Demétrio Magnoli > O ópio dos estudantes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
(cont.) alguns PaÃses do Terceiro Mundo muçulmano, ou suas franjas terroristas, querem hoje uma revolução cultural com a implantação do Islã como religião global contra os PaÃses do Primeiro Mundo "cristão", o que embaralha mais ainda nossa realidade a nÃvel internacional.
A realidade é sempre embaralhada, e as ideologias, todas elas, buscam desembaralhar, apresentando narrativas que reivindicam expressar a verdade. E não temos meios diferentes de buscar a verdade. A superioridade da democracia é que nos permite examinar e discutir ideologias diversas suspendendo compromissos anteriores, ainda que esse valor da democracia seja. ele também, produto ideológico.
Esse termo decolonial não é novo na prática, corresponde à antiga teoria Terceiro Mundista que via no globo, os EUA e Europa como as classes dominantes que exploravam paÃses do então Terceiro Mundo, e punha a revolução internacional, à moda dos Trotkista como uma necessidade histórica. Hoje o mundo é multipolar e paÃses do antigo Terceiro Mundo se tornaram emergentes, China, Ãndia e Brasil principalmente, e isso sem uma revolução nos moldes marxistas. (cont.).
Tem gente que melhora com a idade outros pioram, caso do Demetrio. Fala muita coisa nonsense, crÃticas envelhecidas e mantidas no formol como o autor.
Uma minoria de estudantes, poderia chamá-los, românticos, mas são apenas ignorantes e fáceis de manejar. Por que não usam sua energia pra defender as mulheres que ainda hoje são tratadas como cidadãs de segunda classe no Oriente Médio?
Isso aÃ, linda Marie. O Julio não sabe o que é falsa equivalência.
Menos, seu Júlio. Vivo (muito bem) sem qq desses artifÃcios - preenchimento labial, silicones, sexualização excessiva, submissão intelectual. Silicone faz quem quiser. Nós mulheres ocidentais temos muuuuuito mais liberdade de escolha qto aos nossos caminhos.
Só no oriente médio? Veja o que o ocidente espera das duas mulheres, preenchimento labial, silicones a perder de vista, sexualização excessiva, submissão intelectual etc e verá que sentamos no próprio rabo para falar dos outros. Só somos mais sutis na imposição de costumes, mas tão cruéis quanto.
Porque temos um genocÃdio em curso, será? A defesa de Isr(autocensura) apela para qualquer coisa com a finalidade de não encarar o horror na sua frente, né mesmo?
Sensacional, Demétrio, parabéns.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Isso me faz lembrar uma piada: um cidadão parte prá cima de um judeu e o espanca quase até a morte. Preso, o delegado pergunta: "Cidadão! Porque tu feis isso?! Não sabe o que o povo deste homem feis com Jesuis Cristo?"Isso tem dois muil anos!" "mais só hoje que eu sube da história!"
CÃnico é o autor desonesto.
Ia escrever isso, como o autor tem coragem de escrever "mesmo diante da criminosa punição infligida por Israel aos civis de Gaza", sendo que foi um dos apoiadores de primeira hora dessas ações. Será que entender que todos são idiotas, ou estão sofrendo de amnésia para esquecer a defesa apaixonada que fez, reiteradas vezes só direto de Israel de matar crianças palestinas?
Quem foi estudantes universitário já sabe: ideologia transitória. Dura até o primeiro emprego.
Kkkk
O socialismo, especialmente em suas formas mais radicais, defende a centralização dos meios de produção e do poder nas mãos do Estado. Esta centralização facilita o abuso de poder, especialmente se não houver mecanismos eficazes de controle e equilÃbrio. Nos regimes socialistas históricos, a dissidência e a oposição polÃtica foram reprimidas em nome da uniformidade ideológica e estabilidade social. Isso leva a uma cultura de medo e repressão onde o poder se concentra nas mãos de poucos.
Vale para o socialismo, vale para o capitalismo. Você pode tomar banho de xapéu, mas não pode criticar o modelo econômico neoliberal, pois do contrário cê perrrrrde o emprego.
De novo o mesmo papo furado!! Sionista chato dos inferno!
"Mas para onde podem ir os jovens ativistas "decoloniais" ao descobrirem a impossibilidade de reverter a seta do tempo e cancelar o mundo nascido da expansão europeia? (sic). Será possÃvel descobrir a possibilidade de avançar para um tempo de um mundo multipolar?
Vão para um emprego no mercado de capitais.
Fetichismo reacionário envernizado. Ideias que partem de pressupostos completamente equivocados, logo, falácias. Não vale a pena rebater esse tipo de contorcionismo léxico com fragrância de naftalina.
Demetrio, já tomou seu café da manhã com caviar? Vc defende o status quo pq ele é bom pra vc, saia de sua cadeira confortável e vsi conhecer a democracia que mata jovens, mais negros, oprimem os pobres e os mantém sempre em situação difÃcil, para que alguns poucos possam comer seu caviar. Demetrio, vc é uma vergonha!
A censura prévia da Folha continua ridÃcula demais, meu Deus. Os articulistas podem taxar todo o movimento antissionista de 'antissemita', mas simplesmente escrever 'palestina' em um comentário manda para a famigerada moderação prévia. Este comentário, por exemplo, vai passar pela mesma. É de uma desonestidade animal.
Bruno, concordo com você. Um comentário meu sobre a barbárie humana foi submetido à "moderação prévia"; rebati afirmando que era censura prévia.
A realidade é que Magnoli simplesmente mente e descaracteriza tudo que discute aqui, do movimento decolonial amplamente aos protestos nas universidades no especÃfico. Mas a Folha, sendo o orgão de propaganda que é, nunca vai dar a palavra a ninguém do outro lado; permite simplesmente que sejam taxados de terroristas, etc.
Taxados de terroristas, estupradores, torturadores de pessoas. Taxados, não são não né?
Citando "criminosa punição" em Ga za tenta induzir que os civis merecem mor rer, mas o que está havendo é ge no cà dio pa les ti no.
Cara, vc consegue virar do avesso uma afirmação em uma frase! Fantástico.
O movimento é claramente horizontal, não tem liderança e mescla motivações muito diversas. Eles têm a religião deles, como você tem a sua, Demétrio. Acho bacana estar se articulando mais claramente entre eles uma opção que me parece a mais democrática: um só Estado, com a volta dos refugiados e o fim do sobrenome como critério para a nacionalidade. Com mediação, sem violência, como foi feito na Ãfrica do Sul. Por que não?
Os comentários aqui são agressivos, portanto com ressentimento. Acho que o articulista fez um retrato atual do que está acontecendo, só isso. Ele não vê futuro nessas manifestações sem compaixão!
"Compaixão" seletiva. Os estudantes do MIT derrubaram cartazes que faziam menção aos reféns israelenses. No mesmo local, um lÃder religioso obrigou os alunos a tirarem seus sapatos para o momento da reza. A mistura entre polÃtica e religião é sempre explosiva, seja ela qual for.
As manifestações expressam compaixão pelos civis palestinos, ora bolas.
Alex Carvalho, você e o colunista acham que enganam alguém? Em um texto completo desqualificando quem critica Israel, ele escreve uma frase solta sobre o genocÃdio israelense, vindo de alguém que foi defensor de primeira hora do direito de Israel matar crianças, não passa nem perto de ser compaixão.
Minha compaixão está sobrecarregada pelos assassinatos de crianças e famÃlias inteiras em Gaza.
Vc não a parte que o articulista falou do criminoso ataque de Israel? Essa vc pulou!
Sim, temos ressentimento de quem defende um genocÃdio. Era para ter o quê?
Demétrio foi da Libelu, movimento de esquerda da USP. Quando escreve, parece ter um profundo rancor daqueles tempos. Esse artigo não é sobre estudantes contra os ataques aos palestinos. É sobre suas frustrações. Não levem a sério. Demétrio apenas tem uma coisa chamada infelicidade.
A coisa é por ai mesmo. Eu diria também que a própria reação do ocidente ao conflito trai a relação ambivalente do ocidente com a fé judaica: uma minoria perseguida por séculos, de um lado, e uma das matrizes, via religiões cristãs, da própria cultura ocidental, de outro.
Sergio, não, Demétrio não se frustrou, e sim acordou para a realidade, tornou-se um adulto, já vocês esquer#dinh@s verdadeiramente frustrados, querem impor uma ideologia fracassada e genocida do foice e martelo, ou de dit@-duras de paÃses inimigos da democracia ocidental, Putin, Kin Jong Um, Iran, etc,.
Sergio, não, Demétrio não se frustrou, e sim acordou para a realidade, tornou-se um adulto, já vocês esquerdinhas verdadeiramente frustrados, querem impor uma ideologia fracassada e genocida do foice e martelo, ou de ditaduras de paÃses inimigos da democracia ocidental, Putin, Kin Jong Um, Iran, etc,.
As crendices do articulista o impelem aos axiomas de apego ao "Ocidente", sem entender que seu reducionismo o coloca no mesmo tabuleiro dos que ele condena como defensores de um "Oriente". A salada conceitual já foi moda trazida por Francis Fukuyama há mais de 30 anos com o deslumbrado "fim da história". Aà o ato de pensar só depende de si mesmo, preso ao redemoinho individualista que contaminou as classes médias aqui e alhures. É a viseira com que o articulista pontifica suas certezas.
Bingo. kkkk... Said versus Fukuyama.
Ainda que a sua opinião é pura e desinteressada..
Além dos pseudo-intelectuais Demétrio e Pondé, a folha conta com outros articulistas rasos como Joel, Marilis e Lygia Maria. O debate de ideias entre progressistas e conservadores seria saudável se honestidade intelectual houvesse de ambas as partes, principalmente dos pretensiosos "pensadores" (argumentadores rasos) que se armam, com obstinação e veemência, a qualquer crÃtica ao status quo.
"Intelectuais adoram o poder de reduzir tudo a uma equação totalizante bastante simples." Demétrio Magnoli mais ainda. Será que ele, ex-libelu, não sabe que protestos populares sofrem infiltrações, geram mesclas complicadas de ideias e principalmente, que nunca houve na história um super lÃder com poder de dar uma direção única aos movimentos populares? Novamente, como na semana passada, tentou fazer de seus artigos "uma equação totalizante bastante simples".
O artigo me pareceu informativo e bem escrito. Contudo, minha IA de estimação pensa o contrário: Em suma, o texto “O Ópio dos Estudantes” apresenta uma visão bastante restrita e crÃtica do decolonialismo, não capturando a sua profundidade teórica nem seu impacto prático potencialmente positivo nas lutas por justiça social e reconhecimento.
Você jogou o texto do Demétrio no chatgpt 4.0?
A censura espaço de comentários não é por ofensas, mas por ideias. É por isso que o colunista defende descer a pancada nos estudantes e os rotula como comunistas.
Não adianta ler esses artigos, não podemos comentar. vou deixar de ler esse colunista. A censura do dinheiro dominou esse espaço. Estou fora!!!
O colunista ou será colonista não tem empatia alguma com os Palestinos, verdade seja dita . No resto , ler suas colunas aqui ou na rede de televisão ,faz até um Gerson Camarotti se indignar tamanha é a falta de qualquer virtude para chamá-lo de qualquer coisa que pertença aos intelectuais honestos e com capacidade de escrever alguma coisa que nos dê algum exemplo prazer e enriquecimento ao lermos . Envelheceu mal porque viveu mal e por isso engaja na base da truculência intelectual .
Uma humanidade que não sabe de onde veio nem se preocupa em saber nunca saberá para onde deve ir. Em poucos momentos ou talvez este seja o único, a compreensão de que somos todos "dedos de uma mesma mão" e que o palestino e o africano de hoje já foram o judeu e o europeu de ontem e vice-versa, mais do que especulação se tornou necessidade. É chegada a hora de transcender! O intelectualismo, até hoje, não foi capaz de promover a paz. Só o Amor e a Humildade o serão. Que Deus nos ilumine!
Todos os anos no dia 3 de maio, a UNESCO comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Em um distante faixa de terra, mais de cem jornalistas foram mortos fazendo seu trabalho.
O ex-presidente dos Estados Unidos trump disse que a invasão da polÃcia aos manifestantes da universidade de Columbia é uma “coisa linda de se ver” , poderia o autor desse artigo usar um pouco da sinceridade desse troglodita e parar de dar voltas , seja sincero magnoli .
Que show de horrores os comentários de grande parte dos assinantes. Semianalfabetos que não conseguem reconhecer o momento certo de enfiar uma vÃrgula, ou que mal sabem distinguir mas de mais, mas que se acham capazes de rebater um artigo tão bem escrito e fundamentado como o de Magnoli. Só fazem espernear, rodar a baiana, xingar e se ridicularizar em público. É a legião de apalermados a que se referiu Eco.
Essa é a tia moralista sabidona do zap zap.
O que dizer de uma pessoa que fica horrorizada com vÃrgulas, frente a uma situação de genocÃdio. É por isto que o mundo precisa de jovens, para combater este tipo de pensamento elitista e grupal, que nos leva ao caos atual. A sabedoria não se encontra nas vÃrgulas, mas no conceito.
Quando eu digo que o maior problema é a bu rrice… Os comentários da Folha conseguem a enorme proeza, a despeito da pessima e enviesada moderação, de serem pior que o Twitter
Aquela q mais xinga, ofende e só faz espernear é quem aponta o dedo para os outros. A ira da assinante e a defesa sem limites do colunista acabam sendo uma aberração divertida.
Rives passos, o conflito não não é entre ( pa contra Ju ) . O problema são os $ .
"Ai tudo que eu queria era ter um debate educado, estava só argumentando a favor de um genocÃdio, que gente malcriada gritando comigo"
Falou a única seguidora da ideologia Magnolista, aquela dos q veneram o colunista e negam o genocÃdio em Gaza. Quem não tem argumento critica vÃrgulas.
Rives passos , o conflito não é entre palestinos e judeus. O problema são os sionistas.
Você escolhe as virgulas ou os "mas,mais" para tentar ridicularizar quem discorda de seu pensamento. Tática antiga de gente desonesta intelectualmente, tal como Magnólia! Desqualificar aquele que pensa de forma diversa. Paz a Israelenses e Palestinos!
Sra maidel , Enquanto a senhora está horrorizada com as vÃrgulas que não estão sendo enfiadas da maneira correta , a limpeza étnica e o roubo de terras do povo P continua a todo vapor.
Como é triste ver alguém defender a eliminação da vida de mais de 10 mil crianças, mais mil mutiladas segundo a Cruz Vermelha, só porque são os seus que cometem as atrocidades.
Nesse artigo raso, além de toda a sua amargura habitual contra os movimentos identitários, Demétrio demonstra claramente desconhecer o marxismo, a social-democracia e os movimentos decoloniais, produzindo uma sÃntese que não liga alhos com bugalhos. É uma nódoa triste que mancha todo sábado e com todo ressentimento as páginas desse jornal que um dia já foi bom. Foi mesmo?
Moderadores, queria dizer que me fez mal ler essa hipocrisia toda, que passa pano para o sofrimento humano em estado puro. Não entendo como esse tipo persiste apesar de tanto obscurantismo. Dá para moderar por favor?
Mulher adulta não consegue ler opiniões das quais discorda e exige a tutela de outros para que eles decidam o que ela pode ou não ler sem ''passar mal''. Seria trágico se não fosse simplesmente patético.
É a mais pura verdade cara Dannielle , parece que as pessoas perderam sua dignidade, sensibilidade e humanismo . Lamentável .
Magnoli é igual ao Bolsonaro. Tudo que não é a favor de Bolsonaro é comunista, tudo que não é ideia de Magnoli esquerdismo.
... tudo que não é ideia de Magnoli é esquerdismo.
é verdade Sr Jonas , tanta insensibilidade por parte desse sujeito é de dar nojo . Também fui .
Emendando e/ou remendando o texto recomendo ler Diário de Guantanamo ou ver o filme O Mauritano.
Lúcido, lógico e preciso. Excelente artigo de um dos melhores jornalistas do Brasil.
A Foice em ação contra is comentários do João..
Leia-se : os
O mesmo erro - a miopia cinica. Todos os degeitos, todos os equÃvocos, estão de um lado , o que ele condena. Não há méritos históricos nos paÃses que floresceram à sombra das ideias coletivistas, para ele. Só o capitalismo redime. Só os coletivistas são tolos ou erram. Nem a China presta, não é mesmo? Tsk, tsk!
É tão triste ver um homem que deveria ter uma clareza das coisas. Escrever e falar como se fosse afetado pela afasia de Wernicke. Ou ainda a afasia filosófica que traduz bem a significação de seu texto. Lembro uma discussão sobre as cotas que não trazia nenhum representante negro que foi ato vergonhoso como este texto.
Afasia dos sem coração
Sugiro ler 'O Essencial Chomsky' aperta o nó que ata linguagem, liberdade e luta, d Mario Sergio Conti, nesta Folha. Ainda há juÃzes em Berlin, digo, Ainda há jornalistas com empatia na Folha SP. Comparem.
Nem parece que era dirigente do ME na FFLCH. Você, Demétrio, genuflectido ao liberalismo, ao ocidentalismo e à mÃdia conservadora brasileira, não chega ao rés dos pés do tamanho polÃtico, cientÃfico e filosófico do marxismo. Seu anticomunismo e sionismo merecem a lata de lixo da História. Vergonha!
Todos os anos no dia 3 de maio a UNESCO comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Me lembrei que mais de cem jornalistas "perderam a vida" tentando relatar os acontecimentos em uma certa faixa de terra no Oriente Médio.
Adianta comentar? O que esses artigos do Magnoli merecem, a Folha nunca publicaria. Defender genocÃdio e colonialismo pode, claro. Se a população sendo exterminada, que a censura prévia não permite nem dar nome, são seres humanos e tem direito à vida, isso é uma questão a ser "debatida" nesse teatro macabro dos comentaristas liberais.
A única finalidade desses artigos é acusar de antissemitiismo quem ousa criticar o governo de Israel.
Costumo discordar do Demétrio ,mais esse texto foi maravilhoso, foi de uma realidade até angustiante, porque ás imagens que as TVs transmitiam pareciam de um consenso universal daqueles estudantes ,infelizmente tem algo distorcendo o pensar desses jovens(Redes sociais?) Cadê o engajamento de todos ? Será que até entre os jovens essa ultra direita corrompeu ?
Vc me faz lembrar a série de tv "Perdidos no Espaço", mesmo sem ter saÃdo da sua Terra plana.
Magnoli não perde uma oportunidade d associar um movimento pró-vidas d pal es ti nos com o ópio d marxistas. Falacioso. Em nenhum momento d texto Rinoceronte o autor não reconhece 34mil mortes, maioria crianças, adolescente e mulheres, casas destruÃdas, fome, sede, sem remédios, sem hospitais, sem futuro pois o soldados d De us destruiram tudo. Ainda há juÃzes em Berlin, digo, Ainda há estudantes com consciência d Paz e d Vida.
É contra pessoas como Demétrio que os jovens se revoltam. O mundo precisa mudar, Demétrio representa representa bem o que destrói o nosso mundo, que aniquila vidas de milhares de crianças, deixa outras milhares mutiladas em Gaza.
Exato. Demétrio demonstra zero d empatia p com 34mil mortos e sobreviventes, até quanto os Estrelas d David destruÃrem agora Rafa?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > O ópio dos estudantes Voltar
Comente este texto