Celebridades > Samara Felippo: filha é vítima de racismo em colégio de SP Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A escola agiu certo em "apenas" suspender as alunas.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Para sermos prec isos na acusação, temos que ver os tais "comentários racistas" citados e ouvir as alunas agressoras, para termos certeza de que a agressão teve mesmo motivação racista ou por outra causa qualquer.
Bem tÃpico de negacionista... "Temos" quem? Você é o juiz? Expressar agressividade neste nÃvel, com ódio, com ctz tinha esta motivação como plano de fundo e enquanto pessoas seguem negando, 8 a cada 10 pessoas assassinadas no paÃs são negras.
Também pode ser bullying, bullying racista.
Lamento profundamente pelo ocorrido com a adolescente e sua famÃlia. Nada mais aviltante. Mas lamento também pela Escola Vera Cruz, pelo seu corpo docente e discente, pelos pais dos demais alunos, pela comunidade incrÃvel que formam, que agora vão carregar fama de racistas. Muito ao contrário. A escola faz a pelo menos década um notável trabalho antirracista com seus alunos. Foi a primeira escola de elite de SP a tratar inclusão (em todos os sentidos) como se deve.
Todos os que passam pano para racista é porque são racistas tambem.
Se a filha de uma atriz famosa das antigas novelas da globo e atual da Record sofre discriminação racial em sala de aula, imagine o que não ocorre com os mais pobres por todo Brasil. O racismo estrutural nesse paÃs é evidente e vergonhoso.
Lamentável, tantos casos de racismo, nessa tradicional e conceituada instituição, sem que a direção da escola tome atitudes mais severas, contra os alunos com formação familiar preconceituosa e deixam que a imagem do colégio fique manchada, indelevelmente.
Imaginem se todo crime praticado por alguém culminasse apenas em um pedido de desculpas, como quis alguém aqui, o que seria das vÃtimas? Isso sem falar que tal pedido poderia ser apenas uma simulação. No caso narrado na matéria, responsabiliza-se as infratoras e seus pais, já que trata-se de um caso gravÃssimo, podendo ocasionar, sim, a expulsao das alunas, administrativamente.
Os filhos refletem os valores, ou a falta deles, aprendidos em casa.
Independente de qualquer punição não deve ser fácil para a mãe e muito menos para a menina agredida. Força.
Se racismo é crime e injúria racial passou a ser crime também, as alunas deviam ser expulsas e processadas por cometerem crime. Pronto
Nada de punição. O correto é fazer os pais das infratoras convidar a vÃtima para um café da manhã e, juntamente com as filhas, conversar sobre diferenças, respeito, dignidade humana e a nobreza de um pedido de desculpas!
Elas já estão bem "crescidinhas" para precisarem de conversa para saber sobre diferenças, seja ela qual for Expulsão é o mÃnimo para que sirva de exemplo e os outros alunos fiquem "bem espertos" quando quiserem fazer algo do tipo
Hahaha. É fácil quando a pimenta é nos olhos dos negros. É um crime como outro qualquer. A escola não precisa expulsar, mas a atriz deveria levar à justiça e exigir reparação judicial e pena de trabalho comunitário. Em polÃtica de racismo, punição é exemplo.
Perfeito!
Confio no Colégio Vera Cruz Tenho certeza que tomarão as medidas necessárias para cuidar de todos os envolvidos Sempre trabalharam pela inclusão e contra o racismo
Agora veremos se a escola Vera Cruz tem condições pedagógicas para atuar de forma humana e civilizada, com essa situação horrorosa. Dependendo de como as atitudes forem tomadas, poderão ajudar sobremaneira a fazer com que os alunos reflitam sobre o racismo estrutural e mudem seus comportamentos, vindos muitas vezes, de dentro das famÃlias.
Novamente o povo achando que os pais são culpados. Novamente achando que isso se resolve com punição e medo... e não com tomada de consciência e compreensão da história. Da mesma forma que não acho que um menor de 13 anos que assalta no farol terá um melhor comportamento apenas com punição, não acho que as meninas deixarão de ser racistas pq sofreram uma punição.Adolescentes são bem mais complexos do que parece e é trabalho de anos, não algo que se resolve com uma medida pontual.
Você tem toda razão no seu comentário, mas mesmo assim, a punição as garotas agressoras é fundamental.
As gentis meninas deveriam ser apreendidas e passar por perÃodo sócio educativo numa unidade da Fundação Casa, como acontece com os menores delinquentes pobres e pretos.
Indenização judicial !!
Afinal qual foi a frase racista?
O jornal agiu corretamente em não replicar a frase. Seria uma exposição desnecessária. O fato é que foi um agressão e deve ser punida de alguma forma.
Racismo é crime. Levar só suspensão é pra crime agora? Só isso???
Pior que não é, José Padilha. Trabalho com isso e a maioria são liberados mesmo em crimes mais graves, uso de violência.... estupros e etc.... Mas nem dá para condenar a justiça, pois as nossas leis são permissivas. Pra ficarem apreendidos (termo que a norma determina) precisam reincidir muitas vezes ou o caso ter clamor... Do mais, voltam para seus lares e seus atos infracionais.
O Rodrigo só esqueceu de dizer que nos casos de menores pobres e pretos que cometem crimes a punição é passar por medida sócio educativa na Fundação Casa.
É o que a escola pode fazer, até apurar tudo o que aconteceu. Após, poderão ser expulsas. Agora, em relação a crimes cometidos pelas jovens, elas são protegidas pelo ECA. E a responsabilidade recai sobre as autoridades policiais.
Caso de expulsão, simples assim. Escola contemporizando?
A resposta da escola depende da posição social dos pais das agressoras. No Brasil as leis e regras não são iguais pra todos. A justiça sempre foi "relativa" !
Patética a atitude da escola em suspender as alunas de um passeio. Isso mostra para outros alunos que a impunidade impera. A escola deve estar em uma situação complicada entre fazer o certo, que seria a expulsão sumária, e desagradar as famÃlias das garotas que devem ser influentes.
Penso que a Escola não deve suspender as crianças: deveria chamar os Pais para ensinarem aos filhos o respeito ao próximo. A falta de respeito ao próximo começa dentro de casa.As escolas devem,a par disso, ensinar seus alunos o respeito ao próximo. O que falta ao brasileiro, independentemente de classe ou de estudo, é respeitar o outro. Solidarizo-me com a criança.E as outras não deveriam ser suspensa, mas, Educadas a respeitarem o outro.
Aqui, após os doze anos, corrijo-me.
Corrijo-me, o menor de doze anos nada responde, pelo Estatuto. Depois, inflação análoga ao Tipo Penal;responderá pelo Tipo penal após os dezoito anos.Não sei a idade das meninas.Menor não responde, pelo Tipo Penal. Senhor Samuel: que arcaÃsmo ser chamada de dona.Prefiro ser chamada de você!
Senhor Samuel: figurinha carimbada!Em1963,morava em Cornélio Procópio. Meu irmão Jacir tinha um álbum .Completou umas vinte páginas.Só faltaram as figurinhas carimbadas.Na página completada tinha um brinde.E me recordo da televisão. Alguém quis comprar e a mãe não deixou vender.E eu sonhava ter televisão.O sonho concretizou muitos anos após já morando em São Paulo. Então, figurinha carimbada é importante. Menor de 18 anos não comete Tipo Penal,mas, inflação análoga ao crime.
Senhor Adalto: no Reino Unido se permite punir o menor, crianças com dez anos de idade,foram julgadas como adultos: caso James Bulge. Aqui, o Estatuto alcança após determinada idade,quatorze anos, antes? O menor nada responde. Após,até os dezoito,a criança não pratica nenhum tipo penal, mas, inflação análoga ao tipo. O Tipo Penal para o adulto, maior de dezoito, para o menor não!
Senhor Samuel: menor não responde por seus atos, não sei a idade das meninas, mas dependendo, o Estatuto não as alcança.Com criança não é punição, mas, conversar, conversar e conversar.Ou o senhor é partidário do relho? Minha mãe usava!Ela nasceu em 1920 e estamos no anos 2021. Venha para o século XXI ! E o senhor não deve ter Formação JurÃdica: nem todos os Tipos Penais são semelhantes: o do porsche é um, esse, cometido por um pós adolescente,e adulto, é outro. Figurinha carimbada?
Dona Neli Faria! Figurinha carimbada com seus escritos estapafúrdias. Racismo é crime! E rico não tem o direito de ser criminoso, mesmo dirigindo porsche. Pega a visão!
Neli Faria. Sem nenhuma intenção de personalizar mas apenas opinar. Estamos falando de um ato criminoso. O racismo é considerado crime conforme lei. É preciso que a conduta da criança seja conhecida e as circunstâncias parentais também. O respeito é de fato uma referência importante mas estamos falando de um crime.
Senhor José: o se não existe no mundo real. Se é uma hipótese. Se fossem pobres, também não iriam para a Fundação porque são pré adolescentes! Marcelo: se o Adulto pode ser orientado, um adolescente também! Ou um adulto nada aprende? Ou o senhor nunca aprendeu nada após a vida adulta?Hoje estou fazendo setenta e um anos e continuo a aprender! O respeito ao próximo é um aprendizado diário.
Ué mas elas cometeram o crime de racismo! Se fossem pobres e pretas seriam apreendidas e passariam por medida sócio educativa na Fundação Casa!
Errado! Orientar as crianças não resolveria, pois se elas tiveram conduta racista é muito provável que seja um reflexo de casa! Alunos do 9 ° ano não são mais tão ingênuos para dicernirem o óbvio: racismo é crime e ponto! A expulsão do colégio servirá de exemplo para que essas alunas reflitam, junto com seus pais, sobre o ocorrido!
Cadeia para todos os racistas.
A Neli tem razão. Não se prende um adolescente. O correto é justo seria a expulsão ds agressoras. Apartir daÃ, os pais terão mais tempo pra tentar educa-las. É difÃcil ensinar um racista a mudar de comportamento.
A Neli não pensa o mesmo quando o adolescente criminoso é pobre e preto.
Educar todos os racistas respeitarem o próximo. E não se prende um pré-adolescente: educa!
Se não fosse filha de famosos tudo iria passar batido,só lembrando que é uma questão que deve ser resolvida na escola e não em delegacia.
Só se resolve em delegacias e medida sócio educativa se o menor criminoso for pobre e preto?
Racismo é crime,existe delegacias especializadas e ou então que se solte os adolescentes encarcerados na tal fundação casa.
Meu sobrinho neto Pedro, amanhã fará quatorze aninhos, parabéns para ele, mudou de escolinha e na nova foi chamado de chocolate. A mãe comentou comigo, e falei: vá à escola e reclame .Ela foi, reclamou, nunca mais.
É o racismo estrutural que ainda impera em todas as estancias e nos vários ambientes do nosso Brasil. Tristeza profunda que em pleno século 21 ainda tenhamos que conviver e ler essas notÃcias.
Quando se lê nas postagens dos perfis suspensos, se vê conteúdos racistas, de ódio e violência inimagináveis. Tudo isso tem consequência. E tem gente que ainda que proteger esses caras.
Continuaremos vendo até que o Estado brasileiro puna severamente com ca deia os ditos brancos brasileiro racistas aà sim irão ficar mansinhos porque essa raç a é valente em grupo ou atrás de um computador. Tem que punir severamente com cad eia e ainda indico uma solução a cada ano terão que apresentar trabalhos aos juÃzes sobre o tema para regressão. Quero ver os corajosos pegando 10 anos vendo o sol nascer quadrado e os filhos indo para FEBEN se não irá respeitar e se enquadrar. Cana neles
Infelizmente ainda vamos ver muitos episódios lamentáveis como esse. Foram 300 anos de escravidão, pessoas arrancadas de sua nação, trazidas em navios podres, forçadas a trabalhar, jogadas nas ruas quando passaram a não ter valor e mesmo com todos os fatos históricos bem documentados , temos esse tipo de comportamento. Eu sinto uma profunda vergonha alheia e revolta quando leio, vejo e ouço situações como essa.
Cartão vermelho, para essas racistas!
Precisamos reconhecer o valor da persisistência de Samara Felippo pra defender a dignidade de suas filhas. Nunca se omitiu sobre o racismo. Uma guereira. Tem meu respeito.
Cabe a diretoria da escola lidar com as famÃlias esses elementos de forma correta! Se não forem uma instituição educativa que só se importa com o lucro financeiro, deveriam multar essas famÃlias se e suspender as suas crias. Garotas más! O Brasil é racista, e muito!
Jovens rasteiros, apesar da alavancagem financeira de seus pais. Merecem ser analisados e, se se necessário, punidos. Para o bem de uma sociedade mais esclarecida, equilibrada e participativa.
Isso não é novidade no Brasil!! A elite continua com sua mentalidade de cas grande e senzala!! Parabéns por ter feito um B.O.! A polÃcia, com raras exceções de Porsche, expôe todos!
Correto é a filha dela permanecer na escola. As alunas racistas devem ser punidas e as famÃlias responsabilizadas, afinal isso se aprende em casa. Na reincidência, expulsão e pedido de indenização por danos morais, psicológicos. Isso é difÃcil de acontecer, mas enquanto não começar será difÃcil controlar essa praga. Os estados do Sul e Sudeste têm uma herança racista, nazista e fascista. Sou do estado de SP, nada difÃcil de constatar.
A Sra me desculpe. Todos teriam que voltar à escola e entender que racismo é crime. Vai pra outra escola e perpetuará esse tipo de comportamento. A convivência é melhor. Senão... Outras medidas adotadas ! Desculpem
Eu tirava minha filha dessa escola na nesma hora. E reforçava a autoestima dela. Ao inves de expo-la
É exatamente isso o que os racistas querem: tomar espaço! VÃtima de racismo não tem do que se envergonhar. Tirá-la da escola por uma agressão sofrida seria revitimizá-la e ferir ainda mais a sua autoestima. As racistas é que são vergonhosas. Racistas é que não devem ter espaço. No limite, deveriam ser expulsas, exemplarmente, por tanta violência. A Folha censurando reprivação a comentários racistas aqui. Vergonha!
É exatamente isso o que os racistas querem: tomar espaço! VÃtima de racismo não tem do que se envergonhar. Tirá-la da escola por uma agressão sofrida seria revitimizá-la e ferir ainda mais a sua autoestima. As racistas é que são vergonhosas. Racistas é que não devem ter espaço. No limite, deveriam ser expulsas, exemplarmente, por tanta violência.
Ai ai, giovana e gagliasso fizeram escola.
Ai, ai, racistas por toda parte.
Se precisamos ameaçar com a força da lei o tempo todo uma atitude execrável como o racismo é porque o problema é bem mais complicado do que pensamos. Vem de casa o entendimento de que discriminar alguém pela cor da pele é errado. Se o problema persiste é porque para muitas famÃlias por aà o racismo é correto.
São crianças. E as vezes não tem nada a ver com racismo.
Só sabem o que fazem quando são pobres e pretos, não é? Aà são apreendidos e submetidos a medidas sócio educativas na Fundação Casa. Para as branquinhas ricas um pito resolve!
Crianças sabem muito bem o que fazem! Os maus frutos se manifestam nesta idade
Você está apoiando o racismo.
São crianças que só têm a ver com atitudes, falas e exemplos que reproduzem. Passar pano não vai ajudar. Nem à vÃtima, nem a elas, nem ao combate aos preconceitos .
Por que as crianças em geral sabem que não pode pegar coisas dos outros? Vem da educação. Aprendem e seguem o exemplo dos pais e parentes.
Em primeiro lugar não eram mais "crianças" e sim adolecentes, pois tem quatorze anos. Em segundo, tem consciência do que fazem, e pela forma com que ofenderam (rasgando o caderno e escrevendo a ofensa) provam que não são ingênuas.
Concordo com o comentário do Juraci: qual é a pertinência de se colocar fotos sensuais da atriz? Folha, reveja seu posicionamento!
Qual é a pertinência de se colocar fotos sensuais da atriz em uma reportagem sobre racismo? Folha, reveja seu posicionamento!
Exatamente. Nada a ver. A Folha falha mais um vez.
Concordo com o comentário do Francisco : qual é a pertinência de se colocar fotos sensuais da atriz? Folha, reveja seu posicionamento!
Tem escolas que deseducam. Mas os maiores deseducadores são as TVs e redes "sociais". Os pais têm responsabilidade.
Atitude ridÃcula da Folha. Em uma reportagem na qual a filha sofre um racismo perverso a Folha agrega 34 fotos sensuais da mãe. Esse é o Brasil de hoje onde a mÃdia oficial atua pior que as redes sociais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celebridades > Samara Felippo: filha é vítima de racismo em colégio de SP Voltar
Comente este texto