Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Julio Cesar Costa Santos

    Seria o bolsonarismo moderado primo da ditabranda?

    Responda
  2. Diego Curvo de Freitas

    Se bolsonarismo pudesse ser moderado, não se chamaria bolsonarismo. Ou você já viu (neo)fascismo democrático? E PT não representa o oposto ao Bolsonarismo. Este é um falso equivalente. Por mais que não se goste do PT, devemos ser analiticamente honestos. Texto fraco e preocupante.

    Responda
  3. Luiz Antonio Caminha

    "Democracia é conviver com o diferente e vencê-lo na base da persuasão...", A Alemanha de Weimar fez isso na década de 1930. Enquanto o partido nazista botava fogo no parquinho organizando atentados, estimulando a violência e a perseguição aos judeus, o resto do espectro político tentava conquistar o eleitor morto de medo na base da persuasão. Sabemos no que deu. Bolsonarismo moderado" é um oximoro. Golpistas têm de pagar por seus crimes para que a democracia sobreviva.

    Responda
  4. Fábio de almeida

    Pra varia, JPF deixa claro sua falta de clareza, aliada a um alto grau de miopia, ao querer analisar a situação política brasileira, muito mais complexa do que ele acha que é. Simplismo é isso. A única coisa que salva nessa coluna (na qual ele tem tenta criar pra si um lugar entre reacionários eminentes) é a confissão espertalhonamente velada: "deixei pública minha oposição a Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022". Só quem não te conhece é que te compra.

    Responda
  5. João Diógenes

    Joel, explique-se melhor. Você repele a violência bolsonarista, mas espera que o governador de São Paulo faça um repúdio público ao uso da violência praticada por ele, com a matança perpetuada pela PM paulista ? É isso mesmo? Ao que parece, você tenta defender uma corrente política que pratica a estupidez, esquecendo que ela (a estupidez) nunca foi virtude, nem na política nem na vida (como já disse o Obama ao Trump).

    Responda
  6. CARLOS ALENCAR

    Precisamos de um veneno inócuo, de um purgante que não derreta o intestino, de um mentiroso que só fale a verdade, de um mal capaz de amar, de um ditador democrático, de um negacionista que acate a ciência. Precisamos.

    Responda
  7. Gilvan Cavalcanti de Melo

    Precisamos de un nazismo moderado, precisamos de un fascismo moderado, precisamos de un pinochetismo moderado. Vai tomar aulas de historia Joel, vc nao sabe nada...

    Responda
  8. MARIO RAMIRO

    Joel, mas que papel!

    Responda
  9. Jane de Oliveira Silva Acosta

    A mentira já começa quando se chama alguém que foi deputado federal por 27 anos de antipolítico.

    Responda
  10. Roberto Ramirez

    O papel seríssimo que temos é desconstruir essa infeliz e triste página de nossa história!

    Responda
  11. Roberto Ramirez

    Inacreditável...

    Responda
  12. José Roberto Politi

    Ao afirmar que a direita (o plural inclui apenas esta ala política) precisa do bolsonarismo moderado demonstra que o comentarista não entendeu o que é o bolsonarismo e o desespero da direita liberal para encontrar um candidato que a represente. A reflexão piora quando tenta equiparar a extrema-direita antidemocrática com corrupção na máquina pública (que ocorreu no governo PT mas não só nele, como também do PSDB e PMDB). No fim, o texto quer tornar palatável o seu candidato Tarcisio para 2026.

    Responda
    1. Daniel L

      Comentário irretocável. Você entendeu tudo.

  13. Carlos de Souza

    Não precisamos do bolsonarismo moderado. Bolsonarismo é algo que surgiu e não deu certo. Graças a Deus não foi reeleito. Ainda assim, temos um longo caminho para derrotá-lo definitivamente.

    Responda
  14. Marcelo Silva

    Síndrome da vovozinha vestida de lobo. Jamais votar em nenhum candidato que passou pelo bolsonarismo, ou que defenda qualquer pauta semelhante as deles. Sim, sou de direita, não dessa cloaca que está aí.

    Responda
  15. João Paulo Bélli

    Texto interessante, a resposta da Flávia também

    Responda
  16. Lucas Carniel

    Ah não kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
  17. Paulo Sales

    Bolaonarismo, seja qual for é tudo fumaça.

    Responda
  18. ALEXANDRE SILVA DE SOUZA

    Não existe bolsonarismo moderado, é só um embuste.

    Responda
  19. Enrica Souza

    Esquerda corrupta e direita antidemocrática. Então para o articulista não existe a direita corrupta e a esquerda antidemocrática? Quanto reducionismo raso !!! Qualquer AI faz melhor que isso, cuidado com o emprego.

    Responda
  20. Lauro Guirlanda

    Você foi brilhante e acabou de criar uma ideia, um conceito importante, que é exatamente o que a Direita precisa: se unir. Radicais e moderados unidos se estabilizam . E também se redimiu do seu erro nas eleições.

    Responda
  21. José Carlos Barboza

    Bolsonarismo moderado... kkkkkkk Ao invés de 700 mil perdas pela covid seria apenas 350 mil? A FSP tá bem de colunista, ein...

    Responda
  22. Henrique Mello

    Bolsonarismo não pode ser promovido a nada. Não é doutrina, visão de mundo, nada. É simplesmente tática do capitalismo para manter-se no poder. Histriônicos, quase mentecaptos, independente do QI, são úteis. Jânio, Collor e Bolsonaro são paradigmas, sendo que o último demanda um exame psiquiátrico.

    Responda
  23. Henrique Mello

    Bolsonarismo não pode ser promovido a nada. Não é doutrina, visão de mundo, nada. É simples oportunismo do capitalismo para manter-se no poder. Histriônicos, quase mentecaptos, independente do QI, são úteis. Jânio, Collor e Bolsonaro são paradigmas, sendo que o último demanda um exame psiquiátrico.

    Responda
  24. CEZAR AUGUSTO SAVINO DA COSTA

    É ingênuo ou o quê?!!

    Responda
  25. LUCAS OLIVEIRA PEREIRA

    Você está certo mais uma vez Joel. Agora, qualquer alternativa moderada ao bolsonarismo, ao lulismo, ou a qualquer "ismo" independentemente do espectro, já é melhor que golpistas, desenvolvimentistas, irresponsáveis e incompetentes.

    Responda
  26. Maria Olimpia Junqueira Mancini Netto

    Caramba, você chegou, enfim, bem mais fundo no abismo! Não sei se ridículo ou patético tentar passar pano dessa forma! Fazendo campanha para o trevoso tarcísio???? Nessa cartola não tem coelho, NÃO existe "moderado" no bolsonarismo!

    Responda
  27. Vera Luz

    O cinismo é a qualidade mais valorizada em nossa era. Não fosse isso, o que o articulista estaria fazendo na FSP? Existe fascismo moderado? Existe extrema-direita moderada? A extrema-direita só é moderada quando as forças democráticas e progressistas se mantém vigilantes e defendem a Constituição

    Responda
  28. Jose Roberto X de Oliveira

    Acho que se não fosse rico e não tivesse estudado desde o berço em escolas de gente com muito dinheiro e não defendesse o milionário brasileiro seria difícil pra vc hem Joel? A corrupção nos Governos do PT vamos esclarecer era de gente do Centrão mas todos da Direita liberal conservadora cristã e vc sabe disso. claro. Apontar isso nunca. Bolsonarismo moderado deve ser um escorpião que diz não picar vc. Coloca no seu bolso ok? Não no Brasil,.

    Responda
  29. ISMAEL BASTOS

    Folha. Eu sei que faz tempo que eu não pago os boletos da assinatura. Morro de preguiça de ligar para o phone call, mas quanto é que eu devo para conseguir cancelar a assinatura de forma amigável?

    Responda
  30. Daniel Halfen

    Joel, se tu disseste que precisamos de uma direita e um conservadorismo moderados, democráticos, civilizados, ordeiros, prudentes, institucionais e legalistas, seria óbvio, mas estamos num momento que até as obviedades precisam ser reafirmadas. O bolsonarismo, porém, não é nada disso e a direita, para sê-lo, precisa negar, exatamente, aquilo que é o bolsonarismo e sua essência.

    Responda
  31. carlos campos

    O bolsonarista moderado, tarcisio se freitas, vulgo " tarcisinho do Rio", falou alto e bom som q não está nem aí com as 138 pessoas mortas na operação escudo da PM de SP e quem quisesse reclamar q fosse na liga da justiça, ONU , onde quiser, ele continua "nem aí ". Prova incontestável de q bolsonarismo é truculento c/ quem pensa contrário, além do ódio declarado aos + pobres. Joel , pare de subestimar a inteligência dos (ainda) leitores da folha, apesar de fracos analistas como você .

    Responda
  32. Wadson Alonso

    Estou em choque com essa tese vindo de Um Filósofo … qual a próxima ? precisamos de um Nazista moderado ? Um fascista moderado ? Seria O Tarcísio moderado ovaciona e lambe as botas do chefe miliciano dele , que quis dar um Golpe contra a Democracia ? Seria o Ricardo Salles , cheirador de traseiro do Bolsonaro e destruidor das políticas de proteção à Natureza ? Chocado com esse texto do Joel … a máscara caiu

    Responda
    1. carlos campos

      Wadson, filósofo na linha olavo de carvalho este joelzinho, cujo papi banca-o no jornal para mostrar toda ignorância de que é possuidor.

  33. GEORGE DE BARROS

    Quanta bobagem escrita em poucas linhas. Então para o Joel Pinheiro, Bolsonaro surgiu como uma resposta à corrupção da esquerda. E a direita sempre foi ilibada? Contra a esquerda corrupta, vamos eleger um miliciano que é a favor da tortura e da ditadura... Querer que o bolsonarismo seja moderado é o mesmo que querer que os nazistas não persigam judeus. Ou querer que o Joel Pinheiro seja coerente.

    Responda
    1. ISMAEL BASTOS

      O que mais me espanta é saber que o cara é bem empregado no grupo Folha escrevendo isso.

  34. Cleomar Ribeiro

    ... a Folha deve estar ganhando o dinheiro dos bolsonaristas-Social-Media para ter o fonseca como sugar-baby assistente!...

    Responda
  35. Ricardo Lobo

    Fascistas moderados. Nazistas moderados. Genocidas moderados. O fel é mel.

    Responda
  36. Edson Vieira

    Kkkkkkk

    Responda
  37. Cleomar Ribeiro

    ...Fonseca está na Folha por cotas dedicadas a bolsonaristas, né, pessoal???...Fonseca, cotista!...vamos stalkear o Fonseca!... Cotista safado!!!...

    Responda
  38. Afonso Galvão

    Você é de direita por quê?

    Responda
  39. Cleomar Ribeiro

    ... nós???... Este trairinha do Fonseca está se aventando na comédia agora! Larahue de ser safado, Fonseca!!!...tan desagradable Este Fonseca!!!!.. provocador comediante!!! Só um 'quadrão' da Folha para ter ressonâncis com Este naipe de comédia! Sem talenti para comédia, audácia de um incautos em águad bravias do oceano selvagem da comédia!!!... Navegando por águsd tormentosas de Adamastor, o devorador de marinheiro safado!!!..Adamastor, Adamastor, o Fonseca é um dos filhos de Téthis!...

    Responda
  40. Marcelo Magalhães

    Não há a mínima condição de desvencilhar pessoas de direita do bolsonarosmo. A direita no Brasil é bolsonarista e encontrou nele a sua identificação. Não nos esquecemos que o autor defendeu o direito de Is Rael massa crar crianças pales tinas.

    Responda
  41. Djan Zanchi da Silva

    Bozonarista moderado é aquele que arranca só uma das unhas do torturado.

    Responda
  42. Djan Zanchi da Silva

    E a campanha pró Tarcísio da folha começou. E Joel foi um dos escolhidos para espalhar a palavra.

    Responda
    1. carlos campos

      Djan , aos poucos a velhaca midia golpista vai mostrando sua cara, apoiando o " tô nem ai" tarcisinho do rio e vendo-o c/ideal p/seus interesses, não os do povão, claro. Domingo, o globo, deu 3 páginas pro preposto do bozo q governa SP, só c/noticias boas e justificar q o " to nem ai" foi num momento de pressão, sem maldade. estadão, veja, j.pan,globo, folha se unem pra destituir Lula , se nao der antes, q seja nas eleições de 2026. O moderado tarcisio, privatista, é o ideal pra esta gente.

    2. Cleomar Ribeiro

      ... todos sabem que a Folha tinha um Caso às escondidas com algum bozistas!... O T. Freuras tá pegando a Folha, pessoal???... A Folha deve estar dando um trato amargo-doce nele, né!... Por isto o Fonseca ganhou uma cota para rscrever na Folha?...eu desconfiava que fosse ou Malafaia ou E. Macedo!...

  43. FABIO LUIZ

    O que esse cara fuma ou toma para falar tanta m..? Bolha de S Paulo, já faz tempo que esse cara deveria ser substituído, né??

    Responda
  44. Andre Moraes

    Leia aqui e descubra se você é um Bozo-enrustido. Você achou esse texto bom? Voce acha que atacar o texto é atacar vozes contrarias? Você não vê problemas em um candidato abraçar o Bozo, pedir anistia pra ele, subir no palanque e assistir ele distribuir impropérios contra instituições? Você já votou no Bozo? Você finge atacar o Bozo para dar uma maior credibilidade nos seus argumentos? Parabéns, se a maioria das respostas forem positivas, saia do armário.

    Responda
  45. Vinilvicio Dedisco

    É por essas que títulos, estudo e apadrinhamento para se escrever em público não revelam, jamais, certeza de qualidade. Que esse cidadão sinta na pele a volta do bolsonarismo quando radicalizarem de vez e prenderem jornalistas e afins. A falha de SP se perdeu há muito dando espaço a essa gente. Depois, faz campanha pela democracia... Aliás, de golpe a falha entende. Que o diga a irmã do falecido dono...

    Responda
  46. CARLOS BECKER

    Joel Pinheiro, o sem noção.

    Responda
  47. Genivaldo Bazílio dos Santos

    Se o colunista tivesse lido a fábula do escorpião e o sapo, jamais proporia tal pensamento pueril.

    Responda
  48. Fábio Salvador

    Aqueles que sobrevivem e tem razão existencial graças a polarização não podem nem pensar em alternativas diferentes a seus "sex simbols" políticos. Aí, ficam atacando quem gostaria de alternativas à corruptocracia e a demência. Fácil entender...o barco vira, jacaré.

    Responda
  49. Rodrigo Caldas

    Oi? Precisamos de bolsonarismo sem bolsonaro? Bolsonarismo moderado? Esses quebram pouca coisa em dia de golpe na esplanada? Como funciona? Garçom, me veja 2 copos de qualquer coisa que esse aí tomou, por favor, que estou querendo entender também.

    Responda
    1. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

      O bolsonarismo moderado é o mesmo que uma mulher meio grávida, não existe, a não ser queiram catalisar a campanha do Tarcísio, que é meio bolsonarista, já que não deu certo a terceira via, agora vão tentar o bolsonarismo moderado. Que pavor.

  50. Daniel Halfen

    O texto é a excelência em termos de contradição e paradoxo. Nem o autor crê no bolsonarismo moderado mas desenvolve esforço retórico para construir o mundo ideal onde criminosos que atacaram a democracia e o processo civilizatório sejam necessários para preservar aquilo que eles mesmos querem destruir. O Barão de Münchhausen tentava sair da areia movediça puxando a si mesmo pelos cabelos. Joel Pinheiro quer salvar a democracia através do bolsonarismo moderado.

    Responda