Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Alberto Wolpert

    A esquerda agradece e acende vela, para que isso continue. Os cães ladram e a caravana passa. Os jovens que sabem pensar, não enxergam ideologia. Vêem fatos, e exemplos escancarados a sua frente. Na visão deles, votar errado não é fracasso. Apenas estágio de aprendizado.

    Responda
  2. Alex Sgobin

    Por isso mesmo o bolsonarismo e o fascismo do qual se reveste devem ser arruinados sem pejo, para que um mínimo de civilidade volte a existir no debate político.

    Responda
  3. Berenice Gaspar de Gouveia

    A direita nunca teve pudores de apoiar e se submeter aos extremistas para barrar qualquer avanço progressista. Foi assim no Estado Novo, em 64, com o Collor, nas conspirações contra a Dilma e com o Inelegível. Está ligada de forma umbilical e inseparável ao extremismo e o sectarismo dessa corrente

    Responda
  4. jose prado

    Mas nesse cálculo tbem tem que entrar " verbas*. Muiras verbas! Caso contrário nada feito! E inelegível, a verba, estará em outras mãos! Aí entram is presidentes da Câmara e do Senado, que são os is donos do orçamento! E as urnas pedem verbas!

    Responda
  5. Francisco José Bezerra de Menezes

    Bolsonarista moderado só se for na cadeia.

    Responda
  6. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    A interdição foi contra todos que poderia, em algum momento, tirar-lhe o protagonismo absoluto. Atropelou todos não importando se próximo ou não, nem o vice foi poupado. De estilo reacionário autoritário elegeu seus inimigos a serem derrotados que o impediam de governar. Estopim aceso eclodiu a ira vingativa dormente em parte da sociedade como nunca visto antes, aumentado seu poderio ofensivo, inclusive a tentativa do golpe. Engana-se quem pensar em ganhar seu legado eleitoral.

    Responda
  7. Felipe Araújo Braga

    É muito ruim o fato de que não apenas o Bolsonarismo de extrema-direita concentre a maior parte da direita. Mas o fato de que os liberais de centro direita (e mesmo os conservadores) no Brasil sejam apenas bolsonaristas com bons modos. Não tardaram a apoiar Bolsonaro pra tirar o PT. Não querem que o filho da empregada vá para a universidade, não querem que o Uber vire empreendedor, não querem que seus privilégios sejam compartilhados, querem que o povo permaneça onde está!

    Responda
  8. Bruno Dias

    A tal da direita democrática é um delírio que só existe na bolha dos Boghossians e Pinheiros da Fonseca da vida. Existem fascistas escancarados e fascistas enrustidos, só isso. Mas a ideia, no fundo, é sempre a mesma: quem é diferente do cidadão de bem cristão tem que morrer ou ser escravizado.

    Responda
  9. Francisco Ferreira

    O grande fato verdadeiro é que de fato a direita moderada nunca existiu no Brasil e o fenômeno do bolsonarismo apenas jogou na luz o que sempre existiu, um eleitor reacionário e extremista, e estamos bem longe de "moderar" esse eleitorado.

    Responda
    1. Bruno Andreoni

      A direita moderada sempre existiu, é *a maioria da população* e não tem o hábito de se manifestar. O bolsonarismo faz barulho, como aliás a esquerda. Não esquecer que o fim da hiperinflação e o resgate da falência em que o país estava nos anos 80 e princípio dos anos 90 foi feito pela direita moderada de Pedro Malan, Armínio Fraga, Gustavo Franco, Edmar Bacha e outros, liderados por um presidente da esquerda moderada.

  10. Nelson de Paula

    Extrema direita e extrema esquerda pressupõe governos autoritários, suas pautas não cabem num mundo democrático.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      A esquerda joga o jogo democrático, já a extrema direita se encontra fora desse jogo, daí não haver comparação. A esquerda vence as eleições no voto, nunca tentou dar um golpe de estado.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Até por isso mesmo no Brasil se enfrentam a extrema direita e a esquerda.

    3. Nelson de Paula

      para os que ligam para a gramática: pressupõem

  11. Ney Fernando

    "Anular a ameaça de concorrentes internos". Mais um ponto em comum entre Lula e bolsonaro.

    Responda
  12. Ricardo Candido de Araujo

    A direita brasileira sempre foi, antes de tudo, adepta do golpismo. Jamais deixou de se locupletar de um golpe, quando não ajudou a arquiteta-lo. Direita "democrática" no Brasil só existiu nas raras vezes em que foi conveniente à ela se dizer limpa, pois sempre foi mais suja que poleiro de galinheiro. O inelegível apenas a desnudou de vez.

    Responda
  13. Alberto Melis Bianconi

    "Forças hegemônicas só têm incentivos para buscar moderação quando percebem que perderam a capacidade de alcançar maiorias". Em outras palavras, a direita somente é moderada quando estivar fraca e na oposição. Mas que raios é isso de direita moderada? Importa saber se é democrática. Se ela escolhe apoiar uma liderança antidemocrática, antes de uma esquerda democrática, não é democrática. Simples! Não tem como esconder a desfaçatez se o objetivo é normalizar Bolsonaro.

    Responda
  14. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Como na economia todo mundo faz a mesma coisa, hoje o que diferencia direita e esquerda é a tal de pauta de costumes. Nessa a esquerda perda feio, porque as camadas populares veem nos costumes uma âncora onde podem apoiar-se.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      E haja retrocesso! Procurem se informar melhor sobre o governo Lula. Além da reconstrução do país, de estar acertando as dividas deixadas por Bolsonaro, as melhorias estão aí, visíveis, palpáveis. Trata-se do Partido dos Trabalhadores e não do Partido do Mercado Financeiro.

    2. Felipe Araújo Braga

      As camadas populares não têm educação e por isso são escravizadas.

  15. ADONAY ANTHONY EVANS

    Realizações do Governo Bozzo. Nas eleiçóes de 18, o Propheta prometeu a seu povo escolhido, destruir a Esquerda. Até, de cima de um caminhão, simulou uma metralhadora atirando na Esquerda, sob o riso e a baba da plebe em gôzo bozzo. Não destruiu a Esquerda, ao contrário, a colocou de novo na cadeira , e lhe deu a Bic e o Diário Oficial. Mas destruiu a Direita. Aquela Direita, conservadora, mas civiizada, padrãoMesquitas, não existe mais. Em seu lugar, os PLdeturpados, e o Pastor Silas Malafaia.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Eu desconfio que essa civilidade toda não seja muito mais que comportamento convencional, polido. Até por isso mesmo some rapidamente em momentos de estresse, como os protagonizados por Bolsonaro.

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, boa descrição do reinado d'elrey seBozo 1 do Filhadaputistão e seus incríveis resultados, Adonay. Co'didoido.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Parabéns Jair

  16. MARCO ANTONIO POLISELI

    Que medo do Bozo hein. E o extremismo do Lule e o pt? Ninguém vê?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Felipe, PT atrasadinho no que diz respeito à economia? E as reformas programadas e uma melhora considerável. Não faz mais devido a um congresso, em sua maioria, ser de extrema direita. Só se você é um dos milionários da Faria Lima. Uma reforma que não foi produzida e nem proposta por nenhum governo anterior.

    2. Felipe Araújo Braga

      Eu acho o PT meio atrasadinho nas ideias econômicas, mas extremismo? Qual? Pôr o pobre na universidade e melhorar a vida dos trabalhadores?

    3. Marcos Benassi

      Eu lá vou andar de microscópio pelaí? O do Bozo, quase pula no'zóio, com dedinho em riste.

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não. Simplesmente não existe extrema-esquerda. Onde estão propostas de reforma agrária, redistribuição da renda, intervenção estatal na economia, desprivatização de áreas estratégicas? Extremismo de esquerda só nas fantasias bolsonaristas.

    5. Francisco Neto

      Você pode não gostar do Lula, mas ele nunca tentou dar golpe.

  17. Marcos Benassi

    Poi Zé, Bruno, taí boa e Bípede resposta ao textículo indecente do Joel, de uns dias atrás. Bozofrenia é incompatível com moderação - e com outros requisitos da Civilidade, do tipo verdade, cuidado concidadão e respeito à propriedade pública - e o tal "Bozolóide moderado" é uma quimera, uma fantasia lisérgica. Além da "privataria tucana", péssimo legado partidário ao país, a passarinhada também nos lega sua extinção, com o luxuoso auxílio tipos como o Abominável Neves e Engomadória.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caro Alberto, fui até relê-lo, mas mantenho minha percepção: parecem-me posições distintas. Não creio que o articulista "aceite" a violência e o vilipêndio Bozolóides; principalmente, Alberto, não creio que haja Bozofrenia "democrática", isso é uma contradição de raiz. Aliás, nem é questão de crença propriamente, senão de observação: desde a posse (sem contar as múltiplas tretas anteriores) só se viu golpismo, luta contra-democratica e fraude. Não há democracia nos planos Bozô.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Caro Benassi, não vejo muita diferença entre este texto e o de Joel. Esse último, pelo menos, implicitamente, diz aceitar toda a truculência obscurantismo bolsonarista se acompanhado de um compromisso forte com a democracia. Já Bruno parece aceitar bem uma ditadura, com uma polícia sob rédeas curtas. Ambos estão tateando em busca de uma ditadura relativa, por assim dizer.

  18. Anete Araujo Guedes

    Na corrida pela busca de votos de uma extrema-direita fascista, já que os candidatos da direita não mais se sustentam, os possíveis candidatos à presidência disputam o legado de Bolsonaro. Adotam a mesma via da violência policial, da agressividade e da exaltação, sem o mínimo pudor, de um inelegível, que um dia foi eleito, e que será julgado pelos inúmeros crimes cometidos, como a tentativa de demolição do estado de direito.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Desculpe, acho que me expressei mal. Claro que Alckmin e Tabata não fizeram campanha por Bolsonaro, mas sem dúvida compraram a tese do PT organização criminosa lá atrás.

    2. Anete Araujo Guedes

      Nada consta que Alckmin e Tabata tenham feito campanha para Bolsonaro. O inelegível jamais será moderado, conta com o apoio das Forças Armadas. Está aí o risco que corremos. Os coronéis que participaram do golpe, daqui a alguns anos serão promovidos a generais. Os candidatos da extrema direita que se candidatarem, possuem a mesma ideologia, e estarão, em troca do apoio, comprometidos com os militares.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Cara Anete, se o voto for de fato de extrema-direita. então a democracia não tem chance. Bolsonaro foi eleito exaltando os governos militares, mas também afirmando que jogaria dentro das quatro linhas. Só foi eleito porque colou a campanha de que o PT seria uma organização criminosa. Para mim a questão é se a zelite que promoveu essa campanha ainda pode ser tida por democrática. Alguns como Tabata e Alckimin, certamente sim... A direção da FSP, provavelmente não.

  19. carlos campos

    Democracia e bolsonarismo são duas coisas que nunca vão combinar, são antagônicas, assim como esperar empatia, respeito pela opinião contrária, solidariedade de tipos como bolsonaro e seu clã e as se clas , pessoas cheias de ódio e q só espalham preconceitos e mentiras, molas propulsoras do bolsonarismo. Mais uma coluna dedicada ao joelzinho sem noção, q escreve besteiras neste jornal.

    Responda
  20. Sergio Moraes

    Um panaca do MBL escreve bobagem sobre algo inexistente e outros colunistas precisam amenizar. Força, guerreiro. Rs.

    Responda
  21. Fernando Palhares

    O bolsonarismo é antítese da democracia. A polarização é entre democracia × totalitarismo. Ou vcs acreditam que o governo Lula é de esquerda. É sim uma frente ampla democrática de setores da direita à esquerda. Ou acordem para esta realidade ou vamos ter uma ditadura de psicopatas.

    Responda
  22. Hamilton Octavio de Souza

    O Brasil sempre foi dominado pela direita. A direita militar de Deodoro e Floriano. A direita da aristrocacia rural. A direita do baronato do café. A direita dos tubarões da indústria. A direita da Ditadura Vargas. A direita liberal da UDN e do PSD. A direita do golpe de 1964. A direita oligárquica de Sarney e Collor. A direita neoliberal de FHC e Lula. A direita intervencionista de Dilma. A direita constitucionalista de Temer. A direita medieval do Bozo. A direita da aliança venal do lulismo.

    Responda
  23. Antônio João

    Essa liderança narcisística exercida por bolsonaro, tem fundamentos na obediência e na manipulação, e o viés de psicopatia não deixa vir tona as verdadeiras intenções, de caráter obscuras e ruinosas. Sempre que movimentos políticos dessa natureza aconteceram na história as consequências foram desastrosas, também para os protagonistas

    Responda
  24. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    JMB não influenciou nada, o problema é que essas pessoas sempre estiveram aí, somente esperando um louco.

    Responda
  25. CELSO RIBAS

    Mas a "direita moderada" não se cansa de votar na irmãzinha extrema!

    Responda
    1. márcia corrêa

      Verdade! A direita que "se acha moderada" por pouco não elegeu o imoderável. Preferiu votar no extremo sórdido que em uma esquerda para lá de comedida e bem comportada!

    2. Hermes Yaly

      Engano seu; se não fosse a direita moderada, Lula teria perdido para o Bozo.

  26. Tadêu Santos

    INCRÍVEIS SEMELHANÇAS Chegou ontem à Prime Vídeo, o filme "SAYEN A Caçadora", sobre uma empresa que tenta privatizar a ÁGUA em Santiago do Chile, com um plano "terrivel mente corru pto", tal qual fizeram com a SABESP em São Paulo, pelo governador bozonazista Tarcísio de Freitas, do qual foi anulado por uma Juíza Federal. Exemplar lição sobre o adequado uso da água como um recurso natural que deve ser público!

    Responda
  27. Hercilio Silva

    A direita moderada se permitiu ser dominada, adere e é engolida, por acaso o partido republicano nos EUA era o que é? Deixou sem reagir, a extrema direita dominar o partido, fazer outro partido dava trabalho e levava tempo. Aqui também não forma partido e tenta dominar algum, ainda não conseguiu.

    Responda
  28. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Só a cadeia interromperá os pátrio tá rios.

    Responda
    1. Luiz Ferretti

      Discordo. A cadeia fez do Descondenado um perseguido, um tadinho e com " belas" narrativas sem fim na mídia, etc. O Brasileiro é bonzinho.