Luiz Felipe Pondé > No lusco-fusco cansativo do mundo, a teologia pode ser uma forma de repouso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. LUIS PASSEGGI

    Hilário: famosa passagem da sarça ardente no Sinal

    Responda
  2. Henrique Marinho

    Bom artigo, mas faltou um fechamento adequado. Que tal o Deus de Espinosa, que está em tudo e em todos? Sobretudo em nossos corações. E

    Responda
    1. Joel Domingos

      Spinoza deu a sua definição de Deus na época (grosso modo, meu deus é a natureza) como uma espécie de eufemismo para não declarar seu ateísmo, pois seria alvo da Inquisição. Mesmo assim, ele sofreu o "cherem", espécie de excomunhão, da comunidade judaica.

  3. LUIS PASSEGGI

    Mais uma vez, Pondé brilhante. Seu melhor livro, para mim, é Os Dez Mandamentos (mais Um). Suas raizes e relacionamentos familiares judaicos permitem desenvolver toda sua inteligência (com inteligência).

    Responda
  4. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Quanto esplendor esse texto evoca enquanto fala do sobrenatural. Mas, e a Matemática, não é também uma teologia, uma teologia da Alma do Universo? Falando em alma, mestre, de onde surgiu a ideia de que a alma é imortal?

    Responda
  5. Jorge Oliveira

    Luiz Felipe Pundé mais uma vez viajando na maionese ao dizer que há Bíblia hebraica se torna o manuscrito mais caro da história, pergunto de qual historia? Como dizia o famoso autor censurado e proibido o gênio da comunicação alemão (?) uma mentira 1000 vezes repetida se torna verdade, agora uma mentira inúmeras vezes repetidas se torna há Bíblia da verdade dos mentirosos. e Descartes dizia "penso, logo existo" mas a maioria mente?

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Jorge, o Joel abaixo finalizou um dos comentários com a expressão "entendedores entenderão". Reconhece? Não dá trela não, é leitor de "olavos et carluxos"...

    2. Joel Domingos

      Seu Jorge, a população cristã que mencionei é atual. Os convertidos de hoje não o foram pelo método que vc supõe ter sido usado no passado. A história da humanidade se divide, sim, em a.C e d.C., ou b.C. e A.D. (Anno Domini). Mesmo países orientais usam o calendário gregoriano ao lado de calendários históricos, como a China. Israel, não obstante ter uma datação própria oficial, na prática, usa o calendário gregoriano no comércio e nas relações internacionais. É querer tapar o Sol com a peneira.

    3. Joel Domingos

      Amigo, a notícia referente ao livro não é de Pondé: é da editoria da fsp. Ela não está contida no texto. Se você se desse ao trabalho de examinar as imagens veria as legendas, que minudenciam o evento. Consulte, em qualquer motor de busca, as palavras-chave "Sothebys - Rare Books & Manuscript Auctions Codex Sassoon". Entendedores entenderão.

  6. Alexandre Mazak

    Só falta que ele explique um conceito: ateísmo militante. Tentanto nao ofender, fica parecendo "conceitos" como "ditadura gayzista", "esquerda festiva" e outros. O Pondé tem muito conhecimento, sem dúvida, mas eu sinto falta de precisao nos argumentos dele. Sempre tem alguma coisa que parece que ele tirou da cabeca dele.

    Responda
  7. jose mário fonseca

    Filósofo de araque

    Responda
  8. Diógenes Moraes

    É curioso como algumas pessoas se referem a "Deus" como se fosse algo semelhante ao sol: algo empiricamente demonstrável e factual. É preciso primeiramente perguntar: qual deus? A crença em Iavé (deus judaico) não é mais legítima do que a crença de um indiano em Shiva, ou de um indígena em Tupã.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O fanatismo do Joel me surpreende: Joel, as religiões hindus são 2 mil anos mais velhas que o Judaísmo e os hindus creem em um único Deus, sob milhares de formas pois Deus é infinito. Yahweh, os Deus dos antigos hebreus, era só mais um entre muitos: Baal, Asherah, El.

    2. Jorge Oliveira

      JOEL DOMINGOS A história da humanidade se divide em (Há contravertias) antes e depois de Cristo. Mais de um terço da população do planeta é cristã. Sim mas nada cristão e maioria destes são da colonização genocida cristã na Ãfrica e Américas numa conversão perversa desumana por séculos com efeitos colaterais até hoje?

    3. Joel Domingos

      Definitivamente, não é a mesma coisa. Eis o porquê: Quantas pessoas no mundo conhecem Tupã? O hinduísmo, por ser politeísta, ninguém sabe quem manda mais ali. A sua teogonia, nem mesmo os seus estudiosos e pânditas se entendem (são 33 milhões de deuses: é um pandemônio!). A Bíblia, o "best seller" por excelência: o livro mais vendido de todos os tempos. A história da humanidade se divide em antes e depois de Cristo. Mais de um terço da população do planeta é cristã.

  9. Fábio Salvador

    Sou agnóstico, cético, filosoficamente de esquerda e pragmaticamente de direita e creio em Deus acima de todas as coisas.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Se acredita no deus-fantasia da bíblia então não é agnóstico...

    2. LUIS PASSEGGI

      Não está só. Longe disso. Acabou de definir a maioria dos brasileiros.

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.