Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    Perfeito

    Responda
  2. José Luvercy Rodrigues

    Joel, cada vez menor

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      E quando teve estatura intelectual?

    2. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Achei aquela um tanto quanto...dis si mu la da. Ele quer isso mesmo: acumular forças para tomar o poder seja lá como for.

  3. Maria Lopes

    Posso até entender, não, entender não é possível, mas posso desculpar quem votou no estrupício em dezoito mas jamais, repito, jamais, desculpar ou perdoar quem votou nesse estupor novamente x não dá. Esses são irrecuperáveis, nem Freud.

    Responda
  4. Maria Lopes

    Excelente, aplaudo.

    Responda
  5. Joaquim Rocha

    Jo el é, com o perdão da palavra e com o perdão a família equus asinus, um jum ento. Precisa de trata mento psicológico. É uma verg onha ao jornalismo sério e competente.

    Responda
    1. José Antônio Fernandez Souto

      Cara seu comentário é absurdo e cheio de ódio. Não sei como vc não percebe isso.

    2. Lizia Helena Nagel

      A minha questão é para a Folha de São Paulo: em que consiste a qualidade da exposição de Joaquim Rocha que os censores do jornal consideraram conveniente para sua publicização?

  6. Vilarino Escobar da Costa

    Primeiro , a elites nunca simpatizaram com democracia , que sempre lhes foi imposta . Segundo , bolsonarismo moderado é a maior falácia do mundo . É uma antítese. Jamais bolsonaro será moderado, isto não combina com seu caráter militar-ditatorial , não combina com sua misoginia, seu machismo de quartel , seus preconceitos contra homosexuais e negros! Nem combina com seus valores representados por deus , pátria e Família, que sempre foram slogans de grupos fazistóides !

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    Bravo joel. Nao concordo com muita coisa q vc escreve, mas nessa vc mexeu com o redbanho. Indignadas

    Responda
    1. Jose Souza

      Desculpa flor. Dei um de acordo no seu comentário sem querer. Estamos anos luz distantes em posicionamento moral e ético.

    2. Joao Cellos

      Uai!? Mas se você concorda com o joel você também acha que o lugar dos bolsonaristas "imoderados" é na latrina. É isso mesmo?

    3. Maria Lopes

      Se vc apoia alguém ou algo, não é bom sinal. Foi péssimo para o Joel.

    4. Claudio Luiz da Cunha

      Perdeu mané

  8. Florentino Fernandes Junior

    Vejam a convergencia, celsinho, flavia e renato terra. Vao aparecer outros. Esq unida. Receberam a pauta?

    Responda
  9. Florentino Fernandes Junior

    Celsinho, manera a birita, essa da ereçao pensando em ulstra , so pode ser pelo efeito etilico

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      Tu só é capaz de fazer comentários infantis?

  10. Antonio Catigero Oliveira

    A maior característica do bolsonarismo é o ataque às instituições e à democracia. Portanto, quem preza por seus direitos de cidadão, não deveria ter as ideias bolsonaristas, mesmo sendo de direita. E não confundam defensores da democracia com eleitores de esquerda, pois não é preciso ser esquerdista para defender nossos direitos de cidadão.

    Responda
  11. Florentino Fernandes Junior

    Celsinho pregando para o tarcisio e o caiado um mea culpa q o pt nunca fez com a corrupçao

    Responda
  12. Gilberto Rosa

    O Celso foi bem moderado, mas o Joel não chega a ser culto, mas não é ignorante, é pau mandado mesmo, sempre foi, por isto tem espaço na Folha, que já teve até Kim como colunista. Joel está ai pra defender os interesses de nossa parasitária elite do atraso e sua privatizações por bananas e joias, os maiores juros do mundo, desonerações e tudo mais.

    Responda
  13. Ricardo Candido de Araujo

    A tese de Joel Pinheiro parte de pressuposto absolutamente falso, que há ou já houve no Brasil uma direita "democrática". Tal nunca houve, pois a direita brasileira jamais se furtou de montar o cavalo do golpe quando este passou, e isso quando não o encilhava para os executores diretos dos golpes. Direita democrática brasileira está no mesmo nível de realidade do Saci, Boitatá, Caipora, etc...

    Responda
    1. carlos cardillo

      É isso. A direita brasileira acha que o assunto "política" não é com eles. Se darão bem num governo de esquerda e melhor ainda apoiando um de direita, que lhe concederá direitos para fazerem o que quiserem, desde que apoiem o governo de turno. É "bater" carteira o tempo todo, com raras exceções.

  14. Francisco Neto

    Não existe bolsonarismo moderado, quem quiser ser moderado que largue o bolsonarismo e vá para a direita moderada.

    Responda
    1. Eduardo Aquino

      Já passou da hora desse homem jair embora e deixar o Brasil em paz. Fez um péssimo governo, custou a ter ministro da educação e da saúde. O do meio ambiente era promotor da destruição ambiental. Colocou um general em uma pandemia em vez de um médico. Deu recados claros para destruirem e contaminarem a amazônia com mercúrio... Chega ! Quer normalizar a mentira junto com o Musk, o ódio e o golpe. Bolsonaro, vá pescar e deixe as baleias e o Brasil em paz !

  15. Katya Kozicki

    Excelente! O título do texto de Joel Pinheiro Fonseca me chamou a atenção pois não acredito ser possível "bolsonaristas moderados". Se é bolsonarista não é moderado. A análise de de Celso R. Barros é certeira.

    Responda
  16. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Xandão, ninguém aguenta mais tanta palha assada.

    Responda
  17. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Só a cadeia resolve esta insanidade generalizada.

    Responda
  18. Ricardo Knudsen

    A mediocridade intelectual de Joel Pinheiro exposta, particularmente sua hipocrisia qdo ajudou a eleger o Bozo ao demonizar a opção democrática, q era o Haddad. Como deixa claro o colunista, direita democrática não é o mesmo q bozismo moderado. Bozismo é golpismo e truculência, a suposta moderação é teatro.

    Responda
  19. julio alves

    Temos que admitir que a m que joelzinho escreveu mexeu, não só com os leitores, mas com seus colegas colunistas da Falha! Esse é o terceiro artigo ex cullam bando Joel. Bem mais moderado que os dois outros, mas não menos indignado. Será que não poderia ser um sinal para a Folha tentar se redimir diante dos assinantes e correr com eses colunistas mequetrefes se uma vez? O vai continuar na busca de ser um Estadão?

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Difícil de acontecer. O jornal é também um negócio. Sua veia é liberal , assim como o Joel, que certamente traz anunciantes. Enfim uma relação conveniente.

    2. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Pois é justamente tentando ser um Estadão que a Folha poderá ser levada a sério novamente. O que não sei é se bozonianos, adeptos da informação por redes sociais, tem formação e conhecimento para entender o que estou querendo dizer.

  20. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Excelente artigo! Lúcido.

    Responda
  21. André Costantin

    Essa obra-prima do bolsonarismo moderado merece uma placa de bronze na recepção do jornal.

    Responda
  22. Leandro Junqueira

    Excelente, Clóvis. Acho que Joel ainda sofre de um certo espírito Jovem Pan, ingênuo e superficial, incentivando, com ares de democrático, o Bolsonarismo que é essencialmente golpista e incontrolável e nada, NADA, moderado.

    Responda
  23. Eduardo Barros Mariutti

    Excelente.

    Responda
  24. Fatima Marinho

    Muito bem. Lembro de um jornal que publicou em editorial que os dois candidatos estavam no campo democrático.

    Responda