Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Vêtêfê, caríssimo, confesso que toda vez que vejo uma notícia acerca de uma desgraceura climática no Sul do país, lembro da Bozolatria inerente à região - não falha uma vez. É inacreditável que precisemos de mais evidências pra que mudem ideias e práticas obscenamente contra-humanas, mas assim o é, não vou esmurrar ponta de faca. Tomara que dê tempo de fazer algo - complementarmente, que eu morra antes de ter que ver o desastre. Amém.

    Responda
  2. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Vinícius ótimo artigo sobre o futuro sombrio no quesito clima, neste seu texto duas certezas insofismável;vai piorar e deveríamos criar um organismo independente para gerar dados não manipulados sobre o impacto destas tragédias em qquer economia.

    Responda
  3. Pedro Luis S C Rodrigues

    Histeria a serviço do desperdício e do corporativismo. Contratar mais barnabés não vai produzir nenhuma previsão confiável ou resultado pratico, a não ser aumentar nosso buraco fiscal

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Você foi atingido pelas enchentes há pouco no Sul?

  4. Nilton Silva

    Vivemos de apagar fogo, de resolver necessidades urgentes. Se não existe planejamento nem no básico, pedir planejamento de algo mais complexo e pregar no deserto.

    Responda
  5. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Ótima matéria, Vinicius!! São tragédias e tragédias, anos e anos, vem de longe. Sempre um contingente de mesma classe social. Os administradores públicos tem sua culpa maior somados a especulação imobiliária, há muito tempo, falta de planejamento permitindo construções em áreas que deveriam ser reservadas para o fluxo natural das águas em época de cheia. Continuam permitindo. Tragédia continuará.

    Responda
  6. adenor Dias

    Senhor Vinícius: Quem quer que a economia cresça sem parar, destruirá a natureza também, não adianta reclamar! Estamos em um mundo, onde a riqueza do Elon Musk, tem mais importância, do que preservar a natureza! Quantas pessoas não querem alcançar o estatuo do magnata referido? Eu acredito que a ganância humana será a razão da sua extinção...

    Responda
  7. jose marcatto

    Finalmente, alguém da imprensa abre o caminho para a discussão.

    Responda
  8. José Carlos Tridapalli Junior

    Ótimo artigo.

    Responda
  9. Bruno Sebastião Neto

    Soluções para as mudanças climáticas não tem haver só com as chuvas certo! Temos o outro lado perverso das mudanças que são as altas temperaturas, que é mais problemático ainda ,os extremos vão exigir soluções extremas !

    Responda
  10. Paulo Henrique Garcia Hermosilla

    A impressão que fica é que, no fim, o dinheiro sempre vence. Não importa se milhares, ou milhões, sofrerão as consequências do desmatamento, do garimpo ilegal, da agricultura predatória ou da destruição do Pantanal pelo agente laranja, o que importa, sempre, é que alguns, pouquíssimos, ganharão algum dinheiro no presente, ainda que seus filhos e netos sofram as consequências do colapso climático no futuro. O ser humano não merece o planeta que habita.

    Responda
    1. FLAVIO ZOLETTI

      O ser humano não merece o planeta que habita. Longe disso, vai acabar com tudo, infelizmente.

  11. Jose Jacinto Mosquera Andrade

    Podemos aproveitar aqui na zona oeste da cidade de São Paulo, fomos surpreendidos com o projeto Nova Raposo, que prevê mais pistas rodoviárias, desapropriando imóveis, suprimindo árvores cinquentenárias para construir pistas de asfalto e privilegiar o transporte individual ao invés de investir em transporte público descente para a região, destruir menos e preservar o existente, o histórico, o que cada munícipe acredita que seja mais importante para o clima da cidade e de uma região.

    Responda
  12. Cleomar Ribeiro

    ... as melhores terras de municípios Neste ou estão griladas ou estão sendo ou serão griladas por Anhangueras diversos e sempre os Anhangueras a passar pano para Estes ladrões-honestis!!!...

    Responda
  13. GUSTAVO SATAKE

    o ditado 'melhor prevenir que remediar' é aplicável em praticamente todos os casos; prevenir loteamentos irregulares, prevenir enchentes e secas fazendo correto manejamento dos recursos hídricos e matas; impossível é prever todos os desastres nesse ritmo de agressão ecológica.

    Responda
    1. GUSTAVO SATAKE

      a humanidade se esquece que existe há muito menos tempo que a terra e que somos muito mais sensíveis a qualquer mudança climática que aconteça.

  14. Cleomar Ribeiro

    ...Valeu e obrigado pela conversa, Sr. Freire!!!...as plantations de arroz, feijão,, milho que anhanhangueras sequestraram e colocarão em cativeiros sob alto risco de perda totaldevem ser migradas para o Planalto Central, a populaçao de calhas de rios inundáveis devem ser migradas para regiões sem o risco de inundações! As terras de destino estão sob controle de Anhangueras que ou já foram griladas ou serão cedo ou tarde pelos Anhangueras associados!!!

    Responda
  15. EDUARDO SHOR

    Permita-me discordar, Vinícius. Só se fala em tragédia climática. Muita tragédia, poucos caminhos e soluções. A imprensa precisa trazer bons exemplos, mostrando como a sociedade pode adotar modelos alternativos e se engajar

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Mais do que é dito o tempo todo ?