Ana Cristina Rosa > 'O 25 de abril começou em África' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sempre que leio estes textos fico me perguntando como são as realidades polÃticas, sociais e democráticas da Ãfrica, atualmente, governada pelos próprios africanos?
Ninguém discorda. Os militares viram que a luta estava além de suas forças e entregaram a rapadura. O paÃs acabou se beneficiando com isso, abandonando os africanos à própria sorte e aderindo à união europeia.
Um pouco de história não faz mal a ninguém, já que fatos relevantes da história são por vezes escamoteados, deixam de ser divulgados. As revoltas nas colônias africanas pela independência foram essenciais, alavancaram a revolução dos cravos, a derrubada de uma longuÃssima ditadura do atraso em Portugal.
Surreal imaginar que enquanto os EUA estavam mandando o homem para a lua, Portugal estava travando guerras coloniais na Ãfrica. Mais surreal ainda pelo fato de Portugal ser, à quela altura, um paÃs muito pobre, com 1/3 da população analfabeta e com boa parte de seus cidadãos a emigrar à parte rica da Europa para trabalhar em subempregos. Que belo império (do qual, infelizmente, muitos lusos ainda se orgulham)...
Os EUA, podem não ter colônias, mas exercem um papel de colonizador nas Américas. Inervem quando necessário ou pelo bem de seus interesses econômicos. Trata-se de xerife do mundo. As ditaduras empobrecem os paÃses em todos os sentidos. Aqui, enquanto a inflação rolava solta, os salários permaneciam congelados. Detonaram com as escolas públicas, onde estudavam os filhos da classe média. Entregaram o paÃs com uma dÃvida externa altÃssima.
O colonialismo por ele mesmo deve ser questionado, o modelo colonial português se estendeu ao século vinte dentro de uma ditadura. O debate sobre reparação precisa conquistar seu espaço.
E o modelo colonial estadunidense?
Imagina a imoralidade de se ter colônias na década de 1970. Portugal é uma vergonha mesmo.
Vergonha é uma ditadura que favorece regimes coloniais.
Por favor, o correto é dizer que a ditadura portuguesa era uma vergonha.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ana Cristina Rosa > 'O 25 de abril começou em África' Voltar
Comente este texto