Luiz Felipe Pondé > No lusco-fusco cansativo do mundo, a teologia pode ser uma forma de repouso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Hilário: famosa passagem da sarça ardente no Sinal
Bom artigo, mas faltou um fechamento adequado. Que tal o Deus de Espinosa, que está em tudo e em todos? Sobretudo em nossos corações. E
Spinoza deu a sua definição de Deus na época (grosso modo, meu deus é a natureza) como uma espécie de eufemismo para não declarar seu ateÃsmo, pois seria alvo da Inquisição. Mesmo assim, ele sofreu o "cherem", espécie de excomunhão, da comunidade judaica.
Mais uma vez, Pondé brilhante. Seu melhor livro, para mim, é Os Dez Mandamentos (mais Um). Suas raizes e relacionamentos familiares judaicos permitem desenvolver toda sua inteligência (com inteligência).
Quanto esplendor esse texto evoca enquanto fala do sobrenatural. Mas, e a Matemática, não é também uma teologia, uma teologia da Alma do Universo? Falando em alma, mestre, de onde surgiu a ideia de que a alma é imortal?
Luiz Felipe Pundé mais uma vez viajando na maionese ao dizer que há BÃblia hebraica se torna o manuscrito mais caro da história, pergunto de qual historia? Como dizia o famoso autor censurado e proibido o gênio da comunicação alemão (?) uma mentira 1000 vezes repetida se torna verdade, agora uma mentira inúmeras vezes repetidas se torna há BÃblia da verdade dos mentirosos. e Descartes dizia "penso, logo existo" mas a maioria mente?
Jorge, o Joel abaixo finalizou um dos comentários com a expressão "entendedores entenderão". Reconhece? Não dá trela não, é leitor de "olavos et carluxos"...
Seu Jorge, a população cristã que mencionei é atual. Os convertidos de hoje não o foram pelo método que vc supõe ter sido usado no passado. A história da humanidade se divide, sim, em a.C e d.C., ou b.C. e A.D. (Anno Domini). Mesmo paÃses orientais usam o calendário gregoriano ao lado de calendários históricos, como a China. Israel, não obstante ter uma datação própria oficial, na prática, usa o calendário gregoriano no comércio e nas relações internacionais. É querer tapar o Sol com a peneira.
Amigo, a notÃcia referente ao livro não é de Pondé: é da editoria da fsp. Ela não está contida no texto. Se você se desse ao trabalho de examinar as imagens veria as legendas, que minudenciam o evento. Consulte, em qualquer motor de busca, as palavras-chave "Sothebys - Rare Books & Manuscript Auctions Codex Sassoon". Entendedores entenderão.
Só falta que ele explique um conceito: ateÃsmo militante. Tentanto nao ofender, fica parecendo "conceitos" como "ditadura gayzista", "esquerda festiva" e outros. O Pondé tem muito conhecimento, sem dúvida, mas eu sinto falta de precisao nos argumentos dele. Sempre tem alguma coisa que parece que ele tirou da cabeca dele.
Filósofo de araque
É curioso como algumas pessoas se referem a "Deus" como se fosse algo semelhante ao sol: algo empiricamente demonstrável e factual. É preciso primeiramente perguntar: qual deus? A crença em Iavé (deus judaico) não é mais legÃtima do que a crença de um indiano em Shiva, ou de um indÃgena em Tupã.
O fanatismo do Joel me surpreende: Joel, as religiões hindus são 2 mil anos mais velhas que o JudaÃsmo e os hindus creem em um único Deus, sob milhares de formas pois Deus é infinito. Yahweh, os Deus dos antigos hebreus, era só mais um entre muitos: Baal, Asherah, El.
JOEL DOMINGOS A história da humanidade se divide em (Há contravertias) antes e depois de Cristo. Mais de um terço da população do planeta é cristã. Sim mas nada cristão e maioria destes são da colonização genocida cristã na Ãfrica e Américas numa conversão perversa desumana por séculos com efeitos colaterais até hoje?
Definitivamente, não é a mesma coisa. Eis o porquê: Quantas pessoas no mundo conhecem Tupã? O hinduÃsmo, por ser politeÃsta, ninguém sabe quem manda mais ali. A sua teogonia, nem mesmo os seus estudiosos e pânditas se entendem (são 33 milhões de deuses: é um pandemônio!). A BÃblia, o "best seller" por excelência: o livro mais vendido de todos os tempos. A história da humanidade se divide em antes e depois de Cristo. Mais de um terço da população do planeta é cristã.
Sou agnóstico, cético, filosoficamente de esquerda e pragmaticamente de direita e creio em Deus acima de todas as coisas.
Se acredita no deus-fantasia da bÃblia então não é agnóstico...
Não está só. Longe disso. Acabou de definir a maioria dos brasileiros.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > No lusco-fusco cansativo do mundo, a teologia pode ser uma forma de repouso Voltar
Comente este texto