Opinião > Lula deve selecionar atritos e buscar centro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadêu Santos

    O Lula 3 não está conduzindo os conflitos com o poder legislativo pelo fato do mesmo ser composto por integrantes de vários partidos, principalmente da extrema ultradireita "terrivelmente negacionista". Se o político Lula tinha a arte de fazer jogo de cintura, agora não está avançando no duelo com o Lira e o Pacheco. Vejo um presidente experiente em gestão politíca, mas não convicente. Se continuar nesta clima pesado de governança, o jogo se tornará muito complicado para as esquerdas...!!!

    Responda
  2. Florentino Fernandes Junior

    Adorro ver a revolta do redbanho com o congresso ! Eles sao tao democrates

    Responda
  3. Florentino Fernandes Junior

    Francisco viola voce leu muito a carta capital ne? Ainda é assinante?

    Responda
  4. João Leite Leite

    O problema não é o congresso. Vamos ser claro. É que o Lula é frouxo mesmo. Quem inventou compra de apoio foi o Lula no primeiro mandato e levou todos os seus altos súditos a condenação e prisão. Ele foi eleito por mais de 60 milhões de eleitores. Quando o parlamento recusa a aprovar projetos que e bom para o país e ao povo ele tem que recorrer ao s eleitores e pedir apoio. O parlamento, assim como o governo tem sido irresponsáveis.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O cabeção, não fala do que não sabe. O mensalinho do PSDB mineiro foi a semente inspiradora do mensalão. E o mensalão , como a gonorréia, dão saudades , perto da prática introduzida pelo centrão 2.0 sob auspícios do estrupicio facista.

    2. Anete Araujo Guedes

      Quem é frouxo não consegue ser eleito por três vezes para o cargo de presidente da república.

  5. Newton Zuppo

    Vcs não perceberam que congresso foi fechado, ou melhor, atualmente é apenas figurativo. Caso votem contra o Governo, basta o Lula orientar seus comparsas do STF para fazer valer sua vontade. Coitado do povo brasileiro!

    Responda
  6. MARIA FATIMA VERAS VILLANOVA

    O problema do Brasil é a perpetuação na política, como emprego. Esta é a atividade mais desacreditada. Por quê? Porque, em sua maioria, quem busca um mandato, não o faz por vocação, para servir, mas para servir-se dos privilégios e mordomias do poder. Existem os vocacionados, sim, mas são raros. A sociedade precisa discutir o mandato único para todos, de vereador a presidente da República. O desapego ao poder é condição essencial para a renovação dos costumes políticos.

    Responda
    1. MARIA FATIMA VERAS VILLANOVA

      Excelentes comentários. Defendo, também, o fim das indicações políticas para o STF, mediante concurso público de provas e títulos para ministro, fim das listas tríplices para escolha de desembargadores pelos governadores, e fim do Quinto Constitucional. O Brasil precisa ser passado a limpo, extinguindo-se as emendas parlamentares, o loteamento de cargos na máquina pública, com impedimento de parlamentares ocuparem cargos no Executivo.

    2. Anete Araujo Guedes

      Fora da boa política não há salvação, há barbárie, como aconteceu no 08 de janeiro, após Lula vencer as eleições.

    3. Orasil coelho pina

      Corretíssimo Villanova, se permitires acrescentaria o fim das indicações políticas no STF, bem como nos Tribunais de Contas e no Judiciário a partir da segunda instância! OrasilSertão!

    4. João Leite Leite

      Os eleitores precisam lutar pelo fim de reeleição continuada no parlamento também. São os piores parlamentares que conseguem se perpetuar no poder. Chegam a ter a cara de pau de exigir R$53 bilhões do orçamento para eles comprar apoio e os eleitores não fazem nada.

  7. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Congresso com orientação diversa é eufemismo para congresso chantagista.

    Responda
  8. João Perles

    Seria mais adequado afirmar que a nação não consegue fazer suas pautas caminharem, uma vez que a prerrogativa do Congresso de invadir os orçamentos dos ministérios e deles subtrair valores ao bel prazer impede que os referidos órgãos possam tocar seus programas. Assim, problemas relacionados a infraestrutura e ações mais custosos nas áreas essenciais ficam deficitários. A Saúde, Educação e Meio Ambiente estão a requerer recursos mais vultosos, mas aparentemente estão raspando o fundo do tacho.

    Responda
  9. josé SOARES

    O Frias e seus amestrados candidatem-se, vençam e assumam o Poder, aí sim o país vai pra frente, mesmo com um Congresso ainda pior que o atual.

    Responda
  10. José Cardoso

    Só agora estamos vendo a bomba relógio armada pela constituição de 88. Antes o congresso não podia tomar a iniciativa de legislar em matéria financeira, e nem propor emendas que aumentassem despesas.

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Lula deveria entregar a Lira um Orçamento Secreto e a direção do governo. Deixaria Lira feliz e sorridente e teria mais tempo para aprender dirigir uma moto, uma lancha e jetski. Desenvolver a capacidade para andar a cavalo e arquitetar um golpe de estado, são aquisições essenciais para um governante.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O que escrevi necessita ser lido como uma mera ironia. Não nascemos prontos. Certas tendências ou habilidades, como por exemplo a música, a escrita e as artes cênicas surgem pela via do desejo. Em contrapartida, aprender a ler, dirigir, nadar, jogar bola necessita de um aprendizado, de uma prática. Uma das maiores riquezas de Lula é de ter vindo de onde veio e ter conquistado por 3 vezes a presidência da República. É incontestável sua sabedoria, seu carisma, não dá para negar. .

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Mas lula não nasceu com essas competências. Ele SO sabe governar. E além do mais , com sua origem deplorávelmente pobre, jamais atingiria os pincaros dos aristocratas e autocratas, restando-lhe , para deleite dos senhores de engenho, SOmente as parcas habilidades de Estadista , bem verdade restritas ao plano planetário, e com certeza longe das possíveis extraordinárias habilidades dos estadistas incas venusianos . Mas a inveja eh uma m evai estão os liberais para comprovarem..mais uma vez

  12. Adailton Alves Barbosa

    - Pois é, infelizmente temos hoje, um congresso bastante reacionário, que quase nunca pensa nas populações menos favorecidas.

    Responda
  13. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Um editorial da Folha dizendo sobre o que La deve fazer? Dando conselhos? É muito hipocrisia. Que jornaleco patético!

    Responda
  14. Leonardo Trindade

    A Folha precisa escolher entre defender o parlamentarismo forçado ou a responsabilidade na economia. Um legislativo que está mais interessado em seus currais eleitorais e em arranhar a imagem de Lula do que cuidar do país não pode ser legitimado. No mais, se o legislativo age como sensor do executivo, cabe ao judiciário ser o fiel da balança que, inclusive, ostenta.

    Responda
  15. Dorgival Pedroso

    Lula sabe bem como fazer isso. Se ainda fosse da extrema esquerda, não teria sido Presidente nenhuma vez.

    Responda
  16. Marcos Arrais

    Governar bem com um congresso de pessima representação como esse que domina a política há pelo menos 8 anos é tarefa quase impossível. Perde-se muito mais tempo com negociata do que planejando o futuro do país. Câmara liderada por uma raposa e o senado liderado por um cara fraco e volúvel. Se comparáramos esse congresso com o de 1988, por exemplo, percebe-se facilmente que chegamos no fundo do fundo do poço.

    Responda
  17. Adauto João Pulcinelli

    Perdeu fsp, mane...

    Responda
  18. Mario Donizete Pelissaro

    Com um congresso desse, já chamado de "o pior congresso de todos os tempos", governar é tarefa para um politico da mais alta competencia, malicia e jogo de cintura. Felizmente Lula tem.

    Responda
  19. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Desta feita um discurso ameno , mas no encerramento do texto , inocula seu veneno , como o escorpião da fábula.

    Responda
  20. EMANOEL TAVARES COSTA

    Mais à direita do que Lula já está, só se chamar pra uma cervejinha o Coiso e o Waldemar para uma conversinha dita institucional, visando a chamada governabilidade. A falta do que criticar faz o jornal ser bisonho.

    Responda
  21. eli moura

    O congresso são dois penicos onde os tarugos engravatados boiam, de lá para cá, procurando dinheiro sob a lira dos ratos num e sob a a animação do Garibaldo das alterosas, balancando o rabo em outro. Fechar os olhos e enfiar as mãos no meios das meldas é o desafio do Lula.

    Responda
  22. Carlos Leston

    Se for para buscar o centro ele vai para a esquerda, porque hoje ele está na direita.

    Responda
  23. Jose Roberto X de Oliveira

    Vc olha as manchetes dos atuais veículos de comunicação e todos os dias é um esforço para culpar o Lula e o PT pelas mazelas do país. Na outra ponta tentam melhorar imagem até do Tarcísio o dizendo Moderado. É tipo Collor o caçador de Marajá. Aécio o super herói ou ainda a polícia colocar camisa do PT nos sequestradores do Diniz para Jornais divulgarem. A casa grande tem medo de ser demolida.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Bem isso mesmo!

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não. A casa grande nao quer que a senzala , de lá expulsa, reconstrua seus barracos bem na frente do casarão. As experiências de copabacana e Morumbi assustam os magníficos liberais

  24. Sergio Moraes

    Lula recebendo instruções do jornal que mantém colunista defensor de bolsonariamo moderado e venda de órgãos. E tem gente que leva isso a sério.

    Responda
  25. GUSTAVO SATAKE

    mais fácil falar do que fazer.

    Responda
  26. Marcelo Magalhães

    A proposta é um verdadeiro golpe branco. O governo já está penando com a pressão da austeridade fiscal, com o jogo contra do bolsonarista presidente do banco central, com as emendas que deram ao congresso grande parte do orçamento e agora os lobistas da folha querem que o presidente Lula entregue o governo para a malandragem. Só faltava essa. Não há força política decente no país fora da esquerda, a direita é toda fascista.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.