Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CARLOS SANTOS

    Só neste kon Gresso q parece mais uma OR CRIM. Quer até subverter a Constituição,; criar despesa bilionária sem citar a fonte do recurso. Palha Çada eleitoreira.

    Responda
  2. Ronaldo Gjuilherme Benvenga

    O Congresso (Câmara e Senado) através de Lira e Pacheco, quer governar o Brasil. Quem governa é o executivo. O legislativo, deve fazer as leis e supervisionar o executivo.

    Responda
  3. Vinicius Branco

    Gilmar e Alberto, inveja mata, viu?

    Responda
  4. lazaro carvalho

    O lobby empresarial sempre predominou e predomina no Congresso. O executivo atual está sem interface política com os políticos da Câmara Federal e o Senado. Ninguém ganha com tudo isso, pelo contrário, como sempre, perde o país e o povo. Lamentável!

    Responda
  5. Orasil coelho pina

    O Congresso deveria estar empenhado com o bem estar da população que os elege e não com favorecimentos de determinadas empresas! OrasilMatuto!

    Responda
  6. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    De esperteza entendem Pacheco com o quinquênio, Lira com o neocoronelismo e a Foia com a desoneração e a substituição de jornalistas de renome como Jânio de Freitas.

    Responda
  7. José Cardoso

    O fiel da balança é a opinião pública. Se o congresso passar a ser visto como defensor dos privilégios de setores abonados e de prefeituras irresponsáveis, tende a ser atropelado pela dobradinha executivo e STF.

    Responda
  8. Vinicius Branco

    Os cães ladram e a Dora passa. Com elegância e estilo. Vida longa a Dora Kramer, a mais lúcida colunista da Folha.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Só apoiaria uma mentira do Pacheco dizendo que tinha na lei os recursos quem é golpista

    2. Alberto Melis Bianconi

      E os bajuladores...

  9. José Roberto Franco Reis

    Curioso que reagir a desoneração fiscal virou esperteza. Nesse caso a cantilena da responsabilidade fiscal cai no vazio. Mas voltará em breve quando não tiver interesse direto do jornal na questão, aí a austeridade fiscal volta ser fundamental. A jornalista cumpre seu papel direitinho de agradar o patrão.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A responsabilidade fiscal que interessa é sempre a do outro! Esperto, né?

  10. Alberto Melis Bianconi

    Não sei quem come quem em termos de esperteza, mas a questão é óbvia: o Congresso agrada setores e manda a a conta para o executivo. Sei que a torcida da colunista é menos pelo Congresso do que contra o governo, mas ao recorrer ao STF o governo está dizendo que o louvado presidencialismo de coalizão já não funciona. O impasse no orçamento é um bom momento para começar a discutir nosso sistema de governo. Até o Lira já percebeu.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, taí outro fragmento dessa encrenca: como tô meio desinteressado nessas pppuutanhagens, ora tão corriqueiras, simplesmente não li nada nos últimos dias. Como à colega Anete, agradeço, caro Alberto, pelo flash de luz sobre esse monturo. E, mesmo sem sabê-lo, já havia refletido de modo semelhante, na coluna do Helio: ora, adia-se até quando esta justa? Qual é o "momento adequado", que não trará inconvenientes? Não há isso pô.

  11. Anete Araujo Guedes

    Não existe manobra esperta. Nem Lula nem os ministros de STF não chegaram ao nível de Bolsonaro e sua tropa. Se o que Lira e Pacheco estão propondo, desonerações fiscais e quinquênios, são inconstitucionais, resta ao presidente entregar para o STF decidir. Falta esclarecer para a população de onde essas verbas virão, dos cortes na educação, na saúde, nos projetos sociais ? O presidente se encontra com o orçamento reduzido, devido ao que é entregue a Lira, para os seus projetos pessoais.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Grato por sua paciência, cara Anete: tive um lampejo acerca da encrenca sobre a qual alguns falam - e outr@s, como a dona Dora, rosnam.

  12. Marcos Benassi

    Em que pese a qualidade descritiva de seu texto, dona Dora, observo que a expressão é utilizada para demarcar uma situação na qual uma ação indevida/injusta têm decorrências para seu autor em função de sua natureza artimanhosa. Donde concluo que jornalismo de torcida, inda mais pro lado malévolo da história, é jornalismo de má qualidade - e, difícil não dizê-lo claramente, de maus bofes. Se eu tiver tempo e paciência, vou espiar nos comentários pra avaliar se a platéia gosta disso.

    Responda
  13. Vinicius Branco

    Volto a dizer: quem pariu o Matheus foi a Dilma. Ela que o embale!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vinicius vc viu a decisão do STF?

    2. Vinicius Branco

      Vc ta trocando as bolas. Ninguém disse que desoneração eh inconstitucional. So vc.

    3. Anete Araujo Guedes

      Dilma, em meio às chantagens e pautas bombas de Cunha, se sentiu coagida, perdeu o rumo. Se era inconstitucional essas desonerações, competia aos governos Temer e Bolsonaro derrubarem esses benefícios.

  14. ADONAY ANTHONY EVANS

    A colunista deve ter dançado sua valsa do baile de debutantes, ao som do Bezerra da Silva, malandro e malandro, e Mané é Mané, vou apertar, mas não vou acender agora. Prá ela, invocar o artigo XIV da Constituição, vedada a criação de despesa sem definição de origem dos recursos é esperteza.

    Responda
  15. Luciano Mina

    esta senhora me dá azia......

    Responda
  16. delane José de souza

    O ponto de inflexão da Folha a partir do qual optou por uma linha editorial no sentido oposto àquela que lhe proporcionou o prestígio que, merecidamente, conseguiu ao longo das últimas décadas, tem uma dara de triste memória: 21 de agosto de 2018. Nesta data faleceu o saudoso Otávio Frias Filho, principal responsável pela modernização do jornal. O retrocesso é mensurável. Basta ver, por exemplo, a relação de jornalistas que, sem entrar no mérito dos motivos, se afastaram e os que os substituíram

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Delane resumiu bem o que eu, e a imensa maioria dos fiéis leitores pensam.

  17. José Carlos Soares Costa

    Sim a pergunta que não cala, é o que é melhor para a sociedade? Como todo mundo, temos muitas contas a pagar, muitos recolhimentos ao governo e o país precisa de muito investimento, então falar em aumento de despesa, ou impostos nem pensar, muito menos promover isençoes fiscais, criar mais mordomias onde já existe muita, se fosse serio, apresentariam propostas de cortes de gastos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Fora que este benefício é irrelevante para economia mas importante no orçamento do governo

  18. Carlos Rogerio Camargo

    Essa senhora passou a vida lidando com esperteza e malangragem, por isso em tudo vê só isso. E a discussão séria, no mérito, de exigir responsabilidade fiscal do Congresso?, isso não tem relevância? Por favor, alguma seriedade, senhora!

    Responda
  19. ADONAY ANTHONY EVANS

    Sobre se a votação do Congresso é constitucional ou não, nem uma palavra, né Dorinha? Vamos aguardar o próximo artigo defendendo os penduricalhos do Pacheco Esperteza, para juízes e promotores.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Pois é, a esperteza da colunista também se vira contra ela.

  20. Antonio Calmon

    A pergunta certa é: quanto custa, ou quanto custou defender as desonerações?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Por que Temer e Bolsonaro não acabaram com esses privilégios?

  21. jose prado

    Isenções que benefeciam, inclusive, empresas jornalisticas! Esqueceu de mencionar!

    Responda
  22. sérgio dourado

    Por isso que falo: nesse jogo, aposto no Congresso. Governo sem base e Judiciário sem voto!? Que País tem isso!? Só no Bananil, mesmo.

    Responda
  23. Marcelo Pires Santana

    Lindo título para quem escreve e se curva pra folha

    Responda
  24. Sergio Rodrigues

    Certíssima a condução, nada de esperteza. Já demorava um basta às pautas bomba do Congresso com implicações fiscais cujo compromisso a colunista sempre cobra. Que se mantenha assim: sempre que houver menção à pauta bomba, que haja questionamento sobre a constitucionalidade. Não aguentamos mais pagar estes destemperos, como os 40 bi para a nata do judiciário!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Só que com uma diferença os quarenta bi estão no orçamento

  25. Guilherme Menezes

    Diz a coluna: "reagem (os parlamentares) ao persistente confronto a decisões tomadas pelo Congresso". Jura!? Eles reagem!? Ou eles, há décadas, tentam morder uma parte cada vez maior do orçamento, indevidamente? Aliás, nos últimos dez anos, seguem além - cumprem a estratégia de emparedar o executivo para ficarem com a parte do leão!. Quem acha que está lendo análise, mesmo com viés, se engana. Essa coluna pratica militância. Publica um panfleto antigoverno atrás do outro.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Isso.

  26. Gilberto Rosa

    Bando de jagunços da Folha defendendo dividendos bilionários da petrobras e desoneração da Folha, foi pra estes roubos escandalosos que essa cambada apoiou o golpe. A Folha golpista é contra o povo e sempre será.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Obrigado por sempre me prestigiar Vinicius, suas críticas são um elogio : )

    2. Vinicius Branco

      Quem não tem conteúdo, formação e nem berço acaba sempre trilhando o caminho fácil da ofensa e dos maus modos. Pior eh que isso não tem solução, pois educação não se compra.

  27. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O imposto de hj garante a aposentadoria de amanhã.

    Responda
  28. Eder Marchi

    Esse é o ponto em que chegamos. Não que ninguém desconheça o gosto por fascistas que a colunista nutre, mas daí a escrever uma coluna torcendo (tenho certeza que ela estava em êxtase ao escrever) para que o pior Congresso da história dê o troco, num caso óbvio em que não deve haver desoneração, é demais. O jornalismo bateu as botas

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vinicius o mensalão foi dinheiro de pinga perto das emendas rp9

    2. Anete Araujo Guedes

      A entrega de verbas, ou o denominado Mensalão, destinada a passar projetos do governo no congresso, existiu em todos os governos, mas nenhum deles teve a esperteza de criar o Orçamento Secreto.

    3. Vinicius Branco

      Discordo. O pior congresso foi o que se vendeu no Mensalão, com o Lula no comando.

    4. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Adorei seu comentário!

  29. Marcelo Zottis

    Mantenha a desoneração e apresente uma nova fonte de recursos impostos sobre grandes fortunas. Já passou da hora dos super ricos contribuir com a sociedade que trabalha de sol a sol para os ricos para acumularem fortunas.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      A Uniao tem milhões de imoveis sem uso. Ja anunciou varias vezes os planos de vende—los, mas nunca os colocou em pratica. Eh preguiça combinada com incompetência.

  30. Joaquim Branco

    A mesma imprensa que defende a responsabilidade fiscal é a favor das desonerações setoriais, das quais é uma das beneficiadas. Ou seja, são a favor dessa responsabilidade se o ônus cair no lombo dos trabalhadores e aposentados. Detalhe: o STF só está aplicando o que está previsto na legislação.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      No desespero a Dilma criou, mas por que Temer e Bolsonaro não cortaram?

    2. Juliano Camargo

      Foi a sua Dilma que criou

  31. jose luiz de castro

    O bom de comentar o desgoverno do Lula aqui na Folha é que o os lulistas de plantão brotam na mesma hora para defender o indefensável. Mas eu entendo. São pessoas que tem tempo porque não trabalham. Não sabem o que é viver do que se produz. Os mesmos parasitas do Estado de sempre. Por isso defendem com unhas e dentes "o Estado como propulsor do desenvolvimento". Conversa pra boi dormir...

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      E você, José, trabalha?

    2. SERGIO VICENTIN

      A generalização é própria de es túpidos, de mentes ob tusas. Sua fala é preconceituosa e se esquece de que a camaraliha, por ex., seu ídolo , mi nto e seus filhos, os irmãos me tra lhas enumerados, nunca trabalharam e vivem às custas do país. É desse estado tipo de parasita a que se refere?

    3. Marcelo Pires Santana

      É. Na síntese na raciocina muito bem. Tipo lé com cré

    4. Daniel Marques

      Na sintese é isso.

    5. Joaquim Branco

      Comentário preconceituoso e sem noção.

    6. Ronaldo Pereira

      Você deve ser um desses. Tempo pra falar asneiras pelo visto não lhe falta, só falta mesmo é cérebro!

    7. Marcelo Zottis

      Você trabalha?

  32. renato mocellin

    O STF apenas está aplicando os dispositivos constitucionais. O pior Congresso da História do Brasil tem que se subordinar. Claro que a referida jornalista defende todas as pautas que são contra o governo. Graças ao STF o golpe gorou!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Juliano vc quer dizer o mesmo STF que jogou o Lula na cadeia? acabando com a prisão depois do transito em julgado e negando o hc dele?, sei isso pode

    2. Anete Araujo Guedes

      Quando algo é ilegal, resta ao STF decidir a questão, para isso que existe o judiciário.

    3. Anete Araujo Guedes

      E o Orçamento Secreto?

    4. Vinicius Branco

      Devem sentir saudade do congresso do tempo do mensalão. Naquela época era fácil aprovar tudo.

    5. Juliano Camargo

      Comentários como esse demonstram o desprezo que o PT e seus seguidores tem ao sistema republicano. Querem erguer um estado regido pelo STF.

  33. jose batista

    Não tem eufemismo! O executivo humilhou o legislativo!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      humilhou mesmo pq ensinou a legislação para eles

  34. ANTONIO CZAS

    Não reagem à pauta do executivo. Reagem por conta da grita que os setores beneficiados fazem pelas campanhas que são financiadas por parte desses setores. O executivo deveria levantar o tamanho das desonerações e os respectivos empregos gerados ou mantidos. Quando fizer isso a parte empresarial que não tem nenhum benefício com a isenção resolve a parada.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Mas já foi feito isso o IPEA já disse que não era relevante

  35. José Marcelo Guimarães Moreira

    É interessante ver os fãs do Milei que adoraram as medidas radicais de ajuste fiscal na Argentina serem a favor dessa medida que causa desequilíbrio nas contas públicas.

    Responda
    1. Carlos Lavieri

      Milei propõe menos governo e menos impostos. Medida proposta propõe menos impostos. A medida é burra, pq específica para alguns setores, e como apontado atrapalha o ajuste, mas a incoerência apontada não é real.

    2. Jaasiel Araujo Nascimento

      Não é seu emprego que está em jogo?

  36. Antonio Catigero Oliveira

    ''Nas próximas semanas, lembre-se: se o Congresso disser que está reduzindo imposto para alguém, é porque está aumentando o seu.'' -- Celso Rocha de Barros, neste jornal, data 27\04\24. Analista que se preza, dá prioridade ao cérebro ao invés do fígado. Este comentário foi pra moderação! Olha só! E ainda criticam o STF barrando mentiras descaradas de golpistas...

    Responda
  37. Amarildo Caetano

    Querem prejudicar o governo e fazem pautas bomba

    Responda
  38. Vinicius Branco

    Essa é para o Gilmar, que se apresenta como sabichão nesse espaço. Quem criou essa desoneração foi a sua amiga Dna. Dilma. Dar osso pra cachorro é fácil, difícil é tirar da boca dele. Entendeu agora?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Para discutir Vinicius tem de ter argumentos e fatos que contribuem para tirar dúvidas etc..., não se consegue nada com a sua conversinha me chamando de sabichão e se sou é pq eu leio eu me informo, e se encontrar algo errado no que já falei por favor me avise eu fico imensamente grato

    2. Gilmar Maghenzani

      Não é uma questão de achar normal, pq não acho, desoneração é errado tem de fazer é o empresariado investir e dar empregos isso sim, vc viu o que o bozo fez sobre a pec da gastança?, subsidiou os combustíveis aumentou o bolsa e deu auxilio taxi e caminhoneiro.

    3. Vinicius Branco

      Silvia, muito obrigado pelo apoio!

    4. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Branco, seus comentários deixam muito claro quem você é. Já é o bastante.

    5. Vinicius Branco

      Caro Gilberto, por falta de argumentos, vc prefere ofender. Nem vou me dar ao trabalho de denunciar. Vou deixar seu comentário para que todos saibam que tipo de pessoa vc eh.

    6. Gilberto Rosa

      Vinícius é o típico mente simples, cai em qualquer conto da Kramer, acreditou no Aécio, no Cunha, no Moro no Bolsonaro. Ele escrever que concorda com o colunista é a maior vergonha pro colunista, a última coisa que querem, tapadito completo:)

    7. Vinicius Branco

      Construtoras? Aquelas que saquearam a Petrobrás ainda foram agraciadas com essa benesse, e vc acha tudo normal?

    8. Gilmar Maghenzani

      Eu sei que foi ela mas foi para ajudar o empresário das Construtoras que empregam mais de 360 mil funcionários é o ramo que mais emprega, sei pq leio vc não só critica sem saber, agora o que está acontecendo é que a Dora quer empurrar pra vc uma mentira né? se vc aceita problema seu continue assim

  39. Antonio Catigero Oliveira

    Dona folha liberal e cia privilegiada, paguem seus impostos como todos nós.

    Responda
  40. valdir de macedo

    Os mesmos empresários e políticos que derrubaram a Dilma, que criou a desoneração, são os mesmos q agora exigem a regalia.

    Responda
  41. Paulo Rivail Andrade Andrade

    Porquê os críticos da Dora não falam nada de Mônica bergamo, ela também tem viés, so que pro governo

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Faltou Rivotril pro Rivail...

    2. Daniel Marques

      Porque os críticos são alienados pela ideologia mofada da esquerda, eles não procuram avaliar a coluna da Dora sob a luz da razão e o raciocínio crítico, pois lhes faltam bases para uma boa argumentação. E a Bergamo é perita em falar a onomatopéia do redbanho.

    3. Vinicius Branco

      A Monica parece mais interessada em fofocas nas redes sociais, e de vez em quando faz uma agrado à petezada.

    4. Gilmar Maghenzani

      pq não é viés, pq viés é qdo puxa a sardinha e inventa mentiras, no caso aqui o aconteceu não é o que ela diz pq o governo pediu para segurar pq falta de onde sai o dinheiro para essa desoneração, percebe o que ela está fazendo? ajudando o povo que é contra o governo e contra o PT e com ódio do Lula a pensar que foi drible no STF, ainda mais que quem segurou foi o Zanin para ajudar, vc precisa pensar um pouco não fazendo comparações

  42. Humberto Santos

    Acho ridícula esta discussão! A Previdência é essencial. Quem paga (e tem que pagar!) é o cidadão. A base de cálculo é o que menos importa. Se, sobre a folha de pagamento, tem danos colaterais, que se mude a base. Sobre a receita, é uma ótima opção. Que se mude a base, para TODOS! E se utilize uma alíquota única que produza a receita necessária

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A desoneração não somos nós que pagamos e sim as empresas meu caro, procure se informar, ela foi instituída pelo governo Dilma para ajudar as empresas e contratar mais empregados, mas isso pela pesquisa do IPEA não teve o resultado que queriam, daí o nosso governo atual ter a intenção de acabar com isso, o que não está acontecendo ainda só o fato de a aprovação do congresso não existir a fonte dos recursos

  43. Carlos Amorim

    Essa é moleza, é só o STF desarquivar um dos pedidos de impeachment contra um dos ministros "pró governo" e mandar o recado.

    Responda
    1. Carlos Lavieri

      Gilmar, primeiro parabéns por ter entendido que STF foi um erro o correto seria Senado. Segundo, o meu ponto, é exatamente que o Senado sabe disso faz tempo, e não faz, pq interessa muito mais seguir todo mundo do sistema, uma mão lavando a outra. Terceiro, não me informo pelo zap, não gosto do PT, muito menos do PL. Ambos péssimos. Quarto, se crimes fossem necessários para tirar mandatos, Dellagnol não tinha perdido o dele.

    2. Gilmar Maghenzani

      moleza seria sim mas só se tivessem cometido um ato para tanto ou um crime como não aconteceu nada e se vc saísse do zap saberia

  44. Daniel Liaz

    A necessidade viceral da nossa amiga Dora de considerar errada toda e qquer medida do atual governo é algo notório, mal vale a pena comentar. Mas deixo algumas questões para ela. É a favor da prorrogação da desoneração de alguns setores com base apenas em puro lobby e sem previsão orçamentária? E a decisão do STF é juridicamente correta? Tomar uma medida sem previsão orçamentária não é inconstitucional?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Dora é jagunço, não pensa, só cumpre ordem do patrão, bilionário banqueiro parasita de juros. Se questionasse as ordens não tava na velha Folha golpista da elite do atraso.

    2. Daniel Liaz

      Quanta bobagem heim Vinícius. Sim, o congresso aprovou sem previsão orçamentária, o que é inconstitucional. Mas nada disso importa né?! Nem se é constitucional,nem se tem previsão orçamentária, sequer se é uma boa política. O que importa é atacar o atual governo, no bom estilo patriota de querer que o país se danne, desde que a posição ideológica radical se confirme

    3. Vinicius Branco

      O Congresso aprovou a Lei 14.784/2023 prorrogando a desoneração até 2027. O governo foi ao Supremo e conseguiu, com a ajuda dos amigos que tem por lá, derrubar a lei. Comprou uma briga com o Senado e a Câmara no pior momento possível. A falta de visão politica desse desgoverno é simplesmente impressionante. O que já estava difícil tende a piorar. Vamos ver até quando o STF vai manter o apoio ao aliado de estimação.

    4. Gilmar Maghenzani

      Daniel vc está correto não era prorrogação apenas uma nova lei e inconstitucional

    5. Daniel Liaz

      Desculpe Paulo mas vc precisa se informar um pouco melhor. A lei tinha data pra terminar e a previsão orçamentária se dava até essa data. Para a prorrogação não há. Tanto é que esse foi o fundamento da decisão do supremo.

    6. Paulo Roberto Taveira

      Errado Daniel. A lei prevê. É uma prorrogação da lei. É a famosa vitória de Pirro!

  45. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Desgoverno devia gastar menos .

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      pois é isso que eles estão querendo, não é desgoverno né?

  46. Vinicius Branco

    Falem bem ou falem mal, mas falem de mim. E a esquerda ingênua, de plantão, dando ibope para a Dora.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      pelo contrário todos os dias entro aqui para discordar pq sei qual é a intenção dela, aliás não está muito diferente que a sua pq a ela não responde atacando

    2. Vinicius Branco

      O Gilmar é amis um a dar like para a Dora.

    3. Gilmar Maghenzani

      Que falta de argumentos em Vini, pq vc não lê bastante sobre os fatos assim vc pode falar com qualquer pessoa

  47. Jorge Alberto Wolpert

    Pedem mais $ para suas emendas, aí da onde sai o dinheiro..? Depois querem o mérito de "salvar" seu reduto eleitoral com esse dinheiro. Ao mesmo tempo pedem corte de gastos, (sai da onde?), e desoneração em que ambas TIRAM dinheiro do bolo. Por fim, derrubam o veto que tentava evitar a sangria da parte do orçamento que dá pra investir. Um Parlamento só com bônus, sem ônus?

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Mas a "culpa " é do Executivo... Dora sendo a Kramer... Pra não variar.

  48. Joabe Souza

    A Folha parece estar tentando se indifereciar das análises que circulam nos grupos de whatsapp. Esta coluna aqui, por exemplo, está prontinha para ser encaminhada com frequência.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      isso mesmo Daniel típica de quem não consegue explicar o fato de ser bosolino

    2. Daniel Liaz

      Logo acima respondi ao Paulo acerca do que me parecia um desconhecimento dele. Vendo essa resposta típica de bozolino, vejo que me enganei. Não era desconhecimento. Era a desonnesttidade tb típica. Lamentável

    3. Daniel Liaz

      Logo acima respondi ao Paulo acerca do que me parecia um desconhecimento dele. Vendo essa resposta típica de bozolino, vejo que me enganei. Não era desconhecimento. Era a desonestidade tb típica. Lamentável

    4. Paulo Roberto Taveira

      Pede ao Xandão pra tirar do ar! Democratas cubanos.

  49. Sandoval junior oliveira

    Devia ter falado pelo menos q ocongresso mais esperto devia arranjar o dinheiro pra pagar a conta conforme a lei....mas porém todavia....

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Boa quem foi esperto foi o congresso que queria provocar um erro do governo para dar impeachment do Lula, pensa um pouco o governo deixa de receber dez bi em um ano o quê iria acontecer .

  50. Sandoval junior oliveira

    Devia ter falado pelo menos q ocongresso maus esperto devia arranjar o dinheiro pra pagar a conta conforme a lei....mas porém todavia....

    Responda