Laura Machado > Programa Pé-de-Meia: obrigada pela bolsa, mas e a escola? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Continuam a remendar a educação. Precisamos de boas escolas, equipada, bons professores reciclados constantemente, bons salários, bons recursos didáticos, para atrair os jovens. Se a escola for atraente, os jovens sentem um proposito e vão. Só falta "guaribar" nossas pobres industrias, atrasadas, desmontadas e sucateada, para dar emprego para estes jovens.
"Adote uma escola/sala de ensino médio" tá aà uma boa campanha para as empresas, principalmente para as que querem porque querem isenções e benefÃcios.
De onde vem o dinheiro?
Do nosso bolso, oras....
O programa é bem vindo. Mas não é definitivo pois a evasão é complexo e multifatorial. Não acho suficiente olhar só para o Ensino Médio. O problema precisa ser "atacado" na raiz. E a raiz é na alfabetização e no letramento, passando por uma atenção social ao contexto familiar a que as crianças e adolescentes estão inseridos. E isso, não se resolve só com bolsa. Mas bolsa da visibilidade, né? É isso o que se quer.
Nossos alunos deveriam ter a disposição cursos profissionalizantes durante o ensino médio, panificação, técnicos em diversas áreas (serviços, industrial agrÃcola e tecnologia) , dar a carta de motorista, em regiões portuárias cursos de empilhadeira, maquinistas , no campo, operador de empilhadeira, enfim fazer com que a maioria chegue ao mercado de trabalho e seja absorvido imediatamente pelo mercado. O erro é encaminhar todos ao ensino superior.
Professora-mestre, quais medidas práticas e viáveis você propõe para que aumentemos a qualidade da educação pública?
É o que o artigo pergunta. A resposta cabe aos polÃticos, que são eleitos para propor soluções.
Programa compra voto esse deveria ser o nome
E i aluno? Tá estudando direitinho? Prestando atenção as aulas? comparecendo? Tirando bias notas?
Acho que a coluna teve a credibilidade comprometida quando escolheu a conjunção adversativa "mas": além de não haver contraste lógico entre as ideias, não há nem uma indicação do simulador do Centro de Evidências da Educação Integral do Insper que sugira que o impacto da melhora da educação seja maior/menor que a da bolsa. Saiu como uma magra conclusão de "quanto melhor a educação, melhor." Quem discordaria?
Bolsa compra voto. Nada a ver com melhora na educação. Chama o Hadade ,incompetente ministro da educação do PT que fez o Brasil passar vergonha no PISA.
Mais um programa eleitoreiro inventado pela esquerda.
Pt e educação não combina. Perde eleitor! O presidengue mesmo disse!!!
O detalhe é que o ensino médio é de competência prioritária dos governos estaduais, e cada um age a seu gosto ou polÃtico dominante. SP, por exemplo, vem numa batida de entregar toda o processo ensino-aprendizagem para as big techs, inteligência artificial e conglomerados privados - uma robotização frenética que tira totalmente o foco da relação humana professor-aluno, a relação que de fato gera qualidade de aprendizagem.
Falou tudo.
Aà vai depender dos estados e municÃpios q, pelo q sei, são os responsáveis pela aplicação da educação nos estados e municÃpios.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Laura Machado > Programa Pé-de-Meia: obrigada pela bolsa, mas e a escola? Voltar
Comente este texto