Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lis P Junqueira Safra

    Derrotamos o Bolsonarismo... Onde?

    Responda
  2. josé SOARES

    O colunista lúcido e fundamentado como sempre .Permito-me acrescentar que o papel da imprensa deve ser primordial em defesa do STF , o que nem sempre ocorre, como este jor nal que constantemente o desmerece.

    Responda
  3. José Cardoso

    Defesa do processo eleitoral sim. Defesa da democracia já é algo muito vago. Pode atrelar o tribunal à disputa partidária. É o caso da afirmação infeliz do Barroso: derrotamos o bolsonarismo.

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Foi o STE que permitiu a lisura do pleito eleitoral. Moraes agiu com presteza para barrar todas as tramoias, todas as tentativas de causar o caos no país, antes e após as eleições.

    Responda
  5. MARCELO RODRIGUES

    Um ponto inicial é muito importante: que os ministros tenham o comportamento extra-muralhas que a ministra Rosa Weber tinha. Ou seja, deixem de serem PAVÕES.

    Responda
  6. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    O protagonismo da Suprema Côrte (STF) é a evidência do enfraquecimento do poder legislativo e de uma sociedade que insiste no descumprimento das leis gerando constantes conflitos. Consequentemente a judicialização generalizada até de demandas passíveis de serem resolvidas por conciliação.

    Responda
  7. João Teixeira de Lima

    Não podemos deixar de reconhecer o trabalho do STF na defesa da democracia. No entanto, só a democracia não enche barriga é preciso olhar para os direitos dos pobres. O que a maioria dos ministros fez com a revisão da vida toda foi falta de respeito com os aposentados do INSS.

    Responda
  8. Nelson de Paula

    Esses poderes estão mais para sobrepeso do que para freios e contrapesos. E note-se que o Congresso vem sendo bem menos relevante na defesa da democracia.

    Responda
  9. Ernesto Pichler

    "Este congresso ... foi eleito pelo povo por voto. Isso se chama democracia". Ora, que democracia é essa? Certamente a relativa. Quem elege não é o povo, mas aqueles que manipulam o povo por meio de poder econômico e domínio dos meios de comunicação. Um povo desinformado não tem capacidade de decisão: quem decide é quem o informa, ou desinforma. É o que estamos vendo hoje com as redes "sociais".

    Responda
  10. Florentino Fernandes Junior

    Este judicialismo ativista e q so tem um lado é uma outra forma de burlar a vontade da maioria

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      A vontade da maioria foi expressa nas urnas. E é ótimo que o Judiciário só tenha um lado: o da democracia contra o fascismo.

  11. Florentino Fernandes Junior

    No passado, alguns nao hostavam fo congressoq foi eleito e entramos numa longa noite de decadas.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      ??? tente rever o que escreve.

  12. Florentino Fernandes Junior

    Este congresso Felipe Braga foi eleito pelo povo por voto. Isso se chama democracia

    Responda
  13. Teófilo de Pinho Andrade

    Alem das questões bem colocadas , o poder judiciário precisa ser justo como um todo , trabalhar e receber como toda classe trabalhadora, e gozar de descanso da mesma forma. Hoje é uma casta privilegiada, irreal.

    Responda
  14. Domingo Viking

    Onde foi parar nossa segurança jurídica? Milhares de aposentados testemunharam a malandragem do atual Presidente do STF e de alguns novos integrantes da Corte visando acabar com a Revisão da Vida Toda.

    Responda
  15. PAULO CURY

    a mulher de César não basta ser honesta

    Responda
  16. PAULO CURY

    penso que defender a República seria mais produtivo que defender a democracia muitos dos problemas enfrentados tem mais a ver com não sermos republicanos do que não sermos democratas

    Responda
  17. PAULO CURY

    ser contra o sistema atual não significa apoiar ditaduras, mas está história de defesa da democracia já cansou, pergunta para o cara que está catando papelão se ele acha que a democracia foi abalada Está história de defesa da democracia é para um grupo de privilegiados, sendo que alguns ainda admiram ortega, maduro e outros fantoches

    Responda
  18. Florentino Fernandes Junior

    Deixem o congresso legislar. Parem vom a revanche politica.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Esse Congresso podre? Onde querem proibir o casamento igualitário e obrigar uma mulher estuprada a ter o filho?

  19. Florentino Fernandes Junior

    Poize. Falta contençao. Cassaçao moro, seif, votaçao sabesp, porte de drogas, saidinhas, aborto

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Sim, citou coisas necessárias.