Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Murilo Belezia

    Na série Cosmos (EUA), produzida em 2014, o episódio 12 mostra o que aconteceu com Vênus e as semelhanças do que acontece em nosso limitado planeta. Sugiro que você assista a toda a maravilhosa série, iniciada anteriormente por Carl Sagan, para entender os dilemas e os problemas climáticos. Minha solidariedade aos irmãos gaúchos.

    Responda
  2. AILTON SOUZA

    Lamentável! Os gaúchos da região alagada tem que começar a pensar em alguma coisa porque essas enchente tá se tornando rotina e a devastação é grande. Algo yem que ser feito.

    Responda
    1. Dirce Carrion

      SIM, já deveria ter sido feito a muito tempo: reduzir drasticamente a emissão de gás carbônico, plantar mais árvores e parar de desmatar para a expansão do agronegócio que só traz destruição. Estamos acabando com o planeta, e as gerações futuras pagarão uma conta muito alta. As tragédias climáticas vão ficar cada vez mais frequentes e de maior intensidade.

  3. RAULAND BORBA BATISTA

    Lula libera alguns milhões para o Rio Grande do Sul e 5 bilhões para senadores e deputados federais, nosso congresso é caso de calamidade pública . Para quem trabalha 2 vezes pr semana está de bom tamanho.

    Responda
  4. LORENA PARDELHAS

    Moro em apto em andar alto, aqui em Porto Alegre. E relativamente distante de zonas mais atingidas. Ontem eu olhavas das janelas e tinha vontade de chorar, e tenho consciência de que isso é global. Felizmente o presidente Lula chegou hoje cedo, grandes helicópteros das ffaa tentam chegar aos lugares e encontram dificuldades. Até cidades prósperas estão devastadas , a infraestrutura seriamente comprometida. Até o auxilio que se pode oferecer está difícil.

    Responda
  5. Felipe José Fernandes Macedo

    quem ainda acha que o discurso negacionista não tem impactos reais no nosso mundo, basta olhar isso que está acontecendo agora no RS e recentemente em SC também. É o mesmo discurso de quem nega a eficácia de vacinas, a segurança das urnas, o formato da terra e por aí vai.

    Responda
  6. fabricio milanese

    Acho que o Sul deveria separar do Brasil e se virar sozinhos. Não é isso que os fascistas sulistas mais querem ?

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Sério Fabrício? De fato há uma concentração grd de reacionarios aqui na região. Mas querer fazer proselitismo político com essa tragédia acaba lhe aproximando do carácter pouco humano dessa turma.

    2. Darci de Oliveira

      A postagem desse tipo de besteirol é rotina de tua parte ou hoje só foi um escorregão ?

    3. ROSMARI PRATES

      Mas parece um castigo isso, viviam falando :. O Sul é o meu país , como se isso fosse tudo de bom, logo começaram todas essas tragédias aqui no Sul. A falta de empatia, traz consequências.

    4. LORENA PARDELHAS

      Não diga, muito menos escreva, tais barbaridades.

    5. Robertson Frizero

      Que triste comentário quando tanta gente está desabrigada, desaparecida, morta. Um pouco de empatia e solidariedade poderia substituir os preconceitos e generalizações sobre a população do Sul do país.

  7. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Isso ocorre desde que o Brasil é Brasil. A maioria dos afetados são de populações empobrecidas. Quem é governo leva a culpa, quem é oposição diz que vai resolver quando assume o governo. Com as alterações climáticas o quadro só vai piorar. As lamentações, as mortes e os desabrigados vão aumentar. Está na hora dos poderes tomarem vergonha na cara e resolver o problema pela raiz.

    Responda
  8. ALEX OBERHOFER

    Primeiro, é necessário não negar as mudanças climáticas e muitos negam. Segundo, é preciso que o Estado e não "as forças do mercado" façam planejamento territorial. O mercado quer aumentar os lucros, só isso. O governo tem que construir novas barragens, canais artificiais extravasadores e impedir que o agronegócio e os especuladores imobiliários avancem além dos limites da natureza. Última dica: não adianta só rezar ou orar.

    Responda
    1. ROSMARI PRATES

      Exatamente isso , concordo com suas afirmações , Alex.

  9. Antonio Costa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Felipe José Fernandes Macedo

      Lula é grande demais para pensar assim. Prefere deixar isso para seus medíocres opositores, que todo dia confirmam sua pequeneza

    2. Darci de Oliveira

      Postar esse besteirol é o teu normal ou tu estavas apenas tendo mais uma ataque de estupidez ?

    3. Arthur Gutzeit Will de Oliveira

      Não permita que a política te desumanize. O momento é de esforço conjunto pelo povo do Rio Grande do Sul.

  10. alex carvalho

    Os bolsonaristas, maioria , acreditam que desmatamento não muda nada o clima, que é tudo natural, pode limpar tudo e plantar capim pra gado que não haverá nenhuma causa e efeito pras águas , podia fazer isso mesmo! Quero ver o gado sobreviver sem água.

    Responda
  11. Josue Oliveira

    Depois os mesmos vêm dizer que o meio ambiente não está reagindo. Urge mudanças nas ações para enfrentar desmatamento e poluição. E as FFAA voltadas ao socorro das cidades atingidas.

    Responda