Marcelo Leite > Com o que sonham drosófilas? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mudou o preço do dólar!
Num curso de biologia q um aluno fez envolvendo drosófilas, que se multiplicavam exponencialmente, o mesmo nao teve coragem de mata-las depois do experimento. Sei q sao moscas simples, mas perdemos a ligacao com a natureza desviados p/ condicionamento nosso pela tecnologia que, ao inves de ajudar, contribue cafa vez mais para o isolamento do ser humano
Essa área entre a fisiologia e a psicologia animal é um assunto que pode ser, mesmo para os leigos, extremamente interessante. E com reflexões e implicações cruciais para nosso modo de ser e habitar o planeta. Ampliar nosso interesse e proteção (e especialmente respeito) com a vida de todos os animais que convivemos.
[dezoras da matina, dona Rebeca, e a� Não falta mêmo pessoal na moderação, jura?]
"podem ter alguma consciência" Expressão insossa e inócua. Mero desejo dos cientistas cognitivos e do articulista. Seria melhor ter ficado calado. Mais feliz foi Wittgenstein na proposição "Se um leão pudesse falar, não o entenderÃamos." O Senhor Jesus deu sua vida para salvar a humanidade, não os bichos. "Mateus 10: 29 Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. [...] 31 Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos."
Sra. Audrey, o Sr. Felipe, em comentário abaixo, mencionou Deus. Nenhuma censura. Se eu o faço vem o repúdio? Intolerância religiosa é crime (Lei nº 7.716/1989). A Declaração Universal dos Direitos Humanos também protege todas as crenças. Infelizmente, muitos ainda não atingiram tal patamar civilizatório.
Luiz Fernando, somos todos criaturas de Deus, é verdade. Mas há uma hierarquia: o homem ocupa o topo. E o Senhor Deus se preocupa com todos os seres vivos: "Salmos 50:10 Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. 11 Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo. [...] Mateus 6: 26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?"
A conversa ia muito bem, entre a lógica, a biologia, a filosofia, até que apareceu alguém brandindo religião e os infalÃveis versÃculos de um livro apócrifo, cheio de violência de todos os tipos.
Mas não somos e não são todos criaturas de Deus?! Até as plantas?!
[Mas que Herda! Sençura, tava tudo indo tão bem que eu deveria ter desconfiado: a mais reflexiva e inocente das mensagens, seria sençurada. Batata. Podre, aliás. Que catso.]
Eita, Marcelo, não é que ao ler o tÃtulo do artigo me veio imediatamente o "ovelhas elétricas"? Quando vejo, tá lá, de cara. Da mesma forma precária que o policial queria que seus vizinhos não soubessem de sua ovelha feique, nós, humanos, desejamos uma singularidade que nos distingua do resto da animália. E talvez não haja. É o terror, porque não haveria mais justificativa para nossa selvageria com as demais espécies. Como fica a bÃbria, que "autoriza" um trato utilitarista das demais vidas?
Serviço de Utilidade Pública: o verbo distinguir conjugado no presente do subjuntivo é "que nos *distinga* do resto da animália.", não a forma "distingua."
Amigo Marcos Benassi, você está certo.
Não somos e não são todos criaturas de Deus?! Até as plantas?
Minha gata de estimação é muito superior a pessoas como Bolsonaro. Os animais têm mais pureza perante Deus do que nós!
Sonham em não se tornar armas enxame através da aplicação de nano robôs em suas partes. Se tem algum grau de pré consciência ou formam algum tipo de consciência coletiva precisam ser de alguma forma protegidos. A ciência não é neutra e muitos cientistas sabem do uso de suas descobertas para fins não cientÃficos. Por isso acredito que a declaração do estudo seja uma forma de dar algum lastro de proteção aos insetos ou dos usos que podem ser feito deles.
A espécie humana é um tumor maligno que corrói a Terra. É ridÃculo o quanto temos de usar da nossa "inteligência" para encontrar soluções para problemas que nós mesmos trouxemos ao planeta... feliz da Terra o dia em que não houver mais nenhum humano.
Só existe pensamento, consciência e inconsciente nos seres falantes. O animal, por participar desse nosso linguajar, desconhece sua finitude, não sabe que vai morrer um dia.
E pensar que eu consegui viver até hoje sem saber disso!
Eu não tenho dúvida de que plantas são sencientes. Quanto às drosófilas, sonham com bananas. De preferência a nanica.
Quanto o assunto escolhido pelo cronista fica fora da politica, ideologia e meras opiniões, há poucos comentários. Isso num jornal supostamente q atrai gente com alguma formação superior e para além d analfabetismo funcional. Agradeço ao Marcelo Leite pela contribuição à pesquisa cientÃfica, e por desintoxicar nossas leituras polarizadas.
ditthi
Sonham com bananas
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Leite > Com o que sonham drosófilas? Voltar
Comente este texto