-
Orasil coelho pina
Sempre que leio estes textos fico me perguntando como são as realidades políticas, sociais e democráticas da África, atualmente, governada pelos próprios africanos?
-
José Cardoso
Ninguém discorda. Os militares viram que a luta estava além de suas forças e entregaram a rapadura. O país acabou se beneficiando com isso, abandonando os africanos à própria sorte e aderindo à união europeia.
-
Anete Araujo Guedes
Um pouco de história não faz mal a ninguém, já que fatos relevantes da história são por vezes escamoteados, deixam de ser divulgados. As revoltas nas colônias africanas pela independência foram essenciais, alavancaram a revolução dos cravos, a derrubada de uma longuíssima ditadura do atraso em Portugal.
-
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ANDRADE
Surreal imaginar que enquanto os EUA estavam mandando o homem para a lua, Portugal estava travando guerras coloniais na África. Mais surreal ainda pelo fato de Portugal ser, àquela altura, um país muito pobre, com 1/3 da população analfabeta e com boa parte de seus cidadãos a emigrar à parte rica da Europa para trabalhar em subempregos. Que belo império (do qual, infelizmente, muitos lusos ainda se orgulham)...
-
Anete Araujo Guedes
Os EUA, podem não ter colônias, mas exercem um papel de colonizador nas Américas. Inervem quando necessário ou pelo bem de seus interesses econômicos. Trata-se de xerife do mundo. As ditaduras empobrecem os países em todos os sentidos. Aqui, enquanto a inflação rolava solta, os salários permaneciam congelados. Detonaram com as escolas públicas, onde estudavam os filhos da classe média. Entregaram o país com uma dívida externa altíssima.
-
-
Adalto Fonseca Júnior
O colonialismo por ele mesmo deve ser questionado, o modelo colonial português se estendeu ao século vinte dentro de uma ditadura. O debate sobre reparação precisa conquistar seu espaço.
-
Anete Araujo Guedes
E o modelo colonial estadunidense?
-
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Imagina a imoralidade de se ter colônias na década de 1970. Portugal é uma vergonha mesmo.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.