Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DORIVALDO SALLES OLIVEIRA

    Saldanha da Gama, Custódio de Mello e Wandenkolk, todos os três foram almirantes e participaram da Segunda Revolta da Armada. Todos ele mereceram homenagens da Marinha, com seus nomes em navios e escola. A diferença é que foram altos oficiais e brancos.

    Responda
  2. Jorge Severo

    Parece ser o caso típico de que o melhor seria ter ficado de bico fechado. Esses da marinha são os piores entre os ruins, padecem da doença incurável da prepotencia e do golpismo; e o Garnier está aí para mostrar.

    Responda
  3. Leonilda Pereira Simoes

    Qual qualificação este almirante tem, se está descolado da realidade de hoje e da época de Cândido? Ele dizer que marinheiros foram chicoteados "porque era assim na época" não é justificativa de jeito nenhum. Ser contra a homenagem "só" é questão de racismo, nem precisa tentar argumentar. É típico de quem se julga superior negar que é racista. Se não fosse aceitaria o que foi proposto e é legal sem ofender negros, em especial o filho de Cândido. Lembra o golpista Garnier, ex-chefe da Marinha.

    Responda
  4. Leonilda Pereira Simoes

    Um comandante que não quer ver a realidade, parece que estaria melhor no governo anterior, que não ligava a mínima se algum negro hoje ou antigamente fosse tratado a chibatadas. Um branco como tantos que minimiza o racismo e a violência extrema contra os negros. Nunca pensou na dor de Cândido, de seus iguais, analisa como se fosse superior (como antes seus iguais o faziam) a situações incômodas como o caso. Ele deveria ser afastado do cargo, não é digno neste momento histórico. Ou antes.

    Responda
  5. Marco Medeiros

    afirmou que militares à época "não tinham o preparo e a qualificação" de hoje. Kkkkk o nível nunca foi tão baixo. E tb nunca tiveram tantos privilégios como eles tem hoje. O militar pode cometer crime, ser expulso da força, mas é considerado com “morte ficta”, pra família receber pensão. Isto estes corporativistas não falam. Este comandante calado é um poeta.

    Responda
    1. Silvio José de Castro Pinto

      Havia o método disciplinar de chicotear os marinheiros. A revolta foi contra a crueldade com que os marinheiros subalternos eram tratados. Esse almirante vai negar esse fato? O que posso dizer em favor da nossa marinha é que era costume de chicotear os marujos nas marinhas da França, Portugal, Inglaterra e outras. A marinha inglesa inclusive abandonava marujo rebelde em ilhas isoladas. A vida nos navios de antigamente era muito dura. Não sei a propósito de que esse almirante vem com essa.

  6. Leopoldo Paulino

    Olsen vai ficar conhecido como o Almirante da chibata.

    Responda
  7. RENATO Dias

    Woke puro...ficamos no aguardo da reparação histórica aos gays mortos por ordem de Che Guevara...aqui nunca vi uma palavra condenatória.

    Responda
  8. Luiz Paulo Santana

    Que noção de pátria deveria ter um homem rebaixado à condição de escravo, tratamento degradante e maus-tratos cotidianos? De que maneira poderia ele pensar como pensa o comandante da Marinha, que absolutamente não se esforça por admitir o heroísmo de quem, contra tudo e contra todos, se subleva e assume o comando, submetendo aqueles que deveriam demonstrar competência e, talvez, por excesso de confiança na subordinação dos marinheiros negros, relaxasse e abusasse de seu poder.

    Responda
  9. Raimundo Carvalho

    Alguém pediu a opinião desse pintor de meio-fio de quartel?

    Responda
  10. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Tem mais: cadê a disciplina de um certo capitão expulso do Exército?

    Responda
  11. Vera Lúcia de Oliveira Jesus

    Só por essas declarações já devia ter sido demitido.

    Responda
  12. Benedito Claudio Pacifico

    Se o cara se Revolta contra,tratamento desumano tal como chibatadas e coisas do gênero mesmo enfrentando diversos riscos para mim é o verdadeiro heroi mais até do que os cordeiros que se prestavam a bater e os que apanhavam .

    Responda
  13. Fabio Camilo Reis

    Bom! Se eles tivessem punido o Pazuello após subir em palanque com o Bolsonaro, eu até aceitaria eles falarem em "disciplina"

    Responda
  14. Fabio Camilo Reis

    Porque ele ainda continua Ministro da Marinha?

    Responda
  15. Marcos Benassi

    Tal como é fato a renitente iiimmbecilidade do sujeito. Vê-se o porquê da Marinha ter aberto as pernas pro górpe Bozolóide, há tradição de eeesstupidez.

    Responda
  16. Andre Rypl

    O comandante da Marinha precisa ler mais e melhor, e sair de sua bolha. Se formos tratar de fatos sobre as FFAA e disciplina, hierarquia e respeito pela democracia, esse papo dele aí na resiste a 5 minutos de conversa em mesa de bar

    Responda
  17. Samuel Santos

    Temos cerca de uma dezena de livros escritos, sobre o magnifico João Cândido e a Revolta da Chibata. Todos primorososl e escritos sob um alto rigor científico. Porém sugiro a obra prima A Revolta da Chibata do jornalista Edmar Morel, que abriu os olhos do Brasil, para uma das mais belas páginas de luta e resistência contra a opressão e o racismo no Brasil. Colocando a Casa Grande de joelhos. Fazendo-a capitular, e depois mostrar sua verdadeira face dizimando os revoltosos.

    Responda
  18. wanderley dantas

    Viva a revolta da chibata !!nos tornamos uma nação mais civilizada e menos cruel.. Evoluimo.. Viva João Cândido !!

    Responda
  19. sergio tamer

    Escravizados e injustiçados merecem nossa irrestrita solidariedade e respeito. Mas nada justifica subverter fatos históricos para transformá-los em herois. Nesse passo, ainda vamos execrar Cabral pelos males do Brasil de hoje...

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      Se um facistoide fazedor de horóscopos foi homenageado...

    2. neli faria

      Perfeito. O passado não retorna, deve ser estudado para não se repetir no futuro.

  20. Carlos Victor Muzzi Filho

    O tipo parece apropriado para ficar ao lado do nosso mais longevo ditador, que também está nesse triste panteão de “herois” dessa pátria grande e boba.

    Responda
  21. Ana Rodrigues

    Curioso é que João Cândido foi amiguinho dos fascistas lá do tal integralismo. Gritava aos berros, Deus, pátria, família ao lado de um monte de racistas. Vai entender.

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      Jesus. Maria. José. Agora Ana Rodrigues me feriu com a adaga das contradições humanas. Caramba. Esse episódio de apoio ao integralismo tem o poder de mudar alinhamentos. É sempre uma construção. Pra que servem os heróis nacionais afinal? A quem representam?

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Fonte ?

  22. Adalto Fonseca Júnior

    Já escrevi em comentários que as entranhas das forças armadas nos são pouco conhecidas. Quando se manifestam vão sempre passar pano para a instituição e vão defender sua versão dos fatos. Pra ser sincero essa questão de “heróis da pátria” não entra na minha cabeça. O enfrentamento foi relevante e marcou nossa história como um símbolo de resistência.O que incomoda o almirante é que alguém da resistência vai ser colocado no mesmo espaço dos heróis escolhidos por eles. Que fique entre os “heróis”.

    Responda
  23. paulo da silva

    Os poderia mataram 350 na ilha das cobras para dar exemplo , após a revolta da chibata. Negros eram pegos a força nas incursões e colocados como escravos nas embarcações e servirem aos brancos oficiais com o rei na barriga. Marinha até hoje tem o queixo empinado

    Responda
  24. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Almirante, almirante: é melhor ficar calado. Como bem disse Adalberto, filho do João Cândido, o "Almirante Negro" é herói do povo, da nação, não da Marinha.

    Responda
  25. Antonio Ivair Arrais

    Confesso que nunca ouvi falar nesse João Candido! Mas tendo em vista as pessoas que querem o homenagear, Lindemberg Farias e Benedita da Silva, acredito no comandante da Marinha! Afinal, sabemos bem que tipo de heróis a esquerda gosta de cultuar!

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Nossa, quanta ignorância! Se não conhece, abstenha-se de comentar. Aprendi sobre a Revolta da Chibata na escola e olha que na época da ditadura militar. João Cândido merece, sim, ser herói do Brasil.

    2. Andre Rypl

      Entender nossa própria ignorância é o passo inicial do aprendizado. Vá ler, seu Antônio, e não se deixe levar por preconceitos. Trata-se de um fato histórico. Conheça melhor a história de violência e opressão de seu país. Abraços

    3. Samuel Santos

      O teu texto Antônio Ivair, mostra o mar de altíssimo nível de indigência intelectual, no qual navegas. Ou seja, sossobrarás nas ondas da ignorância.

    4. ISAIAS DA SILVA

      Ok, se você acha assim, quem sou eu para discordar? Você está certo. Tá totozinho agora?

    5. Rubens Coelho

      "Há muito tempo,nas águas da Guanabara O dragão do mar reapareceu, Na figura de um bravo feiticeiro A qual a história não esqueceu " Talvez vc tenha ouvido João Bosco ou Elis cantando.

    6. Sergio de Alencar

      Você, e toda a direita, deveriam ler mais sobre a história do Brasil. Ficariam mais preparados para falar sobre assuntos que não sabem nada a respeito.

    7. RICARDO Moreira

      Se você nem sabe fo que está a falar, nem deveria comentar.

  26. Milton Nauata

    Creio q o almirante se meteu num vespeiro, perdeu uma preciosa oportunidade de ficar calado. Estava tudo sendo discutido na seara política e assim deveria permanecer, a questão do raci *smo ne*gro é muito doída pra essa gente e pra tocar nele tem q ter muito tato, pois é pisar em ovos.

    Responda
  27. Daniel Liaz

    Hahaha. Esperar o que dá parte de mais um mamateiro das nossas forças amadas

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Daniel, quem te conhece sabe o bhosta que tu é

  28. Vilson Buss

    Só mi-mi-mi, maioria nem sabe quem é o cidadão …bora trabalhar pessoal…

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Fale por vc. Não generalize a ignorância

  29. Jose Roberto X de Oliveira

    Acho que o General acredita que os marinheiros negros podiam apelar em alguma instância contra as chicotadas de oficiais. Na história deve ter sido a única vez que morreram pessoas da elite brasileira e isso assusta muito essas pessoas. Não é outra coisa

    Responda
  30. Marcos Longaresi Carvalhães

    João Candido foi líder de uma revolta que também matou pessoas, se homenagearam outros que também fizeram isso está errado também, o duro é persistir no erro, isso já virou uma palhaçada deixa ele descansar sossegado.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Sei. Bandeirantes não mataram milhares de índios e negros e foram homenageados? Sabe a diferença? Mataram uns poucos filhos de produtores rurais que eram oficiais e alguns ainda morrem de medo da população ver que o sangue de rico não difere do pobre.

  31. Hernandez Piras

    Como já comentou Élio Gaspari, a Marinha não se furta a homenagear outros sublevados, como o Almirante Saldanha da Gama. A diferença é que o Almirante era um oficial que se levantou contra o Presidente legítimo, ao passo que João Cândido era um simples marinheiro, um homem humilde, que ousou insurgir-se contra um castigo infamante. A diferença é a cara da mentalidade reinante nas FA brasileiras.

    Responda
  32. Leonardo Silva de Faria

    Resumindo: racista! - "ah porque isurgência atenta contra o estado democrático de direito" que balela! Açoitar os pretos da marinha não fronta o estado democrático não né ! Surreal

    Responda
  33. renato mocellin

    a Marinha era (?) uma instituição racista, elitista e reacionária. Os marujos sofriam castigos corporais, a alimentação era das piores e as humilhações eram diárias. João Cândido com maestria liderou a revolta. O Congresso anistiou os revoltosos, porém, mais tarde desencadeou uma violenta repressão. Que tal o Almirante ler a obra de Edmar Morel sobre o tema? Consultar os jornais da época ou então algo mais leve o romance "O Bom Crioulo"..

    Responda
  34. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    Herói é João Cândido. Ponto.

    Responda
  35. Julio Shiogi Honjo

    Fala para esse daí explicar o apoio do Almirante da Marinha ao golpe do tenente terrorista.

    Responda
  36. Marcelo Fernandes

    Não por acaso, o alto comando da Marinha brasileira preferiu eleger outro herói: o golpist@ covarde Jair Bolsonaro.

    Responda
  37. José Augusto Bernabé

    Concordo com o Adalberto, herói dessa Marinha maricas de hoje é a maior furada pois hoje a mesma Marinha que açoitava no passado abaixa as calças para uma primeira dama medíocre, o Cândido é herói nacional sim, não dá Marinha.

    Responda
  38. Fernando Lauterjung

    Este minúsculo comandante apequenou ainda mais a Marinha Brasileira.

    Responda
  39. Rocia Oliveira

    Uma atitude escorregadia que beira o deboche.

    Responda
  40. neli faria

    Sugestão de herói:sargento do Exército Sílvio Delmar Holenbach, que salvou uma criança  das ariranhas. Lourenço Diaféria escreveu aqui na Folha uma belíssima crônica em sua  homenagem. Quanta falta de heróis nesse paupérrimo país.

    Responda
    1. neli faria

      Mais,senhor Marcelo! No Brasil, durante os governos lula e Dilma, quantos Brasileiros morreram? Certamente muito mais do que a Ásia inteira ? Votei para lula, mas, ao digitar treze não deletei meu senso crítico.E é fácil jogar nas elites, quando os Políticos, capitaneado pelo lula, são as elites do Brasil. Veja como votaram os lulistas no aumento do fundão!

    2. neli faria

      Senhor Marcelo: e o lula está, quase, no Poder há dezessete anos e o que plantou no presente para o futuro? Saneamento? Educar o povo? Segurança Pública? Recordo que vigiar as fronteiras é atribuição dele, lula.

    3. neli faria

      Marcelo: o lula nunca foi trabalhador e muito das desgraças de hoje no Brasil pode ser atribuída a ele.O problema do Brasil é a classe política, nela está incluso o lula. Só pensa em si mesma e em seus poderes. Ou o senhor acha normal um político torrar dinheiro público em propagandas para iludir o povo? Ou o senhor acha normal torrar dinheiro público em cartões corporativos, copa do mundo, olimpíadas, tropas no Haiti?

    4. Marcelo Magalhães

      É o contrário Neli. Temos uma população inteira de heróis. Acordam cedo, passam horas no trânsito e trabalham 8 ou mais horas por dia. São eles que mantém o país funcionando por salários irrisórios. Mas eles nos são invisíveis, porque estamos acostumados a desaualificá-los. O povo trabalhador é tão importante, que nos forjou o melhor partido e nos presenteou com o maior líder político do planeta. O nosso problema são as chamadas elites, que não pagam impostos e vivem de verbas públicas.

  41. jose prado

    Já tem a bancada da bala agora temos a bancada da chibata?

    Responda
  42. Marcos Correia

    É muito fácil para o almirante criticar a revolta de um marinheiro negro contra o castigo cruel, aplicado por oficiais brancos. Vale lembrar que, apesar de anistiados, muitos foram presos depois por motivos criados

    Responda
  43. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Passou da hora presidente Lula

    Responda
  44. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Marcílio Dias foi à almirante ? A família foi ressarcida pelo seu valor ou virou um verbete ?

    Responda
  45. Adriana Nogueira Batista

    Está com raiva que ninguém se recordará de seus feitos. Enquanto João Cândido será sempre reverenciado pela história!!!

    Responda
  46. Luiz Paulo Barreto

    O que é dito mito, foi candidato à terrorista e tentou golpe, para um branco promoção para um preto chibata.

    Responda
  47. Sam Duart

    Que mérito tem um ex-militar arruaceiro que planejava atentados para ser chamado de "Mito"? Como são hipócritas esses militares. Gente perigosa em cargos de comando.

    Responda
  48. newton penna

    Num país civilizado (leia-se: sob o comando civil), esta figura lamentável de Ministro da Marinha já estaria de pijama, em casa. E o Múcio, o que diz? (Por que ele sempre me lembra aquele personagem do Jô? rs)

    Responda
  49. José Davi

    Temos um covarde no comando da marinha, esse homem é fraco e medroso.

    Responda
  50. Antonio Mauricio F Oliveira

    Concordo com o filho do João Cândido de que ele é um herói popular ao lutar contra os marcas escravistas presentes nas punições impostas pela Marinha naquela época ( chicote era uma das ferramentas de tortura preferida dos senhores de escravos). Não me surpreendo com as manifestações do ministro da Marinha sobre o caso. Ficaria (positivamente) surpreso se o contrário acontecesse. A elite brasileira mantém uma mentalidade escravista e racista, e isto é um grande entrave à democracia.

    Responda