Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Florentino Fernandes Junior

    Doutora nisia, a sociologa

    Responda
  2. Ney Fernando

    Não é possível passar pano.O "novo" governo já tem um ano e quatro meses e o problema da dengue já estava previsto. O bolsonaro agiu errado, e agora Lula fez o mesmo. A diferença é que o número de mortos por dengue jamais vai chegar perto do número de mortos por covid, só que agora a vacina já existe mas está sendo desperdiçada.

    Responda
  3. Marcelo Ribeiro

    Todos sabem que o SUS é um sistema de co-responsabilidade entre Ministerio da Saúde, secretarias de saúde dos estados e municípios. E que no governo passado houve um desmonte das políticas públicas de saúde em todos esses entes administrativos, principalmente no que se refere a vacinação. Muito governadores e prefeitos estão ligados politicamente aos governo passado e praticam essa política Um exemplo é o governador Zema que desobriga os pais de vacinar seus filhos. A FSP ignora isso.

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      (continuando....) enfraquece a Ministra Nísia e aumenta a cobiça dos negacionista a tomarem o Ministério da Saude, o maior orçamento do governo federal.

  4. Cassio Silveira

    É uma vergonha, mais de 30 anos de democracia e não conseguimos extirpar essa doença. No Brasil do PSDB, do PT e do Bolsonaro, muda-se tudo para não mudar nada! Somos o país com uma das maiores concentração de renda, com uma carga tributária que penaliza os pobres e não devolve em qualidade dos serviços públicos. Vergonha, vergonha e vergonha!

    Responda
  5. Paulo Silva Barbosa

    Interessante no editorial , não diz do grande número de pessoas, incluisve da classe média, que além de não acreditar na eficácia das novas vacinas, repugam em tomar estas vacinas onde nas redes sociais os tais especialistas divulgam os maiores absurdos sobre o efeito vacinal . Muitos tem em mentes, aquela famosa frase: “Se tomar vacina e virar jacaré não tenho nada a ver com isso.” Quando: dezembro de 2020.

    Responda
  6. Sandra Mara Paiva de Novaes

    O cara só faltou dizer que o céu absolveu a administração pública atual, o sujeito que está presidente está absolvido, bem como a organização PT. Se fosse Bolsonaro ou qualquer outra administração vocês estariam botando fogo, em praça pública, de bonecos com suas faces. A culpa da epidemia alcança até o descobrimento do Brasil, mas não aos hipócritas, tal qual o autor. Jornalismo inapropriado. Não me interessa ler sua opinião. Vergonha!

    Responda
  7. Neucir Valentim

    A onda anti vacina está fazendo com que elas percam a validade, o jornal poderia bem contribuir para a divulgação da vacina e para que as pessoas tomem, ao invés de tentar achar pelo em casca de ovo.

    Responda
  8. Orasil coelho pina

    O Governo Lula não tem culpa pela questão sanitária, afinal o Presidente estava cuidando de coisas muito mais graves, como é a guerra do Hamas! OrasilCaipira!

    Responda
  9. Max Morel

    Como bem disse o Pavinato, esse é o genocídio do bem, o governo não comprou as vacinas em tempo e as que existiram foram poucas e distribuídas apenas para pequena faixa etária e sem nenhuma campanha de divulgação da vacinação; fosse o governo anterior e o mundo desabaria porque seria o genocídio do mal.

    Responda
  10. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O editor negacea , atrai o gado pra esse assunto , dando a entender que a culpa eh do Lula, e foge da questão da desoneracao que lhe convém duplamente, , por aumentar o lucro da folha e desgastar lula.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Concordo. Além disso, a fsp devia ser honesta e lembrar que Bolsonaro e caterva disseminaram falsas informações sobre vacinas.

  11. Marcelo Magalhães

    Mais um texto lobista da folha, de baixíssima qualidade, cujo objetivo é facilitar a conquista do ministério da saúde pela iniciativa privada e criar o mal estar ao governo Lula. Como já foi muito bem explicado em outro comentário, as iniciativas para combate de epidemias são de responsabilidade dos três níveis governamentais, mas a folha se esmera em colocar a culpa no governo federal. Da mesma forma, a folha chama o governo de gastador, quando investe no social.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Obrigado Paulo pela sua contribuição. Não isentei o governo federal, apenas ratifiquei os responsáveis. A Funasa teria sido dissolvida pelo governo Lula, como sabemos, se não fosse o Lobby do M D B que sempre a controlou e ganhou muito dinheiro com isso. Já a escassez da vacina se deve à indisponibilidade no mercado e a irregularidade é herança do des governo gol pista. Mesmo assim, elas não agravaram a epidemia, já que são necessárias duas doses e a imunização não ocorreria em tempo hábil.

    2. PAULO TAUFI MALUF JR

      A vigilãncia epidemiológica inclusive controle de fronteiras, bem como a elaboração de protocolos profiláticos e e de diagnóstico são coordenados pela FUNASA. O PNI é responsável pela imunização e distribuição de recursos vacinais, cuja escassez e irregularidades têm agravado a disseminação da dengue, fruto da incompetência do Min Saúde

  12. João Batista de Junior

    Deveria ter campanha robusta para evitar focos de dengue, inclusive nas escolas e jornais neste último fazendo um pouco seu compromisso social. O povo brasileiro precisa volta a se vacinar.

    Responda
  13. Joaquim Rocha

    Como não há pandemia e sim epidemias, a responsabilidade maior é do governo do estado e sua secretaria da saúde. Nessas horas faz falta um Doria. O carioca se mostrou negacionista, como seu mentor. Já era de se esperar.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Nunca gostei do político Doria, porém na pandemia ele fez até mais do que o seu cargo pedia. Não é questão de passar pano. É reconhecer quando um pólítico, mesmo não gostando dele, acerta. E é o caso oposto do atual governador na área da saúde e segurança.: péssimo.

    2. Paulo Roberto Taveira

      Passar pano é uma profissão; dá dinheiro?

  14. lenise de souza ferreira

    Mas o atual Ministério da Saúde é ótimo…

    Responda
  15. Marcos A T Garcia

    Venceu porque o povo não foi tomar a vacina. Se a vacina contra COVID muita gente não se vacinou e ainda falsificou o certificado, imagine a dengue, cuja mortalidade é muito menor.

    Responda
  16. MATILVANI MOREIRA

    Se uma doença conhecida há decadas matou centenas de brasileiros, não é difícil imaginar o tamanho da tragédia se fosse uma nova doença totalmente desconhecida. Felizmente a dengue não tem a taxa de mortalidade da Covid-19, pois seriam milhares de mortes. Procura-se um ministro da saúde!

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Matilvani, você deveria receber dinheiro da folha por ser um dos poucos com coragem de elogiar as sandices publicadas nos editoriais. Não é justo que você pague pela assinatura, pois sem você a folha se sentiria muito só. Aliás, pelo padrão de seus comentários, há lugar de destaque como editorialista te esperando no jornal, estás perdendo tempo e dinheiro.

    2. Marcos A T Garcia

      Procura-se o povo que não foi se vacinar a tempo.

    3. marcos dias soares

      Matilvani, vc percebe como a forma de escrever manipula sentimentos? O texto diz da falha das 3 esferas dw poder no combate a dwngue, mas só nomeia 1. Qdo critica o despreparo do atendimento ambulatorial, fala poder público e não secretarias de saúde de estados e municípios. Ai a culpa cai sobre quem? Em quem vc leu o nome: ministério da saúde. F olha manipulando seus leitores.