Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Flávio Taylor

    Tomara que Lule seja inteligente e não vete.

    Responda
  2. Flávio Taylor

    Ao meu Deooooos, esses comentários ideologizados. Vocês querem que o seu país tenham o melhor ou não? Respondam.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Hadad, melhor em armamentos. O que tem a ver a compra de tanques em Israel com as favelas? Oi?

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Melhor em que? Em matar gente inocente na favela?

  3. Leopoldo Paulino

    Acho um absurdo o governo gastar 1 bilhão de reais para comprar blindados para o Exército. Brasil já vai a guerra, diz a música de Juca Chaves.

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      Acho também um absurdíssimo o governo gastar 1 bilhão de reais para comprar blindados do Exército I$ RRÉUL covarde assassino e racista predador do povo palestino. O Brasil e seu povo mão pode ser conivente com terrorismo sanguinário?

    2. Flávio Taylor

      Vce acha? Ah, que pena.

  4. Rafael Pimenta

    Vão ajudar a financiar o massacre em Gaza mesmo? De plo rá vel.

    Responda
  5. Evandro Cruz

    A empresa israelense em questão já fornece torres de tiro e outros sistemas para carros de combate brasileiros através de sua subsidiária brasileira, essa é uma discussão inutil, o canhão israelense é o mais adequado e ponto final, isso é uma escolha técnica. Um exemplo de compra de equipamentos militares mal feita foram os helicopteros russos comprados no governo Dilma, que apesar de excelentes não vieram com pacotes adequados de manutencão e tiveram que ser aposentados antes da hora.

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      Ponto final? Mas que arrogância, além de ser uma bobagem. (uma mentira repetida mil vezes se torna verdade? Filosofia sionista)

    2. Joao Cellos

      Ponto final? Mas que arrogância, além de ser uma bobagem. País nenhum faz apenas "escolhas técnicas". Ou não existiriam lobbys em todas as áreas. Desconhecer isso é ser muito pueril. Ou mal intencionado mesmo.

    3. LUIZ COSTA

      não se esqueça de Pasadena nos EEUU

    4. LUIZ COSTA

      não se esqueça de Pasadena

  6. Andréa Haddad Gaspar

    Veta, Lula.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Se vetar, não fará nada além de legítima política - ademais, ao rê dois pés, e não quatro. Agora, diferença *mesmo*, não fará, essas porcarias continuarão a ser desejadas e produzidas. Mas é perfeitamente cabível fazer uma escolha entre males, optando-se por um menor. E marcando uma posição, com a devida e altaneira coragem - coisa que anda pouco à disposição no mercado.

    Responda
  8. Marcus Machado

    Fora Israel!

    Responda
  9. Bruno Sebastião Neto

    Comprar armas manchadas de sangue ,e ainda por cima de assa ssinos !

    Responda
  10. Marcelo Brum

    É sério que tem gente que confunde Empresa Privada com o governo atual de um país? Em países como Cuba é assim, não com Democracias...

    Responda
    1. Joao Cellos

      Ah não? Os Estados Unidos não intervém no mundo todo pra proteger suas empresas? Não existe lobby de governo? Você arruma tudo que é argumento furado pra defender os seus, não é mesmo? Ainda que fora da lógica e da realidade. E país que proporciona apart heid não é democracia.

  11. Joel Domingos

    Eis as manifestações antijudaicas de forma escancarada ao longo dos comentários. Tenho, reiteradamente, apontado a incoerência desses "indignados humanistas". A suposta defesa dos palestinos é tão somente uma cortina de fumaça para mascarar seu antijudaísmo, desde que os palestinos, na verdade, árabes, também são semitas. Os "indignados humanistas" tão pouco se lixando com a situação dos habitantes de Gaza. (continua)

    Responda
  12. Joel Domingos

    (continuação) É apenas um cavalo de batalha para extravasar seu fel contra os judeus. Em matéria de 27.04.2024 (trasanteontem), desta fsp, de título "Armênios expulsos de Nagorno-Karabakh lamentam vida deixada para trás", denunciando mais um episódio da opressão histórica contra os armênios, silêncio sepulcral dos esquerdistas progressistas. Os cinco gatos pingados que comentaram não parecem fazer parte desse time. É triste. Muito triste.

    Responda
  13. Hamilton Magalhaes

    Uma licitação das FAs virou FlaFlu.

    Responda
  14. frankklim alencar figueiredo

    Is rael e Eua não fazem negócio sem corrupção. A corrupção é a base dos contratos com esss dois paísecos.

    Responda
  15. frankklim alencar figueiredo

    No mínimo há corrupção. Não confio mais nos militares. Se tiver ainda gente como Mourão, Heleno, Pazzuelo, Braga Neto e outras porcarias, é corrupção garantida.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O colega abaixo rescende a burrrice e Bozofrenia. Não precisava expor-se de modo tão rasteiro. Sugerira evitar, mas faz-se o que se quer numa democracia com liberdade de opinião...

    2. José Benedito de Moraes

      Cheirinho de Petista encardido sim senhor.

  16. Márcio Castro

    Vera Lula! O Brasil não pode ser conivente com o n4z sionismo!

    Responda
  17. Gabriel França

    veta!

    Responda
  18. Antonio Rosatti

    Veta, Lula!!!

    Responda
  19. Evandro Cruz

    Sou completamente contra militares na política, mas completamente contra políticos em assuntos militares. A escolha do Exército foi eminentemente técnica, o Brasil é um pais continental e não tem forcas armadas condizentes com seu tamanho e importancia.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Não é assunto militar. Trata-se de comércio internacional, de licitação, de conveniência política, já que envolve compra do governo. Não é o objeto da compra (mercadoria) que define o caráter da compra.

  20. Ricardo Andrade

    Veta, Lula!

    Responda
  21. Flávio Tadeu Marini da Silva

    Comprar um bilhão em armamento de fascista é muito pra cabeça. E pra quê?

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Não compra, simples não compra

    2. Hamilton Magalhaes

      E vai comprar de quem?

  22. JAILSON DE BEZERRA

    Toda vez que citamos aquele lugar que é governado por Nethanyaho, somos censurados.

    Responda
    1. JAQUES BRAND

      Seria interessante que o grupo controlador revelasse sua composição acionária atual, talvez isso tornasse de mais fácil entendimento as inegáveis mudanças editoriais. Mas é improvável que aconteça, creio que exatamente em razão dessas mudanças.

    2. Alexandre Sartori Barbosa

      Israhell já virou tendência nos comentários da Folha Pan!

  23. claudio sander

    Seria contradição absurda dar dinheiro p um país liderado pela extrema-direita e que adota essa política segregacionista e violenta no Oriente Médio. Além de desrespeitar o presidente brasileiro, nosso embaixador foi humilhado publicamente. Neta Nyau e seu chan celer são inimigos declarados do Brasil.

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Não falte com a verdade, Joel. O embaixador israelense usurpou prerrogativas ao realizar reunião com ex presidente nas instalações do Congresso Nacional dando a ele ares de chefe de estado. Esse foi o início ainda que negue.

    2. Joel Domingos

      Foi o Brasil quem começou. É a Ética da Reciprocidade. Ou a Regra de Ouro: "Não faça aos outros o que quiser que não vos façam".

  24. João Neves

    Não se trata de vetar, e sim de boicotar.

    Responda
    1. Marcus Machado

      Isso mesmo! Boicotar Netanyahu, que nem permite o presidente Lula de ir a Israhell. Se o comprador não pode entrar no país, então que não compre de lá!

    2. Hamilton Magalhaes

      Boicotar nosso exército?

  25. Peter Janos Wechsler

    Todos os motoristas brasileiros contrários à compra, deveriam logicamente parar de utilizar o WAZE no trânsito.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Você Joao, é grosseiro demais. Qualquer dinheiro de imposto pode se utilizado para qualquer. Não temos controle sobre isso. Se o Brasil comprar estas geringonças, poderá ser com dinheiro do imposto da agro.

    2. Joao Cellos

      Pela sua lógica tosca sempre em marcha, o pequeno agricultor isr aelense que produz alface e vende para outro país está ajudando a matar pal estinos, pois esse dinheiro estaria entrando no esforço de guerra. Procure agora outro argumento menos tosco pra defender que não vetem empresas que lucram diretamente com o assas sinato de pal estinos.

    3. Peter Janos Wechsler

      Boicotes tem que ser geral. WAZE dá muita grana que ajuda na guerra. Tosco é sua réplica.

    4. Joao Cellos

      Ah sim, porque "logicamente" o Waze faz parte da indústria de guerra de Is rael. É cada comentário tosco pra apoiar assas sinos de pal estinos que a gente vê por aqui...

  26. Alline Figueira

    Negócio, nosso dinheiro, com exterminadores étnicos, criminosos de guerra?

    Responda
  27. victorio carmo

    Jacó brigou com o cliente, agora lojinha vai perder a venda.

    Responda
  28. CARLOS SERGIO ROCHA LOPES

    Essa divulgação precipitada é Múcio querendo confusão, o Zuzana 2 tem a mesma plataforma do nosso Astros e os franceses estão doidos pra fazer parcerias conosco, compras militares não tem esse negócio de licitação técnica, tem interesse geopolítico. Essa divulgação é parte do exército e da defesa querendo confusão, teriam que fechar com governo, ministério da defesa não é um país independente, estão merecendo um corte Fernandohenriquiano pra voltar ao seu lugar.

    Responda
  29. OLAVO ANTONIO

    É um risco fazer novos negócios com um país que o governo não respeita o nosso.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Você não acha que confundiu Empresa Privada com o governo de turno, não? Trata-se de uma Democracia e empresas privadas não são governo do momento...

  30. Julio Shiogi Honjo

    Vai comprar isso para quê?

    Responda
  31. Joao Cellos

    Por bem menos que isso os Estados Unidos e a União Europeia cassaram os bens e os direitos dos oligarcas russos. Por que Is rael merece tratamento especial? O mundo todo tem obrigação moral de boicotar as empresas isr aelenses. #VetaLula

    Responda
  32. josé maria silva

    Tla vive goza em Gaza ,vete lula .e que goze a paz em Gaza.

    Responda
  33. Peter Janos Wechsler

    Em primeiro lugar determinar se o Brasil realmente precisa deste armamento. Se a resposta for afirmativa, comprar com o melhor custo/benefício sem interferências externas e caprichos palacianos.

    Responda
  34. Alexandre Sartori Barbosa

    #VetaLula!

    Responda
  35. Alexandre Sartori Barbosa

    Tem que vetar!

    Responda
  36. Bob Pereira

    Não devemos fazer negócio com essa gente. Devemos poupar nosso dinheiro e investir melhor, onde realmente precisamos. O país não precisa de armas, mas, sim, de educação e saúde!

    Responda
  37. omar assaf

    Essa licitação deve ser da época do inelegível , com certeza deve ter treta e o Brasil não precisa gastar tanto em blindados , somos um país pacífico e vão acabar enferrujado. Veto neles Sr presidente !

    Responda
  38. Alvaro Almeida

    Comprar blindados de fascistas é um tapa na cara, né Exército Brasileiro...

    Responda
  39. Rubens Ventura

    Quem produziu os Barney, Urutu, Cascavel, caminhões tração em 3 eixos, é desperdício de dinheiro comprar de país belicista, salvem a avibrás, vamos produzir no Brasil.

    Responda
  40. josé maria silva

    É só usar a tecla berra NETO e barrar o T que conhecido no Brasil como Beijamim .

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      Tecla berra Neto? Barrar o T? Não faz qualquer sentido, o que você quis dizer? Por favor explique

  41. Helder Araujo

    Comprar arma de gonocida? Que absurdo é esse? E por que continuar com essa mentalidade colonial de comprar sucatas de estrangeiros? Ou produzimos aqui ou não jogamos dinheiro fora.

    Responda
  42. JOSE CAMPOS

    O Lula não é mesquinho igual o inelegível, vai acatar o processo licitatório.

    Responda
  43. Rubens gonçalves

    Lula vai aprovar a licitação. Afinal não vai sair do bolso dele. E o estado de is ra hell está passando por dificuldades financeiras em sua economia. Matar inocentes custa caro.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Não fez nem o dever de casa antes de comentar. A empresa é privada, de capital ababerto. Nem vai para o governo de plantão...

  44. Décio Ceballos

    As fábricas brasileiras fabricariam a munição e dariam suporte logística. Na década de 80"s o Brasil já exportava blindados. No mínimo, uma segunda geração de blindados deveria ser produzida aqui, se não obviamente que o Lula deveria vetar. Para não falar que seria também um subsídio a indústria militar de Isrsael.

    Responda
    1. Rubens Ventura

      Já fomos bons nisso

  45. Everaldo de Oliveira Andrade

    Mais do que vetar, deveria já ter rompido relacoes diplomáticas com esse estado criminoso

    Responda
    1. Kel Lucio Souza

      Isso!! Apoiado!! Vamos aproveitar e cortar relações também com China, Irã, Rússia, Venezuela, Cuba e Nicarágua!!

  46. Arnaldo Bastos

    Será um bilhão jogado fora.

    Responda
  47. Renato Almeida

    Veta Veta Veta Veta Veta. Esse Bibi mal educado que fala grosso com o Lula mas baixa a bola pra europeus não merece vender nada pra cá

    Responda
  48. Vera Maria da Costa Dias

    Não, por favor, não vamos comprar deles, capazes das piores atrocidades em massa e ao longo do tempo, coisas que só agora aparecem.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      E os outros?

  49. Gilberto Rosa

    Tem que vetar, onde já se viu apoiar genocidas que compram juízes e governadores levando ao país em pleno morticídio.

    Responda
  50. MILTON BARBOSA CORDEIRO

    Presidente Lula, vete in totum para dar exemplo anti-genocidio. Lamentável que o exército não tenha dado ouvidos à linha estabelecida pelo Presidente.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Esse país compra todo mundo, os Eua já era, todo dominado pelas conibs deles.