIMAR MACENA

      Kkkkkkk