Comentários para:

Quinquênio da vergonha

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Malta Campos

    Vergonha. Isso não é uma democracia

    Responda
  2. wanderley dantas

    Falta vergonha na cara para os promotores que desejam ressuscitar o quinquênio apenas para juízes, promotores, procuradores e outros abençoados e outras categorias da casta maior.

    Responda
  3. Marcos Araujo

    As vezes, como agora, a gula do Lira é nossa salvação. Se fosse quinquênio para deputados ele até toparia

    Responda
  4. PAULO ROBERTO HASSE

    Se juízes tem direito , todos os demais servidores também tem . Ou pagam para todos ou não pagam para ninguém este ABSURDO! Brasil Macunaíma

    Responda
  5. josé maria silva

    São donos da maior empresa brasileira a LiraCo e a PacheCo .

    Responda
  6. Newton Rodrigues Miranda Neto

    Se o servidor recebe por subsídio, inconstitucional qualquer "penduricalho". Devemos (povo, imprensa) em uníssono rejeitar essa excrecência de PEC. Quinquênio é o pior tipo de progressão funcional que existe, porque não é meritória. Basta manter o cargo por 5 anos (isso, para um servidor que, além de estável, é inamovível em suas funções, como os membros do MP e do Judiciário).

    Responda
  7. Newton Rodrigues Miranda Neto

    Os Juízes, Membros do MP, Defensoria Pública, Advogados Públicos, etc, recebem por subsídio, conforme art. 37, X e XI, da CRFB/88. Conceito de subsídio: "Art. 39 [...] § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória..."

    Responda
  8. Nilton Silva

    Nossos magistrados merecem tal reconhecimento pelos serviços prestados. Um judiciário bem remunerado fica mais distante de se dobrar às pressões do grande capital. Parabéns pela coragem de pautar a emenda, senador Pacheco, nosso camisa 12.

    Responda
    1. KATIA LANUZIA NOGUEIRA DE ARAUJO

      Sério isso???

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Até parece!!! Pacheco, vergonha nacional!

  9. LUIZ FERNANDO FERREIRA

    O Judiciário do Brasil é um dos mais caros do mundo. Trabalham 9 meses por ano.Muitos ganham acima do teto. Ainda querem mais privilégios!!!!!

    Responda
  10. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Lira, Pacheco e cia querem desestabilizar a democracia. Desviar o dinheiro público para o interesses de castas da sociedade seja com a desoneração ou quinquênio é método para objetivos não republicanos.

    Responda
  11. Beatriz Judith Lima Scoz

    Até hoje não entendi porque os profissionais da justiça são privilegiados com frequentes atentos salariais...

    Responda
  12. jorge nilton santos silva

    Enquanto os Servidores do andar de baixo estão com mais de 30% dos seus salários defasados nos últimos 4 anos.

    Responda
    1. Amaury Kuklinski

      Não prestou muita atenção na realidade. Foram sete anos sem reajuste, depois 6% a cada ano por três anos. Daqui a pouco completa cinco anos sem reposição. Tem que lembrar que Ministros do STF não vivem do salário, vivem de palestras, livros, faculdades, distantes da realidade dos juízes de primeiro grau. Por causa disso, as diferenças de entrância foram encolhendo e os salários aproximando. Juízes iniciantes podem ganhar mais que desembargadores. É por isso que querem os quinquênios.

  13. Adriano Dos Santos Bras

    Temos de debater quais castas são mais pesadas de carregar …. Judiciário está ganhando de lavada

    Responda
  14. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    A Folha sempre contrária aos servidores públicos. O adicional de quinquênio esteve presente na remuneração do servidor público como forma de valorizar a experiência e o tempo de serviço no cargo efetivo, somente vindo a ser suprimida pelas Emendas Constitucionais de nº 19 e 20, de 1998, que fixaram o subsídio como forma única de remuneração. Mas surgem distorções, pois o servidor no início de carreira e inexperiente tem a mesma remuneração de que está há 20, 30 anos no serviço.

    Responda
    1. Igor Rosado

      Para combater isso, muitos, como Paulo Guedes, defendem a redução dos salários iniciais das carreiras públicas.

    2. Ana Rodrigues

      Não é bem assim né. E quem iria ganhar isso aí é só a turma da casa grande. A senzala não ia ver isso nunca.

  15. Ney Fernando

    Mas e a Licença Compensatória que os próprios promotores inventaram e os juízes copiaram para si? Não é vergonha pagar para eles um dia de folga a cada três trabalhados? Esse aumento de salário de um terço não está previsto em lei nem em qualquer projeto de lei, nem em nenhuma PEC? E esse pagamento é justificado por um "acúmulo de funções" que, aliás, já é pago em separado através de outro penduricalho. Um mesmo fato enseja dois pagamentos, nenhum deles com previsão legal. Pode isso?

    Responda
  16. João Francisco dos Santos

    Folha fazendo campanha para Lira? Claro que ele não apoia a melhoria de salários, mas aumento do fundo partidário e aumento de verbas para emendas impositivas sim! Estas últimas sem qualquer controle da distribuição e gastos.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Ele aumentou há poucos dias as diárias dos deputados (ou seja, as dele e dos seus colegas) em 60%.

  17. Newton Zuppo

    Coitado do povo brasileiro!

    Responda
  18. Valério Castro

    Rodrigo Pacheco traindo o seu eleitorado, criando bombas fiscais.

    Responda
  19. maria araujo

    Cabe ao Executivo planejar, arrecadar, pagar as contas , se equilibrar na conta bamba, cumprir metas em todos os setores da administração, trabalhar sob a mira de opositores, garantir dinheiro pra os outros 2 poderes , executar uma imensidão de coisas e dar certo com responsabilidade fiscal . Cabe ao legislativo legislar, gastar sem compromisso e fazer chan tagem. A isso se chamam equilíbrio de poderes.

    Responda
  20. Samuel Fagundes

    Acho que, neste legislatura o Lira ainda é mais confiável que o Pacheco. É duplinha perigosa, viu? O Pacheco é mais dissimulado, tende a trair mais....

    Responda
  21. Kiko Mazziotti

    Os senadores aprovam o “quinquênio da vergonha” , mas nada fazem pra barrar assassinato em massa de aposentados, que o STF (Zanin, advogado vitalício de Lula à frente) promoveu ao enterrar a Revisão da Vida Toda, que propiciaria um pouco de dignidade aos velhinhos. Mas a especialidade de congresso e do STF é outra, eles só servem pra insultar a sociedade que paga o salário e todas as mordomias dessas gangues de chupins.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Três podreres, cada qual se esforçando cada vez mais pelo próprio conforto, indistintos em mordomias e gastos inúteis.

  22. Samuel Fagundes

    Concordo com o artigo. O legislativo brasileiro é uma vergonha. Joga contra os interesses da nação. Os líderes de cada casa querem "marcar território" , chantageando o executivo, que tem feito um grande esforço para que o Brasil seja um país que deixe de beneficiar castas privilegiadas, privilégios esses que sentenciam milhoes à miséria. Até quando, tanta injustiça.? Militares, judiciário, políticos sempre legislando apenas em prol de seus intereses e de empresários com seus lobbys

    Responda
  23. Manoel Raimundo Alves

    Essa elite rentista da Faria Lima, é muito mais hipocrita doque eu pensava. Tá todo mundo pianinhos com essa imoralidade do Senado.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Que tal criticar quem está causando o problema?

  24. jairo de luca

    "Fome invade casas de ribeirinhos em Marajó, e crianças ficam sem merenda na escola" Folha, 28/04/24.

    Responda
  25. Carlos Aberto

    A vergonhosa atuação do senador Rodrigo Pacheco. Imaginem um homem desta estirpe chegar a presidência da república. Enquanto os aposentados à míngua, o presidente do senador a favor dos privilégios, dos que menos produzem. .imaginem um homem desse na presidência da república.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Já tivemos e temos piores.

  26. ADONAY ANTHONY EVANS

    Ao que o bom Deus, em sua infinita sabedoria, deu a Rodrigo Pacheco em tamanho, Lúcifer e sua malícia, dobrou a aposta em estupidez. Fred Kruger já era. Nesta temporada, Pacheco e o massacre da Serra Elétrica.

    Responda
  27. Luís Santiago Málaga

    Abre o olho faria lima. Quem é quem no jogo da responsabilidade fiscal e equilíbrio das contas?

    Responda
  28. Sandro dos Santos Souza

    Tem que olhar também os supersalarios dos funcionários públicos, os fura tetos, e retirar os artificios que estas "castas" utilizam para ultrapassar o teto maximo de salario permitido a um funcionário publico segunda a Constituição Federativa do Brasil.

    Responda
  29. Ana Rodrigues

    Na hora de ferrar com o trabalhador não tem direita ou esquerda que nos salve. E ainda tem gente que se estapeia por causa dos alecrins.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Tem razão. E se por um lado as reformas ocorreram nos governos bolsonaro e Temer, também é fato que Lula até agora não moveu uma palha sequer para reverter tal quadro.

    2. Anete Araujo Guedes

      As reformas trabalhistas e previdenciárias foram realizadas nos governos Temer e Bolsonaro.

    3. Anete Araujo Guedes

      As reformas trabalhista e previdenciária foram realizadas em quais governos? Não foram nos governos Temer e Bolsonaro?

  30. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

    Esses políticos não têm moral para pedir cumprimento de metas fiscais, execução do orçamento com déficit zero pela presidência. Acho que estão preparando uma armadilha para o govermo. Só está faltando um Temmer. Sempre a favor do Brasil. Acreditem...

    Responda
  31. Anete Araujo Guedes

    Trata-se do início das pautas bombas para desestabilizar o governo Lula. Lira e Pacheco estão de olho nas eleições, na herança dos votos Bolsonaro. Buscam apoio da extrema direita, judiciário, Faria Lima, bancada da Bíblia, boi, bala e banco, para que, nas próximas eleições, os bolsonaristas saiam vitoriosos.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Com 37 ministérios ele não precisa de muita ajuda.

  32. Wagner Figueiredo

    Inacreditável essa pretensão ! Como pode o Senado patrocinar essa esbórnia com o dinheiro público. Convescote acintoso entre a Casa Legislativa e essas desavergonhadas, categorias profissionais . Todos estão se lixando pro monumental esforço do Ministério da Fazenda, que a duras penas , toca um louvável processo de inserção do Brasil , numa gradativa ordem tributaria. Castas já tão privilegiadas, não têm pudor em pleitearem, esse absurdo de mais oneração ao combalido erário público brasileiro

    Responda
  33. Carlos Figueiredo

    Será que não é demais achar que Lira vai ser contra esse excremento?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pode não querer assumir o ônus político dessas esthupidez.