Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULO ROBERTO HASSE

    Além do inchaço com pessoal , o valor dos salários também deve ter alto peso nesta conta .

    Responda
  2. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    O Paraná teve grande parte das terras produtivas inundadas para abastecer outros Estados com a energia de Itaipu. Uma grande perda econômica para o Estado. A reportagem, malandramente, não cita o fato.

    Responda
  3. Augusto Colombo Junior

    Esse é o país da avacalhação.

    Responda
  4. FERNANDO AUGUSTO MEDEIROS SILVA

    A caixa de comentários é: - Bolsonaristas que acham que tudo é culpa do PT, com cegueira deliberada para o fato que o miliciano anterior, junto com os milicos, aumentou a mamata nessas tetas - petistas que fazem questão de lembrar que a mamata é um traço claro de onde teve Bozo e Milico, mas esquecem que o PT faz exatamente a mesma coisa. Esqueceram que criticaram isso no passado - funcionários públicos da estatal querendo justificar seus altos salários como se fosse um direito.

    Responda
  5. Leonardo Guarizo Barboza

    Essa conta não fecha: por que tem quase 2 bilhões de gastos para menos de 3000 funcionários? A média de salário dá mais de meio milhão. Essa conta não fecha. Tem gente enriquecendo a custas da população.

    Responda
  6. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    A sociedade não pode pagar pela ineficiência na gestão da hidrelétrica de Itaipu, como estatal deveria ser mais transparente, essa herança autoritária deveria ser deixada para trás. Já se amortizou os investimentos, pelo menos o que sabemos, provavelmente houve superfaturamento e propina para os militares da época, mesmo assim o custo da energia deveria ser mais baixa, mesmo com os programas socioambientais, deveria ter auditoria independente para fazer uma devassa em todas as contas.

    Responda
  7. Rosa Soares

    Itaipu faz-me lembrar de sua construção na época do autoritarismo. O General Costa Cavalcanti foi o paraninfo de nossa turma de geologia. Fui dissidente e sofri muito com isso. Aí veio o primeiro governo Lula e deu continuidade à politica da binacionak. E a Dona Dilma, MME, entrava no painel dos heróis da hidroelétrica. Enquanto eu e outros ficamos a reboque da história. A esquerda engole uns aos outros.

    Responda
  8. Jose Roberto X de Oliveira

    Comentarista, fazer gasto de política pública ambiental é investimento não gasto. Tudo bem querer defender o interesse de grupos econômicos mas fazer matéria travestida de isenta não é bem assim. Deixemos claro isso. Existe interesse nessa privatização e não é o interesse público.

    Responda
  9. Felipe Oliva

    Realmente não faz sentido o Brasil pagar por regalias políticas para o Paraguai e Paraná. Ambos governados por governos de direita que se dizem "liberais", mas adoram um subsídio, dos outros. Deveria começar reduzindo o consumo da energia de Itaipu de 85% para a parcela que cabe ao Brasil 50%. E o Paraguai que cobre quanto quiser por sua parte da energia.

    Responda
  10. Maria Antonia Di Felippo

    Sendo a binacional uma das maiores hidrelétricas do mundo, parece que os custos também são os mais caros do mundo. Mais uma empresa que precisa enxugar custos. Quando afinal, os poderes vão reduzir os seus gastos? Ou o contribuinte vai arcar para sempre e cada vez mais, com essa irresponsabilidade fiscal? O valor da energia no Brasil é imoral.

    Responda
  11. Peter Janos Wechsler

    Deveriam embutir na comparação os custos marginais. Belo Monte é um bom exemplo. Destruiu o meio ambiente, foram desviados bilhões na construção. A capacidade instalada é de 11233MW mas gera em média 4571MW.

    Responda
  12. Homero Feijó

    Já conhecemos esse bla bla bla... foi o mesmo antes de privatizarem aqui em SP e transformarem o fornecimento de energia num inferno. Começam com esse bla bla bla e depois forçam uma privatização, prometendo melhoras, o resultado é só ver aqui a cada chuvinha que cai, bairros inteiros sem luz por dias e o preço sempre subindo.

    Responda
  13. João Leite Leite

    Aí está a causa do país estar descendo ladeira abaixo. São essas lambanças dos políticos que causaram este empobrecimento do país e do povo trabalhador. E vem os economistas culpar o minguado salario mínimo e a aposentadoria dos idosos pela derrocada. Parabéns a Folha por trazer esses desvios de conduta dos políticos que comandam o país. Tem que levar ao conhecimento de todos para ver se acorda a massa trabalhadora e empresarial essas manobras do políticos para ver se acordam.

    Responda
  14. Jose Roberto X de Oliveira

    Na reportagem ainda disse que a última parcela da dívida bilionária de construção da Usina foi feita. Isso guarda relação com o Pre- sal a Petrobras teve de investir sozinha bilhões de dólares em Estudo e maquinario quando o petróleo jorrou veio o ataque fazendo as pessoas acreditarem que a dívida era de corrupção e não dos investimentos. Foram lá e privatizarsm campos e subsidiárias. Lá vem eles de novo.

    Responda
    1. Luiz Segantini

      Exatamente assim que derrubaram a Dilma Temer alterou as regras.

    2. Luiz Segantini

      Exatamente foi a Dilma cair e o Temer mudou as regras. Esse era o objetivo!

  15. mauricio bertelli

    O próprio ex condenado que atualmente é presidente da república colocou nos quadros de Itaipu a atual esposa e a Gleice . É uma farra. E tem gente que acredita nessa raça. É de dar dó

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      Como está a Eletrobrás, que foi terceirizada pelo grande ex-ministro da Economia que ficou conhecido por frases como "...deixa cada um se f como quiser..." e por se esforçar pra não permitir que empregadas domésticas possam ir a Disney? Disserte aí pra gente sobre as melhorias da Eletrobrás.

    2. mauricio bertelli

      Falar uma verdade sobre políticos brasileiros desperta a ira de alguns . Porque será? Ou o cara é alienado ou faz parte do esquema. Não tem outra opção

    3. Luiz Segantini

      Assim que o General Luna e Silva assumiu Itaipu encheu de comissionados militares. Matéria inclusive veiculada pela FSP. E ainda alterou regras para estender bonus a comissionados. Que fofo!

    4. Jairo Thiago Freitas da Silva

      e o futuro condenado fez alguma coisa? ficou 4 anos e a luz só subia

    5. Jose Roberto X de Oliveira

      Pela uso da palavra raça já podemos ter uma ideia né?

    6. Jose Roberto X de Oliveira

      A semana passada estreou Guerra Civil um bom retrato desse momento histórico. Imagino qual poderia ser o seu lado num evento fatídico como esse caro.

  16. Benedito Claudio Pacifico

    Sem os penduricalhos como eles poderiam enriquecer , acho que contribuiriam mais com a redução de Tarifes , mas aí ficam sem dinheiro para outros objetivos.

    Responda
  17. Marcelo Silva Teixeira

    esse veiculo de mídia sempre c0ntra o Estad0 brasileir0, há questões muito mais complexas envolvidas e o custo de pessoal numa hidrelétrica é pífio, fatores geográficos, ambientais e até mesmo burocráticos pois é uma estatal binacional que o Paraguai ajudou o Brasil ao impedir algumas tentativas crimin0sas de privatização que na realidade deveria se chamar doação

    Responda
    1. José Ricardo da Silveira

      O gasto de pessoal não é pífio. Itaipu tem 3.000 empregados dos quais apenas 1.000 estão vinculados à produção de energia. E se houvesse uma mínima racionalização, a empresa funcionaria com bem menos da metade do seu atual quadro de pessoal.

    2. mauricio bertelli

      Qualquer gasto extravagante da petezada é sempre pífio. Nunca vai fazer diferença. É por isso que o país tá nessa lama

  18. José Barbizan

    É a farra institucionalizada com o sacrifício do dinheiro suado do povo brasileiro, com o presidente da companhia distribuindo milhões em prol do seu partido político.

    Responda
    1. Luiz Segantini

      Então assim que o General Luna e Silva assumiu Itaipu encheu de comissionados militares. Matéria inclusive veiculada pela FSP. E ainda alterou regras para estender bonus a comissionados. Que fofo!

  19. Jose Roberto X de Oliveira

    Começa o ataque do grande capital para por de Joelhos o país ao interesse de grandes empresários. Que país entrega sua água e energia ao monopólio privado? Resposta os pobres. França, Alemanha, China, Rússia e outros estão fora dessa arapuca.

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      Maurício Bertelli, seu pensamento ridículo ajudou a matar milhares de brasileiros e colocar outros milhões no mapa da fome e na fila do osso, enquanto um inútil incapacitado de todo jeito, dava passeios de jet-ski e moto com dinheiro público.

    2. mauricio bertelli

      Esse pensamento ridículo é que mata o país . Isso é a pior fake que se pode propagar . Parabéns

    3. Marcelo Silva Teixeira

      um país de elite covarde e servil que não merece ser elite...

  20. Maria jose dos santos

    Não podemos negar que esse governo temos um voto de gratidão que foi tirar o coisa ruim das nossas vidas .Agora nao podemos negar que esse governo e composto vergonhosamente nessas estatais como um cabide de emprego.e favor de cargos do Centrão. Fico triste ...agora e aguardar 26 e escolher um novo prwsidente que não seja do PT .

    Responda
    1. Luiz Segantini

      Nem do Psl, do PSC, do União Brasil, do PP e muitos menos Pastor ou MIlitar.

  21. paulo Raulino

    Isso tudo a sua revelia, cidadão, a quem não foi perguntado se poderia pagar, se gostaria de pagar. No Brasil tem dessas coisas, o governo onera sem dar satisfação a quem cabe pagar.

    Responda
  22. Renato Amaral

    O sonho de qualquer concurseiro é passar em Itaipu. Os maiores salários e benefícios da região.

    Responda
    1. Rodrigo Gerolin Santana

      Segundo o próprio Paulo Guedes, essas são as regras de mercado, não? Pra manter funcionários bem qualificados são necessários salários atrativos. Infelizmente, parece que pra ele, essa regra só serve pra alto secretariado e gerências.

  23. Luiz Segantini

    Luna e Silva: Itaipu amplia bônus e dá R$ 221 mil a diretor nomeado por Bolsonaro Acordo coletivo ampliou bonificação após a direção da empresa propor aditivo no dia em que pagamento anterior havia sido feito

    Responda
  24. Vinicius Branco

    Parece que a culpa por esse desvario eh do Exercito, do Centrão, do Paraguai, do Bozo e principalmente da FSP. . So não eh do PT.

    Responda
    1. MARCOS MOURA

      Nunca é os dos pets. Jamais.....rs

    2. Luiz Segantini

      Itaipu amplia bônus e dá R$ 221 mil a diretor nomeado por Bolsonaro Acordo coletivo ampliou bonificação após a direção da empresa propor aditivo no dia em que pagamento anterior havia sido feito.

  25. Luiz Segantini

    Quando Luna e silva foi colocado pelo bolsonaro como presidente de Itaipu, ele encheu de comissionados militares. Inclusive mudou a regra de pagamento de bônus para privilegiar os comissionados militares. Matéria que inclusive saiu na folha. Pesquise. Me lembro muito bem disso. A noticia vazou para a imprensa e os militares fizeram uma caça às bruxas dentro da empresa para saber quem tinha vazado a informação. Te digo isso com informações de quem trabalhava lá.

    Responda
    1. Luiz Segantini

      Claro que saio Daniel. só não dá pra aguentar bolsonaristas que não enxergam um cm à frente. Eles pensam que militares são a hombridade da honestida, e o que a gente viu foi o grande fiasco de mordomias e balelas, são piores que os políticos.

    2. Daniel Marques

      Saia da bolha. Itaipu é aparelhada desde sempre, por Brasileiros e Paraguaios. Hoje é igualzinho com a Narizinho e sua patotada. Acorda e pare de defender corrupto que te usa como massa de manobra.

    3. Jose Silva

      Não há ideologia, quando o assunto é sugar o Estado.

  26. Carlos Figueiredo

    E o pior é que Itaipu tenta justificar todo o dinheiro que vai pro esgoto, ou pro bolso de politicos corruptos. E ainda tem companheiros que acham que a culpa por pagar uma conta de luz cara é da FSP.

    Responda
  27. Maurizio Ferrante

    A FSP já comparou o preço de Itaipu com o dss termicas europeias?

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Por que? A comparação deve ser com usinas brasileiras e hidrelétricas. Nao misture alhos com bugalhos!

    2. Marcelo Silva Teixeira

      logicamente que não

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vixe.

  28. Jose Roberto X de Oliveira

    Opa. Mais uma chamadinha malandra na capa da Folha para uma vez mais ajudar algum grupo econômico a comprar uma atividade econômica do Estado muito lucrativa eheh Esses são os verdadeiros patriotas. Estavam com Bolsonaro por grana e contra Lula pq este atrapalha um tico seu saque ao país... Excesso de funcionários e programas ambientais? Por isso há diferença contra o patrot. ario. Esse é apenas um tolo.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Diferença com o pat-rio-tario...

  29. Jorge Rodrigues

    Uma das principais utilidades da empresa Itaipu binacional é servir de cabide de emprego para petistas e "cumpanheiros". A grande maioria de tais indicações são para sinecuras. Ressalta-se também a notória incapacidade técnica da grande maioria dos indicados.

    Responda
    1. Luiz Segantini

      Jorge pode até ser. Mas quando Luna e silva foi colocado pelo bolsonaro como presidente de Itaipu, ele encheu de comissionados militares. Inclusive mudou a regra de pagamento de bônus para privilegiar os comissionados militares. Matéria que inclusive saiu na folha. Pesquise. Me lembro muito bem disso. A noticia vazou para a imprensa e os militares fizeram uma caça às bruxas dentro da empresa para saber quem tinha vazado a informação. Te digo isso com informações de quem trabalhava lá.

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      Vc está falando do Centrão - políticos de direita - que contratam funcionários públicos por meio de cargos em comissão? Sabe como é não? Aquela história de rachadinhas-peculato-? Aquela família na qual todos os integrantes trabalham para o Estado e ficaram milionários sabe? Que saibamos a contratação de pessoal no serviço público ainda exige concurso público e vale para empresas públicas e economia mista também. Será que patriota só conhece a bíblia e Olavo?

    3. Jose Roberto X de Oliveira

      Ô, Jair, que ignorância é essa? Como cabide de empregos se a contratação de pessoal é por concurso público? Até um conservador que se diz cristão mas não é pode concorrer. Cargos públicos desde 1988 são providos dessa forma. Claro, vimos as rachadinhas de salario de funcionarios por políticos do Centrão não punidas contudo são Cargos em comissão de livre nomeação para o achaque mesmo. Pergunta pra família Bozo para explicar.

  30. MARCO ANTONIO POLISELI

    Cabide de empregos com salários turbinados

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Salários dignos pois empresa pública não precisa gerar lucro para uns poucos milionários. Ela precisa prestar um bom serviço e ser sustentável. Milionários não admitem isso. Veja a empresa ter milhares de funcionários com renda digna não é melhor que 50 pessoas sugando dividendos com lucros astronômicos? Entende a diferença? O preço do serviço será o suficiente para a empresa ser economicamente viável e não enriquecer uns milionários que vão anunciar em Jornal ou ser sócio p vc concordar.

  31. Juliano Camargo

    Uma sagrada teta. Adivinhem quem saiu de lá?

    Responda
  32. Julio Louzada

    Comparar contas socioambientais entre usinas com idades diferentes, eficiências de produção e contextos sociais dustintos é, no mínimo, desonestidade intelectual. Pode ser visto também sob o ângulo de que muitas das outras não estão fazendo o dever de casa em termos socioambientais, barateando o valor sobre o meio ambiente e populações atingidas.

    Responda
    1. Rubens Ventura

      Para que serve impostos tão altos sobre a energia? Energia barata induz a industrialização.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      E por isso o preço do kwh tem de ser vendido pelo dobro ou mais ? Afinal, qual é objetivo fim de uma hidrelétrica ?

    3. Julio Louzada

      Longe disso Ed, só estou usando minha inteligência para analisar os fatos e não fazer coro aos limers, que não se cansam de querer vender qualquer patrimônio.

    4. ed deffe

      Xiiii. Trabalhas na casa, né?

  33. Rubens Ventura

    É um absurdo o gasto com obras que nada tem à ver com o foco principal, estão construindo estradas no Paraguai, destinam dinheiro para prefeituras mesmo estando há 5 0 0 km de distância da usina, para que servem os impostos?

    Responda
  34. Emilio Bazzani

    Cabidão de empregos e uso da receita para cobrir gastos dos governos. Nada a ver com o custo de produção.

    Responda
    1. Luiz Segantini

      Que diga o General Luna e Silva, colocado como presidente da empresa, que encheu de comissionados militares, sem conhecimento técnico nenhum na empresa.

    2. jose batista

      A Janja trocou este por um melhor!!

  35. PAULO CURY

    Só alguém com muita ausência de inteligência para fazer um negócio onde um país entra com um barranco e o outro com todos custos da construção da hidrelétrica e ao final divide ao meio a empresa.

    Responda
    1. Rubens Ventura

      As Ditaduras Paraguaia e Brasileira sem audiências públicas decidiram e governos seguidos seguem pendurando apaniguados com altos salários, que se exploda a industrialização com energia barata.

    2. Julio Louzada

      Talvez os militares possam explicar a lógica, a obra foi um dos cartões de visita do regime.