Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maristela de Paula Andrade

    Não entendi: não é a maior democracia do planeta? E a liberdade de expressão? Viva a juventude!

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Eu te explico, é bem simples: instituições privadas têm o direito de não permitir, dentro de suas instalações, manifestações racistas e que apoiam terroristas.

  2. yussef mahmud m mustafa

    O judaísmo é uma das 3 belas religiões monoteístas abraâmicas ,o sionismo é uma ideologia nacionalista, colonialista !

    Responda
    1. Luiz Walter Corsetti Doederlein

      Religião bela? Com todo o seu histórico repressivo e de fanatismos? Isto vale para todas.

  3. Enrique Castro

    No momento em que a produção científica chinesa aumenta de forma impressionante, destruir uma geração de futuros pesquisadores parece ser uma ideia interessante, não é? Os amigos do norte perderam totalmente o rumo... tiro no pé (como tantos outros).

    Responda
  4. Jacques Toron

    Quem tem telhado de vidro deveria pensar duas vezes antes de protestar temas divergentes ao âmbito da universidade

    Responda
  5. Ediney Fortes do Prado

    Repressão vergonhosa a manifestação pelos 35 mil mortos em Gaza, a maioria inocente.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Deveriam protestar contra o Ha mas que iniciou a guerra

  6. jorge souza

    Se foi o tempo em que o estudante fazia passeata por melhores condições de estudo, hoje muitos estudantes, não todos, acham bonito protestar por protestar e colocar na mídia, o pior é que ninguém dá mais crédito a pensamentos de estudantes.

    Responda
  7. victor lag

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. NEY HAMILTON MICHAUD

    Há 2 semanas um suposto jornalista norte-americano falou no congresso brasileiro que a liberdade de expressão nos EUA é tão grande que ele assistiu a uma passeata de nazistas num bairro judeu em NY. Os deputados e deputadas bozocrentes babaram nas gravatas e vestidos, tamanha admiração pela democracia ianque...ao contrário da ditadura brasileira que censura os cidadãos de bem da extrema direita...então tá!

    Responda
  9. Gilberto Rosa

    Impressionante o poder desta máfia do decadente império da guerra, a queda do império está sendo bem rápida.

    Responda
  10. SAMYR AUAD

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. newton penna

    Esta é a verdadeira "democracia americana".

    Responda
  12. yussef mahmud m mustafa

    As manifestações que estão se esparramando no Estados Unidos e na Europa não são contra o povo judeu!.Anti semitismo uma palavra mágica que o estado colonial sionista usa pra se defender das críticas e justificar as atrocidades que comete conta o povo palestino de Gaza ,não se pode falar à verdade que vira ante semita.nao é o povo judeu que tá sendo acusado da barbarie de Gaza e sim o estado sionista colonialista de Israel .

    Responda
    1. Jacques Toron

      Sionismo não tem nada á ver com colonialismo

    2. Barbara Maidel

      Seu comentário se refere a você e alguns poucos. A maioria dos manifestantes (e grande parte dos que comentam nesta Folha) pregam o fim do país atacado em 7 de outubro, o extermínio dos ju deus, elogiam o Hammas e dizem (ou pensam, mas são covardes demais pra dizer) que Adolf tinha razão mas não terminou o serviço

    3. LUIZ LEAL

      Lembrando, Yussef, que entre os manifestantes que pedem paz na Palestina estão vários estudantes judeus e mesmo instituições pacificistas judaicas. Ou seja, fica muito claro que a alegação de antisemitismo é falsa.

  13. Rubens gonçalves

    Só isso.? Vai aumentar as prisões. As expulsões das moradias e até dos cursos. Esse é os EUA liberdade só no nome. E a imprensa mundial parou de noticiar sobre a guerra na Ucrânia o conflito em gaza e no yemen é o hesbollah no Líbano.

    Responda
  14. Luiz Antonio Sypriano

    A ditadura do capital estadunidense flexibiliza movimentos nazista; entretanto, reprime quem se volta contra suas políticas externas. As contradições do regime se revela.

    Responda
  15. Antônio Ruas

    Galera leitora, vamos lembrar que em 4 de maio de 1970 a polícia assassina matou 4 estudantes desarmados na Universidade de Kent nos EUA. Protestavam contra a guerra do Vietnã. Agora estudantes de lá protestam contra o massacre em Gaza e têm toda a legitimidade e o nosso apoio. O Governo Biden apoia o Governo de Israel sem impor uma retirada de Gaza e o fim do massacre. Aqui no Brasil eu espero que os estudantes protestem também. Tá na hora do mundo se levantar contra este absurdo. Saudações.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Tá na hora de se manifestar contra o Ha mas assim como já fazem vários grupos cristãos nos EUA e Europa. Is rael é a grande vítima por recusarem sua existência

  16. Natália Molina Romano

    O mais irônico é que passeata na-zi é liberada nos EUA, polícia não aparece, o governo não fala nada, a Câmara fica quietinha e o Bibi não dá um pio sobre. Mas experimenta defender a Pales-tina lá, subitamente começam a ver antissemitismo e ficam preocupadíssimos em reprimir. Pq será, em?

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Porque passeatas são feitas nas ruas e não dentro de instituições privadas que não querem que manifestações racistas e elogiosas a terroristas ocorram dentro de seus domínios. A diferença é tão básica que dá até dó de uma pessoa que não consegue concluir isso espontaneamente.

  17. Anisio Antonio Meinerz

    Os EUA estão mostrando pro.mindo que o seu discurso de liberdade é fake

    Responda
    1. Jacques Toron

      Estão mostrando para o mundo que a liberdade de um termina quando começa a do outro

  18. Rodrigo Cabral

    Cada escolha, uma renúncia.

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Com certeza, Gilberto. E pensar que no Brasil esses homens foram os Pracinhas dos Expedicionários. Muitos deles da então Força Publica de São Paulo. Mas não sao reconhecidos como merecem. Viva os militares!

    2. Gilberto Rosa

      Por sorte pessoas corajosas, que renunciaram ao conforto, muitas delas encontrando a morte, lutaram contra nazistas na segunda guerra, fossem covardes, a história seria outra. Parabéns aos estudantes.

    3. Rodrigo Cabral

      A questão não é outra. Devemos escolher nossas batalhas e arcar com consequências, se tiverem. Justas ou nao. Até pq esse critério de justiça é relativo.

    4. Joao Cellos

      A questão é outra. O que você acha das penalidades que quem protesta contra a matança em Gaza está sofrendo?

  19. João Neutzling Jr

    Se eu defender nos EUA a conduta do exército de israel de matar crianças palestinas , bombardear hospitais, massacrar moças jovens palestinas eu também serei preso ?

    Responda
    1. Jacques Toron

      As mortes em ga za são consequências de uma guerra de defesa a existência de Is rael. O Ha mas é o grande responsável por iniciar essa terrível guerra.

    2. Wilson Rossi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  20. José Leon Crochík

    Certamente, toda forma de violência deve ser enfrentada, mas com a prisão e ameaça de perder a moradia, perder ajuda no pagamento da Universidade para os jovens? Não temos outras formas?

    Responda
    1. Geraldo Couto

      Tem nada, tem que ter algo real que aquiete essa turma. Eles não param para pensar e seguem a moda. Os mesmos que defendem a Palestina também dizem defender o direito das mulheres e LGBT. Ora, Até onde sei Palestinos não são exemplos de respeito nesse caso. Também não dão solução para os refens. É só parar a guerra e deixar famílias dizimadas sem reação?

  21. Marcelo Moraes Victor

    Quem defende o Hmas precisa ser eva acuado para a Palestina imediatamente. E vem comparar o Ocidente, que com todos seus defeitos não faz o que o Irã e sua cá ma rilha fazem com mulheres, gays e estudantes. Não tem comparação. Vocês estão falando aqui pq nós do Ocidente toleramos. Até por ali, deviam ser expulsos

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      ... dizimado...

    2. LUIZ LEAL

      Primeiro, Marcelo, eles estão defendendo é o povo indefeso que está sendo diimado. Segundo: os que se manifestam a favor do regime que está cometendo o geno também deveriam ser expulsos?

    3. Telma Saraiva

      Mensagem perfeita, Marcelo.

  22. João Vergílio

    Nem a China faz isso. [Já o depto. de censura da FSP....]

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Essas prisões e restrições não devem estar sendo arbitrárias. Qualquer discurso de ódio deve ser contido. Imagine se estudantes acampados estivessem bradando mensagens de ódio contra cristãos. Seria assustador.

    2. Telma Saraiva

      A China faz pior, vide o que ela fez contra alguns poucos que se manifestaram contra a política do PCC de Covid zero; simplesmente utilizaram como forma de protesto uma folha em branco.

  23. Diego Mentor

    Quando o Irã faz repressão e prisão de opositores é feio, mas se são os EUA não tem problema, faz parte. Essa incoerência do ocidente já cansam o resto do mundo faz tempo. Genocídio só Israel pode praticar. Atentar contra o livre mercado (tik tok) e contra a liberdade de expressão só os EUA podem fazer. Pq a ditadura estadunidense é cheirosa

    Responda
  24. yussef mahmud m mustafa

    Os estudantes se manifestam contra a barbarie que já assassinou mais de 34 mil palestinos em Gaza,não é um movimento antissemita ou contra estudantes judeus, a verdade é que o governo americano não quer aceitar o não da população universitária contra o apoio incondicional que estão dando ao estado colonial sionista despejando bilhões em armamentos pra assassinar mulheres e crianças,e temem que este movimento se espalhe pro resto da população

    Responda
    1. Geraldo Couto

      Primeiro o próprio ramas de mandioca já assumiu que o número é errado. Depois que pediram a identificação das pessoas não houve saída. Depois, acho que eles antes de falarem em vitimismo precisam devolver alguma coisa que pegaram, não tem não? Ou você deixaria os seus entregues a radicais sem nenhuma resistência?

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      Bem colocado Yussef. Eu me pergunto até quando teremos de seguir calados em face dos Eua e seu poderio militar. Imagino se todo os países em vez de cuidar de sua população investissem em armamento como os americanos. Esse bastião hipócrita da liberdade.

  25. Homero Feijó

    Interessante, os pró Is ra el não são presos, não perdem vagas... viva a liberdadede expressão!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Não apenas isso, muitos deles denunciam os colegas que protestam contra o genocidio, porque se sentem "ofendidos" com os protestos.

  26. Ciro Lauschner

    Na zis e apoiadores de terroristas, anti semitas, com certeza devem ser afastados da sociedade.A imbeci li dade tem que ter consequencias.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Como é triste ver alguém defender, sem qualquer vergonha, a eliminação de 12 mil crianças, duas mil mutiladas, apenas por que são os seus que praticam.

    2. Joao Cellos

      Naz ista é quem apoia o bibi e seu governo. Esses sim têm práticas naz istas e modus operandis rac istas.

  27. José Leon Crochík

    Não é com repressão que jovens devem ser formados.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Entender limites faz parte de qualquer educação

    2. Denise Ambrosi

      Mas nossa senhora, esse aí embaixo falando em “educação de casa”; acorda rapaz

    3. Geraldo Couto

      Se faltou educação em casa resta aos aplicadores da lei tomar as atitudes. Não acha que os que pousam de vítima têm algo a devolver antes de reclamarem das consequências? Ninguém fala nisso, existem famílias dizimadas nesta história

    4. Marcelo Moraes Victor

      Nem com excesso de liberdade ou racismo

  28. Fabricio Oliveira

    Viva o paraíso da liberdade de expressão!!! #contemironia

    Responda
  29. Tiago Costa Silva

    Cadê o Elon Musk? Aquele hipócrita paparicado pela imprensa brasileira.

    Responda
  30. ALOISIO T MIRANDA

    EUA terra da democracia e da liberdade...

    Responda
  31. Rodrigo Negrão

    Absurdo esses meninos protestando! Ninguem mais pode eliminar milhares de crianças subnutridas em paz?!

    Responda
    1. Geraldo Couto

      Usaram várias vezes de violência. Esse filme está repetido, essa fórmula já foi vista há menos de 100 anos atrás. Se deixar rolar, não vai terminar bem

  32. Paulo Augusto

    Cadê o playboy bilionário para dizer que eles estão numa ditadura ?

    Responda
  33. agatangelo oliveira

    Fosse no Irã a manchete seria " Governo iraniano reprimi com violência protestos". Como é nos EUA é a polícia q faz o trabalho sozinha. Não há pressão do governo. Imprensa marrom.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      No Irã esse comentário faria tua forca

    2. Ciro Lauschner

      No Irã seriam enforcados, assim como na Palestina que dizem amar.

  34. Roberto Maximiano da Cunha

    Mas esse não é o país da "liberdade", onde as pessoas são livres para se manifestarem? EUA nunca foi o país da liberdade: milhões de africanos foram escravizados lá por mais de 200 anos (assim como no Brasil), maior população carcerária do mundo, promovem intervenções militares e guerras em todos os cinco continentes habitados há pelo menos 150 anos, foram responsáveis por apoiarem e implantarem várias ditaduras sanguinárias pela América Latina (inclusive no Brasil) ...

    Responda