Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Flexa

    Viva os estudantes!

    Responda
  2. yussef mahmud m mustafa

    Chama atenção ultimamente um certo grau de agressividade em alguns comentários,nunca devemos esquecer que vivemos num país em que a diversidade cultural que os imigrantes e seus descendentes trouxeram formou um ambiente de cordialidade talvez única no mundo,árabes e judeus conviveram em perfeita harmonia e não se deve em hipótese nenhuma deixar que este convívio seja contaminado,cada um com sua opinião,mas com respeito ao outro o que acontece na Terra Santa nós aqui não vamos resolver

    Responda
  3. Denise Ambrosi

    A Folha de São Paulo não tem respeito pela sua própria história.

    Responda
  4. A A Iuras

    Deplorável a FSP proibir tantos comentários. Acho que é a primeira matéria da FSP com tanta censura. A pergunta é quem estaria por trás dessas censuras?

    Responda
  5. Joao Cellos

    A Folha de São Paulo é realmente independente? Ou tem medo de alguma entidade que faz lobby pró Is rael?

    Responda
  6. Joao Cellos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  7. Joao Cellos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Denise Ambrosi

      Ta uma vergonha essa Folha de São Paulo. Como disse um leitor: “que papelão”.

    2. Denise Ambrosi

      Exatamente. Tem pessoas aqui usando termos muito complicados, falam o que querem e nunca são censurados.

    3. Felipe Araújo Braga

      A gente deveria denunciar isso!

  8. Angela Bueno

    Sempre haverá quem queira aproveitar a gana juvenil de fazer um mundo melhor para " massa de manobra" a favor ou contra seus interesses. Que prevaleça a fraternidade sincera que pode existir na juventude, para que a página milenar de sofrimento destes povos seja reescrita.

    Responda
  9. Andréa Haddad Gaspar

    Tá lindo de se ver uma revolução acontecendo em frente aos nossos olhos. Esse momento já está escrito em nossa humanidade e comparo à revolução francesa; igualdade, liberdade, fraternidade. Lindo lindo lindo. Saindo desse momento mais para a frente, veremos literalmente o mundo como um só, nossos olhos voltados com atenção para o oriente. Viva os estudantes americanos!!

    Responda
  10. Jane Medeiros

    Daqui nossas energias, as mais positivas, para esses bravos estudantes! O movimento precisava vir de de dentro do país! Que não aceitem provocações!

    Responda
  11. Jane Medeiros

    Não é mole ser americano, jovem , universitário e se mostrar pró-Palestina, marcando uma posição severamente critica às táticas de Is- ra-el.!

    Responda
  12. Luiz Antonio Sypriano

    Todo o apoio aos estudantes universitários estadunidenses que estão se manifestando contra as atrocidades de Israel!

    Responda
  13. Marcos Medeiros

    Censura ridícula da Folha.

    Responda
  14. Marcos Medeiros

    Parabéns aos alunos e professores, inclusive J conscientes, engajados na luta em favor da P, chega de g. Tive que abreviar certas palavras para passar.

    Responda
  15. Telma Saraiva

    Essas exigências representam a demanda da maioria dos cerca de sessenta mil alunos da Columbia? É necessário haver votação, pois é assim que funciona a democracia, senão fica parecendo o grupelho dos bolsominions, a minoria, querendo impor suas vontades de aplicar golpe de estado sobre a maioria. Eles também bradam "liberdade de expressão".

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Andrea, o Hhmas não é um grupo de resistência apenas, mas como seu próprio nome diz , ele é um "Movimento de resistência is lâmica. Ele "se dedica a levantar a bandeira de Al á sobre cada centímetro da Pa lestina". Toda teocracia é veneno, pois ela tem tudo, com exceção do Theo.

    2. Denise Ambrosi

      Que representar maioria? Que votação? Quem quiser se exprimir que se exprima . E esses bravos estudantes o estão fazendo.

    3. Andréa Haddad Gaspar

      Telma, israel tem a bombaathomic, nao o Irã. É esse país estranho o responsável por todas as instabilidades naquela região. É por causa dele que existem os grupos de resistência chamados pelo mainstream de terroristas. É por causa dele que as guerras acontecem e por ele são financiadas com o fornecimento de seu arsenal de guerras inigualável. É por causa dele o racismo e a islamofobia.

    4. Wilson Rossi

      Se defender atacando mulheres e crianças. Que barbaridade, e ainda tem gente defendendo genocidas.

    5. Daniel Liaz

      Puxa Telma. Acho que vale a pena vc se informar um pouco melhor (e pra isso recomendo veículos jornalísticos que não os brasileiros) sobre o teor e como se dão esses protestos que tem acontecido não só em NY mas mundo afora.

    6. Felipe Araújo Braga

      A Telma acredita que o Estado de Is ra el e o Reino do Rei Davi de mil anos antes de Cristo são a mesma coisa!

    7. Telma Saraiva

      Leia-se "utopia" e coloque-se ponto final após a palavra "fora".

    8. Telma Saraiva

      Não tem nada sem pé nem cabeça. Exigências de desinvestimento, desejo de varrer um povo do mapa ("from the river to the sea"), etc... O número de habitantes em Is rael não chega a dez milhões e eles têm que enfrentar, além de outros, o poderoso Irã onde há oitenta milhões de habitantes. Sou pacifista. Oxalá todos os países jogassem seu armamento fora, ciente de que isso é utipia, os pequenos povos precisam ter condições de se defender.

    9. Ronaldo Almeida

      Essa sua conversa não tem pé nem cabeça.

  16. José Fernando Marques

    E parabéns aos estudantes.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      José, respondi ao seu comentário e foi para a moderação/censura.

    2. Marina Gutierrez

      Sim, parabéns, o movimento está se espalhando e agora são dezenas de faculdades e universidades envolvidas,denunciam e pedem o fim de investimentos ou conexões com o estado que pratica genocidiio.Nos anos 60s,os protestos anti-guuerra acabaram por levar à retirada das tropas dos EUA do Camboja em menos de oito semanas após o início da invasão!

  17. José Fernando Marques

    Folha, sem censura, por favor. As melhores ideias são polêmicas.

    Responda
  18. yussef mahmud m mustafa

    Os grupos de resistência a ocupação vergonhosa das terras palestinas pelo sionismo colonialista e são vários organizações que surgiram neste mais de 70 anos ,todos sem exceção são frutos do colonialismo sionista,que assassina , prende, constrói muros e inferniza a vida dos palestinos a radicalização é fruto da negação a uma vida normal do povo palestino,o assassinato de civis é inadmissível não interessa a origem,mas o maior culpado deste inferno é do estado sionista colonialista.

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. Barbara Maidel

    É de fazer gargalhar a fixação que alguns leitores da Folha têm com o nome Conib. Devem cumprimentar seus pares dizendo Conib em vez das interjeições mais tradicionais, desejar Conib quando alguém espirra, cantar parabéns pra você usando Conib em vez de ''é pique'', gritar um longo Conib quando o time para o qual torcem faz gol, responder Conib em vez de ''sim'' no altar e pensar em Conib nos momentos íntimos que o bom senso me impede de detalhar. AA

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Puxa Brun. Lembro de vc afirmar, no artigo de ontem, que não havia nada de anormal nas mortes dos civis palestinnos. Falou de uma proporção de dois civis para cada militar (não sei de onde tirou esse numero) e que então não tinha nada demais, tava até bom. Confesso que não tive nenhuma vontade de gargalhar.

    2. Marcelo Brum

      Perfeito! Gargalhei aqui!

    3. Daniel Liaz

      Cara Bárbara. Olhei aqui todos os comentários e pude notar que, somandos, o número de vezes que o termo Conib aparece não dá nem metade do que vc usou aí no seu. Além disso, pude ver um comentário eivado de oddio e desconhecimento dos fatos. Curiosamente a pessoa que o publicou tem o mesmo nome que vc.

  20. Leonardo Trindade

    Aqueles que outrora forma perseguidos hoje se regojizam.

    Responda
  21. Dermival Pereira de Macedo

    A história se repete mudam apenas os personagens

    Responda
  22. Nilton Silva

    Quando estudantes defendem terroristas, fica fácil entender o motivo pelo qual a extrema direita tem crescido no mundo todo. Já disseram, mas não custa repetir, se o 11/9 fosse hoje, muita gente de esquerda apoiaria os ataques.

    Responda
    1. Homero Feijó

      Defender civis indefesos, mulheres e crianças não é defender ter ro ris tas. Não seja cí ni co. Tenha um pingo de humanidade!

    2. Ronaldo Almeida

      Is hael é um esta do ter roris ta.

    3. Sergio Dias

      Bibi se iguala aos terroristas

    4. Leonardo Trindade

      Ninguém da esquerda apoiou o 11 de setembro, meu amigo. Comentário sem pé nem cabeça

  23. Marcos Longaresi Carvalhães

    Gente tem leitor poderoso nessa coluna. Está até denunciando a morte de milhares, deve trabalhar no Ministério Público Mundial , será que além de denunciar ele consegue mandar todos os denunciados a julgamento. Depois de ler certos comentários agora vou me retirar para comer minha picanha de abóbora e tomar minha caipirinha de querosene com ácido clorídrico.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Falou a pessoa que desce a lenha na USP, porque nunca conseguiu entrar em universidade pública. É difícil viver com a impotência né?!

  24. Moara Semeghini

    Parabéns aos estudantes !!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Enviei o comentário antes de terminar as correções, abaixo leia-se: parabéns e manifestações.

    2. Marina Gutierrez

      Sim, parabens, estudantes norte-americanos sao conhecidos por manifestacoes, ajudaram a por um fim à segregação racial, quando negros nao podiam frequentar estabelecimentos:"Somente para Brancos" estudantes brancos e negros se uniram e finalmente o governo Kennedy iniciou oficialmente o fim da segregação em escolas, negocios, etc.

    3. omar assaf

      Parabéns mesmo , coragem de enfrentar a chantagem de serem expulsos , perderem bolsas de estudo e até serem deportados , eles são a esperança de justiça para o nosso futuro .

  25. Felipe Araújo Braga

    Estou esperando a Folha censurar o comentário cheio de ódio da Bárbara Maidel assim como fez com o meu, no qual eu apenas denunciei as mortes de 33 mil civis palestinos (inclusive crianças) e o deslocamento de um milhão. Mas pelo visto a Conib financia o jornal!

    Responda
    1. Telma Saraiva

      O Hhmas orquestra ataques sui cidas em Is rael desde a sua formação.

    2. Ronaldo Almeida

      Toron, é muito bom relembrar que quem dizima a população pa les tina há mais de 70 anos é Is hael, que mantém dezenas de milhares de reféns em seus calabouços.

    3. Daniel Liaz

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Daniel Liaz

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Leonardo Trindade

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    6. Felipe Araújo Braga

      Jacques, você fala como se antes do ataque terrorista do Ha mas estivesse tudo bem e Is ra el nunca houvesse feito nada né? E a colonização da Palestina? A manutenção de Ga za como um gueto, a invasão da Cisjordânia, o não reconhecimento do Estado palestino? Me poupe né!

    7. Jacques Toron

      É muito importante enfatizar que quem começou a matança cruel foi o Ha mas assim como mantém 133 pessoas ainda reféns. A história sempre tem dois lados

  26. Felipe Araújo Braga

    Denunciei a morte de 33 mil civis palestinos (inclusive crianças) e o deslocamento de um milhão, além da morte de agentes da ONU e fui censurado.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Sim, a Barbara Maiden fez um comentário cheio de ódio e permitiram, o meu censuraram. A Conib deve pagar propina.

    2. Andréa Haddad Gaspar

      A Folha se presta a um triste papel, infelizmente. Conib em peso hoje aqui, do tipo que não suporta a crítica e censura opiniões divergentes.

  27. Felipe Araújo Braga

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Andréa Haddad Gaspar

      Felipe, boicotar, desinvestir e sancionar são os meios pacíficos que os palestinos têm implorado ao mundo impor contra Israel há no mínimo uma década. Esses estudantes estão exigindo de suas reitorias exatamente o D de desinvestimento de forma absolutamente pacífica. Estudantes sendo estudantes. Foi assim na África do Sul, e lá funcionou. Devemos pensar no futebol pois esse é o melhor propagador possível da causa palestina.

  28. Barbara Maidel

    Racistas e aduladores de grupo terrorista que estupra, tortura e mata insistem em invadir e destruir propriedade privada. Hipócritas, dizem lutar pela paz enquanto pregam o extermínio de um país e seu povo. Que a punição seja célere e eficaz.

    Responda
    1. Denise Ambrosi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Denise Ambrosi

      Muitos comentários são retirados quando a Bárbara Maidel participa deles. Já é bem notório isso. Ela literalmente vai pessoalmente denunciar. Como disse alguém aqui mesmo “ela não suporta críticas”

    3. Denise Ambrosi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Ronaldo Almeida

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Wilson Rossi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    6. Felipe Araújo Braga

      Marcelo, ela é Bárbara mesmo, em todos os sentidos, a barbárie!

    7. Marina Gutierrez

      Avante, estudantes!

    8. Marcelo Brum

      Perfeito, você é barbara, Maidel!

    9. Ronaldo Almeida

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    10. Felipe Araújo Braga

      Mahmud, o comentário dela passa, o seu, se não cuidar, é censurado!

    11. yussef mahmud m mustafa

      Porque este ódio todo,esta raiva ,este desncontrole emocional ,estamos num espaço democrático,as opiniões são bem vindas mas com respeito aos demais leitores,a verdade é os fatos que acontecem em Gaza e uma vergonha pra história do povo judeu que sofreu genocidio da civilização europeia e não da civilização muçulmana, e hoje comete esta barbarie contra o povo palestino

    12. Arnaldo Simal

      Sugiro a leitura de artigo nesta edição da FSP sobre artigo no NYT que disseminou pelo mundo as "evidências" de estupros cometidos pelo Hamas no fatídico ataque. Essa guerra de versões definitiva/ não é para amadores.

    13. Felipe Araújo Braga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  29. victor lag

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Felipe Araújo Braga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Wilson Rossi

    Arriba gurizada. Hipocrisia tem que ser desmascarada.

    Responda