Ilustríssima > PT virou unidade de política pacificadora, diz Pedro Arantes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E Trump chegando vamos aguardar
Como se não bastasse a esquerda manda para USA deputados que viraram chacota.. O deputado que os atendeu deu para Trump responder. Ficou bonito.
Impressionante como todo mundo tem todo tipo de receita crÃtica pra esquerda dita institucionalizada, como se vivessem planando no mundo sublunar e não tivesse nada a ver com o que passamos. Estivemos à beira de um colapso com o a turma do Bozo fascistóide e o sujeito vem do alto da sua cátedra de professor com emprego estável ( impressionante o silêncio medroso dessa esquerda dita radical durante os anos Bozo) blasfemar contra a esquerda dita institucionalizada, que nos salvou do abismo.
E se fôssemos depender dessa esquerda radical estávamos lascados, todos enca ga ça dos e bem silenciosos nesses anos Bozo, tentando salvar sua pele. E o Alexandre de Moraes, goste-se ou não dele , foi um dos poucos que enfrentou de peito aberto o golpismo diário da extrema direita bozoide.
Contra ou a favor d'O Sistema é coisa de rebelde sem causa, o que não é exclusivo da esquerda ou da direita. Teve O Mecanismo da Netflix também, uma paródia d'O Sistema. Agora, não existe governo da desordem e serão as instituições, como o STF, que protegerão o governo constituÃdo da baderna, da direita ou da esquerda. É possÃvel fazer uma oposição, não irresponsável, afirmando que o governo não avança o que poderia mas corre o risco de, se tomar o poder, descobrir que estava errado.
E a descoberta de que estava errado pode ser trágica, levando ao retrocesso, como no caso de Dilma Rousseff.
Por essas e por outras a esquerda já era. Precisa se reinventar para servir de contraponto aos excessos da direita, que circunstancialmente é quem tem mais ressonância.
Kkkkkkkk.Politica pacificadora só se for entre. milicianos.
Etraficanteskkkk.
A esquerda institucionalizada brasileira está desconectada das bases populares e não envolvida na construção de lutas sociais nos espaços em que o povo está. É uma esquerda que está mais focada nos corredores do poder e distanciada das demandas populares. Ela faz parte de uma elite polÃtica, preocupada mais com os jogos institucionais e a burocracia do que com a participação ativa nas mobilizações populares e no diálogo direto com a sociedade. Mano Brown já havia feito esse alerta lá atrás.
Parte da esquerda habita os corredores do poder, num governo de esquerda, e outra parte esta envolvida com os movimentos sociais, como sempre. Vários movimentos sociais hoje contém suas reivindicações para dar fôlego a um governo que consideram aliado. Eles sabem que alcançar a presidência não lhes permite avançar sem limites. Aliás, essa é uma ilusão própria do sistema presidencialistas, que convence aos ingênuos e é usada pela oposição.
Em resumo, essa tal de esquerda brasileira desde Prestes foi criada pela Direita e sempre foi dirigida pela Centro Direita por isso nunca teve Planos, é fajuta e golpista usando a baixÃssima cultura brasileira para, hora ou outra, se lucupletar no Poder por isso é corrupta.
Quanta baboseira. Leia o comentário do Alexandre, logo acima, e se esforce p entender
A esquerda a décadas perdeu suas agendas históricas. Hoje não chega a ser nem sombra do que a definiu enquanto movimento trabalhista, onde de fato nasceu. Seu objetivo restringe-se em sobreviver como punhado de partidos que lutam pelo poder, assim como a direita, que no final das contas acabam se igualando em defesa de agendas. Agendas de poder, impunidade e capital para uso próprio. E o povo? Fica onde sempre esteve, nos currais eleitorais sustentando essa fake news chamada democracia.
De direita ou esquerda nosso sistema polÃtico está falido, sem falar pelo resto do mundo. Se não houver uma mudança radical na distribuição do trabalho, do respeito a natureza e das oportunidades vamos todos acabar ilhados e ou tostados nesse planeta.
Entendo a visão, só acho que muitos na esquerda crÃtica ao governo se esquecem das lições só século passado. Barrar o fascismo tem prioridade, caso deixe instalar o fascismo no governo, já sabemos o resultado e o custo, não só nas liberdades, em vidas também.
Some 2,5 bilhões que os procuradores e juÃzes usariam para fundo eleitoral. Corrupção o paÃs tem, perderam a chance de combater por motivos polÃticos. O que eles elegeram por acaso deu fim na operação.
Hercilio, se vc realmente acredita na falácia de que a Lava Jato foi uma armação dos diversos juizes e desembargadores de todas as instancias, mesmo tendo bilhões de reais devolvidos por puma arte da quadrilha, então não posso fazer nada. Cego é aquele que não quer ver.
Chamar o fascismo de populismo é a novo jeito de não o identificar e justificar dar crédito, até voto a ele.
Zuppo parou no tempo. Quem autorizou prender? Mudou entendimento apenas para o caso de Lula e voltou atrás logo a seguir? A lava jato tinha objetivos eleitorais comprovados. Usou a disputa polÃtica para mudar o que não se conseguia na urna. Deu errado, essa é a história. A última instância após anos por pressão pública resultado de ações extra justiça, entendeu o que era, a armação foi desmascarada. O mundo paralelo não dá conta da realidade, por isso criou uma alternativa onde recusa eleição.
Hercilio, então vc classifica o STF como facista, pois estão praticando o autoritarismo escandaloso e já nos deram um grande golpe: soltaram um crimomoso condenado em todas as instâncias e o colocaram na presidência. Quer maior golpismo do que esse?
Os apoiadores do ex-presidente não são fascistas. Nunca houve um partido fascista no Brasil. Nem o integralismo do PlÃnio Salgado era fascista. Essa pecha é risÃvel até para mim que detesto o bolsonarismo. I que tivemos e com sobra foram ditadores populistas cruéis. Nada mais!
Newton, bolsonarismo é fascismo. O fato de não ter feito o que outros fizeram porque não teve chance muda as ideias? Ou devemos deixar fazer pra dizer que é? Já vi até nessas páginas dizer que não pode chamar de autoritário porque não deu golpe ainda.. porque não deu né.
Utilizar a palavra fascista com tanta leviandade, querendo forçar uma classificação tão longe da nossa realidade, é um grande desrespeito à s vÃtimas do real facismo que o mundo assistiu.
É bobagem o que o fascismo faz? Só para os defensores da violência como método.
Quanta bobagem!
Bandeiras da esquerda brazuca atual: aborto, marco tenoiral, casamento gay, cotas raciais,creditos do BB para o MST! Bandeiras da direita: apoio a garinpo ilefal, desmataneto, armanento da população, governo evangélico, apoio a pistolagem e a milicias, isenções de impostos a igrejas, fazendeiros , regularizacai das fake, etc.
A tese do livro é perfeita; vou dar um conselho de graça para esta turma da extrema direita: - leiam Gramsci e Laclau (com nariz tampado; não é difÃcil - coisa de sexta série - na verdade é pueril), substitua a moral pequena marxista pela moral pequena protestante; substitua luta de classe por ética liberal do trabalho - coaching (ambas são vias salvÃficas e de sentido), desloque o ódio as elites, pelo ódio a opressão estatal das liberdades individuais. Eu quero é que pegue fogo macacada.
Quanta bobagem
Concordo com toda essa visão. A esquerda envelheceu e hoje a revolução com a execução dos poderosos, é o sonho da direita. A esquerda quer "preservar as instituições", o que sempre foi o discurso do conservadorismo. E mais ainda, passar pano pros abusos do Moraes é um erro que vai custar caro quando o pêndulo balançar de novo. Excelente Pedro.
Exatamente!
E o pior de tudo é que quando a esquerda chega ao poder, vide o caso do PT baiano, os companheiros de primeiro hora, como os servidores públicos, são deixados de lado ou são manipulados para dar lugar às novas relações com as elites locais de cada cidade/região. Os governadores Wagner, Rui Costa e Jerônimo desprezaram e despreza (no caso do último) o apoio desse setor dos trabalhadores. Muitos servidores estão se tornando direitistas por conta do abandono do PT à esta categoria. Vai vendo...
É só ver a Greve dos Servidores da Rede federal de Educação (1 mês), é pedido apenas a recomposição das perdas inflacionária de anos e anos; o governo do PT simplesmente ignora as categorias, trata o servidor como cachorro, enquanto atende aos interesses do Centrão. Ora, Ignorar por ignorar os servidores, a direita faz o mesmo; resultado: cada vez mais servidores passam a se tornar de direita (e com razão) ou simplesmente não votará mais no PT.
A esquerda pode até vir a entender o punitivismo de Moraes e STF. O que a esquerda jamais entenderá, na verdade ela finge não entender, é que o STF está infestado de protetores de corruptos poderosos e atua fortemente em prol da impunidade. Por que a esquerda finge não entender? Porque ela se beneficia muito disso. Basta lembrar que José Dirceu foi condenado em 3 instâncias no Petrolão e ainda está solto (com o atual STF é impossÃvel que seja preso). Lula teve as suas condenações anuladas.
Pedro Arantes é mais um iliberal predicando contra a as instituições da democracia representativa ocidental. Prega exatamente o discurso que serve aos movimentos extremistas-autoritários. Parece haver zero de argumentação dele baseada em teorias institucionalistas. Só manés caem nesse tipo de discurso.
O movimento da extrema direita no caso brasileiro que levou a alcunha de bolsonarismo é o mesmo movimento que ascendeu ao Governo Javier Miley um caricato de politico! Esse movimento é internacional iniciado por Steve Bannon ! O neo-liberalismo tbem virou opção da esquerda dita liberal , O MST, A RB, estão na corrente da esquerda socialista e do nacionalismo revolucionario! ImpossÃvel conter hoje o avanço dos BRICS, o mundo multipolar pois a hegemonia capitalista ocidental finda!
O PT é o partido da situação. Uma elite que aprendeu a receita para chegar ao poder e, principalmente, como lá permanecer. Eu gostaria muito de votar na esquerda, mas uma esquerda transformadora, inteligente, revolucionária e combativa. Estou esperando ela aparecer.
PT unidade pacificadora!!! Só pode ser piada e de mal gosto. A história mostra ser uma gangue travestida de partido polÃtico de esquerda.
A esquerda só teve sucesso eleitoral e pode se manter no poder ao mimetizar os métodos dos coronéis da direita, criando seus próprios currais eleitorais. Hoje, seus militantes, gordos de acesso aos cofres públicos, são apenas identitários histéricos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > PT virou unidade de política pacificadora, diz Pedro Arantes Voltar
Comente este texto