Joel Pinheiro da Fonseca > Precisamos do bolsonarismo moderado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas
Lucido Joel, essa resposta encontraremos nas urnas. Este ano ainda, na maioria das capitais. A direita liberal, empreendedora, avessa ao populismo, prevalecerá.
Daniel, Joel e aquele Barnabé que aparece aqui de vez em quando: trio ternura do bozoloide
Daniel, sua visão politica está distorcida, está presa a um passado que parte da esquerda te faz companhia e você acha que a entende. As maneiras de classificar alguém hoje como de esquerda, centro e direita estão completamente mudados, pois o eleitor se distribui dentro de um espectro que não se encaixa a moda antiga, por isso os institutos de pesquisa tem sofrido ultimamente. O tempo vai te mostrar. Você está tão preso a antigos conceitos que se arvora em chamar de vermelhinhos.
Fico satisfeito em saber que incomodo vocês, membros do redbanho. Durmam com o fato da esquerda estar derretendo por suas próprias mazelas, logo o mais onesto será Mujica e vocês vão ficar presos a redutinhos com microfone, para poderem praticar vossas retoricas raivosas em pasto aberto.
Pois é Caro André. Nota como, cada vez mais, aparecem bozolinos tentam disfarçar que o são?! O único problema é que cedo ou tarde (normalmente cedo) acabam se entregando pelas entrelinhas.
A chamada direita liberal tem tanta "bala na agulha" assim?
Começou o cientista polÃtico e suas previsões; quem não conhece sua militância aqui nos comentários da Folha até acredita que você é um membro da direita liberal. Mas facilmente extrairia comentários que mostram que é um reacionário dos mais raivosos. Você e Joel podem dar as mão nesse discursinho mequetrefe de modulação do discurso.
Bozo, representa o micróbio do co co@ô cavalo do ba$d&di&o.
"Bolsonarismo moderado"? Que contradição! O bozonarismo, digo, bolsonarismo só existe por causa do seu extremismo.
O Joel diz isso para tentar iludir a direita decente votar no Tarcisio que de “moderado” não tem nada. É a pior extrema-direita, aquela que se finge de santa mas é aquela do “ não estou nem aÔ . Até o Bozo é melhor do que ele. Pelo menos nunca enganou ninguém. Todo mundo sabia como ele era.
Exato. Fascismo moderado é o mesmo fascismo porém com o discurso mais dissimulado. Ou seja, um fascismo ainda mais perigoso.
Nao existe bolsonarismo moderado, Joel!Assim como nao existe nazismo moderado. Ser radical esta na essencia dessa gente, não ha espaço para dialogo com eles. Seu artigo é vergonhoso e tenta normalizar o pior, alias, coaduna com.pensamento do jornal que aceita seus artigos. Vexame e o pior q sei q nem vc acredita nessa bobagem e apenas desvia para ñ ser reconhecido com o q de fato é.
Joel propõe o extremismo moderado. O fascismo democrático.
Aiaiai, como me é fácil bradar por um liberalismo de direita no conforto da minha casa nos jardins. E ainda contar com apoio de um jornal que assume cada vez mais a face da direita supostamente ilustrada Brasil. O paÃs e o povo que nele vive são apenas um (des pre zÃvel) detalhe.
Perfeito, Emerson! Penso o mesmo, mas fui censurado.
Suponho que o uso da primeira pessoa do plural (precisamos) se deva à identificação do autor com a direita. Ele fala a partir da direita e com a direita, reconhecendo que seu grupo (direita não bolsonarista) precisa do bolsonarismo e tem a pretensão de moderá-lo. Ainda que seja obviamente equivocado para qualquer observador externo, me pareceu honesto como tomada de posição e como proposta. Mas pergunto: a assim chamada direita democrática precisa do bolsonarismo para quê?
Ô, Joel! Se a direita liberal estiver representada por seu pensamento de grêmio estudantil, fica mais do que evidente que a direita no Brasil é uma Fakenews das antigas. "Bolsonarismo moderado" (sic) só pode sair da pena de uma direita indigente, polÃtica e intelectualmente.
Hahahahahahahahah! Ahhhhhh, hahahahahahahahahahah!!! Bicho, a cara não queima!!
Caro Joel agora você dos limites. "Precisamos de um bolsonarismo moderado!". Precisamos de democracia; de uma melhor distribuição da renda; de uma educação de melhor qualidade; de combate as fake news; de um judiciário mais célere; de um Congresso de melhor qualidade; de desmascarar os falso profetas e sobretudo de imprensa mais qualificada e de jornais que não flertem com o fascismo. A
O que ele sugere é semelhante a um na zis mó moderado . Ficção.
A Ineligibilidade de Bolsonaro foi a melhor coisa que poderia acontecer para o Brasil, o caminho está aberto para uma direita moderada e corajosa.
Joel continua lançando pérolas aos porcos. Não desista amigo, você é uma das vozes mais lúcidas deste jornal.
Bolsonarismo moderado é o que vemos a PM de São Paulo fazendo na Baixada Santista?
Tá bom. Vamos tentar então. Você conversa com os Felipes Martins, com os Nikolas, com o filhos zero, com os generais Bragas, etc. Se todos toparem, a gente até faz de conta que acredita que eles serão de uma direita civilizada, sem golpes. Tô esperando sentado.
Eu não preciso de bolsonarismos. Preciso de democracia. O que ele escreveu se articula perfeitamente com a mudança oportunista e mentirosa - como tudo no bolsonarismo, inclusive a relação entre falas e motivações - expressa por Bolsonaro e outr@s. Isso que chamam de bolsonarismo não tem nada de conservador: exala reacionarismo neofacista.
Ô....Joel Pinheiro.....em que mundo você vive??????
Armando ele sabe perfeitamente das falacias q prega.
Pelo jeito, o articulista quer livrar a própria cara por haver apostado em Bolsonaro e sua "antipolÃtica". Ora, não sabia que ele representava a polÃtica podre, corrupta e antidemocrática? Tenha dó!
Não existe bolsonarismo moderado, nem direita moderada, e você não acrescenta uma vÃrgula à democracia brasileira, com seu discurso de corrupção do PT, que já se tornou mantra para golpes. O que acha de Lula ter pago bilhões do dinheiro do povo, não à s escondidas, mas em praça pública, ao Arthur Lira e asseclas? Essa ferida é da polÃtica brasileira, não do PT.
Não existe bolsonarismo moderado, nem direita moderada, e você não acrescenta uma vÃrgula à democracia brasileira, com seu discurso de corrupção do PT, que já se tornou mantra para golpes. O que acha de Lula ter pago bilhões do dinheiro do povo, não à s escondidas, mas em praça pública, ao Arthur Lira e asseclas? Essa ferida é da polÃtica brasileira, não do PT, mané.
Ninguém precisa desses lixo que quer retirar direito de Ãndios, armar a população(e quando maior parte desta população nem tem o mÃnimo para sobreviver com dignidade)privatizar tudo, extirpar regras, as quais permitem convÃvio em uma sociedade civilizada E ainda se fingir de honesto quando está claro que ele é seu entorno são corruptos fajutos.
Bolsonaro não é direita, é crime organizado. As vezes me surpreendo com aquele ditado religioso de que Deus escreve certo por linhas tortas. Deus deve ter ponderado: tiraram o PT por corrupção, então vou mostrar a vocês do que se trata. Da mesma forma o problema da Lava-Jato não foi excesso de rigor... Claro que existe corrupção no PT, mas quem bubca esteve interessado em procurá-la, certamente não vai encontrar nada..
*quem nunca esteve interessado
A direita é a esquerda existem e devem existir, se contrapondo e aperfeiçoando com esta dialética, mas extremismos, de direita ou de esquerda, devem ser combatidos e à s vezes destruÃdos. Bolsonarismo moderado não existe; seu lÃder advogou a volta da ditadura por 3 décadas e não vai mudar de ideia. Resta converter os extremistas (que NÃO SÃO metade do eleitorado l) em direita razoável.
Joel... Sê digno do significado de seu nome.
O articulista menciona que democracia é saber viver com o diferente. Falta apenas ele explicar aos bolsonaristas o que isso quer dizer na prática. Aliás, a maior parte de artigos publicados me parecem destinados mais à manutenção de carreira do articulista do que propriamente debater com profundidade e responsabilidade temas importante para a sociedade
Ah tá, a esquerda então da uma aula de como é viver com o diferente. Se enxerga, extrema direita e esquerda são iguais e intolerantes com o pensar diferente.
Bolsonarismo moderado e igual cerveja sem alcohol, é até bebivel, Mas nao e cerveja.. é Sim qualquer outra coisa tambem sem sabor
Precisamos de na-zismo moderado
Gostaria de saber se a folha deve alguma coisa ou favor para manter o pseudo colunista (o biruta de boteco) em seus quadros. É de uma indulgência alarmante.
((FOI P MODERAÇÃO)) Na nossa concepção a condição proposta pelo colunista JPF é algo inviável. Primeiro porque o 'bolsonarismo' moderado não existe ou se existe é a direita conservadora ou liberal do PP, por exemplo. enquanto que o 'bozo.nazismo' é extrema ultradireita evange/pentecostal, que acha que está meio que governando o paÃs com o reaça Arthur Lira. Antes de 22 havia posição e oposição, agora existe posição e inimigos negacionistas... QUE PENA QUE SEJA ASSIM!!!
O que é mesmo bolsonarismo moderado?
Também fiquei na dúvida. Será um que mate 350 mil na pandemia em vez de 700 mil?
Nossa! Só se opôs ao capy roto nas eleições de vinte e dois? Quer dizer que apoiou durante todo o perÃodo do gen o cidyo da pandemia? Tomou cloroquina? Que tristeza, hein Folha?
OK! Só acrescento que Bolsonaro, que criou o "bolsonarismo" (desculpem pela horrÃvel redundância) "contra" (sqn) a dita forma de fazer polÃtica, sempre fez parte dela, como um polÃtico "padrão". Conchavos, corrupção, etc, sempre fizeram parte do jogo dele. Apenas enganou os incautos, de mentes fracas.
Caro Joel, quem primeiro questionou o resultado de uma eleição no perÃodo pós ditadura foi seu candidato Aécio Neves.
Que era ponderadÃssimo nas "neves".
Joel, preciso desenhar que os tais "valores bozonaristas" (famÃlia, pátria e outro blá-blá-blá qualquer) não passam de pura hipo crisia?
é fundamental entender alguns conceitos antes de escrever sobre eles pra não passar vergonha
Que o Brasil precisa de uma direita democrática, isso é fato. Mas esperar que ela venha do bolsonarismo é acreditar em Papai Noel.
O PSDB era a direita civilizada antes da entrada dos bolsonaristas como Doria. Fazia oposição ao centro esquerda PT. Não se falava em Teocracia Crente, como diz abertamente Michelle e Malafaia.
Para um Mestre em Filosofia pela USP, demorou um pouco- somente no 2° turno das eleições de 2022- para entender que o Bolsonaro e sua trupe não eram democráticos.
Texto padrão IBAD.
Falar em direita democrática, tudo bem. Agora, bolsonarismo democrático é um paradoxo perfeito.
Essa é a forma de construir um novo candidato bolsonarista, o aut_or diz que começou a se opor a Bolsonaro em 2022, portanto, provavelmente, votou no bolsonarismo em 2018, o mais desinformado dos seres, sempre soube que Bolsonaro é extrema direita militar.
Quanta bobajada
Joel, acho que você escolhe o tÃtulo bem polêmico pra obter cliques, deve ser isso. Ao invés de “bolsonarismo moderado” por que não dizer centro democrático? Se há uma parcela enorme que detesta Lula por ser ladrão e Bolsonaro por ser um macaco sem modos a serviço da milicada, é óbvio que o Brasil tem que se livrar das saúvas e construir um caminho alternativo que enfatize a honestidade, o decoro ou pudor, educação, civismo, competência, racionalidade, justiça, tudo que está em falta.
Dureza né Kiko. Até pq, é bem difÃcil encontrar um polÃtico (ainda mais se já ocupou algum cargo de relevância) que não se enquadre na categoria de ladrhão. É quase como ter que reinventar toda a cultura polÃtica brasileira. Mas vamos lá. Faz-se mesmo necessário
O bolsonarismo é a Fênix, é o ressurgimento do gol_pe de 64, esses ditadores_torturadores assas_inos são exaltados dentro e fora dos muros do bolsonarismo pelo seus adeptos, nunca baixaram as armas. A corrupção é corriqueira e trivial na polÃtica brasileira, ação praticada por todos os partidos polÃticos brasileiros, a outra forma de corrupção é a distribuição de dinheiro público aos ban_cos, por uma dÃvida nunca auditada, portanto plena de corrupção uma vez que foi contraÃda por polÃticos.
Sou ateu graças a Deus, sou capitalista, sou contra as armas, sou contra a extrema direita bolsonarista. Aborto legalizado Imediatamente, assim como todo tipo de drogas.
Não há "bolsonarismo moderado" assim como não há fascismo moderado.
Nao existe bolsonarismo moderado. A questão não é polÃtica. É cognitiva. Eles se dizem defensores da liberdade de expressão, mas aplaudem quem proibe livros. Na ignorância acham compatÃvel . Nem ficam envergonhados
O colega leitor Felipe Cunha em seu comentário matou a "charada" desse artigo que, não fosse essa explicação, seria só o que é, inacreditável bobagem: ele é parte de campanha da FSP para normalizar seu candidato para vinte e seis: TarcÃsio, o "bolsonarista moderado", que já se declara "de saco cheio" com a polarização...
Cada comentário inútil que vemos aqui parece que não temos eleitores da folha. Acho que os robôs do PT e a milÃcia do Brasil 247 aparecem por aqui apenas para atacar o Joel Pinheiro. Belo texto e continue esse colunista exemplar.
E apareceu o bozolino...
E como seu comentário seria útil exatamente?
Imagino o desgosto do pai desse rapaz!
Ou não... "Meu garoto! Corajoso na luta prá manter os nossos privilégios..."
Sou mais para o liberal do que de esquerda. Discordo das ideias econômicas da esquerda brasileira, que para mim são muito anacrônicas. Porém, Bolsonarismo Moderado? Mesmo que respeitem o resultado das urnas, irão respeitar os LGBTs? Irão parar de misturar polÃtica com religião e de atacar a ciência e o meio ambiente? A direita liberal do Joel não tem nada de defender liberdade econômica e individual, é uma direita que defende privilégios. Joel é um rico que deseja que o pobre permaneça Uber.
Exato. Queria saber quais valores do bolsonarismo o Joel acha que podem ser aproveitados. Combate à corrupção? Um cara que fez a vida da famÃlia com a prática das rachadinhas.
"Moderado" e "valores" são termos incompatÃveis com qlq tipo de bolsonarismo.
"Valores" até podem ser compatÃveis com bolsonarismo, desde que relacionados a joias, rachadinhas e imóveis.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Precisamos do bolsonarismo moderado Voltar
Comente este texto