Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Amauri Costa

    Prezada jornalista (covardemente atacada pela familícia que devastou o país), apenas para complementar a reportagem: cite um aspecto civilizacional no qual o país não tenha avançado após a era medieval que atravessamos.

    Responda
  2. Paulo Codorneroz

    Engraçado que aqui não citam o nome de Lula! Folha vocês são sujos mesmo.

    Responda
  3. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    O governo de extrema direita do bolsonaro sempre atacou a imprensa independente, felizmente as instituições democráticas, sociedade civil organizada e os cidadãos democratas conseguiram resistir a ofensiva autoritária. O direcionamento de verba publica para empresas aliadas do ex governo bolsonaro era evidente, as ameaças aos jornalistas profissionais independentes, armamento de segmentos aliados e de mafiosos via desvios de CACs. Musk poderia reclamar dos países que estão na rabeira do ranking.

    Responda
  4. carlos campos

    Como a notícia é boa não tem referencia a Lula, o correto seria:" Com Lula, Brasil sobe 10 posições em ranking global de liberdade de imprensa", mas como é a folha , dá pra entender o motivo do jornal ter perdido credibilidade e se igualar ao esgoto do jornalismo brasileiro. Lamentável.

    Responda
  5. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Então... Graças ao petista que vocês têm ojeriza.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Um ditador nazifascista neoliberal é muito melhor para os negócios do "PagBank da Manhã" do que um democrata defensor da liberdade de imprensa.

  6. Hugo Sotero

    Qual o critério desse ranqueamento? Sobe no ranking quem torra mais com propaganda oficial nas tvs ?? Nos 4 anos de Bolsonaro vi a imprensa escrachar com ele todos os dias, 24 hs por dia e faltou liberdade ?? Acho que o critério deve ser dinheiro público para os meios de comunicação … só pode

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Escrachar?? O Bolsonaro fazia diariamente sem precisar da imprensa. Esqueceu que o criminoso também tentou esconder dados sobre a Covid??

  7. Marcelino Santos

    Só pode ser brincadeira ,o país na iminência de virar um estado autoritário cerceando direitos constitucionais e vem folha com base em ongs comprometidas fazer essa pauta. Na minha ótica digo que a Venezuela começou mais ou menos assim.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Estado autoritário quem queria era aqueles fanáticos da extrema direita bolsonarista que ficavam orando em frente aos quartéis pedindo a volta da ditadura. O gado como sempre fazer questão de esquecer fatos recentes.

  8. Renato Vieira

    Que artiguinho mais safado!

    Responda
  9. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Piada do ano …

    Responda
  10. helde bezera da silva

    E a economia ladeira abaixo....liberdade para aqueles com o discurso alinhado....e costurado...

    Responda
    1. carlos campos

      Antonio Carlos, ele deveria estar orando pra um pneu ou tentando fazer contato com ETs pelo celular....

    2. Antônio Carlos de Paula

      Na época do golpista corrupto onde vc estava??

  11. antonio pereira

    @reinaldoazevedo Muito interessante

    Responda
  12. Felipe José Fernandes Macedo

    Mas é claro que o Brasil iria subir nesse ranking. O outro era um projeto de ditadorzinho que perseguia e espionava seus opositores. Já o presidente atual é um democrata, defensor da liberdade de imprensa, mesmo sendo algo de uma perseguição que já dura mais de 30 décadas.

    Responda
  13. renato mocellin

    E tem (omito a palavra para não ser censurado) ... por aí dizendo que vivemos numa "ditadura comunista". A estupidez de uma parcela dos bolsonaristas e de "liberais de periferia" não tem limites. O Brasil precisa civilizar-se. Estudar filosofia, história, sociologia...faz bem para a democracia.

    Responda
  14. julio alves

    Folha cita nome do Inominável na manchete e no texto. Prefere chamar de "era pós Bozo (Folha escreveu o sobrenome, o bozo é meu)" do que "durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva". Usa de tudo pata não citar o nome de Lula. "Executivo atual", e mais um monte de sinônimos. A campanha do antipetismo vai se acirrando diante da chegada das eleições municipais.

    Responda
    1. carlos campos

      A folha há muito tempo se igualou ao es(go)tadão , ( in) veja, jovem pum, folha "univerçau e outros detritos do esgoto midiático do país.

    2. Gilmar Maghenzani

      O que já era de se esperar essa perseguição pq sempre foi assim, a cinquenta anos atrás meu Pai era assinante recebia o jornal todo dia, e quando o Lula começou a incomodar ele cancelou a folha e foi para o estadão pq era só crítica e nenhum elogio ou menção

    3. Felipe José Fernandes Macedo

      Lula e a chamada esquerda sempre foram contra a grande mídia e o establishment. Embora o bolsonarismo faça todo o seu teatro de tesouras, sempre foi aliado. Extrema direita finge ser contra o sistema, mas o defende com unhas e dentes, assim como defende o aprofundamento das desiguldades e do nosso abismo social

  15. anderson santos

    Incrível, agora existe liberdade desde que não se fale mal dos poderes da republica em especial aos ministros do STF, essa é a democracia relativa. No governo anterior existia codinomes nas matérias genocida, orçamento secreto entre vários outros, agora é verba parlamentar, lula não deve nada como disse o Bonner enfim essa é a imprensa que foi duramente perseguida no governo anterior, porém ainda não existia crime de opnião.

    Responda
  16. ARI JOSE ANTONIA

    Não me lembro de no governo Bolsonaro de jornalista preso ou tendo que fugir do Brasil por emitir sua opinião ...kkk!

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Você falou certo, emitir opinião. Diferente de pregar mentiras com claro intuito de esparramar ódio e violência.

    2. ARI JOSE ANTONIA

      Gilmar...e continuam apanhando!! Kk

    3. Gilmar Maghenzani

      Mas teve muitos jornalistas que apanharam de seguranças

    4. Felipe José Fernandes Macedo

      "memória relativa" a desse Ari

    5. julio alves

      Sua memória é fraca. Durante a ditadura que o seu mito venerava, pergunte à família do jornalista Wladmir Herzog o que aconteceu com ele?

    6. José Roberto Pereira

      Lembra dele ter colocado a PF para investigar Hélio Schwartsman? Lembra dele colocar seus milicianos digitais para atacar a Patrícia autora desse texto? E dos sigilo de 100 anos para tudo? Lembra dele ter inutilizado quase totalmente a Lei da Transparência para quando a imprensa solicita dados? Lembra dele fazer os jornalistas comerem maçã em cubinhos pois a maçã inteira era uma ameaça a integridade de sua testa? Lembra do cercadinho raivoso onde os bolsoterroristas xingavam jornalistas?

  17. JAILSON DE BEZERRA

    Imagina se esse I M B E CI L tivesse ganhado as eleições ou conseguisse dar o golpe?

    Responda
  18. Andréa Haddad Gaspar

    Bom para os negócios, parabéns governo Lula. A lição dada por ele ao ser preso deve ser comparada com o inominável e entrar para a história, a de que com a justiça se obedece primeiro e depois se recorre. Isso é respeito ao estado de direito, por conseguinte à democracia.

    Responda
  19. Manoel Raimundo Alves

    Esses cara de pau bolsonarentos são o avesso do reverso da realidade. Ficam nesse boa, blábláblá de liberdade para depois implantarem a ditadura. Bolsonarentos, nunca mais!

    Responda
    1. Felipe José Fernandes Macedo

      É tudo parte do método e da estratégia retórica de defesa por tentarem dar o golpe. É algo do tipo: "como assim estão nos acusando de golpismo sendo que somos ferrenhos defensores da liberdade?". Acham que enganam quem?! só o patriota (rio) mesmo

  20. JORGE CESAR BRUNO

    Parabéns ao governo Lula!! Pena que alguns periódicos insistem em fazer oposição, ao invés de jornalismo!! Cabe ao leitor, tirar suas conclusões, criticando ou elogiando!

    Responda
    1. julio alves

      Alguns periódicos??? Você leu a Folha toda hoje? É só por Hadda no governo atual, de cabo a rabo! Nessa matéria que comentamos, não cita o nome de Lula nem uma vez.

  21. Djalma de Almeida

    O inelegível estava atrapalhando!

    Responda
  22. Derli Marcochi

    Sem dúvida, uma ótima notícia. Subir 10 pontos no ranking mundial é algo digno de celebração. Parabéns a FSP por manter acesa a chama da discussão plural ao invés de valorizar apenas linhas editoriais pré concebidas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      chamar a discussão? a tá

    2. julio alves

      Parabéns à fsp? Divulgou a notícia de outro periódico, porém sem citar o nome do presidente Lula, que comanda o país nessa retomada de liberdade.

  23. murilo roque

    Ou seja, tudo, absolutamente tudo melhorou com a saída do Bolsonaro, apenas o gado ruminante senti falta daquilo.

    Responda
  24. Sam Duart

    Mesmo assim a FSP chora hora sim, hora não, pelo retorno da criatura.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Eu não tenho a impressão eu digo que a fsp quer o bozo pq ele é o que mais tem chance de tirar o Lula de lá, em um golpe com os milicos ou por apoio dos partidos com maioria

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Também tenho essa impressão!!

  25. noel neves

    O Brasil subiu não só 10 posições. Subiu 20, 30 posições em tudo que ranking mundial pós o pior governo deste país.

    Responda
  26. noel neves

    A censura deste jornal é igual aquele que usa um tampão pra puxar carroça.

    Responda
    1. julio alves

      tampão de carroça é viseira , que se coloca nos pobres equinos para não poderem enxergar o que se passa aos lados. Você está correto, só queria lembrar o nome do troço nos olhos

  27. Antônio Carlos de Paula

    Durante a pandemia da Covid a grande mídia sentiu na pele as atitudes de um governo autoritário.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      A grande mídia brasileira.