Hélio Schwartsman > PSDB, o incrível partido que encolheu Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quando um grande lÃder de partido é pego fazendo uns mal feitos, todo o grupo paga o preço, é só lembrar dos escandalosos atos de corrupção do petrolão e os estragos eleitorais do partido, exceto a Presidência da República, eleita com mal menor! OrasilCaiuá!
Agradecimentos ao Serra, ao FHC e ao carioca Aécio Neves.
Foi criado com o objetivo, mas através dos tempos foi perdendo seu foco, e aà espartalhões dominaram o partido e com seus objetivos egoÃstas praticamente usaram da sigla para fazer os maiores absurdos e assim a deixou se ser uma opção viável para nós eleiotres .
Acho que a decadência do PSDB reflete o caráter monárquico do nosso povo. O partido sempre teve vários cardeais, mas nunca um monarca como Brizola no PDT ou Lula no PT. Ele só ganhou força devido ao colapso do pretendente à monarca da direita Collor. E teve importância até o surgimento do novo monarca da direita Bolsonaro.
O PSDB não encolheu, se escafedeu.
Quem com ferro fere!!! Com ferro será ferido!!!
Eita, meu caro, eu tomaria cuidado com esse "incrÃvel": é perfeitamente crÃvel, sim, que o tucanário tenha desmoronado. Deve estar contido na "quantidade de erros", mas eu especificaria as rasteiras que seus chefes andaram passando em adversários diversos, fora e dentro do partido. Dá até pra incluir a renuncia do Engomadória à prefeitura - essa, aplicada ao eleitorado que o elegeu prefeito. E que, se bobear, votou (burrramente) de novo no janota. Que está muito bem, consta, promovendo "eventos"
PSDB enquanto tinha seres pensantes no partido estava bem, porém, as pessoas envelhecem, morrem e aà o que restou Aécio Neves é o resto. Não há partido que resista.
Não esqueçamos do Doria.
Serra e Aécio não suportaram perder as eleições 4 anos consecutivos para o PT. Veio o pedido da recontagem dos votos. Alinharam-se a Cunha e Moro nas tramoias contra Dilma. Alcançaram sucesso nessa empreitada golpista, Temer foi empossado e logo em seguida repudiado. A Lava Jato foi desmascarada, desmoralizada. Os apoiadores do PSDB, em sua maioria, mostraram que eram mesmo da extrema-direita, faltava apenas um lÃder reacionário, autoritário e golpista para representá-los.
Desculpe, mas qual partido nacional tem contorno ideológico definido? Esse contorno é o oportunismo e o fisiologismo momentâneos.
Todas as razões elencadas pelo articulista fazem sentido, mas o empurrão pro abismo, a pá de cal, foi obra do enganador Aécio.
M. Santayana: Quem quebrou o PaÃs foi FHC, não Dilma. Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que era de 534 bilhões de dólares, em 1994, caiu para 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, oito anos depois. E isso, apesar de o senhor FHC ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNDES e uso de “moeda podres”, com o pretexto de sanear as fi
Morreu e esqueceram de enterrar porque saiu do centro e abraçou a direita, só que lá, aqueles que se identificam com ela só tem apreço pelos carniceiros . Aliás o PSDB seria um bom lugar para Tábata.
O status de mal menor foi para Bozonero contra petistas porque tucanos não fizeram oposição eficaz contra petistas, muito omissos durante gov. petista mesmo com Lava-Jato, petrolão, corrupção, etc. Mas, como estavam envolvidos tbm com a corrupção em sp, ficaram calados. O pior é que com toda essa lama de corrupção envolvendo petistas principalmente, quem escorregou foram os tucanos e não os petistas...por que será?
Aff , treis palavras, um sentimento. Acabou, e nao sabem
Explicações? Aécio Neves, João Dória e Eduardo Leite. São as mais notórias.
PSDB X PT, tempos civilizados, a Teocracia militar chamada bolsonarismo é a decadência humana. Sou ateu graças a Deus e capitalista.
Análise simplesmente excelente.
O partido era uma federação. Em muitos estados era a direita quem dominava a direção partidária, sucumbiram todos ao bolsonarismo. Os mais centristas viraram social democratas do Kassab (kkkk). Ou tentam aderir ao Lula, como a governadora pernambucana.
O PT nasceu no chão da fábrica e tem as raÃzes bem profundas no seio da classe operária, continua firme e forte enquanto houver operários no mundo.
Sou eleitor histórico do PT. O grande teste para o partido será a saÃda de Lula. De há muito o partido não tem mais a raiz popular, que teve, quando não tiver Lula o que virá?
O PDT de Brizola foi o primeiro e o próximo será o PT.Já vai começar com as eleições municipais e o fim do Lula acabará com o partido.
O Ciro também caiu em desgraça, talvez seja pela inveja, ressentimento e ódio.
Nefelibatice + arrogância + corrupção = poção venenosa destruiu o PSDB . Alerta !!
Descanse em paz.
Grupo de interesse. Não é partido. Liberais plutocratas disfarçados de social-democratas. Corrupção, ego, falta de meritocracia, sem noção de qualquer visão para o paÃs. Implodiu. PT por outro lado, apesar de toda a corrupção, continua focado na luta pelos trabalhadores e resistiu muito mais à Lava Jato. Tem um purpose que os tucanos nunca tiveram.
Pelo fato de nunca ter sido incrÃvel, encolheu.
"Esse pó é de quem tô pensando? Ah, é sim!" O prÃncipe Neves não soube controlar sua ansiedade. Aà veio a maldição do golpe, implacável. O PSDB Foi engolido pelo monstro que ajudou a criar.
Houve um deslocamento do espectro partidário para a direita. O PT, que era esquerda, virou socialdemocrata, e o partido da socialdemocracia virou neoliberal, o MDB foi para a direita e a direita virou fascista.
Duas linhas.
Ernesto explicou, em 4 linhas, o que o competente jornalista não conseguiu, em muitas mais.
Como outros comentaram, o PSDB eÂ’ social democrata soÂ’ no nome, mesmo na epoca do FHC. A alternativa social democrata teria sido o PDT do Brizola ou o PT light, mas hoje em dia nao haÂ’ opcao social democrata no Brasil.
Tem o PSD do Kassab kkkkk
Lembro de um comentarista polÃtico (não lembro o nome) dizendo, no ano das passeatas, que o paÃs tinha um governo carnÃvoro e uma oposição herbÃvora. Era isso mesmo. O povo não entende discurso elaborado, a gente precisa de um nós contra eles o tempo todo. O PT surfou essa onda sozinho até o advento das mÃdias sociais, quando encontrou um adversário à altura (embora tão ruim quanto). Ai de nós...
É, encolheu mesmo, mas quem continua esticadinha para o lado negro da história é a mÃdia corporativa, neste fim de semana os três principais jorna lões já escolheram O Gov. TarcÃsio como alternativa de "centro" para 2026. Não culpo os jornalistas, ou escrevem o que mandam ou estão desempregados, há os sem es crú pulos que trabalham até de graça
A elite cheirosa trocou os finos odores Armani e Chanel pelo perfume engarrafado com o nome do nosso MicoJoia e também trocou Alain Touraine e a escola da Sorbone pelo Olavo de Carvalho e a turma do carluxo.
Arrasou!
Por aà vc tira o nÃvel da "elite"
É interessante que o texto sugira a falta de contornos ideológicos como hipótese para o encolhimento do PSDB quando são justamente os partidos sem contornos ideológicos os que mais cresceram. Qual seria mesmo a identidade ideológica do PSD, por exemplo?
Homens-cox inha como H. Schwartsman ficam tristes.
Começou com a bolinha de papel do Serra. Radicalizou com o Aécio desconhecendo o resultado da eleição. Abraçou o Marreco pensando ser beneficiário da prisão do Lula. Vergonhosamente derrotado em dezoito, pousou no poleiro do galinheiro do nosso MicoJoia. Os remanecentes em voo esperam alguém que dê uma disfarçada na sujeira do galinheiro para voltar a frequentá-lo.
Tem nome e sobrenome. Aécio Neves.
O PSDB poderia ter sido uma alternativa social democrata ao trabalhismo do PT. Mas não, sempre foi um partido elitista e que pouco se importou com as demandas sociais. Falo isso como um liberal.
Como assim, social-democrata. Isso só estava no nome. Nesse sentido deveria ser pslb, ou psn-lb.
O problema era moral, enquanto eles tinham gente como Tasso, covas, fhc a frente iam bem, depois Â…Â…
A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI (presentinho deles para o Lula), era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65% ( Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana, um prêmio à inteligência).
Santayana: Quem quebrou o PaÃs foi FHC, não Dilma. Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que era de 534 bilhões de dólares, em 1994, caiu para 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, oito anos depois. E isso, apesar de o senhor Fernando Henrique Cardoso ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNDES e uso de “moedas podres”, com o pret
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > PSDB, o incrível partido que encolheu Voltar
Comente este texto