Comentários para:

Caminho da roça

VER COMENTÁRIOS EM Ruy Castro

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    O cara sempre quis viajar na janela. O povo elege cada peça. Entrou na politica para moralizar o futebol brasileiro com CPI?

    Responda
  2. Mauro Borba Colletes Alves

    Romário como jogador era um craque, já como político é um zero à esqu...digo à direita..."calado é um poeta"...

    Responda
  3. Alcides alcantara

    Essa esbórnia, esse descalabro começou com Juscelino, que profissionalizou a corrupção ao construir Brasília entre tantas mazelas que deixou de herança. Por incrível, que pareça, esse sujeito fez mais mal ao país do que o golpe de 64, tirando os assassinatos e tortura, é claro.

    Responda
    1. BOLIVAR PIRES

      Boa tarde, Alcides Alcantara! Pelo jeito você não é um sujeito bossa nova. Kkkkkkkk

  4. José Eduardo de Oliveira

    eu acho, que não seria roça, mas poça, de lammma. muita. e a culpa é do Juscelino kkkk

    Responda
  5. Nilton Silva

    A política profissional tem seus desmandos, mas é totalmente indispensável em um estado de direito como o nosso. Por criminalizarem tanto a política é que figuras como Bolsonaro, alguém que se dizia outsider, aparecem e causam tanto estrago.

    Responda
    1. BOLIVAR PIRES

      Não, Gregório. O Nilton quer dizer que devemos votar melhor ... deixar de lado os outsider.

    2. Gregorio Amarante

      Vamos então passar pano pra esta cambada e fingir que nada acontece né, Nilton. Você diz isto porque ama políticos corruptos.

  6. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Ruy, a fsp podia lançar a campanha pelo voto distrital. Muitos males seriam evitados.

    Responda
    1. BOLIVAR PIRES

      Também penso isso mas, os políticos da sua ou da minha região são realmente confiáveis????? Eles sempre dão um jeito de desvirtuar a coisa. Só ficam maquinando coisas ruins o tempo todo ... Vide o caso mais recente de privatização das praias ...

  7. Orasil coelho pina

    Se os fatos relatados por Ruy fosse uma brincadeira e não se tratasse de uma realidade, já seria de envergonhar qualquer cidadão que paga impostos! OrasilTributado!

    Responda
  8. carlos campos

    Pela qualidade de nossos congressistas, deveriam nunca comparecer em Brasília, afinal só registram presença quando tem votação de algo que lhes favoreça, nunca o povão. Pros ricos, pra elite , Faria Lima, agro, fiesp, evangélicos, nem precisa falar , se for de interesse deles, os caras comparecem até no domingo se for preciso. Lamentável.

    Responda
    1. Osmário Mendonça

      Lamentável mesmo. Políticos, congresso nacional, assembleias estaduais e câmaras municipais, são instituições totalmente inúteis! E o pior: são nocivas ao povo e ao nosso país. Precisa urgentemente de uma reestruturação total. Para redução do tamanho e de tantos privilégios. Acho que o Congresso Nacional brasileiro deveria ter no máximo 200 parlamentares, ou seja, tudo, legislativo federal, estadual e municipal deveriam ser reduzidos a 1/3 da estrutura atual.

  9. Peter Janos Wechsler

    Cada tijolo na construção de Brasília foi paga ao menos três vezes numa corrupção desenfreada. E como legado deixou a inflação galopante.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Alcides. Corretíssimo

    2. Alcides alcantara

      Tijolo, areia, ferro, tudo. A maior roubalheira de todos os tempos, até ser superada pelos escândalos, ainda recentes. Brasilia é a nossa desdita, tudo o que não presta vem de lá.

  10. neli faria

    Ruy escreveu o que sempre pensei! Um dos maiores erros foi a construção de Brasília. Se Juscelino tivesse investido o mesmo dinheiro em saneamento básico, ferrovias, hoje o Brasil estaria em outro patamar. Hoje se gasta com passagens aéreas Rio, estado de Origem , Brasília, escritório no estado de origem, e a aplicar o princípio: o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos.

    Responda
  11. Jorge Guimarães

    A tendência de explicações e soluções simples para questões complexas ou de longo tempo é típica de nossa gente. Houve inúmeras justificativas para criar Brasília e transferir o centro do poder do Rio e algumas concessões ou subsídios foram oferecidos para viabilizar. Se permanecem até hoje, é culpa do JK? O Rio sempre foi um metrópole mundial. Perder esse status, é culpa do JK? Balcão de negócios escusos na política não existia do Rio? Deveria ter melhorado com a saída do centro político, não?

    Responda
  12. Antonio Pimentel Pereira

    Não vejo assim não, pois o maior antro de corrupção no brasil é o rio de janeiro, governadores presos e o povo tá perto, não se pode passar a responsabilidade de fiscalizar pra o cidadão, é papel dos tribunais de contas fiscalizar, fazem? não, os representantes da elite política estão lá, tbm no ministério público, na justiça e na polícia, nada anda, nesse processo o povo escolhe bem, mas os bons se convertem pelos agentes da elite, aqui nessa conversa atende pelo "coisa ruim", capadócios

    Responda
  13. Jane Santos

    Na grande maioria das vezes, os políticos defendem seus interesses. Simples assim. Até que o povo efetivamente cobre uma atuação em prol do país.

    Responda
  14. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

    Parte I - Juscelino Kubitschek cometeu grandes erros ao longo de sua vida política que prejudicam o Brasil até hoje: a) proteção alfandegária à indústria automotiva (prazo deveria ser de 20 a 25 anos, mas dura até hoje); b) construção de Brasília: a mudança da capital federal, além do custo financeiro, foi fatal para o RJ; c) Brasília virou um balcão de negócios, sobretudo escusos e falta de transparência,além do problema apontado pelo colunista Ruy Castro.

    Responda
  15. MARCIO Gionco

    País do atraso... até quando ?

    Responda
  16. João Leite Leite

    Excelente artigo. Juscelino é idolatrado por muitos como se fosse o melhor presidente que o Brasil já teve. Tem que ensinar nas escolas para que todos fiquem sabendo a real herança maldita que o Ilustre Presidente Juscelino deixou.

    Responda
  17. NACIB HETTI

    Um mês após a eleição somente vinte e cinco por cento dos eleitores sabiam em quem votaram para deputado federal. O resto foi pelo cabresto.

    Responda
  18. CARLOS AUGUSTO ALVES

    Romário tem culpa sim: em pleno século XX se comporta como um semianalfabeto de início de século XX, herdeiro de antigos coronéis e industriais medíocres. Romário deveria entender que um Senador da República não trabalha só presencialmente no Senado. Deveria estar estudando projetos, discutindo com equipe melhores soluções para a população e o país, porém age como um malandro qualquer, curtindo a vida e nem um pouco preocupado com o país.

    Responda
    1. Jorge Guimarães

      Gente! Romário foi aquele que protestou contra a investida da Receita Federal pelo contrabando milionário e público dos jogadores que ganharam o penta na copa dos EUA. Alegou que que isso era uma injustiça contra estes jogadores que deram alegria ao povo. Essa é a referência moral dele que foi eleito pelo Rio (sem JK). Não considero nada dele fora de campo. Não sou otario.

    2. Sergio Akira

      Corretíssimo.Receber para trabalhar 5 ou 6 dias , e receber por menos de 3 dias é totalmente imoral.Romario foi um bom atacante, muito abaixo de Zico ou Ronaldo , mas como político???!!!é só mais um cabeça de bagre como a maioria deles.

  19. Florentino Fernandes Junior

    Maria pirlin, sou medico, a favor das vacinas, e quase morri na linha de frente da pandemia.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ao menos um que não defende a cloroquina.

  20. Florentino Fernandes Junior

    Maria pirlin, pra seu horror tenho horror ao bolsonarismo. O mesmo horror ao socialismo

    Responda
  21. Leão Machado Neto

    O principal fato é que eles podiam ser cobrados quando iam às ruas. Hoje vivem em suas redomas e são intocáveis.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Poderão até matar, como estão planejando!

  22. JAQUES BRAND

    1. Duro constatar que o Rio de Janeiro, caixa de ressonância do Brasil, lugar de crítica e de síntese da teoria de Brasil que o país inteiro recebia da maravilhosa intelectualidade aí reunida, municipalizou-se tristemente. Pena que JK tenha feito a Nova Cap sem olhar para trás. O projeto cultural brasileiro ficou à deriva, a Globo fala pelo Rio e a inteligentsia virou fonte e faz teses nas universidades. São Paulo, que poderia tomar o seu lugar e liderar uma nova civilização, escolheu ...

    Responda
  23. JAQUES BRAND

    1. Duro constatar que o Rio de Janeiro, caixa de ressonância do Brasil, lugar de crítica e de síntese da teoria de Brasil que o país inteiro recebia da maravilhosa intelectualidade aí reunida, municipalizou-se tristemente. Pena que JK tenha feito a Nova Cap sem olhar para trás. O projeto cultural brasileiro ficou à deriva, a Globo fala pelo Rio e a inteligentsia virou fonte e faz teses nas universidades. São Paulo, que poderia tomar o seu lugar e liderar uma nova civilização, escolheu ...

    Responda
  24. Paulo Roberto Taveira

    Vc não diz Ruy, mas a república tem sido um desastre, não tivesse começado pela mão do exército num golpe de estado.

    Responda
  25. SIMONS SILVA

    O pior é que a gente só toma conhecimento destes tipos quando explode algum escândalo ou quando viram chacota em alguma coluna de jornal. Ouso dizer que estes tipos rendem o dobro quando não estão fazendo nada! É o tiririca do senado.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não sabemos de nada, só que alguém vota neles!

  26. Luiz Candido Borges

    Vista de cima, Brasília é uma bela maquete; no solo, é um sonho urbanístico dos anos 1920/30 que se revelou um pesadelo. Em termos institucionais e políticos, esta cidade é um crime continuado.

    Responda
  27. José Felipe Ledur

    Articulista foi feliz ao escrever sobre o grau de desqualificação que a política, delegada aos "políticos" que aí estão, alcançou. E isso ocorre em Brasília, no Rio e em outras partes. Foi infeliz ao comparar os feudos, onde eles distribuem recursos públicos como se seus proprietários fossem, à roça. Nesta, Ruy, as pessoas costumam pegar no pesado pra viverem.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A questão é que ao invés dessa gente estar em Brasília discutindo os grandes e graves problemas nacionais estão em seus feudos eleitorais tratando de interesses meramente locais e paroquiais no intuito de se reeleger e de quebra amealhar algum.

    2. Paulo Araujo

      Ruy está se referindo a políticos, não moradores dos sítios. Aponte um político desses que realmente pega no pesado, trabalhando de terça à quinta, meio-dia...

    3. Luiz Candido Borges

      José Felipe, o Ruy não falou que as pessoas "da roça" não trabalham, sendo sustentadas pelos políticos. Elas trabalham duro sim, pois todo o ervanário é gasto com obras superfaturadas e malfeitas para serem refeitas, frequentemente inúteis. Boa parte desta grana é sumariamente embolsada por estes "representantes do povo".

  28. jose carlos toledo junior

    Certo, e como faziam os senadores de outros estados qdo a capital era o Rio? Que lógica impecável.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Perfeitamente, José Carlos, eu desenho: 1) O Ruy falou sobre os gastos absurdos decorrentes da mudança da capital para Brasília, abordando ainda o tipo de vida que os parlamentares tinham no Rio, mais próximas da realidade, sem dizer que os oriundos do Rio eram melhores; 2) Eu esclareci que os parlamentares dos outros estados viviam como os naturais do Rio, integrados e pagando as próprias despesas, também sem dizer que os nativos tinham melhor desempenho. Não sei de onde você tirou esta ideia.

    2. jose carlos toledo junior

      O Borges, me ajude a interpretar texto. Consegue desenhar aqui? Obrigado.

    3. Luiz Candido Borges

      José Toledo, você realmente não sabe interpretar textos, não entende o que lê. Lamento...

    4. jose carlos toledo junior

      Tá certo. Pela lógica do moço abaixo os políticos do Rio seriam extraordinários.

    5. Luiz Candido Borges

      Faziam a mesma coisa, pois o Rio era uma cidade interessante, vibrante e cosmopolita. Alguns compravam ou alugavam casa e se mudavam com a família; outros ficavam em hotéis no Centro, como o Serrador, pertinho do Monroe, onde era o Senado. Ficar no Rio era um prazer e uma honra, não precisavam de "incentivos" absurdos como em Brasília.

  29. Helano Timbó

    Hoje, as colunas de Elio Gaspari e de Ruy Castro expressam uma de nossas mazelas.

    Responda
  30. Décio Ceballos

    Deveria ser proibido de sair das quatro linhas, ou melhor, do gramado. Craque. Usar uma tornozeleira para garantir que jamais irá ao senado. Um sujeito da comunidade, melhor em casa. Do partido de Bolsonaro, melhor que jamais seja reeleito.

    Responda
  31. Dario Lima

    A Teocracia Crente está em gestação e traz no seu arcabouço o partido único militarizado.

    Responda
  32. Ronaldo Pereira

    Romario era conhecido por sempre aproveitar bem as oportunidades de gol no futebol; depois pelas burradas que fez com suas muitas ex-mulheres e hoje pelo político oportunista e truculento em que se transformou. O povo do RJ é mestre em eleger oportunistas e ladrões.

    Responda
  33. EMANOEL TAVARES COSTA

    Mas é a população que os elege. O nó gordio da questão, o busílis, está aí. Se e quando a população aprender a não eleger fisiológicos, centrão e quejandos, talvez (não há certeza) as coisas melhorem.

    Responda
    1. Paulo Roberto Taveira

      Não é a população. É o sistema eleitoral. Se houvesse voto distrital com recall de meio de mandato, consertava! Mas a mudança é feita por eles. Então… esquece.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Hermes, realmente já passou da hora. No entanto corremos o sério risco de eleger ainda mais bozoloides pois hoje são eles que se mobilizam politicamente.

    3. Hermes Yaly

      A extinção da obrigatoriedade do voto ajudaria muito. Somos um dos poucos países do mundo onde um direito é tratado como um dever.

    4. Luiz Candido Borges

      Emanoel, você tem razão, em tese... O problema é que o povo vota nos candidatos que lhe são apresentados pelos partidos, que já passaram por um "filtro fisiológico", não dando espaço para os minimamente bem- intencionados. O Romário é um caso clássico: um jogador de futebol de sucesso que entrou na política para pagar as pensões das suas ex-mulheres. Gostou da moleza e foi ficando...

    5. Angélica Campos

      São os representantes do povo, pra bolas!!!!

  34. José Cardoso

    Um dos motivos da mudança da capital foi a facilidade e repercussão de mega protestos no Rio sobre o governo federal. A recente manifestação dos universitários em Buenos Aires mostra o que seria. Em compensação, a capital portenha, apesar de todos os problemas do país, não tem um centro degradado.

    Responda
  35. Gustavo Michelin

    É a democracia Ruy, aquela que estava ameaçada, kkk

    Responda
    1. Maria Lopes

      Hiena?

    2. Dario Lima

      O bolsonarismo que nasceu nos quartéis dos torturadores de 64, nunca morreu, não vai morrer, por isso, é necessário a vigilância e constante alerta contra esses golpistas matadores e torturadores.

  36. Florentino Fernandes Junior

    Agora q é o rei dos pedalinhos q ta bailando no congresso, vcs se travestem de horrorizados

    Responda
    1. Maria Lopes

      Quando li em algum de seus comentários que é médico, fiquei horrorizada. Por outro lado, faz sentido, vendo como cremesp e CFM se comportam e a grande adesão da classe ao bolsonarismo mais rasta/quera.

  37. Florentino Fernandes Junior

    A politica sempre foi assim, sir ney, fhc, e nos tempos de jair vcs vibravam com a tuthuquice.

    Responda
  38. Florentino Fernandes Junior

    E nao se esqueça q o seu amado pt é hoje o partido fos rincoes, como foi o pfl no passado

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Governou o país em 15 dos 24 anos deste século. Não me parece um partido de rincões. Ademais, foi perseguido e demonizado de forma inédita e mesmo assim é o dono da segunda maior bancada da Camara. Aliás, é o único partido de verdade do país com uma clara identidade político ideológica.

  39. Florentino Fernandes Junior

    Q feio ruy. Vc nasceu na roça. Hoje é carioca. Da roça vem a comida q vc come. La tem muita gente boa

    Responda
  40. Gilberto P Santos

    Nosso ent ulho parlamentar é caracterizado pela agremiação de elementos com interesse nulo no coletivo e máximo no privado. Os embates tem, por foco, poder, cargo e verbas. O cidadão é irrelevante para o político que supostamente o representaria. Exceto na proximidade de eleições. Mas é o descuidado eleitor que tem suprido a casa legislativa com hor das de in ábeis no trato com a ¨res publica¨.

    Responda
  41. Lizia Helena Nagel

    Frase Brilhante: "Continuam nas suas roças"! . [Faltou dizer: apenas pouquíssimos não tem "roças" e, por isso, não conseguem ser ouvidos!

    Responda
  42. sérgio dourado

    Vejam as emendas do parlamentares: casa dos mais de R$ 50 BILHÕES. Que projeto, que planejamento, nacional se tem distribuindo verba para interesses paroquiais!? Claro que os "nobres" deputados/senadores têm direito em formar sua base e corresponder a seus interesses: mas nessa monta, enquanto o Executivo fica cada vez mais com menos recursos pra investimentos!? Precisamos de uma reforma geral, que faça o dinheiro público chegar aonde precisa, na medido do que precisa e de forma eficiente!

    Responda
  43. CARLOS TARDIVO

    Brasília é uma Ilha da Fantasia, longe dos centros onde se trabalha e produz, é um antro de corrupção, compadrio, prostituição e rolos Só teremos progresso na política com voto distrital, no máximo 5 partidos, mandatos limitados nos ST da vida, ou seja, nunca!!!

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Brasília foi um presente dos céus para a classe política brasileira.

  44. sergio boccia

    Ruy, nos moldes que era no Rio, também era politica local e pouco de Brasil. Mas não trabalharem por ser longe de de seu local de atuação, não se justifica. Devem mudar de profissão ou ser politico local.

    Responda
  45. Raymundo de Lima Lima

    Só pode ser ironia fina esta usada por Ruy: Uma vez craque, sempre craque, e os pés não esquecem o que aprenderam. Romário é ex-craque, virou mais um oportunista d PL, puxa-saco d bolsofrênicos. O resto da crônica, concordo. Romário faz pacto com eleitores e seguidores enceguecidos pelo seu passado, ou com interesses politiqueiros do presente. Lamentável.

    Responda
    1. Clayton Luiz da Silva Moreira

      Penso que não existe ex-craque, assim como não existe ex-Beatle. Ser craque não isenta ninguém, no entanto, de ser cobrado por suas atitudes.

  46. Alexandre Marcos Pereira

    Não acredito que Romário, após longa e bem-sucedida carreira como atleta, volte aos gramados para jogar profissionalmente. Acho que tudo não passa de uma jogada de marketing. Claro, pode participar de um jogo ou outro, em partidas de exibição ou eventos promocionais, o que é comum entre ex-atletas de alto nível. Mas se for verdade, boa sorte para ele!

    Responda
    1. julio alves

      Acho que você não entendeu nada do bom artigo de Ruy Castro! Não é sobre Romário, cara! F#*@ se o Romário! Releia o artigo e tente interpretar o bom texto. Se não entender, volte aqui que o tio desenha o tema do texto, viu? Haja...

  47. Jesser Pacheco

    Provincianização é pouco. A política brasileira é paroquial.

    Responda
    1. sérgio dourado

      Bingo!

  48. Ronaldo Gjuilherme Benvenga

    Romário como senador, é uma perfeita nulidade bolsonarista.

    Responda
  49. José Augusto Bernabé

    E pensar que quem fez o L como vc esperava um Paladino pra nos tirar dessa insignificância perante o mundo, somos nada, a prova disso é que não temos nenhum Prêmio Nobel por aqui e nunca um objeto de arte nosso ou de alguma celebridade foi leiloado no famoso Leilão de Londres, aqui não existem eleitores existem Fãs, e o pior, Fãs de ladrões e corruptos.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Esqueceu de mencionar os milicianos, genocidas, golpistas, ladrões de joias, promotores de rachadinhas, receptores de cheques de milicianos, receptores de barras de ouro, negacionistas, terra planistas, empregadores de familiares de chefes do escritório do crime e de fantasmas e similares.

    2. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      Tenho duas certezas, que o sol vai nascer e que o Barnabé vai escrever bobagens. Não falha.

    3. julio alves

      Ah! Calma , né Barnabé? Na gestão passada na foi tão ruim assim: tínhamos chanceler pregando a Terra plana, ministro "astronauta", vendendo travesseiro da nasa e se tornando senador da República, a trigésima mulher do seu mito orando sobre os cheques do Queiroz, seu mito, o cidinho e o pai vendendo rolex e joias em Miami, uma beleza mesmo.

  50. PAULO CURY

    Brasília matou o Rio de Janeiro e por tabela o Brasil Malfadada ideia de um caipira sem noção, acho que fez só para afastar a amante da esposa, uma ficava em brasilia e outra rio.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Rio então dependia das benesses estatais para sobreviver? Talvez por isso hoje seja a capital do crime? Não me parece que os cariocas sejam assim tão ineptos como você indiretamente os pinta., embora muitos se esforcem para nos fazer acreditar nessa balela.

    2. CARLOS TARDIVO

      Além disso encheu o rabo de grana