Suzana Herculano-Houzel > As coisas boas do autismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Benedito Claudio Pacifico

    Pode ser muito poetico mas não existe nada de bom no autismo , o menos pior que pode acontecer e um autismo leve pois se for a forma mais extremada será um castigo para a vida toda.

    Responda
  2. LUTHERO MAYNARD

    Autismo infelizmente virou moda monetizada. Tudo pela grana e haja textos edulcorados, elegantemente piegas e cientificamente nulos, desrespeitosos com a inteligência do leitor.

    Responda
  3. José Cardoso

    Autismo tem graus. Em graus leves, que permitem uma carreira de sucesso por exemplo, a pessoa nem deveria ser considerada autista. É como o choque entre o Diego Hernandez e o Fabrício Bruno no segundo gol do Botafogo. Não houve intensidade suficiente, portanto não foi falta.

    Responda
    1. José Cardoso

      Arley, assim como a obesidade, artrose, zumbido persistente no ouvido, insônia, enxaqueca... há muitos problemas que causam sofrimento. O que acho é que autismo leve é apenas mais um deles.

    2. arley leite

      Como você mesmo diz, o autismo tem graus e mesmo a pessoa tendo uma carreira bem sucedida, sofre com outros déficits que a prejudicam em outras áreas da vida causando muita frustação e prejuízo mentais ao autista. Uma opinião dada sem conhecimento embasado é um desserviço.

  4. Helio Marcengo

    Ultimamente leio apenas as manchetes, sem entrar no conteúdo. E sei que não perco muita coisa ou quase nada. Mas li seu texto, Suzana. Valeu a pena. Escreva + sobre o assunto. Poste nas redes sociais p ter um alcance ilimitado.

    Responda
  5. filipe moura lima

    Texto maravilhoso!

    Responda
  6. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Não trabalho com ciências médicas, porém acredito que todos somos autistas no modo de ver o mundo, pensar e sentir as coisas. Se Deus é tudo (DEUS OMNIA EST), notadamente inteligência e jamais faria dois seres humanos iguais. Cada um de nós temos um dom, uma vocação, uma vontade. O mais difícil e sabermos qual o nosso dom e vocação e daí, na plena indecisão, vem a frustração. Do alto da minha insignificância amo a palavra e as letras e o mais fica com Deus e a musa inspiradora, daí vem a poesia.

    Responda
  7. Carlos Rafael Longo de Souza

    Lindo texto, mas gosto mais da palavra awe do que wonder. Deixa um gostinho de "Oh!" em português. Ou seja: Oh, que lindo texto!

    Responda
  8. Regina Fonseca

    Que lindo!

    Responda
  9. lazaro carvalho

    Conviver com um autista é aprender ser autêntico e ver o que é real na mente dele. Aprendemos mais do que ensinamos; damos a liberdade de sermos adaptados a ele do que ele a nós. É sublime simplesmente!

    Responda
  10. Luiz Augusto Finger França Maluf

    Amei seu texto. Um carinhoso abraço.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.