Opinião > Lula e os fósseis do sindicalismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. João Herberthe Dos Santos Almeida

    Já está mais que na hora de mudar esse modelo trabalhista onde é sem dúvida uma forma de arrecadar sempre mais. Se vivemos em uma Democracia como dizem , porque não fazer um referendo chamando a população brasileira para decidir sobre uma forma economia mais livre , como nos Estados Unidos. Parecemos cachorros correndo sempre atrás do próprio rabo .

    Responda
  2. Alexandre Borgir Morais

    Só faltou pedir anistia e votos para o biltre inelegível. Lamentável

    Responda
  3. Alexandre Borgir Morais

    Extrema direta não é a direta liberal democrata, michel não contribuiu para a queda do desemprego(nem a reforma que tirou direitos dos trabalhadores e manteve o de juízes e militares) Lula é maior que a esquerda. E sim a extrema direita é uma ameaça ao país e vcs a alimentam com editoriais como esse, sei que o comentário será CENSURADO.

    Responda
  4. Jose Roberto X de Oliveira

    Leia-se vamos votar em Produtores rurais, gente patrocinada por bancos e bilionários, pastores evangélicos e policiais civis e militares. Sério? É esse pessoal que tornar o Brasil melhor? São pessoas que vão continuar com uma colônia rural e pior ainda conservadora teocrática com um 5 por cento milionários e 90 por cento de pobres...

    Responda
  5. ROBERTO SILVA

    Há três caminhos para cair na desgraça: o mais rápido é o jogo, o mais agradável são as mulheres, e o mais seguro é votar no PT.

    Responda
  6. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    E alguns editorialistas com a brasa do facismo.

    Responda
    1. João Herberthe Dos Santos Almeida

      Talvez você nem saiba o que é o Facismo . O Facismo foi uma ideologia comandada por Benito Moussolinni na Itália no início do século passado, onde o Mesmo , instalou um governo de terror aos opositores políticos italianos. Tendo como marca ; Tudo dentro do Estado e nada fora do Estado. A nossa carteira de trabalho é uma cópia da Carteira de trabalho italiana ( Carta del Lavoro ) Criada por Moussolinni , um Facista .

  7. Jove Bernardes

    Dona Folha e seus recortes da realidade. No mesmo parágrafo, diz que a Constituição estabeleceu monopólios setoriais e territoriais para a atuação de sindicatos e salta para o ano passado, quando o STF "facilitou o desconto de contribuições assistenciais na folha salarial dos trabalhadores". Por que facilitou, dona Folha? Nada houve nesse entremeio?

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Jove Bernardes, facilitou por que disse que o empregado pode se recusar a pagar, mas não disse como. Deixe a preguiça de lado. Eh preciso ler a matéria toda para entender, e não apenas as manchetes.

  8. Ney Fernando

    Foram muitos os desempregados pela Folha e seus parceiros graças à reforma trabalhista que o jornal, a serviço do grande capital, defendeu e incentivou.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Meodeos.

  9. Vinicius Branco

    A petesada querendo ressuscitar a figura do Joaquinzão, o rei dos pelegos, embora poucos saibam quem foi essa execrável figura que tanto marcou o sindicalismo brasileiro.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Jove deve ser mais um dos tantos nem nens que assolam o pais. Leitora de manchetes, quer tudo mastigado. Estude e aprenda.

    2. Jove Bernardes

      Conta pra nós, Branco. Faça um breve escorço, como se diz na academia.

  10. ARI JOSE ANTONIA

    Só os militontos pe tistas para ouvir esse descondenado. São gado da raça asinina...acreditam q o la drão é inocente...kkk

    Responda
    1. Jove Bernardes

      O Gado e o Desinocentado. Só rindo.

    2. jose carlos toledo junior

      Falou o possuído pelo bozó, cérebro e mente. Que pobre coitado, que vida miserável a sua.

  11. Raimundo Cardoso Rosa Neto Cardoso

    Um presidente que afirma que os livros da economia estão superados, desvela que o governo brasileiro e o PT estão morando em Marte, sem conexão com a realidade econômica, social e política como ciências. Lula e o PT querem monopolizar uma política que torne o Estado brasileiro apenas assistencial, colocando impedimentos econômicos, como a legislação trabalhista ultrapassada, para que a livre iniciativa tome as rédeas para promover a prosperidade de um povo independente.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Caro Raimundo. Para além da ideia genérica de um assunto complexo, vc já buscou saber das ideias, medidas e posturas adotadas pelo Fernando Haddad sobre a condução econômica do país? Reconheço que há uma parte do PT (que é um partido enorme) quer e faz o que vc diz. Mas t bem mais coisa nessa história toda. Recomendo que o senhor busque saber.

  12. Humberto Isidoro

    "Pesquisas começam a indicar que a reforma trabalhista aprovada na gestão de Michel Temer (MDB), atacada pela retórica ultrapassada do esquerdismo, pode ter contribuído para a queda do desemprego no Brasil.".Qual pesquisa? Apresente o estudos, Podem ter contribuido?.. que coisa é essa de condicional. Piada. O fato do mundo do trabalho ter mudado não indica que Temer seja o gladiador do emprego. Menos folha,

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Exatamente Humberto. Nunca ouvi falar de nenhuma pesquisa desse tipo. Mas se a folha afirma, enqto jornal, deveria informar quais sao onde estão.

  13. Petrônio Alves Corrêa Filho

    "... correrão mais riscos de ser derrotadas nas próximas eleições." - Com a ajuda da grande mídia também. Concordo em boa parte com a reportagem. Sempre critico algumas posturas das esquerdas, que têm dificuldades em se adaptar às mudanças ocorridas nas últimas décadas, sem perder de vista as suas plataformas mais importantes como a busca da igualdade social.

    Responda
  14. Marcelo Masiero

    Para a FSP, a "atualização dos temas do trabalho" é deixar o trabalhador sem direitos. Como uma boa empresa capitalista e neoliberal que é, o jornalzão dos Frias, segue sua campanha para a exploração do trabalho.

    Responda
  15. Tadêu Santos

    O sindicalismo não aderiu ao contágio das tecnologias das redes sociais ou esvaiu-se... mas o PT colocou o Lula no 3 mandato da PR, diga-se coligado a partidos de centro esquerda... O Lula está perdendo a chance de consolidar seu nome não apenas como líder carismático, mas como estadista mundial. Basta um microfone sem fio que o "velho político" se empolga e faz declarações improvisadas que estão o desgastando, principalmente por falar demais e elogiar ditadores como o Maduro e o Putin!

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Dá impressão que a assessoria pode ter percebido, mas não consegue convecê-lo ou a idade está comprometendo o histórico guerreiro... QUE PENA QUE SEJA ASSIM!!!

  16. JAILSON DE BEZERRA

    Eu votei e voto ainda com muito orgulho em Lula, mas sou ciente de que o PT pode ser muita coisa, menos competente nesse tipo de quesito. Aliás, quem vota em partido não pensa sequer em si.

    Responda
  17. Paulo Isoldi Marcos dos Santos

    Do jeito que Folha critica o PT, Lula e a esquerda o que faz é preparar o terreno para a direita. Tanto reclamou do Bolsonaro - mas chama, clama, implora por uma Michelle ou algo que o valha. Folha aceita nas entrelinhas o autoritarismo. É a mídia que temos.

    Responda
    1. Paulo Isoldi Marcos dos Santos

      Naesmar. Em poucas linhas. Folha, ao participar (como coadjuvante da Globo) do golpe jurídico-midiático-parlamentar e ao endossar a absurda lava-jato, ajudou a colocar Bolsonaro no poder. Ao menosprezar o governo Lula, prepara o terreno para nova investida da extrema-direita. Simples.

    2. Nasemar Hipólito

      Você está errado! Existe mais coisa entre o céu e a terra que bolsonarismo e lulismo. A Folha sempre foi crítica do primeiro acima de tudo e, quanto ao segundo, hoje está no poder e por isso deve ser criticado.

  18. Rodrigo Gerolin Santana

    O que a reforma trabalhista de Temer criou foi uma massa de zumbis miseráveis escravizados por aplicativos e igrejas neopentecostais, sem qualquer discernimento cognitivo pra perceber a razão de sua miséria. Fosse como propalado no edital, acho que isso teria se refletido na popularidade de Temer e, por tabela na terceira via que o editorialista sonha que viceje. Mas não, isso armou o fascismo que xinga esta publicação de "comunista".

    Responda
  19. Gilberto Alvarez Giusepone

    A direita não ganhou as ruas quem ganhou as ruas foi os fanáticos religiosos lunáticos!!!

    Responda
  20. Daniel Liaz

    Não discordo nem de perto, até por ser evidente, que as organizações sindicais em grande parte se perderam no tempo e na sua real função. Acho emtretanto que o melhor seria trabalhar para que elas se atualizassem, ao invés de buscar sua total derrocada. Ainda assim, emendar esse raciocínio com um elogio a reforma trabalhista revela a intenção do texto escrito pela vontade do patrão. Ai entende-se a constante bronca do jornal com a esquerda. Ela é incômoda para quem quer explorar mão de obra

    Responda
    1. Daniel Liaz

      * do texto que foi escrito e ele não foi escrito por nenhum Uber....

    2. Daniel Liaz

      Acho que está bem claro no que escrevi. Falava do texto que foi escrito e não foi escrito por nenhum Uber sim por algum redator que tem patrão. Ou não meu caro? Não existem mais chefes/patrões no mundo? Só assim para vc considerar meu vocabulário ultrapassado. Ademais, se os exemplos que vc tem da beleza da realidade moderna do mundo do trabalho são esses subempregos de Ubers, só posso lamentar.

    3. Nasemar Hipólito

      "Vontade do patrão"? Quem é o patrão do cara que faz uber, do entregador de aplicativo e dos milhares de camelôs informais que cada vez aumenta mais? Esse seu vocabulário é do século passado, não dá mais conta dos problemas de hoje, como bem aponta o editorial da Folha.

  21. Antonio Ivair Arrais

    Concordo plenamente com a opinião do Daniel Marques. Não foi Lula que ganhou, foi Bolsonaro que perdeu! Não tivesse Bolsonaro brigado tanto com as vacinas e o supremo, não teria havido nem segunda turno! Não tenho dúvidas, a esquerda está dando seus últimos suspiros aqui no Brasil. Caso em 2026 um candidato mais moderado da direita ganhe, a esquerda não volta mais!!

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Antonio, essa ladainha é antiga. Se não fosse o golpista Temer, o corrupto e também golpista Bolsonaro jamais tinha chegado ao poder.

  22. Joaquim Branco

    Para a Folha, lobby para setores empresariais não pagarem impostos pode. Porém, sindicatos defedenderem os direitos dos trabalhadores virou fóssil. Infelizmente, passamos a ter os trabalhadores precarizados que também pensam dessa forma e membros de igrejas/empresas que doutrinam seus ebanhos a também pensarem assim, apesar de ser contrário ao que Cristo pregou.

    Responda
  23. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Rs...as reformas do governo Temer criaram postos de trabalho? Pode ser...mas são empregos os bullshit Jobs, mencionados pelo antropólogo estadunidense, falecido, David Graeber. Ah...não há um traço em pe der ni do e vergonhosamente oportunista nesse edital de jornal beneficiado escandalosamente pela desoneração irresponsável em termos ficais? Não nos digam que a FSP vai como que se debater entre a ética jornalística e seus obscuros interesses financeiros?! Será?!

    Responda
  24. João Perles

    É claro que os discursos, ações e estratégias dos sindicatos e suas centrais precisam ser revistos. Mas daí a afirmar que as reformas de Temer estão ajudando na criação de empregos é forçação de barra. Não, as questões trabalhistas e os direitos a elas inerentes continuam necessárias. Nos últimos anos, investidas contra o emprego formal e até mesmo previdenciários têm mostrado o quanto ainda há que se lutar para garantir dignidade. Isso também implica remover os "fósseis" jornalísticos.

    Responda
  25. William Rachid

    Muitos compreenderam que alguns sindicatos representam a si mesmos e aos próprios interesses. Querem obrigar trabalhadores a contribuírem "compulsoriamente", quando deveria ser um ato de livre escolha e procura própria. Impressiona a desatualização e a desarticulação do atual governo. Parece não ter rumo nem prumo.

    Responda
  26. José Carlos Soares Costa

    Na grande midia, o apresentador fala que o governo gastador quer mais dinheiro, derrubando a isenção de impostos da folha? Mas é o contrario o governo quer acabar com um subsidio criado em 2011, um momento onde talvez era necessario, mas não agora.

    Responda
  27. Daniel Marques

    Estamos presenciando o fim de uma era populista e demagoga. A população quer empreender, ser dona do seu negócio, ser recompensada pelo seu esforço, percebeu que bancar tetas gordas para oportunistas em plantão, sindicalizados e estatais, não pode ser mais aceito. O PT mingua, suas idéias ultrapassadas não ecoam nas redes sociais e está tendo sua derradeira sobrevida neste desgoverno, muito graças a rejeição ao inepto anterior. Melhor assim, o caminho para a direita fica limpo até 26.

    Responda
    1. Genivaldo Bazílio dos Santos

      No mundo real das coisas o fato é que sempre vai existir uma massa de indivíduos que vai necessitar vender sua força de trabalho. Esses trabalhadores inevitavelmente terão que se organizar em associações sindicais para garantir seus direitos previstos na constituição. Agora no mundo da ficção em que a direita e a extrema direita governam e em que todos empreendem, realmente não há necessidade de sindicatos fortes que representem o trabalhador.

    2. jose carlos toledo junior

      Ual! Jesuis da goiabeira! Tenha dó

    3. Rodrigo Gerolin Santana

      Eu não consegui ver diferença alguma no seu discurso e no duscurso da massa desarrazoada que segue o inepto anterior...

  28. Marcelo Seminaldo

    E a Folha se aproveita da péssima convocação do Ato para atacar os direitos dos trabalhadores, dando a entender que direitos trabalhistas è coisa de gente que cheira a mofo, esquece de mencionar que em países como a França os direitos trabalhistas nunca estiveram tão na moda. O ato em Itaquera e a péssima representação sindical atual não se confunde com a necessidade da proteção aos trabalhadores por meio de leis.

    Responda
  29. Genivaldo Bazílio dos Santos

    Houvesse sorteios de automóveis e apartamentos na comemoração do primeiro de maio, não se estaria discutindo aqui o esvaziamento do ato das entidades sindicais com a presença do Presidente Lula. Parece-me que o mais importante é discutir a representatividade da mão de obra, cada vez mais precarizada por conta do modelo de terceirização fracassado que não garante os direitos trabalhistas do trabalhador.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Ou seja, na sua visão era positivo "comprar" presença de publico com sorteios valiosos, bancados pelos sindicatos que surrupiavam parte do salario do trabalhador, a sua revelia. Realmente, a reforma trabalhista foi o grande feito do governo Temer.

  30. César A C Sanchez

    Lula e o PT perderam a sintonia com o novo mercado de trabalho. Nem o privilegiado funcionalismo público está satisfeito, já que sempre querem mais "direitos" (que a imensa maioria não tem). Lula está cada vez mais anacrônico, assim como anacrônico é Bozo. Embora a extrema direita seja um fenômeno da atualidade, quem poderia dizer que um ser atrasado como Bolsonaro está à altura dos novos tempos?

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Que pobre coitado, que vida miserável. Quem tem dúvida que essa caricatura votou no bozó quatro vezes?

    2. Rodrigo Gerolin Santana

      CESAR, porque vc não faz um curso superior de no mínimo 4 anos, presta um concurso concorrendo com milhares de pessoas e assume um cargo público pra usufruir dos "privilégios" que a "grande maioria" não têm? Aliás, que privilégios são esses que vc não citou?

    3. Daniel Liaz

      Cesar, me ajuda a enteder. Quais são esses tantos privilégios e direitos que a maioria não tem e que o funcionalismo público em geral têm? O privilégio de achar brexas pra não imposto? Ou o de ter crédito subsidiado? De não ter lucros taxados? Ou será de ter desoneração da folha? Me ajuda ai

    4. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Deve ser por isso que foram criados ko primeiro semestre 720 mil postos de trabalho...! A falta de sintonia - seja lá o que isso signifique para vc - é sua, na verdade: com a realidade do mercado de trabalho.

  31. Genivaldo Bazílio dos Santos

    Parece evidente que não apenas o governo precisa entrar na era digital, como disse o ministro Fernando Haddad recentemente , mas o sindicalismo brasileiro também. Apesar do enfraquecimento sindical causado pelo modelo fracassado de terceirização implementado no Brasil há décadas, os sindicatos nacionais precisam se conectar com sindicatos europeus para compartilhar soluções para o futuro do trabalho.

    Responda
  32. vicente machado

    Para a Folha de São Paulo o bom mesmo é transformar todos os trabalhadores brasileiros em Micro Empreendedores Individuais(MEIs). Dessa forma o patronato não paga INSS,FGTS e 13 salário engordando ainda mais seus lucros e resultados.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      E olhe lá Vicente. Pelos termos tortos e um tanto intelectualmente desonestos da crítica, as vezes parece que o que prefeririam mesmo era a volta do trabalho escravo

    2. Roberto Jorge Chaves Araujo

      A FSP é beneficiária da ir res pon sa bi li da de fiscal expressa na desoneração da folha salarial. Daí esse raaaannnnço incivilizado, esse "ataque de nervos" nos termos da auri sacra fames.

    3. antonio brito

      Você tem algum empregado registrado? Certamente não pois caso tivesse um empregado saberia a burocracia que é.

    4. Marcos Arrais

      Michelin, o gênio. Tomou vacina ou cloroquina?

    5. Gustavo Michelin

      Raciocínio obtuso

  33. Gustavo Michelin

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Daniel Liaz

      Nossa. Que engraçadão nosso amigo Gustavo. Além de tudo criativo. É a primeira vez que ouço alguém dizer uma coisas dessas. Jenial

    2. Marisa Coan

      Seu Zé, não entendi supremacismo e todo o resto. O senhor quer censura e ditadura, é isso?

    3. Marcos Arrais

      Antes buscar pão e mortadela do que cloroquina. E me parece que não houve nenhum quebra quebra, coisa de bolsonarista terraplanista. Isso sem falar das rezas fervorosas para pneus.

    4. josé SOARES

      Quanto preconceito e supremacismo ! É isso o censor da fo lha não vê.

  34. Tiago Costa Silva

    Esse jornal é horrível, a Folha tem um ódio ideológico ao governo atual que não esconde o esforço pra forçar a lógica ao dizer que a reforma trabalhista precária, que ferra os trabalhadores, é responsável pela alta do emprego hoje. É muita cretinice. A reforma aumentou o número de informais. O aumento do emprego tem a ver com a política fiscal expansiva do governo.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Tiago. Perdeu tempo tentando falar de forma civilizada com o Gustavo. Considere só a primeira resposta dele: como vc não concorda com o jornal, deveria cancelar a assinatura. Nota-se que no mundo dele só se deve ler com o que concorda para poder criar aquela bela unanimidade delirante.

    2. Marcos Arrais

      Michelin, o obtuso olavista. Bebeu cloroquina pois seus messias disse que faria efeito mais rápido.

    3. Gustavo Michelin

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Tiago Costa Silva

      Já pedi o cancelamento várias vezes. Mas me ofereceram assinatura gratuita por 18 meses...

    5. Gustavo Michelin

      Cancela a assinatura

  35. teotonio nobrega

    Folha libere meu comentário... Ditabranda nunca mais

    Responda
    1. josé SOARES

      Pois é , e deixa passar as escatologias do Sr Michelin.

  36. teotonio nobrega

    A Folha pode escrever o que quiser, defender a politica Trabalhista do Temer/Bolsonaro, só não pode de forma golpista querer impor aos trabalhadores algo que foi derrotado nas urnas... chora não, aguarde as proximas eleições

    Responda
  37. Nilton Silva

    O pt age como se tivesse ganhado a eleição presidencial com sobras. A coalização de partidos só serviu pra derrotar aquele que se autoderrotou. Depois o pt tomou conta da maioria dos ministérios e espera um novo milagre pra se manter no poder. Enquanto Lula aí estiver, vá lá, mas e depois?

    Responda
  38. Samuel Silva

    Folha sendo Folha. A voz da elite e da precarização do trabalho. Nem o editorialista acredita no que teve que escrever por determinação do patrão! Mas ou escreve ou vai ser mais um jornalista desempregado!

    Responda
    1. josé SOARES

      Aí ele apela para o sindicato da categoria, aliás, de grande importância para a democracia.

  39. Marcos Arrais

    Parece-me que quem venceu nas urnas nas últimas eleições foi o ultrapassado Lula. Acho que as previsões apocalípticas desse jornal não tem se materializado já faz um bom tempo. Que o mercado de trabalho tem mudado (para pior), isso é fato… mas não significa que a busca por melhores condições aos trabalhadores deve ser abandonada. O acúmulo de capital nas mãos de poucos nunca foi tão grande como é hoje. Bem ou mal, com Lula empregada doméstica pode sonhar em viajar para Disney. Já com o Bozo…

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Marcos Arrais e a velha mania de querer rotular os outros. Para ele so existem dois tipos: os lulistas e os bolsonaristas. Eu abomino os dois, e não sou obrigado a tomar partido de ninguém. Fique com o seu preferido, que assim como vc também não aceita criticas, venham de onde vier.

  40. cesar schumacher

    Sobre essas pesquisas que bonificam a reforma trabalhista de Temer como responsável pela redução atual do desemprego? Quais , quem fez?. Que exercício sinuoso baseado no viés, na vontade do escriba ou do patrão, apelidado de pesquisa , atribuem esse feito á precarização do trabalho imposto pela famigerada reforma de temer.

    Responda
  41. Valter Luiz Peluque

    A Folha que muito ajudou a quebrar as pernas do sindicalismo e os direitos trabalhistas, agora se sente com autoridade de dar palpites e cinicamente ironizar a capacidade de mobilização trabalhista. De fato, o ambiente do trabalho passou por transformações, inclusive ideológicas, por conta da tecnologia e propaganda massiva no empreendedorismo do patrão de si mesmo. Dar conselhos ao PT e às Centrais é a última coisa que a Folha poderia fazer.

    Responda
  42. MARCO ANTONIO POLISELI

    O que o Pt sabe sobre trabalho?? Nada!!

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Nossa Março, essa foi ótima. Muito criativa. Aprendeu com o Dudu Bananinha né?! Aquele que trabalha há anos, nunca usou nada do dinheiro público. Um legítimo self made man

    2. Marcos Arrais

      Opa! Gado é característica de bolsonarista. Inventa outra.

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      Que bom ver o gado petista rosnar, ou melhor, mugirÂ…kkk

    4. Marcos Arrais

      Uma coisa é fato: nunca vi ninguém do PT ou de sindicato rezando para pneus na frente do quartel. Sobre trabalho e democracia, o PT já fez mais do que seu mito inelegível. E não esqueça que vc e seu filho usufruem da democracia hoje porque no passado houve quem corajosamente brigou pela liberdade nesse país, diferente do seu Messias que há mais de 30 anos mama nas tetas do estado e nega que houve perseguição e morte durante a ditadura nesse país. Vai estudar um pouco, por favor.

    5. Valter Luiz Peluque

      O que o Sr Marco sabe sobre o PT? Nada!

    6. Paulo Sarmanho

      Comentário típico de um bolsominion derrotado.

  43. Paulo Sarmanho

    Há quarenta anos que a Folha de São Paulo manifesta desejos travestidos de previsões sobre o PT. Erra em quase todas. Ainda bem.

    Responda
  44. Nasemar Hipólito

    Enquanto esse bando de esquerdossauros da elite inteligentinha abaixo fica chiando com os alertas reais que a Folha faz (e deveria ser agradecida por isso!) o povo que rala uberizado e não lê jornal só encontra alguma resposta (por mais errada que seja) no bolsonarismo neopentecostal. Tristes trópicos...

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Sua vida é miserável. Possuído pelo bozó

    2. Daniel Liaz

      Exatamente Nasemar. Como lhe faltam ideias, resta-lhe atacar as outras pessoas chamando-as de esquerdossauros da elite inteligentinha.

    3. Nasemar Hipólito

      É isso aí, José! Quando não se consegue atacar as ideias, os argumentos, ataca-se a pessoa ou a sua vida (sem se ter a menor ideia do que esta seja). Parabéns, a carapuça fico linda em vc!

    4. Daniel Liaz

      Hahaha. Pensei o mesmo José. O cara parafraseia o Pondera..triste

    5. jose carlos toledo junior

      ual. Olha o naipe desse comentarista. E ainda usa o slogan patético do -gde filósofo poisé! Que pobre coitado, que vida miserável.

  45. Wilson Rossi

    Matéria nível rodapé, uma constante na fsp, mostrando a qualidade de seus colaboradores. Nenhuma menção às mudanças no mundo do trabalho com sua precarização e consequências. Objetivo como sempre é a crítica desqualificada ao PT e à Lula.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Exatamente! Nem uma linha falando sobre uberização e iFood Rules. Se continuar assim, esse jornal deixará de ser respeitado pouco a pouco, pois assim como outros veículos de imprensa, deixa clara sua veia tendenciosa de informação. Está se tornando uma Jovem Pan das letras.

  46. Fábio Nascimento

    É um paradoxo causado pela ideologia do próprio jornal: motoristas e demais trabalhadores cada vez mais ferrados na vida e, ao mesmo tempo, mais avessos à organização, convencidos de que só há soluções individuais, certos de que são livres e empreendedores.

    Responda
  47. Dalton Matzenbacher Chicon

    A realidade se impõe. Nada mais.

    Responda
  48. José Bernardo

    FSP, sei que a compulsão é (quase) irresistível, mas tentem disfarçar: deixem passar ao menos um dia sem um editorial de crítica e/ou ataque a Lula; está ficando tão ridiculo que eu, que costumava me enfurecer pela campanha gratuita (ou paga) contra um governo que, apesar das falhas, é incomensuravelmente superior ao anterior, que vocês apoiavam de modo disfarçado, estou começando a rir quando abro a edição e leio o título...

    Responda
    1. José Bernardo

      Parabéns pelo poder de síntese, Gustavo: não é para qualquer um sintetizar tanta estu pidez, precon ceito e boça lidade em apenas quatro palavras...

    2. Marcos Arrais

      Michelin, o olavista terraplanista.

    3. Gustavo Michelin

      Cancela tua assinatura grátis

  49. Marcelo Magalhães

    O Brasil deve se sentir honrado de recuperar os seus sindicatos, pois foram eles que forjaram o nosso líder político mais importante de todos os tempos. Por mais que a folha não demonstre respeito pelo presidente Lula e faça lobby para manter um ambiente ruim, não existe nenhum político que possa ser comparado com ele e que o ameace quanto a sua desenvoltura no país e no exterior. Assim, editoriais como esse retornam contra a própria folha e só demonstram a sua deterioração.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Pena que muitos se apressem em comentar e ofender sem estudar. A CLT, imposta por Getulio Vargas, tem clara inspiração fascista. Leiam um pouco e estudem a história do modelo de sindicalismo brasileiro antes de partir para a agressão. Procurem saber quem foi o Joaquinzão antes de se aventurar em águas que não conhecem.

    2. Daniel Liaz

      Vinícius. Conta pra nós. De onde vem essa bela ideia genérica de que sindicatos são inspirados no Mussolini? Foi em alguma "aula" do Olavo?

    3. Marcos Arrais

      Vinicius Branco, fascismo é coisa de bolsonarista. Não inverta as coisas. Alias, vc nem sabe o que foi o fascismo. Foi um golpe da esquerda? Fala aí gênio

    4. Vinicius Branco

      Sindicalismo inspirado no governo facista de Mussolini? Não, obrigado.

    5. Nasemar Hipólito

      É isso, Gustavo: aqui tá cheio de bolsominion com o sinal trocado. Tão cegos e, por vezes, desonestos quanto!

    6. Gustavo Michelin

      Seu comentário só ratifica a opinião da folha.

  50. Marcelo Batista

    O sindicato da minha categoria não permitiu que a empresa pagasse nosso PLR para todos os trabalhadores se não fôssemos obrigados a pagar 300 reais por trabalhador. Não recebemos e até hoje. Isso é sindicato. Detalhe, o PLR foi uma ação da empresa sem participação nenhuma deles.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.