Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Arnobio Miranda jr

    Quando muitos do que foram para lá, verificarem que não se instalou o comunismo por aqui e que não vale à pena o exílio enganoso, voltam.

    Responda
  2. Emilio Bazzani

    Tem muito mais brazucas do que esse numero. Sem falar nos italos-brazucas e brazucas com ascendencia lusa, que não entram nessa conta. Infelizmente, quando falta argumento numa discussão, lembram que somos 'estrangeiros'. !

    Responda
  3. Geraldo Magela

    Minhas sobrinhas foram pra lá e já pariram três portugueses. Estão ajudando no controle da natalidade e estão fazendo seus maridos portugueses, muito felizes.

    Responda
  4. Felipe Araújo Braga

    Portugal não tem muitos atrativos “ah qualidade de vida, segurança”. Ok, mas é um país bastante irrelevante, a periferia da Europa.

    Responda
  5. marcos fernando dauner

    Torno a repetir o que já escrevi aqui dezenas de vezes : Colocar um milhão de estrangeiros no gigante Estados Unidos é fácil ; colocar um milhão de estrangeiros no pequeno Portugal é mais complicado . Colocar cem mil venezuelanos em São Paulo-SP é mais fácil que colocá-los em Boa Vista-RR .

    Responda
    1. Enzo M

      Marcos, sua resposta não faz sentido. É claro que colocar um milhão de estrangeiros nos EUA é mais fácil que em Portugal. Mas os EUA têm quase 50 milhões de imigrantes e não um milhão

  6. Bento Brito Teixeira

    No Brasil, até poucas décadas, recebemos centenas de milhares de portugueses aventureiros ou carentes. Agora, êles só aceitam brasileiros com qualificação e/ou dinheiro suficiente para permanecerem.

    Responda
  7. Marcelo Pires Santana

    Quem pariu Mateus...

    Responda
    1. Emilio Bazzani

      i.e. quem pariu mantem e balance...

  8. MAURICIO FLEURY S MESTIERI

    O maior problema que eu vejo e ouço dos estrangeiros em relação aos brasileiros se resume à falta de educação. Muito se deve ao nosso jeito de ser que é muito mais expansivo do que o europeu ou o norte-americano e por isso somos, muitas vezes, mal-entendidos, por outro lado nossa educação se comparada a dos estrangeiros, realmente, deixa muito a desejar.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Complexo de vira-latas. Será que êles preferem os arrogantes "supremacistas" branquelos? Mas, o dinheiro compra a "boa vontade".

  9. Valter Iwai

    Cidadania brasileira para portugueses com reciprocidade.

    Responda
  10. Milton Nauata

    Ao ver comentários aqui, Portugal não ti rou nada do Brasil, em séculos passados e qdo do descobrimento era habitado por sel vicolas, os portugueses desbravaram essa terra e tudo era de Portugal, o Brasil não existia como país, só após 1822 nos tornamos independentes. Antes disso, por direito tudo lhes pertencia. Portugal deixou nos a bela língua Portuguêsa, devemos tbm a eles a gigantesco território q não se desintegrou como aconteceu com a América Espanhola, herdamos a cultura e costumes.

    Responda
    1. Nelson Santos

      Fale isso pros indígenas

  11. Klaus Serra

    E quantos % desses 35% que são 14% da população de Portugal que representa 8% da população da Europa são moradores de rua?

    Responda
  12. Emanuel Mello

    Se Portugal parar de falar português, nenhum brasileiro vai querer se mudar pra lá.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Isso me faz lembrar os milhares de universitários que foram "estudar" em Portugal . Porque tão poucos foram estudar na Holanda, França, Alemanha ? ´´

  13. Andrey Lucas

    Retribution

    Responda
  14. Jaime Antônio Sardi

    Estranho isso de não querer brasileiros. Cidades esvaziando com queda da natalidade. E o mais importante: não foi daqui que extraíram riquezas incontáveis p fazer a glória do império português? A mim ninguém reclamou pq teria respostas contra essa xenofobia na ponta da língua.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Caro Sardi, eles querem os brasileiros, mas com dinheiro; qualificados como pontuado na matéria.

    2. Sérgio Silva

      Vá pra Inglaterra, então. Lá, te colocarão numa confortável viagem só de ida pra Ruanda.