Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. adenor Dias

    O colunista citou os protestos de 2013! Quem da política moralista foi revelado naquele episódio? Carla Zambelli, e Mamãe falei? A política brasileira, é terreno fértil para nascer ordinários...

    Responda
  2. ROGERIO ROBERTO DE SANTANA LOPES

    Oposição permissiva, tipo de teatro das Tesouras, PSDB. A direita que Lula, gosta.

    Responda
  3. CAROLINA Peletier

    Fascismo moderado não existe, é fascismo. O problema é que maior parte da nossa direita preferiu se unir ao Boçalnarismo do que fortalecer uma direita "direita" . Então Joel, trabalhe pra fortalecer essa direita correta e esqueça esses fascistoides boçais, nem moderados prestam.

    Responda
  4. Carlos Ernesto de Oliveira

    bolsonarismo não existe, e se existisse, o adjetivo moderado seria uma contradição insanável....vade retro!

    Responda
  5. ADONAY ANTHONY EVANS

    Joel é como pum no elevador. Tem quem gosta.

    Responda
  6. ADONAY ANTHONY EVANS

    De todos os artigos do colunista, essa redação de adolescente, e a pior de todas. Não existe, e jamais existirá bolsonarismo civilizado. O sucesso de Bolsonaro, é justamente tornar o medíocre solitário, e oculto, em Marilha, agrupando as mediocridades e o rancor, forjando ódio. Joel confunde direita moderada, com focinheira ou tornozeleira eletrônica com conservador. Não é. O conservador sabe ler e escrever. Direita e truculência e satanismo puro.

    Responda
    1. Erica Luciana de Souza Silva

      E vc, como sempre, acertivo. Deviam te contratar para escrever no lugar do Joel.

    2. CLAUDIA ROVERI

      Leu meus pensamentos. Buscar o diálogo com quem baseia sua atuação política na destruição do outro é pueril. E comparar Lula e Bolsonaro como líderes messiânicos que não admitem outra postura dos liderados que não a de submissão total é outra bobagem espetacular de quem não admite que a diferença fundamental entre ambos é que Lula é um democrata e Bolsonaro um autoritário.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Fm lugar de Marília, imposto pelo corretor, leia-se matilha

  7. Aderval Rossetto

    Triste ler o elevado nome da USP no currículo desse mente curta de origem meio inglesa, lambe mega empresários !! Acorda: mercado consumidor forte é o melhor para todos descendentes dos imediatistas produtores.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O Joel foi estudante do Insper e do Santa Cruz. O cara nunca pegou um tremzão na vida. Não faz ideia do que o povo passa. Escreve essa coluna do laptop Apple dele nos Jardins.

  8. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    A liberdade de expressão é para todos. Porém, tanto para escrever como para falar, principalmente, em jornal de grande circulação como a Folha, é preciso estudar muito mais: ao bolsonarismo que teve a clara intenção de destruir a democracia, notícias de conhecimento de todos, não há meia intencionalidade para defender os interesses.

    Responda
  9. Erica Luciana de Souza Silva

    Jesus! Bolsonarismo moderado. Bolsonaro sem conch*avos e sem corru*pção. Que mundo essa criatura vive. Vc quer q coloquemos os concha*vos e as corru*pções por ordem numérica ou alfabética. Querer um bolsonarismo moderado e admitir: não temos saída.

    Responda
  10. Luis Gomes

    Precisamos de uma direita com visão política compatível com o momento que vivemos onde a inclusão é o fator principal, seja ela sexual, raça ou econômico. Bolsonaristas representam o que há de mais atrasado no pensamento político e desprovidos de qualquer inteligência. Pregando o nazifascismo jamais haverá moderação.

    Responda
  11. Ricardo Knudsen

    Houve corrupção onde houve governo, no PT, no PSDB, no PFL (qual nome eles tem agora?) etc. Nenhum deles atentou contra a democracia após o fim da ditadura, só o bozismo o fez. O colunista qdo fala de bozismo moderado, deve se referir a si próprio, q só demonstrou oposição ao Bozo em 22, mas ajudou a elegê-lo em 18, dizendo q era igual a Haddad. Existe bozismo moderado tanto qto existe fascismo moderado.

    Responda
  12. Maria Loia

    Ler um maravilhoso Jamil Chade e depois ler um b***a desses... Só por Deus...

    Responda
  13. ANTONIO CZAS

    Bolsonaro não surgiu como resposta a nada. Sofisma do articulista, se aceito torna o texto verossímil. A direita somente não governou o país, diretamente ou associada, entre 1963 e 64 e por um breve período de Dilma 1. Não a toa quando se iniciam os movimentos de 2013. O primeiro, a propósito foi um tal de Cansei, articulado por Dória. Bolsonaro é um produto incansável da mídia de alavancar sempre o "novo", de desacreditar os partidos políticos, de assim sempre apostar no indivíduo contra .

    Responda
  14. Celso Ribeiro

    Joelito, com seu papo furado como sempre. Voce menospreza até a inteligência de uma minhoca. Me desculpem as minhocas.

    Responda
  15. Elizabeth O Costa

    Precisamos urgentemente de políticos capazes e bons gestores do centro!!

    Responda
  16. MARCIA CIARALLO PESCUMA

    Desculpem, mas não há "bolsonarismo moderado"! O bolsonarismo é um misto de negacionismo, cegueira, rancor, atraso, anacronismo e mau caratismo. Nada nisso é remediável, ou negociável. Uma parte majoritária da sociedade brasileira, muito lamentavelmente, optou por esse tipo de postura - tanto na Direita quanto na Esquerda, diga-se. O país continuará pagando um preço altíssimo enquanto esse tipo de gente for maioria eleitoral.

    Responda
  17. eli moura

    O que precisamos é reduzir as desigualdades, reduzir a violência, reduzir os preconceitos contra pretos pobres e mulheres, melhorar a distribuição de riquezas. O que precisamos e que as pessoas escolha m seus representantes para construir uma vida melhor e não por exclusão ou estereótipos de mídias. Cabe isto em alguma forma de bolsonarismo? Cabe isto na direita quadrupede? Este colunista escreve para qideostra.

    Responda
    1. adenor Dias

      Se acontecesse o que o Armando Moura fala no seu comentário, do que viveria a imprensa e as religiões? Eu que não faço parte dos dois seguimentos citados, gostaria de usufruir de tudo que foi dito. Individualmente eu não preciso de um país maravilha, porém não quero um país infernal, com fome, falta de moradia e , desemprego. Pouco me importo se o governo é de direita, ou de esquerda, democrático, ou autoritário... Porém os urubus, vivem da miséria. O urubu está com raiva do boi!

  18. Klaudemir Silva

    Joel, está a tratar de algo totalmente utópico, improvável e impossível! Falar de uma direita não bolsonarista moderada seria algo totalmente crível. Daí acreditar e pregar uma direita bolsonarista moderada é promover duas coisas antagónicas: bolsonarismo e moderação.

    Responda
  19. SIMONS SILVA

    Quanta valentia! Que coragem, hein, se expor publicamente contra o Guampa no segundo turno de 2022? Alguém, por acaso, precisou segurar a sua mão? E sobre a Lava Jato e o Batoré de Toga, nenhuma palavra? Por Bolsonarismo moderado o senhor está piscando pra quem, pro Tarcísio? Quer um conselho, submeta seus textos a algum amigo de verdade, na hipótese de havê-los, antes de publicá-los. Bolsonarismo moderado é oximoro!

    Responda
  20. Paulo César de Oliveira

    O fato de muitas pessoas envolvidas com os acontecimentos de janeiro de 2023 acharem que estavam dando um golpe não é suficiente para transformar invasão e vandalismo em tentativa de golpe. Essas invasões não chegaram nem perto de derrubar um governo e constituir outro. Importa o que as pessoas fizeram e não aquilo quem pensavam estar fazendo. E o que elas fizeram foi invasão e vandalismo. Alguém pode assaltar um banco achando que está fazendo justiça social mas o ato foi assalto a banco.

    Responda
    1. Fernando Alves

      A especialidade da direita é defender criminosos

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Se depois da invasão do banco o assalto, pela fuga e incompetência dos mentores, falhar? Deixa de ser assalto?

    3. Daniel Liaz

      Redondamente errado. Tentativa de golpe é chrime grave. E qquer um que não seja bozoloide sabe claramente o o tal "vandalismo" não foi um ato isolado mas sim parte de toda uma estratégia. Ter que dizer isso só reforça o que praticamente todos os comentários aqui reforçam. Não existe bolsonarista moderado. São todos golpistas em essência.

  21. Fernando Alves

    Bolsonarismo moderado é a mesma coisa que se aceitassem o governo de Flensburg na Alemanha. Infelizmente não é só o Joel e suas ideias tresloucadas. A Folha inteira apoia essa ideia, fazendo de candidato oficial dela um governador que não dá um pio sem beijar a mão do líder da seita.

    Responda
  22. Charles Chadel

    Bolsonarismo é extrema direita, e ponto final. Representa o que de pior tem no ser humano, com seus valores distorcidos, sua hipocrisia e sua arrogância em achar que está acima de qualquer outra verdade. Convencido de que a razão do mais forte é sempre a melhor, procura nas armas a ideologia que precisa para se impor a tudo e a todos. Pátria armada é o símbolo da decadência do ser humano como espécie. O cometa vem aí.

    Responda
  23. Marcos Benassi

    Joel, há algo de ridículo e burrro, e não é pouco, em declarar que "expressou publicamente" em 2O22 a oposição ao Bozo: tardia, muito tardia para provir de quem se acha Bípede. Não é, assentou-se sobre quatro pés por um quadriênio. O título do artigo é outra colossal burrrice: não precisamos de Bolsonarismo algum, precisa-se de uma direita Bípede. Da qual, quem faz tais declarações, não pertence, embora creia o contrário. Tê-lo no conselho editorial do jornal indica-me o limite da ruindade.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      De pleno acordo. Mal comparando Ruy Barbosa, arrependimento tardio é arrependimento fingido.

    2. Gildázio Garcia

      Excelente! Parabéns! Obrigado!

    3. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

      Boa Marcão!

  24. paulo werner

    O pior aqui não é a alucinação de um bolsonarismo moderado. Pior é vender o peixe daqueilo q chama de direita liberal brasileira. Pois bem: o q encontramos no currículo dessa curiosa turma, distinto filósofo?

    Responda
  25. paulo werner

    Direita liberal é aquela envolvida no 64, empolgada com Collor, animada com FHC, entusiastas do combustível em dólar, irritada com Bolsa Família (depois engoliram), transigente com grileiros de terras, insensível à miséria (fizeram alguma coisa?), entorpecida pela Lava-jato, agradecida por Cunha, amante de Temer, caida por Guedes e secretamente apaixonada por qualq pedaço de carne falante q se oponha ao PT.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Maravilhoso Paulo!

    2. Rubens Coelho

      Tô achando que depois do comentário do Werner, e da trucada do Benassi abaixo, talvez, repito talvez, o Sr Joel, tenha interesse em refazer, em outros locais, os cursos que frequentou...

    3. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Certamente é esse o quadro histórico da direita, que o colunista quer retocar com traços mais suaves.

    4. Carlos Artur Felippe

      Paulo Werner arrasou. Depois dessa, só desenhando.

    5. Marcos Benassi

      Hahahahah, se houvesse lido este seu comentário, caro Paulo, talvez prescindisse do meu. Se bem que cada qual se ocupou de um lado da bola quadrada do racioSímio Joeliano. É inacreditável esse texto - e estou certo de que o autor nem tem vergonha do que fez com sua formação intelectual, que deve ter custado uma grana.

  26. Marcos Garcia

    Visão muito acurada e sensata! Infelizmente hoje em dia, salvo milagre, não temos como nos livrar dessa polarização entre extremos radicais e pouco éticos...que ao menos floresçam os mais moderados de cada campo até que quem sabe, voltemos a ter opções eleitoralmente mais viáveis ao centro, que, esperamos ,sejam mais éticas e honestas também.

    Responda
  27. Anete Araujo Guedes

    Bolsonarismo moderado? Só se nascerem de novo. Não adianta querer tampar o sol com a peneira. É uma extrema direita que veio para ficar, temos que conviver com ela.

    Responda
  28. Bruno Sebastião Neto

    Pincei duas palavras que o Joel falou do Bolsonarismo quem são :" Seus valores " que valores existem no Bolsonarismo ? Só se for das joias que ele ro ubou !

    Responda
  29. Elmir de Almeida

    Jura que este cara escreveu e assinou esta bobagem esquisita! Depois, a FSP liga prá nossa casa prá vender assinatura na bacia das almas!

    Responda
  30. Gilmar Maghenzani

    Joel é filoso? Disseram aí a abaixo que sim, pois é tá explicado pq desse comentário pq talvez o guru dele é aquele que fugia para os Usa e já falecido

    Responda
  31. André Costantin

    Karamba. Esse articulista parece que tá fazendo redação da antiga disciplina de moral e cívica!

    Responda
    1. Celso Ribeiro

      Ahahaha foi longe. OSPB lembra ?

  32. Gilmar Maghenzani

    Não aguento, Joel quer dizer então que petista não sabe que a corrupção existe desde o início dos tempos, o PT não inventou ela e mais o pp, o pl e o mdb tiveram um maior número de políticos envolvidos em processos na justiça

    Responda
  33. FLAVIO CALICHMAN

    Joel é um homem inteligente, mas este artigo é completamente equivocado e não junta lé com cré. Não existe bolsonarista moderado, é uma contradição em termos e por definição. Todos, sim, todos do campo bolsonarista são autoritários e hostis à democracia liberal, mostraram isso 24 horas por dia, durante cada dia do governo anterior, e seguem mostrando. Não há estrada de Damasco possível para essa gente, só a fábula do sapo e do escorpião sobre a própria natureza. Acorde dessa ilusão, Joel.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      As analogias no final guardam perfeitas semelhanças com o bolsonarismo; são impenitentes e o vício de ferroar o incauto é sempre latente.

    2. Gilmar Maghenzani

      É que vc é muito elegante pq ele já vem a tempos com essa conversinha, eu não sou bolsonaristas eu sou é morista, papo furado e vem tentando isso muitas vezes

  34. Gilmar Maghenzani

    Joel por favor peça o boné e vaza pq vai passar mais vergonha? Para com isso o quanto antes

    Responda
  35. marcos stein

    O mesmo deve valer para a esquerda e lulistas de plantão Joel? Negar a roubalheira,a catástrofe econômica,a ineficiência estatal,apoio a "controle social da mídia",garantir que a Venezuela é uma democracia,incentivar invasões de terra,dizer "vamos tomar o poder,o que é diferente de ganhar eleições",incentivar a quebra do tecido social... Soltar um cara da cadeia sem ser inocentado levando-o nos ombros ao poder como fez o judiciário? Difícil... Vã esperança...

    Responda
  36. carlos campos

    Precisamos quem , cara pálida? Me inclua fora dessa , afinal não tenho a minima afinidade com fascista, golpista, apoiador de torturador, misógino, preconceituoso, homofobico, trambiqueiro, negacionista, rei de rachadinha, ladrão de jóias, covarde fujão e com uma familia desqualificada. Se vc gosta , leva pra casa e seja ( in)feliz, afinal tem quem ame passar perrengue.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Caro Carlos, você acabou de registrar que o petismo igualmente intolerante.

    2. Gilmar Maghenzani

      Dizer que petista não acredita que houve corrupção, olha cara é de doer

  37. Florentino Fernandes Junior

    Q nso aceitam ninguem q nao seja petista ou lulista, mesmo q democrata , sera rotulado de bolsonarista

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Errado redondamente Enio. Não somos chamados de isentões. Somos reconhecidos como tendo uma posição legítima e conseguimos dialogar numa boa com vários amigos petistas, assim como com pessoas de direita que gostariam de ter elegido a Tebet, por exemplo. O diálogo e a convivência só não acontece com os bozolinos mesmo. Talvez tb não desse com partidários do PCO, mas não conhecemos ninguém dessa turma

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Caro Daniel, você pode não ser chamado de bozolino, mas de isentão, por recusa de entrar numa das duas bolhas polarizadas. Não adianta teimar, os dois lados tem o mesmo DNA da intolerância.

    3. Daniel Liaz

      Que coisa curiosa. Eu e vários amigos meus não somos nem de perto petistas e jamais fomos chamados de bozolinos.

    4. Andre Moraes

      Se um nazista se senta à mesa com 10 lessoas e ninguém se levanta, então há 11 nazistas; mesma coisa é quem sobe a um palanque com esse fascinora que tanto mal fez ao país. É pedir muito alguém que não suba em seus palanques golpistas?

  38. Florentino Fernandes Junior

    Joel vai perceber q o maior entrave às suas esperanças vem da esquerda( vide comentarios aquui

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Mas até a direita vai critica-lo não é possível que alguém de direita ou de esquerda concorde com essa calamidade que ele escreveu

  39. Marco Ferreira

    Qualquer bípede, que se declare um ser pensante, não pode ser levado a sério caso não tenha pulado fora de qualquer consideração positiva ao capitão após o inicio da pandemia, não se trata de opinião, trata-se de sobrevivência!

    Responda
  40. Roberto Pimenta

    Cada vez pior... O que virá em seguida? Precisamos do nazismo moderado? Precisamos de um racismo moderado? Precisamos de uma destruição moderada do meio ambiente? Precisamos de uma miséria moderada? Precisamos de uma dita branda, tão cara à Folha?

    Responda
  41. Ilio Montanari Jr

    Sério? Bolsonarismo moderado? Tipo assim, um fascismo democrático? Das colunas ruins que vc escreve, está é uma das piores.

    Responda
    1. carlos campos

      Verdade Ilio, o cara consegue se superar na ruindade a cada coluna que a folha publica. Lamentável.

  42. Landson Abercrombie

    So a folha mesmo, para manter um articulista desse nível. Se o jornal pudesse, exumaria Olavo de Carvalho e o colocaria para escrever esse tipo de besteira.

    Responda
    1. carlos campos

      O papi deste colunista é peixe da folha, por isso ele publica suas péssimas colunas semanalmente.

  43. Andre Moraes

    Bigodinho também se moderou para chegar ao poder, antes de ser o fascínora da segunda guerra. Primeiramente tentou dar um golpe no conhecido Putsch da Cervejaria que fracassou pelo qual tomou uma cadeia, onde escreveu Mein Kampf, o que viria ser um dos ovos da serpente, para depois então moderamente chegar ao poder em uma eleição livre com voto de cerca de 1/3 da população (coincidência?); o que aconteceu depois é história contada.

    Responda
  44. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

    Joel, saia desse armário. Assuma seu bolsonarismo. Pior que um bolsonarista é um que finge não ser. Se joga.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pra vc ele precisa sair do armário?, sério, ele nunca precisou essa conversinha dele dizer que deixou de apoiar o bozo a tá, tá bom

  45. José Ricardo da Silva Souza

    Mesmo os mais moderados flertam com idéias reacionárias do bolsonarismo. Não existe bolsonarismo bom. Ou é extremista nazifascista ou alienado.

    Responda
  46. Andre Moraes

    Que leitura rasa sobre bolsonarismo; o que é lamentável para um filósofo. Não existe moderação no bolsonarismo, isso não serve a sua base raivosa e fascistóide; eles podem até vestir um personagem, mas no poder, o bolsonarismo exigirá prova de amor, lastreada em novo aparelhamento de instituições e ataques a quem resistir na implantação de sua pauta de barbáries. Quem divide palanque com o Bozo deve ser automaticamente excluído como opção; pois é ou será golpista, cedo ou tarde, e sem perceber.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Concordo, e dessa forma erradicaremos o bolsonarismo

  47. Marcelo Anderson da Silva

    Joel, já vi dizer muitas coisas coerentes, mas o seu conceito de Bolsonarismo light foi, no mínimo, ingenuidade. Não existe Bolsonararismo moderado, o princípio do Bolsonarismo é a radicalização, é o extremismo, que não começou agora, mas foi sempre bem cultivado pela criatura que dá nome à esse movimento. Bolsonarismo moderado seria o mesmo que falar em água queimada, em cristianismo satânico, etc. Bolsonarismo e moderação são coisas antagônicas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Depois do que ele escreveu desta vez?, não vejo nenhuma coerência no que ele escreveu, até agora só fiquei embasbacado com o que estava lendo, fascismo democrático? Ele deve estar rezando para os pneus não é possível

  48. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Ele só pode estar caçando comentários. Não deveríamos fazer nenhum aqui em próximas ocasiões. Talvez assim ele crie vergonha antes de escrever os artigos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Falem mau mas falem de mim, é isso

    2. Marcilio Souza

      Pois é, tô aqui pensando aonde exatamente o articulista quer chegar com "bolsonarismo moderado". Aliás, essas duas palavras juntas não fazem o menor sentido. Mas concordo com você: talvez ele queira comentários, tão somente isso. O articulista que só foi se posicionar contra o inelegível no segundo turno de 2022.

  49. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

    Não acredito que meu dinheiro paga você. Gzuis. Que coisa mais chinfrim. Deu aquela vergonha alheia. Relativizar o bolsonarismo é a coisa mais estúpida que pode ter. A direita democrática tem que superar e enterrar o bolsonarismo, não achar que tem algo de útil ali.

    Responda
    1. adenor Dias

      Bolsonaro tirou qualquer chance de que haja uma direita democrática. Se há uma direita democrática, esses representante da tal direita tem que se manifestar contra o Bozo... O capitão cagou no pau!

    2. Marcilio Souza

      Meu caro, eu também não acredito...

  50. Francisco Jose Longo

    Realmente não dá. Desisto.

    Responda