Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Herberthe Dos Santos Almeida

    Faz anos que não frequento a igreja por descobrir que não sentia nada quando ia a Missa . Realmente , até hoje não sei o que é fé. Leio a Bíblia em casa.

    Responda
  2. Carolina Figueiredo

    Leitura nossa de cada semana nos dai hoje, amém.. Consigo silenciar meus pensamentos lendo coisas assim. Obrigada!

    Responda
  3. Eduardo Campos

    O ateu (inclusive alguns "ateus militantes") não está preocupado se é ou não é mais inteligente que outras pessoas. Ele está preocupado em elaborar a própria vida, a partir daquilo em que consegue acreditar, assim como todos os outros mortais.

    Responda
  4. Joel Domingos

    A verdade sempre incomodou aqueles que não têm comunhão com ela. Os que não têm convicção da crença que abraçam ficam perturbados. Houve várias manifestações aqui ofendendo a minha fé. Quem está firme na verdade não se abala. Assim, o profeta Joel, meu xará, fala em nome de Deus: "Joel, 2:1 TOCAI a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, ele está perto;"

    Responda
  5. Joel Domingos

    Eu não quero impor minha fé aos outros. Não uso nenhum instrumento ou arma para coação. Apenas faço uso da palavra, o verbo, como ferramenta de persuasão racional. A mesma que todos os profissionais da palavra usam, como advogados, juízes, jornalistas, escritores etc. isso, definitivamente, não é impor: é expor. Exponho meus pontos de vista de uma forma ordenada e organizada, com coerência e encadeamento lógico. Quem não tem a mente elaborada se assusta. (continua)

    Responda
  6. Joel Domingos

    (continuação) Eu exponho minhas crenças e opiniões como todo mundo faz aqui. Alguns arrazoam bem. Outros, nem tanto. Querem é me discriminar. A Grande Comissão que o Senhor Jesus instituiu foi o IDE: Ide por todo o mundo. Pregai o evangelho a toda criatura. Apenas exercito o mandamento da minha liberdade de culto e crença garantida constitucionalmente. Se alguns que se dizem seguidores de Cristo pinçam alguns mandamentos e desprezam outros, aí é outros quinhentos. (continua)

    Responda
    1. Joel Domingos

      Como dizia S. Agostinho, "a pessoa que seleciona na Bíblia o que quer e rejeita o que não quer, na verdade, acredita em si e não na Bíblia." É uma fé customizada, com um deus também customizado. Significa que a pessoa adapta-a a si: usa as Escrituras apenas como viés de confirmação. Utiliza passagens fora do contexto, de qualquer livro sagrado para se eximir de qualquer responsabilidade ou pecado.

  7. Felipe Araújo Braga

    A diferença entre mim e o Joel: eu sou espírita kardecista, minha mãe católica, meu pai e meu namorado ateus, meus parentes evangélicos, amigos da faculdade muçulmanos ou ju deus. Eu tenho minha fé e vivo ela, cultivo ela. Exijo que respeitem, por isso respeito os outros. Não quero convencer ninguém de nada, a fé é minha e o que importa é ser uma boa pessoa. O Joel não, ele tem que impor a fé dele ao resto da humanidade, assim como os malafaístas bolsonaristas.

    Responda
  8. Joel Domingos

    Um deus incondicionado seria indiferente para com a sua criação. Deus tem empatia; Deus é amor. Quem ama cuida.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Felipe, que o Senhor Deus te abençoe!

    2. Joel Domingos

      Felipe,apenas argumentos "ad hominem", pois não? É tão fácil e cômodo... Basta xingar o interlocutor, no caso, eu, pondo-o em descrédito por meio de adjetivos pejorativos e/ou ataques à sua pessoa, e deboches. (Onde faltam argumentos sobram adjetivos) Qualificativos depreciativos existem à saciedade. É mais fácil do que ter conhecimentos e argumentos para atacar o cerne da questão. Veio com toda fúria. Inteligência emocional também é requisito para o debate saudável. Entendo pessoas como você.

    3. Felipe Araújo Braga

      Seu Deus é tão bom que vai mandar todo mundo aqui - tirando você que é um ser iluminado - direto para o inferno por toda a eternidade. Que Deus fofo!

    4. Felipe Araújo Braga

      Seu Deus vai mandar todos nós aqui - tirando você que é um ser iluminado - para o inferno. Como ele pode ser bom?!

  9. RICARDO ARANHA

    Hmmm. Podia pelo menos fazer a citação, hein querido inteligente. Tá na cara que você pregou pra valer um livro e saiu uma coluna praticamente pronta. Até sei qual. Que folgado.

    Responda
  10. Joel Domingos

    Aviso que pelo fato de o artigo tratar da natureza divina, este é o foro adequado para emitir minhas opiniões. Certa vez, Pondé mencionou o ateu toddynho. É aquele que acha que se Deus criou o mal, ou o diabo, logo, Deus é mau. Vejo pontos de vista semelhantes aqui: os ateus toddynhos se acham superinteligentes e que têm a tábua de salvação para a humanidade. (continua)

    Responda
  11. Joel Domingos

    (continuação) Se todo mundo tivesse essa lógica meridiana haveria empate no jogo de xadrez. Ou de damas. É que cada jogador pensa que é o mais esperto. O final é que diz quem pensa melhor. Mas Deus não dá xeque-mate: dá xeque-vida. Faço um paralelo com o diálogo travado entre Jesus e Nicodemos: "João 3:12 - Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?" (continua)

    Responda
  12. Joel Domingos

    (continuação) E o Senhor Deus pontifica: "Isaías 55:8 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Isaías 55:9 - Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Sem mencionar a saga de José do Egito, que dá uma lição magistral de administração dos infortúnios ao longo da história.

    Responda
  13. Joel Domingos

    Quanto ao conceito de Deus de Heschel, como incondicionado, e o de Spinoza, "prima facie", parece correto. A questão é que referido conceito ("perfeito"), além de não ser unânime, nem mesmo tem uma definição dominante. Deus é amor, na definição joanina e, como tal, é deveras sensível ao sofrimento humano. Advirto aos incautos que os dois melhores dicionários da língua portuguesa, respectivamente, o Houaiss e o Aurélio, registram o termo tanto como adjetivo quanto como substantivo masculino.

    Responda
  14. Nilton Silva

    Juntar deuses e o pt no mesmo texto só pra pentelhar a militância é sinal de que tá faltando assunto ao colunista. E outra, se ninguém criou Deus, mas este criou o Diabo então ele também tem culpa no cartório pelo mau que o pé de bode vem causando à humanidade? Quanta bobagem!

    Responda
  15. Eduardo Rocha

    Pondé é o típico demagogo que oferta qualquer mixórdia pseudo filosófica por dinheiro e atenção. Deus sempre esteve na boca de seres humanos para justificar algo. Ser ateu, sobretudo no Brasil, não é desrespeitar pessoas, como costumam fazer os religiosos. Ser ateu é ousar saber e não aceitar ladainhas como a última explicação das coisas. Aliás, o Pondé está mais pra beata de igreja do que pra acadêmico sério.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Adorei seu comentário, Eduardo. Subscrevo, com sua permissão.

  16. Lilian Ramez Safar

    Não entendi nada.. mas descobri porque sou atéia: porque nunca entendi nada sobre isso.

    Responda
  17. José Cardoso

    '...Tampouco incondicionado, na medida que (Deus) reage apaixonadamente às ações dos homens.' É essa concepção que um racionalista como Spinoza não aceitava. Um Deus sujeito à paixões não tem sentido se ele é absolutamente perfeito. Não é a toa que o filósofo foi excomungado pela sinagoga de Amsterdam.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      José, o Joel abaixo chama "perfeito" de substantivo... Nem dá trela, não vale a pena.

    2. José Cardoso

      Perfeito significa, no popular: se tentar melhorar estraga.

    3. Joel Domingos

      Tudo depende do conceito do que significa o substantivo "perfeito": elástico e maleável, ao sabor das conveniências. Aí fica difícil, né não?

  18. José Roberto Pereira

    O Baby Pondéer foi stalkeado e abusado por uma petista obesa, é a única explicação plausível. Até o meme "E o PT, heim?" perde a graça perante essa obsessão.

    Responda
  19. Marcelo de Souza

    Podé é só um olavo de carvalho vivo...

    Responda
  20. Helio Wilson De Jesus Ferreira

    Enfiar o PT no meio de um ensaio que se propõe falar sobre teologia e ateísmo é muita apelação. Patético, Pondé.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Também não acreditei, o cara faz um esforço descomunal para encaixar na base da martelada.

  21. Raymundo de Lima Lima

    Pondé, qse diz ateu, parece querer argumentar q é errado a antropomorfização d Deus, ou seja, projetar característica humanos para conceituar ou acreditar em Deus Inumano. Isso acontece principalmente p evangélicos direitistas. Leio: "Professor, senhor acredita em Deus"? Einstein responde "Diga-me primeiro o q o senhor entende por Deus; depois eu direi se acredito ou não", extraído d livro O Espírito d Ateísmo, André Comte-Sponville.

    Responda
  22. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Sou atéia há mais de cinco décadas. Sou em geral (é claro que não vida há percalços!) feliz, sadia e produtiva. Não sou militante de por caria nenhuma! Só não aturo quando alguém tenta impor suas "fés" sobre mim. E cristãos adoram militar! Veja o chato do Joel, desfilando sua erudição vazia pelos comentários, tentando pescar algum ot ár io distraído... Errou feio, mais uma vez, Pondé.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Vai na fé, Joel. Mas larga o pé alheio. Isso é tão tão tão chato. Ciao.

    2. Joel Domingos

      O IBGE classifica as pessoas por etnia e pela religião ou fé que professa (ou não). Inclusive, tal critério é utilizado por estabelecimentos de ensino público superior, e em concursos públicos, para aplicação do sistema de cotas. Países de primeiro mundo, idem.

    3. Felipe Araújo Braga

      Crente chato.

    4. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Não, Joel, há mais de quatro gerações não sou "judia por etnia". Você costuma classificar pessoas "por etnia"? Que antigo.

    5. Joel Domingos

      Sílvia, aos que me tratam respeito, dirijo-lhes o mesmo tratamento. O Sr. Felipe, a quem você apontou erro de conduta meu, me tratou com deboche. Chamou a Bíblia de conto da carochinha. Disse que eu sou cego para a realidade... É a Ética da Reciprocidade. Ou a Regra de Ouro: "Só faça aos outros o que quiser que vos façam". O Sr. Jesus mencionou-a: "Lucas 6:31 - E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também." A propósito, você é judia por etnia, pois não?

  23. Ataualpa Sousa Borges

    Deus um Delírio. Só Pondé em seus delírios, consegue envolver em uma discussão, teologia com PT. É um doente.

    Responda
  24. Marivaldo Aragão

    Idade Média!!

    Responda
  25. Alípio Dias dos Santos Correia

    Qual dos deuses? Se o for o deus cristão, leia um pouco sobre a idade média, sobre a escravização do povo africano e sobre o Apartheid. Veja o papel do cristianismo com o seu deus de bondade e misericórdia.

    Responda
  26. Luiz Eduardo Cantarelli

    Deus apazigua os temores e.nos faz repousar Nele, apesar dos pastores do cristianismo enfadonho da extrema direita. Valeu Pondé

    Responda
  27. Alvaro Jorge Jacinto

    Pondé sabe que, como todo jornalista, a controvérsia e a polêmica gera audiência, então ele usa isso para ser ouvido. A vida é cheia de percalços, alguns encaram e seguem em frente, outros acham que rezar resolve, mas quando ficam doentes apelam para a ciência. Deus é um absurdo, simples assim.

    Responda
  28. Joel Domingos

    Foi aventado aqui a hipótese de que deus tem milhares de formas. Isso me lembra a figura do Trickster, presente em todas as culturas. Jung, no seu livro O Homem e seus Símbolos dá algum lampejo do arquétipo Trickster (Trapaceiro). Filmes hollywoodianos mostram quem ele é no filme Coringa (2019); O Máskara (1994), que é Loki, na mitologia nórdica. (continua)

    Responda
  29. Joel Domingos

    (continuação) Hermes, na mitologia grega, era seu equivalente. Seu epíteto era O Enganador. No sincretismo do panteão romano era Mercúrio, deus das intrigas e alicantinas. Na teogonia hindu é Krishna; na chinesa, Sun Wukong; na asteca, Huehuecoyotl. Aparentado com o canídeo coiote, bem conhecido por sua astúcia e caráter enganador. As mil faces do cramulhão.

    Responda
  30. Rodolfo Coelho

    Valorizo muito a impressão de pessoas que formam suas opiniões trancados em escritórios, com aquela bela imagem de estantes repletas de livros. No entanto, não sabem o quanto as pedras do caminho podem ser inspiradoras e divertidas quando as pegamos nas mãos.

    Responda
  31. elcio matos

    Pondé cita na matéria os "ateístas militantes", mas, afinal, quem são esses militantes? Não conheço nenhum partido político ateísta, ou partidos, mesmo de esquerda, que se apresentem ateístas. Não existe no Brasil grupos que tentam impor o ateísmo como o Pondé tenta expor; o que existem são os ateus que guardam pra si seus sentimentos. e que até evitam falar sobre isso exatamente para não se tornarem alvos de militantes evangélicos. O militante aqui foi você, Pondé.

    Responda
  32. Marcelo Levy dos Santos Braga

    Sou ateu e apateísta, e antes que pensem que vivo num vazio existencial, digo, tenho uma vida plena, produtiva. solidária e feliz apesar de duros reveses, situações estas, que são inseparáveis da condição humana.

    Responda
  33. Marcelo Levy dos Santos Braga

    Sou ateu e apateìísta . Se Deus existe é problema dele.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Quando um cristão fica tentando nos convencer que somos tristes, viram um problema do qual precisamos nos afastar....

  34. Paulo Roberto Silveira Bueno Filho

    Ahhh vai dormir. Vê se estuda alguma coisa que preste. Largou a medicina para estudar essa idiotice de religião e místicas antigas. Cadê a filosofia crítica? Ou só estudou para justificar esse mundo bosta? Intelectual que não serve de nada. Teologia que e uma forma de repouso em cima de violação de direito, violência, imposição. Devia ter se tornado médico. Vai rezar para, quem está doente, morrendo. Lamentável esse texto.

    Responda
  35. Joel Domingos

    Alguns ateus acharem que pessoas que escutam vozes são tratadas adequadamente com remédios, dando a entender que religiosos têm problemas mentais. Interessante. Toda a humanidade evoluiu até aqui sob os auspícios da religião. (continua)

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Ô crente chato viu! Vá lá dar dízimo!

    2. Joel Domingos

      Caro Élcio, Falsos profetas e ignorantes de boa-fé sempre existiram. Isso já foi vaticinado na Bíblia. São etapas da evolução espiritual. A Bíblia tem revelação progressiva. Inicia-se a humanidade com a obscuridade até o luminar divino esclarecer todas as mentes. Nunca se começa nada do topo. Uma criança não nasce sabendo tudo: até a enxergar ela tem que aprender; aprende a comer, a andar, a falar... Não preciso lhe lembrar que até hoje existem os charlatães na medicina. Assim é com a humanidade

    3. elcio matos

      Joel, o que foi dito aqui não é que religiosos têm problemas mentais, mas que pessoas com problemas mentais no passado eram tratadas como "possuídas pelo diabo". Isso era muito comum na idade média, quando a igreja católica detinha poderes excepcionais. O que subentendeu-se aqui é que hoje em dia a ciência diagnostica como doenças mentais o que a igreja via como possessões demoníacas no passado.

  36. Jefferson Soffer

    Um pouco de filosofia leva ao ateísmo, um pouco a mais leva à Deus.

    Responda
  37. Joel Domingos

    (continuação ) Será que esses ateus militantes são os únicos lúcidos no mundo? Serão os déspotas esclarecidos da filosofia política capitaneada por Montesquieu, Voltaire e Rousseau? A famigerada melancolia dos filósofos ateus, desde a Grécia antiga, é um eufemismo para a depressão. O ateísmo, desde o humanismo de Schoppenhauer, e o existencialismo de Sartre e Camus, têm ideação suicida. (continua)

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Ateus não são militantes, nem suicidas, nem sequer infelizes por serem ateus. Cristãos como você é que ficam tentando convencer outrem, em lugar de curtir sua fé sossegado, sem se intrometer na vida alheia. Papo de crente chato, mesmo.

  38. Joel Domingos

    (continuação) Segundo o CID-11, sob o cód. 6A50, é um transtorno psicótico. Nietzsche, Cioran, Villem Flusser… todos sofriam desse mal. O próprio Nietzsche tentou suicídio. Vida sem sentido: niilismo. O niilismo é a falência das crenças compartilhadas na vida do ateu. Ele se sente desconfortável e deslocado na humanidade, ante a imensa maioria de teístas. Sob a ótica do utilitarismo, as condutas adotadas devem promover a felicidade ou prazer do coletivo. (continua)

    Responda
    1. elcio matos

      Pois é, Joel, ainda bem que a ciência (eterna inimiga da religião) conseguiu decifrar os mistérios da mente humana, inclusive codificando-as como doenças mentais conforme você mesmo escreve. Agora você já imaginou como devia ser difícil a vida de um doente mental na idade média dominada pela igreja católica? Se o pobre fosse homem até que podia sobreviver após muitos açoites, mas se fosse mulher, o único destino dela seria as chamas de uma fogueira.

  39. Joel Domingos

    (continuação) Se você não acredita em Deus e acha que está com a verdade, mesmo sendo infeliz, que proveito tem essa liberdade ou verdade? Supondo que o ateu esteja certo, apenas por argumentação, não é mais útil e proveitoso acreditar em Deus e ser feliz por toda a vida, como nós cristãos somos, e ainda ter a esperança da vida eterna? Ele é infeliz e quer fechar a porta da felicidade para o próximo? Que prazer mórbido! Sua estrela não brilha e você quer apagar a do seu irmão?

    Responda
  40. Maria Sylvia de Albuquerque Maranhão Pereira de Sousa

    Quanto bestei rol este Pondé pode dizer e certas pessoas levar a sério. Que é um ateísta militante? E que é um deus, previamente admitido como existente e dotado das qualidades que o cliente lhe atribui?

    Responda
  41. Araguaci Faustino da Silva

    Ninguém sabe se Deus existe. Portanto ninguém pode ficar tecendo loas a favor ou contra. É insano discutir Deus se não temos certeza de sua existência, seja real ou imaterial.

    Responda
  42. Felipe Vasconcelos

    A semana começou maravilhosamente bem na Folha, com as colunas do Pondé e do Douthat!

    Responda
  43. Ricardo Lobo

    Esse cara é um super - chato.

    Responda
  44. Pablo Diego Barros de Jesus

    O autor do texto pretende contrapor a narrativa cristã ao suposto ingênuo ateísmo militante, que, na opinião dele, seria a forma errada de entender o mundo. Ingênua é a fábula bíblica sem fundamento que alega que o mundo foi criado por mágica por um deus inexistente. Ingênuo é acreditar que um livro escrito na era do bronze (Bíblia) seja tomado como fato histórico, uma vez que não se conhecem nem os autores nem os manuscritos autógrafos e originais desse livro, que foi escrito por apologetas.

    Responda
    1. Daniel Gomes Pereira

      Todos aqui esqueceram o que aconteceu com o mundo todo usando o nome de deus, da Austrália passando pela África e nas Américas, o que aconteceu com o povo dessas regiões conquistadas ?

    2. victor lag

      Tenho pena de você

    3. elcio matos

      Olha, Pablo, quem escreve aqui não é um fanático religioso e sim um ateu convicto, então afirmo com toda segurança que negar a importância da Bíblia na história da humanidade, principalmente na idealização da civilização ocidental (hoje no topo do desenvolvimento humano) é como negar nossa própria humanidade. Deus está no DNA humano desde que o primeiro primata ao testemunhar a natureza do sol, da lua, da chuva, deduziu que existia algo que lhe era inexplicável, então chamou isso de Deus.

  45. joão moreira

    Esse cidadão de fato leva a sério o que escreve?

    Responda
  46. Roberto Carneiro

    Ô Pondé! Ninguém precisa de deus pra pensar nem pra estudar. Mas vale fazer alguns exercícios mentais para especular sobre a sua existência e as histórias que contam dele. Não sei dos outros milhares de deuses que andam por aí, mas esse judaico-cristão sempre me pareceu suspeito. Bom repouso pra você!

    Responda
  47. Felipe Araújo Braga

    Eu sou espírita kardecista. Me orgulho sim do Espiritismo que ao contrário de certas religiões não se mistura com a política, prega o conhecimento e não a ignorância e defende a caridade e não o dízimo. Porém, me sinto muito melhor com ateus do que com alguns religiosos. Você é ateu? Não vou pregar pra você e você vai respeitar minha fé. Acabou. Agora, se eu disse isso para um evangélico? Dirá que minha religião é errada, que não sou cristão e que vou para o inferno!

    Responda
    1. Joel Domingos

      Diante de tudo o que expus, cabe transcrever a perícope de 2Pedro, -2:20-22,:

    2. Joel Domingos

      "Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao seu espojadouro de lama."

    3. Felipe Araújo Braga

      Ô crente chato viu!

    4. Joel Domingos

      A edição do livro indicado "A origem de Deus" (L’invention de Dieu no original) foi em 2016. Já havia me convertido. Quando de minha conversão, já havia lido toda a literatura antibíblica relevante, inclusive abordando tema similar ao da obra em referência. Desnecessário lê-la. Mesmo porque, agora, já advertido das investidas do maligno por meio de subterfúgios pseudocientíficos, posso passar ao largo de tais arapucas, pois:

    5. Joel Domingos

      "2 Timóteo 4:3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;" Thomas Römer, autor do livro acima, não amarra as chuteiras de Madame Blavatsky, em termos de ataque à origem de Jeová. A sua obra, "A Doutrina Secreta (5 volumes)", já foi meu livro de cabeceira. Enquanto você está indo, eu já estou voltando. Precisa dizer mais alguma coisa?

    6. Joel Domingos

      Eu, em momento nenhum, afirmei que a religião védica foi influenciada pelo judaísmo. Você está distorcendo minhas palavras. Fiz uma citação literal da Encyclopaedia Britannica provando que o alfabeto mediante o qual foram registrados toda a literatura religiosa indiana foi derivado do alfabeto aramaico.Por inferência lógica, não é possível provar que a religião hindu seja anterior à hebreia.Deu pra entender? A falácia do argumento de autoridade (carteirada) não vale: tem que ter prova documental

    7. Joel Domingos

      Felipe, já fui descrente da Bíblia. Diziam que ela foi adulterada... Parei de ser maria vai com as outras e fui averiguar, sozinho, munido dos melhores léxicos como Gesenius (hebraico e aramaico) e Thayer (grego coiné), cotejando-os com as gramáticas de Gordon Chown e Page H. Kelley. Também queria defender meu esoterismo, espiritismo, com argumentos e bases sólidas diante dos cristãos: o tiro saiu pela culatra. Me converti. No passado, fui esquerdista e progressista. Votei em Lula e em Dilma.

    8. Joel Domingos

      Como muitos aqui, atirei pedras em evangélicos. Hoje, estou provando do meu próprio veneno. Esse é o meu espinho na carne, do qual falava o missivista Paulo. E o recebo com satisfação. Sou a pessoa menos suspeita para defender o cristianismo e seu livro.

    9. Felipe Araújo Braga

      Joel, eu me formei em História na USP e posso te indicar excelentes autores sobre o tema, a Editora Paulus, que é católica tem excelentes livros: “A Origem de Javé”. Você está distorcendo as coisas para caber na sua fé irracional. Você está argumentando que a religião védica na Índia foi influenciada pelo Judaísmo (oi?). Cara, santo Deus!

    10. SILVIA KLEIN DE BARROS

      É exatamente isso que o Joel, com sua erudição vazia (porque torcida pela fé) está fazendo... Dizendo "um dia você chega lá", deixando claro que você ainda não está "certo". É o que mais me incomoda nesse tipo de cristão: a prepotência.

    11. Joel Domingos

      O Sr. Deus não é um trapaceiro ou palhaço para se metamorfosear, como se fora um camaleão, ao gosto do freguês. Ele não muda. Confira: Sl 102:26 Eles perecerão, mas tu [Deus] permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. 27 Porém tu [Deus] és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim. [...] Ml 3:6 Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. O nome "EU SOU O QUE SOU" (Ex. 3:14) já é bastante elucidativo.

    12. Joel Domingos

      Amigo Felipe, eu lhe entendo: já fui igualzinho a você. Li as obras de Kardec e frequentei muitos anos centros espíritas. A Lei do Progresso, preconizada por Kardec, reza: "Nascer, Morrer, Renascer ainda e Progredir sem cessar, tal é a Lei." Então, é impossível retroceder. Eu não retrocedi. Um dia você chega lá.

    13. Joel Domingos

      Achados arqueológicos como a Estela do faraó Menerptah (1236 a.C. a 1223 a.C.), a Estela Sebek-Khu, a Estela de Moab (também chamada Pedra de Mesa) é datada do séc. 9º antes de Cristo!!! Ela narra eventos bíblicos no mesmo alfabeto em que foram redigidos os Dez Mandamentos (alfabeto sinaítico); a Estela de Tel-Dan, o selo de Ezequiel, o Túnel de Ezequias, a Muralha de Ezequias, os três prismas de Senaqueribe, a Tumba do rei Uzias, a Pedra de Pôncio Pilatos e o Cilindro de Ciro. Tá tudo na net.

    14. Joel Domingos

      Dar um Google, Felipe? A internet não é totalmente confiável. Fique sabendo. Citei fontes fidedignas: contra fatos não há argumentos. Use a cabeça. Se a escrita devanágari, mediante a qual foram registrados os primeiros documentos religiosos, como os Vedas, é derivada da escrita aramaica, da qual surgiu o alfabeto sinaítico, como pode ser provada tal anterioridade? A arqueologia, junto com a paleografia, trabalha em cima de documentos, não suposições.

    15. Felipe Araújo Braga

      Joel, você vive no mundo da carochinha. A civilização védica e sua religião surgiram aprox. em dois mil e trezentos antes de Cristo. O Judaísmo surgiu seis séculos antes de Cristo. Dá um Google cara, sua fé te torna cego para a realidade. Garanto que você também nega a evolução das espécies defendendo Adão e Eva.

    16. Joel Domingos

      Apenas por argumentação, tenho a aduzir que, em termos religiosos, antiguidade não é posto, como sói acontecer no regime militar, pois: "João 10:8 - Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. E ainda: "João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."

    17. Joel Domingos

      Os mais antigos documentos religiosos, como os Vedas, foram escritos no abugida devanágari, sistema de escrita derivado do Brahmi. Segundo a Encyclopaedia Britannica, "ipsis litteris", em tradução livre: "Brahmi, sistema de escrita ancestral de todas as escritas indianas, exceto Kharoshti. De derivação ou inspiração aramaica, remonta ao século VIII ou VII a.C., quando pode ter sido apresentado aos mercadores indianos por pessoas de origem semítica." Nunca o hinduísmo foi anterior ao judaísmo.

  48. Paulo Augusto

    Atualmente, pessoas que escutam vozes são tratadas adequadamente com remédios. Em tempos antigos, esses é que fundavam religião.

    Responda
  49. Ivan Zacharauskas

    Purnamadah Mantra, das Upanishads: "O absoluto é aquilo, o absoluto é isto, a partir do absoluto nasce o absoluto, do absoluto retira-se o absoluto e o absoluto permanece."

    Responda
  50. elcio matos

    Sei não, sinceramente, eu não me consideraria mais inteligente caso acreditasse que Deus fez o mundo em seis dias e de que somos todos descendentes de Adão e Eva. Mas quem sou eu para questionar parâmetros de inteligência, né?

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Magnífica intervenção, Élcio!

    2. elcio matos

      Sei muito bem a diferença entre leituras literais e simbólicas, Felipe; uma nos leva prum mundo imaginário e perfeito, a outra nos leva pro mundo real.

    3. Felipe Vasconcelos

      Quando o senhor descobrir a diferença entre leitura literal e leitura simbólica, todo um mundo novo de possibilidades se abrirá diante de seus olhos. Bom domingo!

    4. elcio matos

      Pois é, Maria, eu procuro fazer o mesmo. Por exemplo, ao invés de estudar a Bíblia eu procuro ler acerca da religião católica, desde seu nascimento como uma seita rebelde do judaísmo, passando pela aceitação de Roma como religião oficial do império, até o papel fundamental do cristianismo no que hoje é a civilização ocidental. Infelizmente grande parte dos cristãos, principalmente evangélicos, desconhecem o passado negro do catolicismo na história. Coisas que fariam Cristo se envergonhar.

    5. Maria Guedes

      ELCIO MATOS, concordo plenamente com você, entretanto pensando assim, me fez buscar respostas para essa minha negação. Por isso, penso que nesse exercício de pensar, buscar respostas e descobrir "coisas", estou acrisolando e desenvolvendo minha inteligência. A ideia que incomoda me leva a desenvolver minha capacidade cognitiva. Para mim, é como orar....não adianta orar e pedir a Deus que faça algo por mim. EU tenho que trilhar o caminho.