Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. roberto silva

    Deveriam ter dado as garantias que a Rússia queria, de nao ser cercada por armas americanas, tenho certeza que os EUA não deixarão a China colocar mísseis no México ou Canadá. Fizeram o povo ucraniano viver a ilusão que era tranquilo guerriar com a Rússia.

    Responda
  2. Rogerio Lima Afonso

    A Ucrânia, seus mortos e mutilados físicos e psiquicos, talvez não tenha outra saída perdendo anéis territoriais que os dedos de mais destruição.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Será que o ocidente aceita isso ??

  3. Rogerio Lima Afonso

    Putin é criatura da OTAN. Ex KGB, era o tipo " gente de casa", certo para justificar a existência do aparato militar e industrial do Ocidente pós guerra fria...quer o sonho delirante da Rússia Grande do sec XIX...não pode perder a guerra...e a OTAN se torna ainda maior com ele, anexou recente quase todo mar Báltico. Quanto a Ucrânia...ora a Ucrânia..

    Responda
  4. Alexandre Fonseca Junior Matos

    A Ucrânia deveria fazer um acordo de Paz com a Rússia, que não aceita a entrada desta na UE e possivelmente depois na OTAN com receio a sua própria instabilidade interna. Deveriam há muito tempo acordar por uma região desmilitarizada longa na fronteira, para apaziguar o coração dos belicistas, para um dia voltarem a ter relações como nações amigas. Um acordo enquanto ainda tem uma posição forte de negociação. Um acordo, um bom acordo é melhor do que uma guerra continua e indeterminada.

    Responda
  5. JOSE CAMPOS

    E tem gente que insiste em não enxergar que a Ucrânia foi terceirizada e abandonada em uma guerra que não era dela. Desde que derrubaram o ex presidente Viktor Yanukovych por interesse do Tio Sam, que está transformando a Ucrânia no Tio Paulo, os ucranianos não tiveram mais paz.

    Responda
    1. Samuel Pacheco

      Eu sei escrever e conjugar o pronome tu, pelo menos. Mas se informe, e rebata os argumentos, se você for capaz.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Pacheco, será que tu é parente daquele do senado, mas como fala Mel da qdo escreve.

    3. Samuel Pacheco

      A guerra é só da Ucrânia, que com muita coragem defendeu sua soberania, coisa que gente pelega nunca vai entender. Por ética, as democracias livres apoiaram a Ucrânia, que não queria nada mais que entrar para a UE (apesar dos robôs insistirem na história da OTAN), o que qualquer país deseja para ter melhor qualidade de vida, inclusive membros negociantes do Mercosul. O Yanukovych é um traidor, que fez campanha pró UÉ e se vendeu para Rússia, fugitivo e covarde.

  6. Vitor Heisenberg

    Leonid Brejnev sorri no inferno. O último grande líder da URSS foi sem sombra de dúvida um camarada herói e contribuiu muito para a grandeza comunista e armamentista soviética.

    Responda
  7. Luiz Carlos D Oliveira

    Tava sumido Heinm Igor, senti muito a sua ausência

    Responda
  8. Fernando Sampaio

    Os EUA são o verdadeiro perigo para o mundo. O grande fiador e financiador bélico da história recente. Se o mundo é o que é hoje, culpem os EUA

    Responda
    1. Samuel Pacheco

      Discursinho de estudante de DCE. Se é uma praga, é uma praga livre, e não uma ditadura aonde seu comentário te levaria para a prisão, como Rússia ou China.

    2. Paulo Araujo

      Além de lambe-botas, você escolhe as botas mais sujas para lamber.

    3. Paulo José da Costa

      ora, por favor, os russos são tão bonzinhos...

  9. Paulo Marcon

    O colunista bem que podia evitar o uso da palavra "acurácia". Está no dicionário, tem origem primeira no latim, mas é uma adaptação banguela do inglês "accuracy", e muito feia. Melhor é "exatidão", não confundir com "precisão" (pecisão: as bombas caem n vezes no mesmo lugar, na mira ou não; "exatidão": as bombas caem n vezes bem na mosca, acertam o alvo).

    Responda
    1. bernardo Phillips

      Comentário acurado Paulo, ou melhor, preciso, para ser exato

    2. Paulo José da Costa

      patrulha até para vocabulário agora.

    3. Samuel Firmo

      Mandou bem, Paulo Marcon. ACURÁCIA...

  10. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Viva Ucrânia povo guerreiro!!!

    Responda
  11. Ivone Patelli

    Pobres ucranianos. Um povo que está fadado ao sofrimento e barbárie do vizinho.

    Responda
  12. Ivone Patelli

    A Ucrânia será varrida do mapa

    Responda
  13. João Batista de Junior

    Rússia é um perigo para o mundo.

    Responda
    1. Samuel Pacheco

      Deve ser por isso que Brasileiros passam as férias e investem nos EUA, e não vão ser presos na Rússia ou na China, né Ernesto?

    2. Ernesto Pichler

      Os EUA são um perigo para o mundo.