Muniz Sodre > Comício de Bolsonaro em Copacabana ofereceu registro público de fenômenos patéticos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Que inveja! O Lula nem pagando vai
Em nosso tempo histórico, confundimos os tipos de riso. O único riso que cabe a essa gente é o escárnio, a sátira. Cito isso com base no primeiro comentador italiano da Poética, de Aristóteles, que encerrava num apêndice da sua tradução da obra aristotélica (intitulado "De Ridiculis) que não devemos rir do que causa dor. Por isso, acredito ser preciso diferenciar o tipo de riso porque o ato de simplesmente 'rir' pode gerar simpatia com esse tipo de figura. Certamente, é isso que não queremos.
Muniz Sodré é certamente um dos melhores colunistas da folha na atualidade, que clareza e agudeza de pensamento , com uma escrita de alguém com solida erudição.
José Carlos, deve ser da turma dos nem nem, ligo não. Seu comentário mostra o seu belo nÃvel educacional. Aproveite o inÃcio da semana, pegue sua famÃlia para dar um passeio no campo próximo da sua casa.
Luana, a inveja que vocês sentem do Bolsonaro é quase patológica. Imagine a inveja da esbanja com relação à Michelle? Deve doer
O que beira o patológico é a capacidade de todo bolsonarista em tergiversar. Bolsonaro cometeu um crime: se o general Marco Antônio Freire Gomes não tivesse dado freio à sanha golpista do ex-presidente, viverÃamos agora um estado de excessão.
Bolsonaro não passa de um indigente intelectual que mal sabe articular o pensamento, as palavras.
Doe de ver tanta breguice, tanta idiotice e presunção, de quem se apresenta como uma pastora, na pretensão de fazer do Brasil um estado teocrático.
Na dúvida fiquemos com os dois "os cons e os connards", que os vemos e ouvimos nos poucos dias da semana em que acontecem "debates" nas casas legislativas de todos os nÃveis. Já alguns comentários aqui, são "delÃrios" de perdedores destituÃdos de inteligência, "cons" ou babacas, por certo.
Ângelo, como disse Bolsonaro. Pode existir um time sem técnico, mas um presidente sem povo é a primeira vez.
Evando acha brilhante qquer bhostha que sai de boeiro, possuÃdo que está. Que pobre coitado, que vida miserável.
Ângelo, como disse Bolsonaro. Pode ser que eu seja preso por atentado contra o estado de direito.
Sábio chinês Confúsio diz: "olelha que lecebe melda vila penico, né?"
O texto é ininteligÃvel para o gado. Peço ao professor que, na próxima vez/aula, construa um raciocÃnio acessÃvel aos fascistas. Peço muito eu sei...
Haroldo a todos os esquerdistas aqui presentes. Estive no movimento em Copacabana e foi algo muito bonito de se ver e de participar. Crianças, jovens, velhos, sem faixas de protestos para não prejudicar a iniciativa de Bolsonaro. Onde ele vai reúne milhares, enquanto o não eleito não soma 500 pessoas. O fato é que suas lives foram encerradas por falta de audiência.
Não tem vergonha de continuar atestando estu pidez em público? Seguidor de um nada.
Haroldo sinto dizer que estar favorável a bolsonaro é patrocinar a direita e extrema direita brasileira, que o fez até agora foi destruir as instituições, a economia, a saúde, a educação e a polÃtica. Fora o discurso de ódio e a violência. E sim, Lula foi eleito.
Uma curiosidade sincera, Evandro. Qual foi sua reação quando o deputado começou a falar em inglês no comÃcio? Achou engraçado? Se emocionou? Sentiu vergonha alheia? Deu risada? Ajudou a traduzir para quem estava perto? Ou achou tão absolutamente normal e pertinente que nem prestou muita atenção?
Movimento não é sinônimo de boiada.
Que pobre, que vida miserável. PossuÃdo pelo bozó.
Ótimo, excelente. Ajustando o mote: Bozo, o seu governo foi o mais ho*rrÃvel de todos nos últimos anos!". "Calma, você ainda não viu a delação completa do assessor!"
Texto fantástico. Mas, muito acima da capacidade cognitiva do gado. Se encontrarmos alguém de verde e amarelo pela rua que, além do caracterÃstico olhar de desconexão com a realidade, esteja apresentando contrações musculares involuntárias e espumando pela boca, talvez não sinal de doença da vaca louca. Talvez tenha apenas insistido ler a matéria.
Só pelo tÃtulo, nem quis ler o resto
Fez bem. Tu não entenderia nada mesmo.
CompreensÃvel.
Há connards dos dois lados dos extremos. O patético toma forma de agressividade e ódio que solapam e desviam as discussões do que é relevante para se ter uma sociedade e vida melhores. Enquanto isso analisam-se os comÃcios de A ou B sem se dedicar mais tempo a propostas sobre educação, saúde ou segurança pública. O cômico e a ousadia estariam nesse fato e poder-se-ia dizer que muitos estão dormindo anestesiados FlaFlu interminável.
Para cada humorista, há um tipo de riso... Histérico, nervoso, falso, cÃnico... Mal conseguimos rir em português, quem o dirá, em inglês....
Os minions não entendem esse texto daà a agressividade de alguns. Decodificam palavras mas não entendem texto
Isso tudo pra desviar o foco do fiasco do dia do trabalhador?
Isso é o de menos, trabalhadores não se agarram em fascistas. Trabalhadores governam e ganham eleições! Bis.
Você é patrão? Se não for, tá feliz pq?
O "fiasco do dia do trabalhador" pode ser ótimo material para piadas, Gustavo - você mesmo pode ficar à vontade para fazê-las. O ponto do texto é que a linguagem bolsonarista, de tão patética, sequer deixa espaço para o humor. "Fazer humor é tarefa adversa numa realidade já grotescamente risÃvel em si mesma".
Conhecido possuÃdo pelo bozó. Que vida miserável.
Caiu-lhe bem a carapuça!
Fala, Goodyear, digo Michelin...ah..tanto faz é tudo pneu que os bozoloides curtem adorar. Acordou cedo e já se intoxicou com a alfafa matinal, gado véi?
Fala, Goodyear, digo Michelin...ah..tanto faz é tudo pneu que os bozoloides curtem adorar. Acordou cedo e já se intoxicou com a alfaia matinal, gado véi?
Na verdade é para deixar bem claro que fiasco foi sermos (des)governados por quatro anos por um sujeito paté tico, gol pista e covar dão. Pior, tem quem o idolatre ainda hj.
Obrigado, Muniz Sodré, pelo excelente texto! A Folha deveria lhe agradecer muito por ser responsável pela manutenção de assinaturas de muitos leitores. Seu texto nos faz engolir, com menos amargor, a presença dos pondés, joéis, lygias, kramers y otras cositas más.
Valeu a assinatura, Folha! Essa criatura patética que discursou em inglês no evento do Gado é candidato a prefeito em Goiânia
O Muskito tem uma coisa em comum com o Bozo, além da mediocridade: a autolatria. E seus seguidores, dado o calibre intelectual médio, se identificam justamente por se sentirem representados e pertencentes a esse grupo. Tanto o Bozo quanto o Muskito são hábeis encantadores de idi otas!
Assim como a "dama do trafico" do jornaleco estadao ,o Musk vai pagar a multa e estrago foi feito. Mandou bem Moraes. A imprensa comprada segue estruturando a desidratacao do Gov Lula.
brasil medÃocre sempre foi e será patético em tudo que é de assuntos e de eventos que ocorrerem.
Seu comentário "profundo", diante de um artigo tão bem elaborado, segue a trilha da mediocridade que você cita.
Ou, se a realidade já é caricata, o que sobra para a caricatura?
M. Sodré fez recordar um momento sintomático, durante a epidemia: a reação furiosa do então (des)governo a uma charge genial de Aroeira, que transmutava a tradicional cruz vermelha hospitalar em uma suástica. Diante das ameaças, tÃpicas do obscurantismo, eclodiram centenas de variações em torno do tema, obrigando ao recuo da truculência. A arte e a democracia se impondo ao terror, em episódio que merece destaque nos relatos futuros desses tristes tempos.
Interessante. Esse subjetivismo expresso dessa maneira pode até não expressar empobrecimento da cultura polÃtica.
Quanto mais teatral, patético no palco, mais gente para "rir de alegre" como se diz na gÃria.Alguém já imaginou um pregador que não faça gestos teatrais atrair público?
Que textaço, professor. Obrigada. Vale a assinatura!
PolÃticos não tem caráter. Qualquer pocilga serve para abrigá-los.
E quem os elege é o que? Con ou connard? Demonizar a polÃtica e os polÃticos é a senda que leva ao fascismo. Ou Bozo caiu do céu?
O apelido de "bozo" caiu como uma luva no bobão da côrte! Rir de tristeza é um contracenso. Mas em se tratando dessa extrema direita que está aà só dando gargalhadas mesmo. Kkk!
E nada de bozonarismo moderado como sugere o Joel!
Espero que a legenda PL seja cassada no processo das fake news, assim o bolsonarismo morre
Cassar o bolssonarismo .Tô dentro.
Vai ser preciso "caçar" também 50 milhões de imbecis para liquidar o bozonarismo...
Ah, se fosse assim linear... Enfim, Zeus te ôva, caro Gilmar.
Analise clara . Texto limpo . Escrita honesta . Parabéns .
Perfeito.
Em 1949 George Orwell publicou seu último romance, de um mundo distópico onde a informação é manipulada por um ditador, o Big Brother, hoje banalizado nos reality shows na TV. Orwell mal poderia imaginar como a farsa sinistra vestiria 75 anos depois a grotesca fantasia de um indivÃduo obcecado em contaminar o público com a deformação, a vulgaridade e a brutalidade de seus tweets. O que Orwell não poderia prever é o apocalipse desse Musk.
Perfeita reflexão. Talvez consiga remover algumas pessoas sensatas do extremo direitismo e as façam sorrir de situações grotescas, como citado no texto, e não aplaudir.
Qual a melhor arma contra a extrema direita? O argumento, a demonstração, a lógica, a ética, a moral, a ciência, a cultura, o estÃmulo à empatia, o alerta do desaparecimento dos dinossauros, a auto imolação de Adolf em seu bunker, o legÃtimo pensamento cristão do Novo Testamento? Nada disso. O bolsonarista vai adorar polemizar com argumentos falsos e rasteiros. A melhor arma é o deboche. Puro. Bruto. Indefensável.
CarÃssimo, eu uso constantemente da ferramenta sarcasmática, mas não percebo mudança. No máximo, serve de um cale-se não reflexivo...
O problema é que para entender ironia fina é preciso uma capacidade mÃnima de raciocÃnio, coisa que os encantados já demonstraram que não têm.
Se o objetivo for fazê-los peceber o engano em que estão -logicamente a parcela não fanatizada - o deboche só os empurrara mais para o dogma religioso bolsonarista. Só o chamamento aos fatos, à lógica e à realidade, usando principalmente a empatia e a reflexão, pode começar a fazê-los ver o engano em que se meteram. Isso não se aplica apenas aos bolsonaristas, mas a qualquer um, de qualquer opção polÃtica, que deixe de lado a dúvida e a reflexão. É preciso, desconfiar, antes, dos que apoiamos!
Se o objetivo for fazê-los peceber o engano em que estão -logicamente a parcela não fanatizada - o deboche só os empurrara mais para o dogma religioso bolsonarista. Só o chamamento aos fatos, à lógica e à realidade, usando principalmente a empatia e a reflexão, pode começar a fazê-los ver o engano em que se meteram. Isso não se aplica apenas aos bolsonaristas, mas a qualquer um, de qualquer opção polÃtica, que deixe de lado a dúvida e a reflexão. É preciso, desconfiar, antes dos que apoiamos!
Antes que me rotulem de Bolsonarista, fascista...etc, quero dizer que concordo em muito com o Muniz. Surreal! No entanto também não acho graça no Lula2 com aquela turma no entorno presidencial Palloci, Renan, Geddel, Mantega, Cabral, João Vaccari, Delubio Soares, Genuino, e outros. Com raras exceções de ambos lados merecÃamos melhores polÃticos. Não é engraçado, é triste.
Conhecido possuÃdo pelo bozó. Que pobre coitado, que vida miserável
Pode ser que você tenha razão, mas acho que o texto não é sobre isso, João.
Será que merecÃamos melhores polÃticos? Bem ou mal todos os que estão lá foram eleitos por nós e mais, muitos de nós cobram deles, que façam exatamente aquilo que fazem.
Vera Lúcia: porque lula é o outro Boiadeiro! Ambos comandam os bovinos amarelos e vermelhos! Os bovinos, por seguirem com olhos e pensamentos vedados os seus boiadeiros , não sabem que polÃtico é para ser cobrado e não idolatrado.
Damares Alves, Arnesto Araújo, Ricardo Vélez RodrÃguez, Abraham Weintraub, pastor Milton Ribeiro, Ricardo Salles, General da Saúde, Oscar Terra Plana, Pedro Guimarães da Caixa, General Brega Nato, Kid Paulo Guedes, Ônix, Augusto Heleno, Sérgio Moro, TarcÃsio.
Meu Deus do céu...o colunista está falando do Bozo. Pq vc colocou o Lula no seu comentário? Vcs são afixionados pelo Lula...
O Mickey Mouse de Goiania falando em inglês para a Lacrolândia foi uma das cenas mais dantescas dessa horda fascistóide. Esse por sinal é tão chulo, cinico e bronco que é um perigo para si mesmo, logo, um perigo para todos. Já se lançou candidato em Goiás. Não tem condições de exercer nada, precisa de lobotomia.
Eita, sêo Muniz, o desafio a@s humoristas é fazer a blague e permanecer vivo: o que vai levar de cacetada Bozofrênica, não tá no gibi. O riso, desmontando a imagem que o siso pretende estabelecer, é excessivo. Pode não haver diálogo porque o Bozolóide médio não tá nele interessado, feliz que está com sua verdade umbilical; todavia, uma tirada bem-humorada saca da manga o ridÃculo, o grotesco, é percebida no fÃgaro do vivente - ainda que rastejante - e vai suscitar represália. Sei não, humoristas
Registro bisonho é estar no exercÃcio do mandato, receber dinheiro público para fazer um evento e juntar 2000 mil pessoas Â… kkkkkkkkkkkk.. isso no 1ºde maio
RisÃvel mesmo é o silêncio do vácuo da sua caixa craniana. PossuÃdo pelo bozó. Que coisa patética, que pobre coitado, que vida miserável. Pense, o esvaziamento de um comÃcio anula o pasta ridÃcula e show de horrores da reunião de ruminantes em delÃrios? Lógica definitivamente não seu forte.
Reflexão perfeita!
Trata-se de cenas deprimentes, grotescas, com falas vazias, mal articuladas e agressivas. Por falta de projetos e propostas, apelam para uma pauta de costumes ultrapassada, reacionária e moralista. Fazem questão de embaralhar polÃtica com religião, agem como se fossem representantes de Deus na terra. Trata-se de uma extrema-direita fascista, onde não há espaço para o humor, o sorriso ou generosidade.
BelÃssimo comentário, Anete! Subscrevo!
Vivemos a era do empoderamento da burrice
Boa, simples e sucinto o seu comentário e sempre achei que é burrice mesmo
E o gado muge...
Os bozolino?, sim
Já faz quase uma mês que o cara fez esse lance aà jow. O Lule acabando com tudo e vc falando do bozo ainda?? Tem muito coisa ruim pra fale do lule hein!?
Concordo contigo em parte. O Lula não tá acabando, mas tentando acabar com tudo que o (des)governo anterior fazia abertamente: precarização do trabalho, desmatamento desenfreado, garimpo ilegal, liberação de armas para qualquer socio pata "de bem", corte de verbas da educação, saúde... Isso tudo tava bom para quem, sujeito? Em que bolha tu vive em que isso é positivo para o nosso PaÃs?
Com o que o Lula está acabando? Inflação moderada, desemprego em queda, economia com crescimento moderado. Agora temos erros normais de um governo normal, neoliberal inclusive.
Ficou ridÃculo ele comentar uma multidão incomparável e os mortadelas descidos da Kombi.
Inflação caindo, juros caindo, emprego crescendo, renda crescendo, miséria diminuindo, empresas e investimentos voltando... É.. muita coisa ruim...
Toda essa verborragia para tentar desqualificar o comÃcio (será?) de bsonaro em Copacabana. Não sou de direita, mas o Lula não conseguiu, com a ajuda dos sindicatos e atuação de 3 ministro, juntar 10% do que Bolsonaro conseguiu. Não se vence uma batalha pela desqualificação do oponente. Coluna patética! A persistir esse pensamento o próximo comÃcio (verdade) do Lula deve ser em sala de cinema.
O Lula não está em campanha, para viver fazendo comÃcio ou carreata. Não para de trabalhar, para tentar colocar o PaÃs num prumo razoável depois de toda a destruição anterior. Por outro lado, o paté tico anterior, que só não é mais paté tico do que quem votou nele, só passeava em praia de rico e fazia carreatas com dinheiro público.
Luiz Fernando, obrigado por sua manifestação. Discordando ou não, tendo pontos de entendimento diferentes, mas o diálogo é peça fundamental para uma sociedade, situação que alguns se esquecem.
André. O senhor não entendeu o texto. A questão não é a quantidade de ouvintes, mas sim a qualidade do que é falado.
Será que agora a maioria silenciosa não apoia Lula? Eu, morando no Rio de janeiro, terra de mariele, não ponho minha estrela no peito por questão de segurança. mas a estrela continua no coração desde 1984.
Compara as falas e não boiada com trabalhador. Falar em inglês para os bolzobus... Hahaha New York New York é logo ali.
Comentário ridÃculo de quem, pelo visto não entendeu nada. Por causa desses tipos patéticos é que vivemos quatros anos de trevas e obscurantismo entre 2018 e 22.
Não sou de direita....rs Quem essa gente acha que nós somos?
Boa essa que você não é de direita. Fala que não é bolsonaro, pra gente rir mais
Qual o foco? O gado é patético. Ser gado é patético. Ser babaca. Ser manipulado. Ser zombie. O que é patético ? Uma turba é patética. Você gostaria de uma competição de turbas?
Discordo totalmente de alguns comentários ao colocar Lula no mesmo patamar do Bolsonaro ,o Lula tem o dom da oratória(Positiva), e o Bolsonaro tem o dom ignorância(Ódio) !
Lula e Bolsonaro são dois personagens ridÃculos, quer-se apequenam cada vez mais. No vazio comÃcio de 1º/5, em que foi pedir para quase ninguém votos em Boulos, Lula também provocou risadas ao reclamar da ausência do público. É provável, porém, que o Professor não tenha achado muita graçaÂ…
Delirante bovinos possuÃdo pelo bozó. Como é o zumbido do bozó apitando em sua mente transparente? Que pobre coitado, que vida miserável.
RidÃculo é o seu comentário. Extremista de direita tentando disfarçar a sua estupidez e ignorância.
Trata-se de uma esperteza comparar Lula com Bolsonaro, como faz a grande mÃdia e a elite financeira. O que pretendem é emplacar um candidato de terceira via, bem ao gosto do Mercado Financeiro, como o TarcÃsio, que passou a ser considerado um moderado.
Outro exemplo de ação risÃvel: o ferrabrás tenta pegar carona na argumentação do professor, forçando a mão, procurando lançar o véu de escrotidão risÃvel naquele que mandou seu lÃder pra casa.
Meu voto: babaca empoderado... como todos os que nasceram em berço escravagista ou equivalente... Por que alguém que nasceu em um berço de ouro é melhor de quem nasceu em.... hum.. embaixo da ponte..... Humnnm... na mangedoura? No banheiro do avião? Na praia de Copacabana?
Professor, Comente o comÃcio do L no dia 1 de maio. DifÃcil competir com o vexame, certo? Todos nossos presidentes são mesmo patéticos.
Vanderlei, Eu acho, IMHO, que a maioria silenciosa está torcendo para aparecer um polÃtico (será que existe por aqui?) que seja honesto, inteligente, articulado e educado para tirar o paÃs que convive com personagens men teca ptos e deso nes tos.
Será que a maioria silenciosa da qual a direita tanto se orgulhava não migrou para Lula?
Já o dia do trabalhador foi outra coisa.
Conhecido possuÃdo pelo bozó. Um pobre coitado.
Sim. Os trabalhadores, que puderam, que não são obrigados se esfolar no serviços de aplicativo, descansaram.
O último comentário mais que confirma o texto do Jornalista. Onde estamos!
Ué... Por que não falou do show de primeiro de maio? Esqueceu?
Assimilou o golpe bozolino
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > Comício de Bolsonaro em Copacabana ofereceu registro público de fenômenos patéticos Voltar
Comente este texto